Oikos News

🔒
❌ Sobre o FreshRSS
Há novos artigos disponíveis, clique para atualizar a página.
☐ ☆ ✇ Folha Gospel

Cresce em 13% o número de países com “leis de blasfêmia”

Por: Folha Gospel

A Comissão dos EUA sobre Liberdade Religiosa Internacional (USCIRF, da sigla em inglês) adicionou 11 nações à sua lista de países dispostos a aplicar multas, prisão ou pena de morte para punir os acusados ​​de insultar crenças ou instituições religiosas.

A lista era composta por 84 países em 2020 e, em 2023, subiu para 95 — equivalente a 13% de crescimento, incluindo democracias, teocracias e vários aliados americanos tradicionais em todo o mundo.

O relatório recém-divulgado da comissão define blasfêmia como qualquer “ato de insultar ou demonstrar desprezo ou falta de reverência a Deus ou às coisas sagradas”, enquanto as leis que criminalizam esse comportamento normalmente buscam “punir expressões ou atos considerados blasfemos, difamatórios de religiões ou desdenhosos de religião ou símbolos religiosos, figuras ou sentimentos”.

‘Na prática, a lei é diferente’

As medidas violam os padrões básicos de direitos humanos estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, conforme a USCIRF: “De acordo com o direito internacional dos direitos humanos, a liberdade de religião ou crença inclui o direito de expressar uma ampla gama de pensamentos e crenças, incluindo aqueles que outros possam considerar blasfemos.”

Embora os defensores das regras e práticas de blasfêmia afirmem que elas promovem harmonia social, na prática, elas autorizam os funcionários governamentais a punir indivíduos por expressarem pontos de vista minoritários.

“No Bangladesh, um tribunal condenou recentemente um homem hindu a sete anos de prisão por alegadamente insultar o Islã em publicação no Facebook”, refere o relatório.

“Na Rússia, as acusações de blasfêmia são frequentemente, embora não exclusivamente, usadas para atingir indivíduos que supostamente insultaram a Igreja Ortodoxa Russa”, afirmou ainda.

Mesmo assim, quase metade das nações do mundo adotaram leis sobre a blasfêmia, alegando frequentemente que as disposições promovem a segurança interna e a coesão social e religiosa, conforme a agência.

“As leis sobre a blasfêmia podem estar contidas numa variedade de instrumentos jurídicos, incluindo constituições e leis estatutárias, e muitas vezes fazem parte de códigos penais nacionais”, esclareceu.

Países que aderiram à lei de blasfêmia

Os países que a USCIRF adicionou à sua ficha informativa sobre blasfêmia de 2023 são Bahamas, Barbados, El Salvador, Guatemala, Camboja, Kiribati, Ilhas Salomão, Tuvalu, Mônaco, Portugal e Cabo Verde.

A linguagem da constituição e do código penal das Bahamas, que a USCIRF fornece para as nações listadas, declara-se uma nação cristã onde a venda de “qualquer livro, escrito ou representação blasfema será passível de prisão por dois anos”.

No recém-adicionado Mônaco, onde o catolicismo é a religião oficial, qualquer pessoa “que tenha, por palavra ou gesto, profanado os objetos de culto, quer nos locais pretendidos ou atualmente utilizados para o seu exercício, mesmo ultrajado os ministros da religião nas suas funções” pode pegar de um a seis meses de prisão e multa.

A adição de uma nação à lista não significa necessariamente que as suas práticas anti-blasfêmia sejam novas. O mesmo se aplica aos países cujas designações de sanções máximas foram alteradas.

A Arábia Saudita, por exemplo, foi listada como “nenhuma sanção especificada” em 2020, mas agora juntou-se a Brunei, Irã, Mauritânia e Paquistão como países sujeitos à pena de morte em casos de blasfêmia.

E a ausência de um país numa designação de pena máxima não pode impedi-lo de usar essas sentenças. O Afeganistão é atualmente descrito como não tendo nenhuma sanção específica para a blasfêmia, mas o Talibã declarou confiar em uma forma de jurisprudência islâmica que designa a blasfêmia como crime capital, explicou a USCIRF.

A Itália está incluída junto com a Colômbia, Espanha, Suíça, Tajiquistão e Turcomenistão como países que cobram multas por blasfêmia. O seu código penal inclui uma cláusula de até um ano de prisão para quem “insultar a religião oficial”, que é o catolicismo.

E oitenta nações incluem prisão por violações de blasfêmia, disse a USCIRF. Além das Bahamas, incluem Áustria, Brasil, Alemanha, Finlândia, Birmânia, Camboja, Egito, Índia, Israel, Ucrânia e Iêmen.

Fonte: Guia-me com informações de Baptist Press

The post Cresce em 13% o número de países com “leis de blasfêmia” first appeared on Folha Gospel.
☐ ☆ ✇ Jovem Pan

5 dicas para uma redação nota 1000

Por: EdiCase

A redação tem grande peso na média final do Enem, pois é a única prova em que o aluno pode tirar a nota máxima independentemente do desempenho dos outros inscritos. Por isso, Sérgio Casimiro, professor de Língua Portuguesa e Redação e mestre em Estudos Linguísticos pela UNESP, dá algumas dicas importantes. Confira!

