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Um petroleiro de propriedade dinamarquesa, o Monjasa Reformer, de bandeira liberiana, foi abordado por piratas no fim de semana no Golfo da Guiné, e o contato com ele foi perdido desde então.
Assim como o sequestro do Maersk Alabama, imortalizado no filme Capitão Phillips, neste sábado, um navio de propriedade dinamarquesa, o Monjasa Reformer, foi atacado por piratas no Golfo da Guiné. O porta-voz da companhia de navegação confirmou hoje que todos os canais de comunicação com o navio foram desligados e o contato com a embarcação foi perdido.
“Os 16 tripulantes buscaram refúgio em uma sala segura a bordo do navio Monjasa Reformer”, confirmou o porta-voz. O petroleiro de propriedade dinamarquesa com bandeira da Libéria, que estava inativo, foi atacado a cerca de 140 milhas náuticas a oeste de Port Pointe-Noire, na República do Congo.
A embarcação é operada pela Montec Ship Management, com sede em Dubai, que pertence à Monjasa. A Montec relatou o incidente a um centro de cooperação marítima operado pelas marinhas britânica e francesa para manter a segurança no Golfo da Guiné, conhecido por lidar com a caça pirata na região.
Segundo Monjasa, o centro está trabalhando com todas as autoridades marítimas relevantes da região, incluindo várias marinhas dos países da região.
O Golfo da Guiné, descrito pela Agência Marítima Internacional (IMO) como uma das rotas marítimas mais perigosas do mundo, cobre 11.000 quilômetros quadrados, estendendo-se de Angola ao Senegal.
Embora o Golfo tenha se tornado um foco global de pirataria nos últimos anos, os casos diminuíram desde 2021, à medida que as autoridades nacionais intensificaram os esforços de segurança com a ajuda de navios de guerra estrangeiros, de acordo com o Conselho de Segurança dos Estados Unidos.
Segundo um relatório oficial da IMO publicado em janeiro deste ano, a pirataria no Golfo da Guiné diminuiu em 2022, com apenas 19 incidentes sendo registrados . “A atuação rápida e decisiva das marinhas internacionais e das autoridades regionais no Golfo da Guiné (…) têm contribuído positivamente para a redução das ocorrências registadas e para garantir a segurança das tripulações e do comércio”, declarou o diretor da IMO, Michael Howlett , no último relatório apresentado pela entidade.
“No entanto, são necessários esforços contínuos para garantir a segurança dos marítimos na região do Golfo da Guiné, que continua perigosa”, acrescentou.
Globalmente, os ataques de pirataria marítima e assalto à mão armada atingiram seus níveis mais baixos em quase três décadas, atribuídos a uma redução geral da atividade pirata nas águas de “alto risco” do Golfo.
Para se ter uma ideia concreta, o Golfo da Guiné acolheu em 2020 mais de 95% dos sequestros de embarcações no mundo, sendo que dos 135 tripulantes sequestrados no total, 130 foram intervencionados nesta região.
A origem dessa pirataria está no Delta do Níger, no sul da Nigéria, cujas reservas de petróleo fizeram do país o primeiro produtor de “ouro negro” do continente, de cuja extração obtém mais de 80% de sua receita.
Por isso, a maioria das pessoas que se dedicam à pirataria são de origem nigeriana e seu objetivo é roubar o petróleo bruto transportado pelos petroleiros para vendê-lo no mercado negro. No entanto, a atividade mais lucrativa para eles é sequestrar tripulantes para resgate, se pertencerem a um país do Primeiro Mundo.
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