🔒
Há novos artigos disponíveis, clique para atualizar a página.
Ontem — 28 de Março de 2024Gospel

Pastor Mocellin rebate Deive Leonardo por chamar católicos de irmãos: “Absurdo total”

28 de Março de 2024, 15:38
Por: Wil
O pastor Rodrigo Mocellin gravou um novo vídeo, dessa vez para rebater algumas declarações de Deive Leonardo, também pregador, mas que tem sido alvo de críticas por causa de algumas concepções consideradas equivocadas no âmbito teológico. No caso atual, Mocellin apontou o trecho de uma ministração onde Deive exalta o amor dos católicos por Maria, […]

A importância de ser ‘radical’ em momentos essenciais da nossa jornada espiritual

28 de Março de 2024, 15:31
A importância de ser ‘radical’ em momentos essenciais da nossa jornada espiritual

João Batista disse algo muito forte, com a seguinte repreensão às multidões que o seguiam: "O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e lançada ao fogo". (Lucas 3:9).

O termo radical vem de raiz, ou seja, sua origem está na palavra latina radix, que significa literalmente "raiz". Isso sugere que ser radical é ir à raiz de uma questão, lidar com ela em seu nível mais fundamental e essencial. Ser radical implica em não apenas lidar com as consequências superficiais, mas sim abordar as causas profundas e fundamentais de um problema ou questão.

Não estou, por óbvio, defendendo radicalismos insanos, inconsequentes e doentios ou qualquer fundamentalismo, mas a pureza de uma convicção segundo expressa na Palavra de Deus. Respeito e obediência aos ensinamentos de Jesus durante seu ministério e registrados nos Evangelhos.

Nesse sentido, precisamos pensar sobre nossa jornada espiritual, quando nos deparamos com desafios que exigem uma “postura radical” para preservar a pureza de nosso cristianismo. Não podemos abrir mão de valores que sabemos ser inegociáveis, como a fé em um único Deus, a lealdade, e as ordenanças bíblicas tais como estão nas Escrituras, etc.

Em momentos essenciais, a radicalidade se revela como uma ferramenta vital para manter-nos alinhados com os propósitos que Jesus tem para nossa vida e ministério. Em seu livro “Louco amor”, o pastor Francis Chan destaca que o amor de Deus por nós é incompreensível e radical. Ele nos ama apesar de nossas falhas e pecados, e este amor é tão intenso que nos transforma e nos chama a uma vida de entrega total a Ele. Viu? Deus é radical quando se trata de nos amar! (risos).

Jesus foi radical com uma figueira cujo propósito era produzir figos, mas quando ele foi apanhá-los, ela nada tinha. Em Marcos 11:12-14, lemos: “No dia seguinte, quando saíram de Betânia, Jesus teve fome. Vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi até ela para ver se encontrava alguma coisa. Quando chegou perto, só encontrou folhas, porque não era tempo de figos. Então ele disse à árvore: 'Nunca mais alguém coma dos seus frutos'."

Essa passagem serve para nos ensinar que como seguidores de Jesus precisamos produzir frutos espirituais em nossas vidas e sobre as consequências da esterilidade espiritual. Também destaca a importância da fé e da confiança em Deus, mesmo quando enfrentamos dificuldades ou situações aparentemente sem sentido.

Como alguém disse: "A fé não é a ausência de dúvidas. É decidir que algo é maior do que as dúvidas". Ser radical não é apenas uma ação, mas uma atitude de comprometimento com a verdade e com a própria essência.

Em sua obra O Evangelho Segundo Jesus, o teólogo John MacArthur destaca a necessidade de uma abordagem radical diante das adversidades espirituais. Aqui faço uma paráfrase: "O verdadeiro discípulo está disposto a renunciar a tudo, até mesmo à própria vida, em nome da verdade e da justiça". Esta postura radical é fundamental para preservar a integridade espiritual e evitar que influências nocivas se estabeleçam em nosso caminho.

E ainda, ser radical em nossa jornada espiritual ou de fé, nos preserva. Paulo fala à Igreja de Éfeso, cidade conhecida por adorar a deusa Diana e, portanto, estarem sujeitos a titubear em nossos conceitos e valores: “O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro” (Efésios 4:14).