1. Leia atentamente a proposta da redação

É importante compreender o tema, não apenas o assunto, bem como seguir as instruções de comando da prova. Fuga total anula seu texto, enquanto a fuga parcial desconta pontos em sua nota final.

2. Domine o gênero textual que a prova exige

Leia o edital da prova e verifique qual o gênero textual cobrado. Estude a estrutura, os elementos que caracterizam esse tipo de texto e o que é ou não permitido. Leia outras redações com boas notas para se orientar a partir delas.

3. Escreva um texto coerente e coeso

Seu texto deve ser inteligível, ou seja, quem lê-lo não pode ter dificuldades para compreendê-lo. Evite parágrafos muito longos, com frases muito truncadas, pois você pode cometer alguns deslizes. Cuidado também com a ambiguidade. Ao mesmo tempo, saiba amarrar os parágrafos e as ideias. Use conjunções e explore o uso de períodos compostos.

Estudante fazendo anotações do livro para seu estudo
Durante a redação, evite o uso de gírias ou de palavras e expressões que caracterizam linguagem informal (Imagem: Ground Picture | Shutterstock)

4. Domine a norma-padrão

Seguir a norma-padrão da Língua Portuguesa é importante para a escrita de qualquer texto em uma prova. Deve-se tomar cuidado com a ortografia das palavras, concordância verbal e nominal, acentuação e pontuação.

Evite também o uso de gírias ou de palavras e expressões que caracterizam linguagem informal. Por outro lado, cuidado ao tentar ser rebuscado demais. Você pode acabar empregando palavras que não necessariamente significam o que você acredita significar, o que é chamado de inadequação lexical.

5. Seja original e demonstre conhecimento de mundo

Fuja do senso comum. Apresente ideias novas. Demonstre ter conhecimento de mundo, valendo-se de tudo o que você aprendeu, inclusive em áreas como história, filosofia e sociologia.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

‘Marcos Braz entrará para o Guinness como primeiro dirigente a morder a virilha de um torcedor’, diz Wanderley Nogueira

Por: Jovem Pan

O comentarista Wanderley Nogueira, do Grupo Jovem Pan, ironizou a situação envolvendo Marcos Braz, vice-presidente do Flamengo, na tarde desta terça-feira, 19. Durante o programa “Bate-Pronto”, o jornalista brincou com a situação do cartola, que brigou com um torcedor flamenguista num shopping do Rio de Janeiro. “Eu fui dar uma checada no Guinness Book, que é o livro de recordes e fatos inéditos. Se forçarem um pouco, o episódio pode chegar no Guinness como primeiro dirigente de um clube importante a dar uma mordida na virilha de um torcedor”, brincou. “Outra coisa importante: sairá, nas próximas horas, o exame do corpo de delito odontológico na virilha da vítima. Esse tipo de lesão desaparece rapidamente. Esse exame também entrará para o Guinness”, continuou em tom de deboche.

Marcos Braz partiu para cima de um jovem após ser insultado enquanto fazia compras num shopping. Em vídeos que circulam nas redes sociais, o dirigente aparece batendo no flamenguista com ajuda de seu segurança pessoal. Segundo testemunhas, a vítima teria sofrido uma mordida na virilha. Os dois foram encaminhados para a delegacia, onde prestaram depoimentos e foram liberados. Em tom mais sério, Wanderley Nogueira condenou a atitude do vice-presidente do Rubro-Negro. “Entendo que houve uma reação desproporcional. As imagens mostram que o rapaz, um entregador, cobrou o Marcos Braz. Não existiu nenhum palavrão, não ouvi nada demais. Pelo que estou sabendo, outras duas ou três pessoas fizeram a mesma coisa e foram embora. Ele perdeu a razão e arranhou a imagem do clube”, declarou.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Rosa Weber marca julgamento sobre descriminalização do aborto no plenário virtual do STF

Por: Jovem Pan

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Rosa Weber, marcou para a próxima sexta-feira, 22, o início do julgamento sobre a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação no Brasil. Os onze ministros deverão votar através do plenário virtual da Corte até a sexta-feira seguinte, 29 de setembro. A ação, apresentada pelo Psol em 2017, propõe deixar de punir criminalmente a mulher que realizar procedimento de interrupção da gravidez até a 12ª semana. Atualmente, o aborto é legal no Brasil apenas em três tipos de casos: estupro, risco de vida para a mulher e anencefalia (feto sem cérebro). Rosa, que é relatora do processo, se aposenta compulsoriamente do Supremo em 2 de outubro, quando completa 75 anos. Ao pautar o caso no plenário virtual, ela garante que seu voto sobre o tema continue valendo mesmo se o julgamento se estender até depois de deixar o STF.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Crise do clima ‘abriu as portas do inferno’, afirma secretário-geral da ONU

Por: Jovem Pan

A crise climática provocada pela atividade humana “abriu as portas do inferno”, afirmou nesta quarta-feira, 20, o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, na abertura da Cúpula da Ambição Climática, paralela à Assembleia Geral da entidade, em Nova York. “ecas, inundações, temperaturas sufocantes, incêndios históricos. A humanidade abriu as portas do inferno, como demonstraram os horríveis efeitos do horrível calor”, disse Guterres, em uma reunião sem a participação de representantes da China e dos Estados Unidos, os dois países mais poluentes do mundo. De acordo com o secretário-geral, o planeta se dirige para um “mundo perigoso e instável” devido à projeção de aumento da temperatura global em 2,8°C. “Mas o futuro não está decidido, cabe a líderes como vocês escrevê-lo”, alfinetou Guterres. “Ainda podemos limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C e construir um mundo de ar limpo, empregos verdes e energia limpa e acessível para todos (…) Devemos recuperar o tempo perdido por causa da lentidão, as pressões e a ganância dos interesses arraigados que ganham bilhões com os combustíveis fósseis”. O secretário-geral propõe o Pacto de Solidariedade Climática, documento em que os principais países emissores, que são os que mais se beneficiaram dos combustíveis fósseis, reduzam as emissões e apoiem as economias emergentes para que também façam isso.

Em sua Agenda de Aceleração, o secretário-geral da ONU exige “justiça climática” e pede aos governos que acelerem o ritmo para que os países desenvolvidos alcancem zero emissão líquida o mais próximo possível de 2040 e, as economias emergentes, o mais perto possível de 2050. “Muitas das nações mais pobres têm todo o direito de estarem irritadas, porque são elas que mais sofrem as consequências de uma crise climática que eles não provocaram, porque não receberam o financiamento prometido e porque seus custos de financiamento estão nas alturas”, afirmou Guterres. Os países desenvolvidos devem cumprir o compromisso de US$ 100 bilhões (R$ 485 bilhões na cotação atual) para ajudar os países do Sul Global, repor o Fundo Verde para o Clima e duplicar o financiamento para a adaptação. E o mundo inteiro deve estar coberto por um sistema de alerta precoce até 2027, como foi decidido no ano passado, insistiu o diretor-geral. “Uma Cúpula não mudará o mundo. Mas hoje pode ser um momento poderoso para gerar impulso”, concluiu.

*Com informações da AFP

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Mingau, do Ultraje a Rigor, abre os olhos pela primeira vez e apresenta melhoras na UTI

Por: Jovem Pan

O baixista Mingau teve melhora em seu quadro de saúde nas últimas horas, de acordo com boletim divulgado pelo Hospital São Luiz do Itaim, da Rede D’Or, em São Paulo, no final da manhã desta quarta-feira, 20. O músico do Ultraje a Rigor segue na UTI, mas abriu os olhos pela primeira vez desde que foi internado. “O Hospital São Luiz do Itaim, da Rede D’Or, informa que o paciente Rinaldo Amaral (‘Mingau’) segue internado em Unidade de Terapia Intensiva, tendo apresentado nesta quarta-feira (20/9), um despertar com abertura dos olhos. O paciente está sem sedação e em processo de ‘desmame’ da ventilação mecânica. O quadro é considerado estável”, diz o comunicado oficial. O baixista foi baleado na cabeça em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. O crime aconteceu durante uma suposta tentativa de assalto no local.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

3 receitas de empadinhas sem glúten

Por: EdiCase

Impossível de resistir, as empadas fazem parte dos salgados que não podem faltar nas festas e reuniões. Saborosas e fáceis de fazer, elas costumam ser um dos atrativos nas padarias e lanchonetes. Além disso, combinam a deliciosa textura de uma massa leve e macia com recheios doces e salgados. Mas o melhor de tudo é que permitem adaptações que eliminam o glúten, dessa forma, pessoas intolerantes à substância podem saboreá-las sem medo.

Por isso, confira a seguir 3 receitas de empadinhas sem glúten para você fazer em casa e consumir no seu dia a dia!

Empadinha de frango

Ingredientes

Massa

  • 2 xícaras de chá de farinha de arroz
  • 1/4 de xícara de chá de azeite
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de chá de água
  • Sal a gosto

Recheio

  • 1 cebola descascada e picada
  • 1 tomate sem sementes e picado
  • 200 g de peito de frango cozido e desfiado
  • Sal, azeite, salsinha e cebolinha picada a gosto
  • 1 gema de ovo para pincelar
  • Manteiga para untar
  • Farinha de arroz para enfarinhar

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque a farinha de arroz, o azeite, o sal e o ovo e misture bem. Aos poucos, acrescente a água e mexa até obter uma massa homogênea. Divida a massa em duas partes e reserve. Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e doure. Junte o tomate e refogue por 5 minutos. Por último, coloque o peito de frango, a salsinha, a cebolinha e o sal e refogue por mais 10 minutos. Reserve.

Unte formas para empadinha com manteiga e enfarinhe com farinha de arroz. Com a ajuda de uma colher, pegue um pouco de massa de uma das partes, disponha sobre a forminha e preencha o fundo e as laterais. Repita o processo com toda a massa. Após, recheie as empadas com o frango e tampe com o restante da massa. Finalize pincelando com a gema de ovo e leve ao forno preaquecido a 200ºC até dourar. Sirva em seguida.