A radicalidade espiritual também encontra eco nas palavras do renomado poeta Samuel Taylor Coleridge, que disse: "O Cristianismo não é uma teoria ou especulação, mas uma vida; não uma filosofia de vida, mas uma vida e um processo vivo". Ser radical significa viver de acordo com os princípios divinos, sem concessões ou compromissos que possam desviar-nos do caminho da verdade.

Ao longo de nossas jornadas, nos deparamos com influências que buscam desviar-nos da rota traçada pelo Pai. No entanto, como salientou o psicólogo Viktor Frankl em sua obra "Em Busca de Sentido", somos responsáveis por encontrar significado mesmo nas situações mais adversas. Assim, ao sermos radicais na defesa da verdade e na busca pela vontade do Pai, impedimos que árvores que Ele não plantou se estabeleçam em nosso caminho, garantindo uma jornada espiritual plena e edificante.

Como disse Paulo, em sua carta aos Romanos: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente".

O Pai ama você!

Darci Lourenção

 

Darci Lourenção é psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor”, “Viva sem compulsão” e “Devocional Minha Família no Altar”.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

 

Leia o artigo anterior: As coisas acontecem de acordo com a nossa fé

Elon Musk mostra 1ª pessoa com chip implantado no cérebro controlando computador

28 de Março de 2024, 15:11
Elon Musk mostra 1ª pessoa com chip implantado no cérebro controlando computador

A Neuralink, startup de chips cerebrais de Elon Musk, transmitiu ao vivo seu primeiro paciente com um chip implantado e ele estava jogando xadrez online.

Noland Arbaugh, um homem de 29 anos, disse que ficou tetraplégico após um acidente, durante um mergulho, há 8 anos. “Não tenho sensação ou movimento abaixo da área da lesão, abaixo dos ombros”, ele afirmou.

Após ter o chip implantado em seu cérebro, Elon Musk explica que, agora ele pode controlar um mouse de computador usando seus pensamentos. 

“A cirurgia foi super fácil”, disse Arbaugh no vídeo transmitido na plataforma de mídia social X de Musk, referindo-se ao procedimento de implante. “Eu literalmente tive alta do hospital um dia depois. Não tenho deficiências cognitivas”, afirmou. 

https://t.co/OMIeGGjYtG

— Neuralink (@neuralink) March 20, 2024 

‘Um bom ponto de partida’

Conforme notícias do The Guardian, Kip Ludwig, ex-diretor de programa de engenharia neural do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, disse que “o que a Neuralink mostrou não foi um avanço”.

“Ainda estamos nos primeiros dias pós-implantação e há muito aprendizado tanto do lado da Neuralink quanto do sujeito para maximizar a quantidade de informações para controle que pode ser alcançada”, acrescentou.

Mesmo assim, Ludwig disse que foi um desenvolvimento positivo para o paciente o fato de ele ter conseguido interagir com um computador de uma forma que não conseguia antes do implante. “É certamente um bom ponto de partida”, disse ele.

Primeiros experimentos foram feitos em macacos

Musk havia planejado a inauguração dos testes em humanos para 2020, depois adiou para 2022, mas teve problemas depois de ser investigado por violações de bem estar animal enquanto fazia testes com macacos. Ele negou ter havido qualquer tipo de sofrimento animal.

Na ocasião, o Guiame publicou sobre a morte de 15 macacos após testes com chips cerebrais. A startup foi acusada de maus tratos e sofrimento extremo dos animais durante os experimentos.

Especialistas mostram evidências arqueológicas da crucificação de Jesus

28 de Março de 2024, 14:07
Especialistas mostram evidências arqueológicas da crucificação de Jesus

Embora para os cristãos, o nascimento de Jesus, sua crucificação e ressurreição sejam fatos inquestionáveis, para muitos isso não passa de uma invenção. Mas, segundo a Arqueologia Bíblica, é possível provar tais fatos através de evidências.

O arqueólogo e historiador, Rodrigo Silva, apresenta uma cópia de pergaminho do século 11, com os escritos de Tácito sobre Jesus Cristo. 

Tácito foi um historiador romano muito importante do século 1. Ele  deixou registrada o que é provavelmente a referência mais importante sobre Jesus fora do Novo Testamento. 

“Ele não apenas confirma que Jesus morreu nas mãos de Pôncio Pilatos, mas que coisas esplendorosas foram ditas depois de sua morte”, disse o arqueólogo ao apresentar também um testemunho do historiador Flavio Josefo. 

Jesus existiu e foi crucificado

Conforme Rodrigo Silva ressalta: “Flavio Josefo testemunhou pessoalmente a destruição de Jerusalém, no ano 70. Ele viveu na época dos apóstolos e escreveu que Jesus fez coisas maravilhosas, que foi condenado e que as pessoas da época diziam que ele ressuscitou”. 

Apesar de muitos críticos afirmarem que os escritos de Josefo foram inventados pelos cristãos, o arqueólogo garante que todos os manuscritos já analisados por ele apresentam os mesmos textos. 

Rodrigo também apresenta um desenho encontrado no Monte Palatino, na Itália, onde ficava o palácio de César, onde havia uma escola de meninos da família real. 

“Naquela época, garotos picharam [desenharam] numa parede, um cavalo crucificado e um rapaz em posição de adoração. E escreveram em grego a chacota: Alexandre adora Deus”, mencionou ao explicar que crianças estavam zombando de quem adorava Jesus, o que prova que Ele realmente existiu e foi crucificado.

Descobertas do primeiro século

O pastor e doutor em Teologia, Bobby Harrington, também confirma a historicidade de Jesus e diz que os principais acontecimentos de sua vida foram corroborados por historiadores antigos, mesmo por aqueles que não eram cristãos.

“Sabemos que os dois principais líderes que autorizaram a morte de Jesus, Caifás e Pilatos, eram pessoas reais e que viveram no local e tempo exatos que as Escrituras dizem e tiveram o papel exato que a Bíblia descreve. Nenhum historiador ou estudioso respeitado contesta esses fatos”, afirmou Bobby. 

Sobre a verdade da crucificação, o pastor lembra que a ação foi amplamente descrita na literatura da época, mas foi somente em 1968 que foram encontrados os restos reais de uma pessoa crucificada em época e local semelhantes. 

“Enquanto trabalhavam em Jerusalém, trabalhadores da construção civil descobriram uma tumba antiga. Dentro da tumba encontraram um prego em madeira com nós, perfurando um osso detornozelo. A descoberta foi datada do primeiro século”, disse. 


Prego cravado no tornozelo de uma pessoa, exposto no Museu de Israel em Jerusalém. (Foto: Bobby Harrington)

Fontes não cristãs comprovam a crucificação

“Além da Bíblia, existem fontes antigas não-cristãs que nos dizem que a crucificação foi a forma como Jesus morreu. Estes incluem Josefo, Tácito e Luciano. Temos também outras fontes externas à Bíblia e aos cristãos, além de testemunhos antigos. Por exemplo, o respeitável Talmude judaico nos diz que foi assim que Jesus morreu. Existem fontes principais antigas e não-cristãs: Flavio Josefo, Tácito, Luciano e Mara Bar-Serapião”, reforçou Bobby Harrington.

Sobre a tumba de Jesus

Atualmente, no local onde estava a tumba de Jesus, existe a Igreja do Santo Sepulcro: “Desde 136 d.C., os cristãos identificaram o lugar onde acreditavam que Jesus foi crucificado e sepultado em Jerusalém. A Igreja do Santo Sepulcro foi construída naquele local”, disse Bobby. 


Basílica do Santo Sepulcro, na Cidade Antiga de Jerusalém. (Foto: Wikimedia Commons/Jorge Láscar)

“Existe uma forte tradição histórica e arqueológica que demonstra que esta igreja foi construída no local certo. Foi facilmente identificado na época de Jesus pelos moradores de Jerusalém como Gólgota, que significava ‘o lugar da caveira’, conforme Mateus 27:33”, continuou. 

“O local ainda era reconhecido [no primeiro século] quando o imperador romano Adriano reprimiu uma rebelião em Jerusalém — a Revolta de Bar Kokhba — e a transformou em uma cidade romana, chamada Aelia Capitolina. No processo, Adriano destruiu muitos dos locais religiosos”, disse ainda. 

“Ele também construiu um templo ao deus pagão Vênus no topo do local tradicional do Gólgota, provavelmente num esforço para impedir que os cristãos se reunissem para adorar naquele lugar”, disse ao apontar que o arqueólogo Shimon Gibson deu uma descrição resumida desta evidência. 