Empadinha de palmito

Ingredientes

Massa

  • 1 xícara de chá de farinha de amêndoas
  • 4 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 1 ovo peneirado
  • Sal a gosto
  • 1 gema de ovo para pincelar
  • Manteiga para untar
  • Farinha de amêndoas para enfarinhar

Recheio

  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 cebola descascada e picada
  • 200 g de palmito picado
  • 1 colher de sopa de farinha de arroz
  • 200 g de requeijão
  • 1 xícara de chá de azeitonas verdes sem caroço
  • Sal e salsinha picada a gosto

Modo de preparo

Massa

Em um recipiente, coloque a farinha de amêndoas e a manteiga e misture bem. Adicione o ovo e mexa até obter uma massa homogênea. Cubra com um plástico filme e leve à geladeira por 30 minutos. Após, unte forminhas para empada com manteiga e enfarinhe com farinha de amêndoas. Retire a massa da geladeira e divida em duas partes. Com uma das partes, pegue um pouco de massa e disponha sobre uma das forminhas, preenchendo o fundo e as laterais. Repita o processo com toda a massa e reserve.

Recheio

Em uma panela, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e doure. Reduza o fogo, acrescente o palmito, a farinha de arroz e o sal e misture até a farinha dourar levemente. Por último, coloque o requeijão, as azeitonas e a salsinha e mexa para incorporar com os demais ingredientes. Desligue o fogo, espere amornar e, com a ajuda de uma colher, recheie as empadinhas. Depois, tampe as empadas com o restante da massa, pincele com a gema de ovo e leve ao forno preaquecido a 200ºC até dourar. Sirva em seguida.

Empadas empilhadas em cima de um prato branco
Empadinha de carne moída (Imagem: nelea33 | Shutterstock)

Empadinha de carne moída

Ingredientes

Massa

  • 1 xícara de chá de farinha de arroz
  • 1/4 de xícara de chá de fécula de batata
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 1 ovo
  • Sal a gosto
  • 1 gema de ovo para pincelar
  • Água
  • Manteiga para untar
  • Farinha de arroz para enfarinhar

Recheio

  • 200 g de carne moída
  • 1 cebola descascada e picada
  • 2 dentes de alho descascados e amassados
  • 1 xícara de chá de molho de tomate
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal e cominho a gosto

Modo de preparo

Massa

Em um recipiente, coloque todos os ingredientes, exceto a gema e a água, e misture bem. Aos poucos, adicione a água e mexa até obter uma massa homogênea. Após, divida a massa em duas partes e, com uma delas, pegue um pouco de massa e disponha sobre forminhas para empada untadas com manteiga e enfarinhadas com farinha de arroz, preenchendo o fundo e as laterais. Reserve.

Recheio

Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Junte a carne moída e refogue por 5 minutos. Acrescente o molho de tomate, o sal e o cominho e cozinhe por mais 5 minutos. Desligue o fogo, espere amornar e, com a ajuda de uma colher, recheie as empadinhas. Tampe com o restante da massa e, com a ajuda de um garfo, pressione as laterais para fechar bem. Finalize pincelando com a gema e leve ao forno preaquecido a 200ºC até dourar. Sirva em seguida.

☐ ☆ ✇ Mundo

China exige que consulados em Hong Kong compartilhem dados de funcionários locais


A china deu ordem às autoridades de Hong Kong para que compartilhem dados pessoais sobre todos os funcionários de consulados estrangeiros

☐ ☆ ✇ Folha Gospel

Visão Mundial realiza Culto de Oração pelas crianças na Capela da Assembleia Geral da ONU

Por: Folha Gospel

O Culto Anual de Oração para Crianças e Jovens foi um dos eventos que marcaram o início da Semana da Assembleia-Geral das Nações Unidas. O evento, liderado pela Visão Mundial Internacional (World Vision), aconteceu na Capela Tillman da Igreja das Nações Unidas, na última segunda-feira (18).

A 78ª sessão da Assembleia-Geral da ONU (UNGA 78) foi aberta no dia 5 de setembro. Enquanto as nações signatárias da organização internacional se reúnem no evento, grandes organizações humanitárias também se reúnem para garantir que as pautas, principalmente relativas às crianças, sejam lembradas.

A Visão Mundial Internacional foi representada na ocasião pelo seu presidente e CEO, Andrew Morley. Em seu discurso, ele destacou os motivos da reunião de oração: “Estamos orando agora por milhões de crianças em todo o mundo. Estamos orando hoje por meninas e meninos e pelos líderes aqui em Nova York. Oramos para que eles sejam capazes e estejam dispostos a tomar decisões que possam aliviar esse enorme sofrimento em todo o mundo. Oramos por sabedoria, discernimento e humildade. E oramos para que eles realmente tomem decisões que mudarão a vida das crianças…” (tradução livre).

    O CEO da Visão Mundial no Brasil, Thiago Crucciti, destacou também como aspecto importante que “esse dia de oração demonstra que o modelo que nós temos, ou seja, a nossa base evangélica, teológica e cristã, não é uma coisa feita somente no Brasil. Ela é um alinhamento global”.

    Crucciti ressalta, ainda, que antes da primeira ação com esse cunho, em 2019, nunca havia sido feito um culto de oração na Capela Ecumênica das Nações Unidas. “Como ninguém tinha feito, a gente não sabia a audiência, quem iria. E tanto naquele ano como agora fomos positivamente surpreendidos, porque houve uma ampla adesão”, avalia.

    O culto uniu líderes de diferentes setores da sociedade em oração e reflexão sobre a importância da liderança ética e das políticas transformadoras para o bem-estar das crianças mais vulneráveis em todo o mundo.

    O evento contou com a co-convocação da Federação Luterana Mundial, da Comunhão Anglicana, da Act Alliance, da Caritas Internacional, do Conselho Mundial de Igrejas, da Igreja Episcopal, da Arquidiocese Ortodoxa Grega da América e da Aliança Evangélica Mundial.

    A Visão Mundial é uma ONG (Organização Não Governamental) que se posiciona em favor das crianças e jovens. “De um jeito muito único como organização global, a Visão Mundial tem o peso de ter uma fala na Assembleia-Geral da ONU, que tem voto, mas que também propõe que a transformação social requer uma reflexão bíblica, teológica e uma oração, e a oração é a chave disso”, finaliza o CEO Thiago Crucciti.

    Assista ao vídeo completo do culto:

    Fonte: Comunhão

    The post Visão Mundial realiza Culto de Oração pelas crianças na Capela da Assembleia Geral da ONU first appeared on Folha Gospel.
    ☐ ☆ ✇ Notícias Gospel

    Candidato líder nas pesquisas da Argentina é contra o aborto: ‘Agenda assassina’

    Por: Wil
    Apelidado de “Trump argentino” por parte da imprensa internacional, o candidato Javier Milei, líder na disputa presidencial na Argentina, possui posições contundentes a respeito das pautas morais e ideológicas, sendo por exemplo contrário ao aborto. Em uma entrevista para o apresentador americano Tucker Carlson, o argentino foi taxativo ao associar o aborto à prática de […]
    ☐ ☆ ✇ Jornal de Notícias - Últimas Notícias

    Montiqueijo: retribuir à comunidade o que ela dá

    Por: Jornal de Notícias
    Com 60 anos de existência e 10 milhões de euros faturados por ano, o grupo Montiqueijo destaca-se pela preocupação que tem com a comunidade local e com os seus trabalhadores.

    ☐ ☆ ✇ Jovem Pan

    Luísa Sonza anuncia fim de relacionamento com Chico Moedas: ‘Mexeu com a mulher errada’

    Por: Jovem Pan

    A cantora Luísa Sonza anunciou o fim do relacionamento com o influenciador Chico Moedas. A confirmação foi feita pela própria artista durante participação no programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, nesta quarta-feira, 20. Luísa leu ao vivo um texto sobre traição e quebra de ciclos. “Não é sobre um ato isolado, é sobre uma estrutura, uma história que se repete (…). É insuportável que a traição, a quebra de combinado, respeito, zelo, cuidado, continua sendo normalizada. Um erro pontual. Só quem já foi traída sabe a dor que se sente, porque eles chamam de erro pontual, da dúvida. A traição faz você se invalidar, faz você se sentir burra. É um medo de acreditar nas pessoas, é toda sua entrega, amor jogados fora. Intensa demais?”, disse Sonza, que continuou: “Quando você é traída, é como se a traição já não bastasse, nos colocam como louca, invalidando tudo o que a gente acredita, e mentem olhando no olho como se a gente fosse uma ameba. Eles acreditam que somos burras, que nada é grave.”

    Em seguida, a cantora disse que escolheu quebrar o ciclo, mesmo amando o parceiro. “Meu amor, infelizmente, você mexeu com a mulher errada. Hoje quebro esse ciclo pela minha mãe, minhas tias… Hoje eu escolho, mesmo que doa, mesmo ainda te amando. Hoje eu me protejo e não te protejo, porque você, naquela noite, naquele bar, não me protegeu. Hoje te dou um adeus por mim e por todas nós. Eu vou viver o amor, só não vai ser com você”, afirmou. O casal assumiu o relacionamento em julho deste ano e Chico chegou a ser homenageado no álbum mais recente da cantora, “Escândalo Íntimo”, com uma música que leva seu nome. A composição rapidamente atingiu o topo das paradas brasileiras e se tornou o principal hit do álbum.

    ☐ ☆ ✇ Jovem Pan

    Cariúcha detona mãe de Bia Miranda em ‘A Fazenda 15’: ‘Nem tua filha te quer’

    Por: Jovem Pan

    A nova temporada de “A Fazenda” deu o que falar no dia da estreia. Durante uma conversa entre Cariúcha e Jenny Miranda, houve um desentendimento entre as peoas. A carioca não gostou de ouvir a história da participante que diz ser familiar de Gretchen. “Eu não sou obrigada a escutar história de podcast da vida dela, história triste. Não fica do meu lado, não senta do meu lado, sua falsa”, disse Cariúcha. “Aqui não é hotel 5 estrelas, vai para casa, então. Você está achando que é filha da Gretchen? Por isso que nem sua filha te quer”, continuou. “Você acha que sua historinha comove alguém? Fica atrás da Jojo, só está aqui por ela. Olha quem fala”, rebateu Jenny. Antes da participação de Bia Miranda na última temporada de ”A Fazenda”, um desentendimento com a mãe foi exposto após as duas disputarem o mesmo homem: Adriano Imperador. Jenny e Bia, apesar do uso do sobrenome, não estão geneticamente ligadas à família de Gretchen. A cantora chegou a se pronunciar oficialmente através de sua assessoria jurídica para negar qualquer vínculo com a atual participante do reality show da Record.