“Podemos supor que a situação exata do Gólgota foi transmitida de geração em geração entre os apoiadores de Jesus, mesmo quando o próprio local passou a ser escondido sob a calçada do Fórum e Templo de Vênus, em Aelia Capitolina, que foi construído depois de 135 d.C. para substituir as ruínas de Jerusalém. Isto fica claro a partir de Eusébio, um estudioso erudito que escreveu no final do século III, que observou que o 'Lugar da Caveira' ainda era 'apontado em Élia', no lado norte do Monte Sião, indicando que o conhecimento do paradeiro do Gólgota foi mantido desde 70 EC até seus dias.

“Portanto, temos boas razões para pensar que o Gólgota era conhecido desde a época de Jesus e até a época de Eusébio (o historiador), no início dos anos 300. Então, na época de Eusébio, Constantino e os líderes do Império Romano construíram uma igreja naquele exato local”, disse Bobby. 

Dentro do prédio da igreja, eles marcaram o local que acreditavam ser o túmulo de Jesus. Era para estar sob um santuário chamado Edícula dentro do prédio”, destacou. 

A verdade sobre a ressurreição de Jesus

Ao concluir, o Dr. Bobby mencionou um estudo e um livro enorme e altamente respeitado de NT Wright sobre as narrativas da ressurreição: “Ele termina o livro afirmando que o túmulo vazio e as aparições têm uma probabilidade histórica tão alta que é ‘virtualmente certa’, como a morte de Augusto em 14 DC ou a queda de Jerusalém em 70 DC”. 

“Por muitos anos, Richard Swinburne foi presidente do departamento de filosofia da Universidade de Oxford. Ele é altamente respeitado por todo o seu trabalho acadêmico. Depois de rever todas as evidências e discutir todas as probabilidades, ele demonstrou, numa base estritamente fatual, que há 97% de probabilidade de Jesus ter ressuscitado dos mortos.

“A minha oração é que você leve a sério todas essas evidências e se abra à presença do Espírito Santo de Deus, que o convencerá pessoalmente sobre essas verdades, se você permitir”, finalizou. 

Guerra na Ucrânia: Corpos de soldados são encontrados com Bíblias em áudio

28 de Março de 2024, 14:02
Guerra na Ucrânia: Corpos de soldados são encontrados com Bíblias em áudio

A palavra de Deus é poderosa e nunca voltará vazia”, disse Darrell Templeton, da MegaVoice. Darrell é um dos criadores da primeira Bíblia em áudio movida a energia solar.

Conforme a Mission Network News, ele conta que recebeu testemunhos de parceiros da Igreja na Rússia, relatando que soldados russos encontraram Bíblias em áudio nos corpos de soldados ucranianos, mortos na guerra entre Rússia e Ucrânia. 

“Um soldado russo disse que os soldados ucranianos pareciam não ter medo de morrer e que eles pareciam ‘zumbificados’ por estarem ouvindo algo nesses dispositivos [Bíblia em áudio]”, contou. 

Apesar da palavra soar estranha, o soldado parece se referir a combatentes que estavam totalmente concentrados em outra coisa enquanto enfrentavam a guerra. Nesse caso, estavam ouvindo a palavra de Deus. 

“Eles acreditaram nisso. Tenho ouvido também e estou começando a acreditar”, um soldado russo confessou.

‘Oramos para que os soldados se convertam a Cristo’

Darrell ainda disse: “A guerra não terminará tão cedo. No entanto, o Senhor cumpre seus propósitos em meio ao mal que o diabo planejou.

“Ore para que os soldados que encontrarem Bíblias em áudio aceitem Jesus como seu Senhor e Salvador. E ore para que a MegaVoice possa manter os parceiros da igreja abastecidos com Bíblias em áudio”, pediu o missionário. 

“A Bíblia diz que haverá guerras e rumores de guerras, e estamos vivendo nesses dias. Queremos estar ocupados garantindo que todas as pessoas, em todos os lugares, possam ouvir e compreender as Boas Novas em seu próprio idioma”, completou.

A MegaVoice é uma organização que se dedica a levar o Evangelho para pessoas que não sabem ler através da Bíblia em áudio: “Nosso desafio é tornar a Palavra de Deus acessível a todos, especialmente em regiões onde a alfabetização representava uma barreira significativa”. 