    ☐ ☆ ✇ Mundo

    John Fetterman torna o Senado dos EUA seguro para os desleixados sem-vergonha


    O senador da Pensilvânia John Fetterman ridicularizou a si mesmo e à sua instituição — embora ele não se importe. Leia mais na Gazeta do Povo

    ☐ ☆ ✇ Jovem Pan

    Votação do marco temporal de terras indígenas é adiada na CCJ do Senado

    Por: Brasília

    A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal adiou, nesta quarta-feira, 20, a votação do marco temporal das terras indígenas. O adiamento ocorreu por um pedido de vista (mais tempo para analisar) de um grupo de senadores governistas, anunciado pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Os aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propuseram também a realização de uma audiência pública para tratar do tema. O texto recebeu relatório favorável do senador Marcos Rogério (PL-RO). Com a vista, o projeto será retomado na próxima semana. Senadores como Omar Aziz (PSD-AM), Zenaide Maia (PSD-MA), Zenaide Maia (PSD-RN), Humberto Costa (PT-PE) e a própria Eliziane apoiaram a realização da audiência pública e são contra a tese do marco temporal, que prevê que apenas as terras ocupadas por indígenas na data da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988, podem ser demarcadas.

    Eliziane Gama citou na discussão que o Supremo Tribunal Federal (STF) vai retomar o julgamento sobre o marco temporal na tarde desta quarta-feira. Segundo ela, o Senado pode aprovar um projeto de lei (PL) que será declarado “inconstitucional”. Já a oposição, favorável ao marco temporal, questionou a ideia de realizar audiência pública, por entender que os governistas querem adiar a apreciação do texto. Além do mérito do projeto, parlamentares como Sergio Moro (União-PR), Jorge Seif (PL-SC) e Tereza Cristina (PP-MS) questionaram o julgamento do STF que, segundo eles, estaria “legislando” e invadindo competências do parlamento.

    ☐ ☆ ✇ Jovem Pan

    Filho de Cristiano Ronaldo é visto com camisa do Flamengo na Arábia Saudita; assista 

    Por: Jovem Pan

    O filho mais velho de Cristiano Ronaldo, astro do Al-Nassr, foi visto nesta quarta-feira, 20, vestindo uma camisa do Flamengo. Em vídeo que circula nas redes sociais, Cristiano Ronaldo Júnior aparece com a peça do Rubro-Negro enquanto visitava a Kingdom Tower, um dos principais pontos turísticos da cidade de Jidá, na Arábia Saudita. Imediatamente, diversos flamenguistas compartilharam a imagem e se empolgaram com uma possível chegada do atacante português na Gávea. O astro de 38 anos, entretanto, tem contrato com a equipe árabe até junho de 2025. Já Cristianinho, como é conhecido o filho de CR7, tem 13 anos e atua nas categorias de base do Al-Nassr. Assista ao vídeo abaixo.

    كريستيانو جونيور في برج المملكه ❤ pic.twitter.com/wP4x4VsRAP

    — عالم القوت (@GOATTWORLD) September 20, 2023

    ☐ ☆ ✇ Mundo

    Argentina critica cobrança de sobretaxas de juros do FMI: “Dívida insuportável”


    O presidente da Argentina, Alberto Fernández, afirmou na ONU que considera "vergonhosa" a atitude do FMI de cobrar sobretaxas de juros a países endividados

    ☐ ☆ ✇ Jovem Pan

    Novo pede extinção da Procuradoria Nacional da União da Defesa da Democracia

    Por: Jovem Pan

    O Partido Novo apresentou uma emenda à Medida Provisória (MP) 1.187/2023 pedindo a extinção da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia. O órgão é parte da estrutura organizacional da Advocacia-Geral da União (AGU) e foi instituído através de decreto em janeiro de 2023. Segundo o partido, a sigla pediu que a Presidência da República, ministérios e outros órgãos da administração pública sejam vedados de atuar direta e indiretamente na redução, restrição ou limitação da “manifestação de expressão e de opinião de qualquer pessoa, em respeito aos direitos fundamentais da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa”. De acordo com o partido, esses itens são “fundamentais no regime democrático”. “A criação deste referido órgão, a pretexto de promover o enfrentamento à desinformação sobre políticas públicas, é na prática um fundamento para a instrumentalização da censura daqueles que fazem oposição ao governo. Trata-se, portanto, de um órgão que nasce falsamente com a ideia de defender a democracia, quando a intenção é notadamente o oposto”, diz a bancada.