Em seu site, a organização revela que se viu diante de um grande desafio e que foram inspirados por Deus a criar um dispositivo revolucionário, compacto , movido à energia solar e à prova d’água: “É obra do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos”.

Fabiola Melo dá à luz o primeiro filho após 3 abortos espontâneos: “Deus faz milagre”

28 de Março de 2024, 13:22
Fabiola Melo dá à luz o primeiro filho após 3 abortos espontâneos: “Deus faz milagre”

Na última quinta-feira (27), a influenciadora cristã Fabiola Melo compartilhou o nascimento de Efraim, seu primeiro filho com o marido, Samuel Cavalcante.

O casal de pastores descreve o bebê como um milagre, devido ao tempo e o testemunho que geraram enquanto aguardavam a realização deste sonho.

No Instagram, Fabiola gravou um vídeo com o marido e comentou: “A caminho do hospital conhecer o nosso milagrinho. Orem por nós. Está difícil controlar a emoção. Hoje é um dia muito feliz”.

Efraim nasceu com 38 semanas e foi recebido com festa pela família no hospital. Após segurar o filho no colo, Samuel o consagrou ao Senhor:

“A primeira coisa que eu fiz foi declarar e consagrar o Efraim para o Senhor. Antes de ser nosso, ele é de Deus”, declarou o pai no Instagram. 

E continuou: “Como eu acredito nesse garoto, como eu já vejo ele sendo muito usado por Deus. Efraim será um solo bom e fértil e será muito amado. Um testemunho vivo que Deus faz milagre e muda a história”.

Carol Melo, irmã de Fabiola, deu detalhes sobre a chegada do sobrinho. Em um vídeo, ela relatou: 

“Fabiola está vivendo um sonho acordada. Foi algo tão esperado e tão desejado. Por causa das perdas, a gente criava expectativa e vivia o luto. Fabiola não evoluía na gravidez, não chegava nem a três meses. Então, não tinha chá revelação, não tinha quartinho. Então, viver aquelas fases que a gente nunca viveu, nos perguntávamos se era real”.

“No centro cirúrgico, ela falava para as enfermeiras: ‘É meu mesmo? Eu sinto a sensação de que a mãe dele vai vir buscar ele a qualquer momento’. Ela falou para a minha mãe que parecia que a qualquer momento ela iria acordar. Então, se para a gente ainda é surreal, parece que estamos sonhando, imagina para ela”, acrescentou.

“Estamos com o coração cheio de gratidão e vivendo um sonho. Sonhamos muito com isso, ela muito mais e o Sam, e está todo mundo celebrando de alegria”, testemunhou Carol.

“É o quinto neto e eu estou muito feliz. Tem hora que a gente nem acredita que está acontecendo porque aguardamos muito por esse momento”, contou a avó do bebê.

Promessa de Deus

Antes de anunciarem a gravidez em outubro de 2023, Fabiola e Samuel compartilharam suas tentativas de engravidar durante dois anos e meio. 

Nesse período, ela sofreu três abortos espontâneos e desenvolveu um quadro depressivo. Por isso, junto com os médicos, o casal decidiu tratar a saúde psicológica dela antes de fazer uma Fertilização In Vitro (FIV).

O tratamento de saúde mental duraria cerca de sete meses. Enquanto isso, o casal estava aguardando para realizar o procedimento, planejado para ser feito em setembro do ano passado.

Em uma viagem aos Estados Unidos, eles receberam uma profecia:

Deus vai dar esse presente a vocês. O Senhor vai fazer, Ele está deixando vocês fazerem os planos de vocês, mas vai ser através dele”, relembrou Samuel na época.

“Tudo certo para fazer a FIV e nós engravidamos antes”, disse Fabiola em seu canal no YouTube.

No Instagram, ela compartilhou: “Nem sempre eu entendi os planos de Deus, mas eu nunca tive dúvida de que eles eram bons. Vamos ser papais. Depois de tantas tempestades vem aí nosso baby arco-íris para glória de Deus”.

Durante a gravidez, Fabiola foi diagnosticada com um tipo raro de trombofilia e precisou aplicar injeções na barriga ao longo da gestação.

No entanto, o casal não deixou de ser grato a Deus pelo milagre em suas vidas.

“Nós passamos por tanta coisa e agora estamos vivendo dias melhores”, disse Fabíola citando o texto bíblico em Salmos 30.5: “O choro dura uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. 

“Estamos nessa fase de nos alegrarmos. Toda honra e toda glória ao meu Jesus, que me vale mais do que todos os filhos que eu poderia ter. Como eu amo esse Deus bom, mesmo quando eu não compreendi os seus planos eu sabia que algo bom me aguardava”, concluiu.

Grávida de 8 meses sobrevive a enchente após ficar em geladeira no ES: "Foi Deus"

28 de Março de 2024, 13:09
Grávida de 8 meses sobrevive a enchente após ficar em geladeira no ES: "Foi Deus"

Uma grávida de oito meses sobreviveu a uma enchente após se abrigar dentro de uma geladeira, na cidade de Mimoso do Sul, no Espírito Santo. 

Na última sexta-feira (22), fortes chuvas atingiram a cidade, alagando rapidamente a casa de Elivanda de Souza Brandão, de 18 anos, onde mora com seu marido Rulian Dias Amaral, de 20 anos.

No início da tempestade, Rulian foi até a residência de um vizinho que estava acamado e conseguiu salvá-lo, o deixando a salvo em cima de uma laje de outra casa.

Neste momento, a água começou a invadir a residência do casal. "Eu só sabia chorar e gritar para o meu marido voltar para dentro de casa, pois a água estava subindo muito rápido. As coisas estavam tombando. Eu gritava por socorro", contou Elivandra, em entrevista à TV Tribuna.

Quando voltou, a água já batia no peito de Rulian. Então, ele, que é pedreiro, teve a ideia de colocar a esposa grávida dentro da geladeira.

"Foi a hora que ele tirou tudo da geladeira e me colocou dentro para me tirar de casa", disse a mãe.

E o pai explicou: “A geladeira era a única coisa que boiava dentro de casa, nada mais”.

Rulian empurrou a geladeira pela água, enquanto nadava ao lado, em uma tentativa de salvar sua família.

"Eu estava chorando, desesperada. O meu esposo foi nadando, empurrando a geladeira e segurando a mão. Eu fiquei com medo da geladeira virar", lembrou Elivanda.

Orando por proteção

Após percorrerem cerca de dois quilômetros, a grávida acabou caindo da geladeira. O casal conseguiu nadar na correnteza e subiu em uma laje para sair da água. Eles passaram seis horas no local até um grupo de barco passar e resgatá-los. 

Para a mãe, não há dúvida de que eles sobreviveram por uma intervenção sobrenatural do Senhor.

"Foi Deus. Minha barriga pesava, a correnteza estava muito forte, mas eu só pedia a Deus para a gente sobreviver e hoje estamos aqui. Foi um milagre, eu não canso de repetir", testemunhou ela.

Campeão mundial vende medalha para ajudar igreja: ‘Deus tocou no meu coração’

28 de Março de 2024, 12:45
Campeão mundial vende medalha para ajudar igreja: ‘Deus tocou no meu coração’

O atleta da Seleção Brasileira de Beach Soccer, ou futebol de areia, Bruno Xavier, vendeu a medalha conquistada em Dubai para ajudar a igreja que frequenta a instalar aparelhos de ar-condicionado.

Cristão, Bruno manifesta sua fé frequentemente em suas redes sociais. Ao postar uma foto recentemente após gol com o uniforme da Seleção, escreveu: “Mais de Ti, Menos de mim.”

Em uma entrevista, o jogador destacou que importa mais colaborar com a comunidade do que ficar com uma medalha de ouro.

Ele disse ainda que entende que sua contribuição é uma forma de colocar em prática seus valores cristãos e melhorar a vida dos menos favorecidos para expandir o Reino de Deus.

Segundo Bruno, essa decisão foi um movimento do Espírito Santo, ao perceber a falta de refrigeração que a igreja precisa para ter um ambiente mais confortável para receber as pessoas.

Integrante da equipe brasileira que foi a primeira a conquistar um hexacampeonato mundial para o país, que veio em fevereiro deste ano, Bruno é considerado um dos pilares do time.

O valor da medalha do título foi anunciado por R$ 42.550, recurso que será destinado à compra de seis máquinas de ar-condicionado mais a instalação.

A venda foi feita para um homem do Rio de Janeiro, cuja identidade não foi revelada, informou o Estadão.