    ☐ ☆ ✇ Jovem Pan

    Veja como lidar com flacidez, gordura localizada e excesso de pele após emagrecer

    Por: EdiCase

    Emagrecer é um processo complexo que envolve uma série de fatores, desde alimentação, prática de exercícios físicos até predisposições genéticas. E, mesmo quando se consegue perder peso, outros desafios surgem pelo caminho.

    Dentre os principais efeitos do processo de emagrecimento, estão a flacidez da pele, já que a gordura também ajuda a dar estrutura aos tecidos, o aparecimento ou ampliação das estrias e a perda de tônus muscular. Outros, como a perda acentuada e acelerada de peso, podem resultar em excesso de pele. Nesse cenário, um dos maiores desafios desse grupo é a gordura localizada, difícil de ser perdida mesmo com uma rotina saudável.

    Estímulo de colágeno no combate à flacidez

    Segundo a dermatologista Paula Rahal, da Clínica Otávio Macedo e Associados, a flacidez é uma das principais demandas de pacientes que estão em processo de emagrecimento. A médica explica que existem tratamentos e tecnologias minimamente invasivas que podem melhorar o aspecto flácido da pele.

    “Em pacientes com baixo nível de gordura localizada, diferentes fórmulas de estímulo de colágeno são alternativas interessantes para a redução da flacidez, já que essa é a proteína mais importante para sustentação da pele”, destaca Paula.

    Dentre as opções de tratamento, estão os bioestimuladores de colágeno, a radiofrequência e os ultrassons microfocados. Embora funcionem de formas diferentes, os procedimentos melhoram a produção de colágeno, proteína que dá firmeza à pele, o que também melhora o aspecto da flacidez.

    “Esses procedimentos podem ser complementares, dependendo do plano de tratamento. Bioestimuladores promovem uma produção acentuada de colágeno na derme [camada intermediária da pele], enquanto os ultrassons microfocados podem atuar em maior profundidade, como a camada muscular. Outra opção é o Morpheus, uma radiofrequência associada com microagulhamento que também atinge as células de gordura, complementando este outro objetivo”, afirma a dermatologista.

    Gordura localizada precisa ser avaliada caso a caso

    Quando há necessidade de reduzir a gordura localizada para melhorar a aparência global da pele, outras alternativas são mais adequadas. Alguns exemplos são estímulos musculares, lasers combinados e opções cirúrgicas como a lipoescultura, a depender do nível de gordura e do objetivo do tratamento.

    “A estimulação muscular eletromagnética é como uma ‘ginástica’. As contrações geradas pelo aparelho nos músculos são contínuas e intensas, o que promove melhora na massa muscular, mas também reduz a gordura. Para se ter uma ideia, uma sessão de meia hora equivale a 20.000 contrações musculares”, explica Paula.

    Já os lasers combinados atuam na queima de gordura, ao mesmo tempo em que promovem a produção de colágeno, a retração da pele e a redução da flacidez, como o Fotona Tightsculpting. “A vantagem desses tratamentos é que conseguimos atuar em dois pontos: com temperaturas mais elevadas para queima de gordura e estímulo de colágeno para melhora da flacidez”, detalha a médica.

    Mulher de conjunto azul realizando abdominal em academia
    A prática de exercícios deve ser mantida para preservar o resultado da cirurgia (Imagem: Vadim Zakharishchev | Shutterstock)

    É fundamental manter bons hábitos diários

    No campo das opções cirúrgicas, a lipo de definição é uma forma de definir as áreas de luz e sombra do próprio corpo, segundo o cirurgião plástico Matheus Manica. Ela pode ser de alta, média ou baixa definição, a depender do perfil de quem busca o tratamento.

    “A técnica retira maior quantidade de gordura próxima ao contorno dos músculos, sendo possível dar a essas regiões um aspecto mais tonificado. A lipo de alta definição é indicada para quem tem uma musculatura mais desenvolvida e um baixo percentual de gordura. Quem tem um percentual maior de gordura pode fazer a lipo de baixa definição”, detalha o médico.

    Matheus destaca que o objetivo da lipoaspiração não é emagrecer. Além disso, a cirurgia deve ser acompanhada de bons hábitos alimentares e da prática de exercício físico para manter o resultado. O cirurgião também explica que o tratamento é útil para esculpir o formato do quadril e do bumbum.

    “Com a própria gordura retirada, é possível melhorar a harmonia e o volume da região. Aos poucos, o cirurgião ‘esculpe’ a área tratada para obter o melhor resultado, desenhando os contornos”, explica Matheus.

    Opções cirúrgicas

    Em outros casos, Matheus afirma que a avaliação para intervenções cirúrgicas é indicada. Isso acontece em especial quando o processo de emagrecimento é muito acelerado e o corpo sofre grandes mudanças, como no pós-parto.

    Para flacidez mais acentuada no abdome, há algumas opções: se for uma flacidez muscular, um aparelho de contração costuma resolver. Se for flacidez de pele, a abdominoplastia é o tratamento mais recomendado pelo cirurgião. Também conhecida como “tummy tuck”, a cirurgia envolve a remoção do excesso de pele e da gordura. “É quase como um alfaiate praticando sua arte: ajustando o tecido em excesso para que o caimento seja ideal”, descreve o cirurgião.

    Ele ainda explica que, caso haja uma diástase pequena [separação dos músculos abdominais], é possível tratar com um aparelho de contração eletromagnética. No entanto, se for grande, é necessário “costurar” esses músculos para restaurar a firmeza e a força.

    No entanto, quando existe gordura localizada, Matheus ressalta que o tratamento ideal é a lipoaspiração. Essa cirurgia é principalmente indicada para áreas que não respondem tão bem às dietas e aos exercícios. “Removemos depósitos de gordura em áreas específicas com pequenas incisões, o que permite esculpir e melhorar os contornos do corpo”, finaliza Matheus.

    Por Vinícius Guida

    ☐ ☆ ✇ Jovem Pan

    Parlamentares mulheres criticam minirreforma eleitoral por possíveis retrocessos à representação feminina

    Por: Jovem Pan

    A Câmara dos Deputados aprovou, na última semana, os dois Projetos de Lei (PLs) da minirreforma eleitoral (PL 4438/2023 e PLP 192/2023). Os textos ainda devem ser encaminhados para a Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal e depois seguirão para o plenário da Casa. No entanto, as propostas já encontram resistência entre as senadoras que compõem a bancada feminina por possíveis prejuízos à representação feminina na política. Em sessão deliberativa no plenário do Senado na tarde desta terça-feira, 19, a senadora Eliziane Gama (PSD) verbalizou as críticas à reforma. Segundo a congressista, a proposta vai na contramão de avanços conquistados anteriormente pelo Legislativo. “Aqui no Congresso Nacional, nós conseguimos evoluir de maneira significativa quando nós asseguramos o acesso da mulher ao orçamento eleitoral (…) No meu entendimento, a decisão que foi tomada, nos moldes como houve a votação, traz graves retrocessos à luta pela participação da mulher na esfera política brasileira.”

    “Nas últimas duas legislaturas, dobramos o percentual de participação porque as mulheres passaram a ter acesso a 30% do orçamento eleitoral. Isso, não há dúvida nenhuma, foi um grande avanço. Esta minirreforma como foi aprovada, se passada aqui no Senado Federal, não há dúvida nenhuma que, no quesito mulheres, trará um grande retrocesso para o Brasil”, declarou. As críticas são direcionadas à determinação do texto que diz respeito à cota mínima de 30% de candidatas mulheres ser preenchida por uma federação, e não por cada partido individualmente. No caso, se duas siglas estiverem federadas, uma delas não precisa ter 30% de candidatas, desde que outra legenda compense esse percentual. Em outro trecho, a minirreforma permite que o dinheiro obrigatoriamente repassado a candidaturas femininas seja destinado a despesas comuns entre mulheres e candidatos do sexo masculino “desde que haja benefício para campanhas femininas e de pessoas negras”. O texto, contudo, não define quais seriam esses benefícios, o que pode abrir brecha para o desvio indevido de recursos.

    Na avaliação da bancada feminina, não há como flexibilizar as regras já aprovadas pelo Congresso Nacional. O relator da matéria será o senador Marcelo Castro (MDB) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), já sinalizou que não vai tratar a minirreforma como prioridade, o que pode fazer com que as novas regras não sejam aplicadas nas eleições municipais do ano que vem, pois a aprovação tem que ocorrer até o dia 6 de outubro para ter validade no pleito. Caso seja alterado no Senado, o texto volta à Câmara para mais uma análise e, se aprovado, segue para sanção presidencial.

    *Com informações da repórter Luciana Verdolin

    ☐ ☆ ✇ BBC Brasil - Notícias, vídeos, análise e contexto em português

    Dia Mundial do Alzheimer: 3 boas notícias recentes para pessoas com demência

    Doença que afeta 1,2 milhão de brasileiros não apresentava grandes novidades há décadas — mas esse cenário começou a mudar (para melhor) nos últimos anos.
    ☐ ☆ ✇ Jovem Pan

    Após convite de Xi Jinping, Putin anuncia visita à China em outubro

    Por: Jovem Pan

    O presidente da Rússia, Vladimir Putin, confirmou que irá visitar a China em outubro após ser convidado pelo líder do país asiático, Xi Jinping. A informação foi confirmada nesta quarta-feira, 20, em meio à realização da 78ª Assembleia Geral da ONU, que não tem a presença de nenhum dos líderes mundiais. “Tive o prazer de aceitar o convite”, disse Putin durante reunião com Wang Yi, ministro das Relações Exteriores da China. O Kremlin já havia anunciado a intenção de Putin de participar do fórum do “Cinturão e Rota”, que reúne lideranças internacionais. Alvo de sanções do Ocidente por causa da ofensiva na Ucrânia, a Rússia reforçou os laços com Pequim a nível econômico, militar e energético. Em março deste ano, Xi Jinping visitou Moscou e estreitou ainda mais a amizade, descrita como “sem limites”. Em agosto, os dois países realizaram manobras navais conjuntas no Oceano Pacífico. Em relação ao confronto na Ucrânia, a China tenta se posicionar como um país neutro, embora demonstre apoio claro ao Kremlin.

    *Com informações da AFP

    ❌