‘Senti no meu coração’

A doação será destinada à Casa da Paternidade, em Anchieta, Espírito Santo, inaugurada há um mês no atual local, tornando-se necessária a climatização devido ao calor que afeta o Sudeste do país.

“Senti no meu coração. O culto teve até que terminar antes por causa do calor. Semana passada fiz um vídeo pedindo se alguém conhecia um colecionador. O valor dos aparelhos era R$ 42,5 mil, mandei o orçamento para ele, e ele mandou R$ 50 mil. Ele não quer a medalha, mas vou enviar para ele”, contou Bruno.

A venda foi divulgada no Memorabília do Esporte, um e-commerce especializado em itens colecionáveis do esporte. O site oferece uma variedade de produtos, como uma medalha comemorativa produzida pela Casa da Moeda do Brasil em celebração ao bicampeonato da Copa do Mundo em 1958 e 1962, disponível por R$ 31,8 mil.

Aos 39 anos, Bruno Xavier é um dos maiores atletas na história do futebol de areia. Ele foi premiado como o craque da Copa do Mundo de 2013 e eleito o melhor jogador do esporte em 2014.

Artilheiro da Seleção

Como o camisa 8, Bruno é o oitavo maior artilheiro da seleção brasileira, sendo o atleta em atividade com a mais alta posição nessa lista. Ele marcou um dos gols na final de 2024, onde o Brasil venceu a Itália por 6 a 4. Além disso, Bruno fez parte da equipe campeã em 2017.

“Fui um dos últimos atletas convocados, pude ajudar a seleção e jogar. Sei que foi Deus que me deu força para jogar uma Copa do Mundo aos 39 anos. Só retribui”, fala Bruno Xavier.

O capitão fez sua estreia pela seleção brasileira de beach soccer em 2008, após se destacar na liga italiana de futebol de areia.

No Brasil, Bruno Xavier passou por clubes como Vasco, Corinthians, Espírito Santo e Sampaio Corrêa. Além disso, teve experiências no exterior, competindo nas ligas de Portugal e Rússia, ambas referências mundiais no beach soccer.

Brasil teve queda de casamentos e aumento de divórcios em 2022, aponta IBGE

28 de Março de 2024, 11:07
Brasil teve queda de casamentos e aumento de divórcios em 2022, aponta IBGE

Cada vez menos brasileiros estão se casando, enquanto o número de divórcios continua a aumentar, segundo dados mais recentes da pesquisa "Estatísticas do Registro Civil 2022", divulgada nesta quarta-feira (27), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outro dado informado é que o período entre o início do relacionamento e o casamento está se prolongando, e as uniões têm uma duração cada vez menor ao longo do tempo.

Embora a pandemia tenha causado algumas flutuações nas estatísticas, a tendência geral foi confirmada pelos dados do órgão federal.

Desde 2015, observa-se uma tendência de queda no número total de registros de casamento. Entre 2019 e 2020, essa queda foi ainda mais acentuada devido à pandemia de Covid-19 e às medidas de distanciamento social implementadas para conter a propagação do vírus.

As precauções adotadas impossibilitaram a realização de cerimônias, levando muitos casais a adiarem a decisão de se unir, conforme apontam os pesquisadores do IBGE.

Entre 2020 e o ano seguinte, houve um aumento no número de casamentos, sugerindo que as cerimônias matrimoniais voltaram a acontecer devido às campanhas de vacinação em larga escala e à flexibilização das medidas sanitárias.

Apesar disso, o número de registros de casamentos não ultrapassou a média dos cinco anos anteriores à pandemia (2015 a 2019). Em 2022, foram registrados 970.041 casamentos.

Casar-se com mais de 40 anos

Ao longo dos últimos anos, as idades dos cônjuges nos casamentos entre pessoas de sexos distintos, independentemente do estado civil prévio, aumentaram. Esse aumento foi observado tanto para homens quanto para mulheres.

No ano de 2000, 6,3% das mulheres que se casaram tinham 40 anos ou mais. Já em 2022, esse número aumentou significativamente, com 24,1% dos registros de casamentos civis entre pessoas de sexos diferentes ocorrendo com mulheres nessa mesma faixa etária.

Da mesma forma, esse fenômeno também foi observado entre os homens. Houve um aumento significativo de cerca de 20 pontos percentuais na participação de registros de casamentos em que os homens tinham idades mais avançadas (40 anos ou mais), comparando os anos de 2000 (10,2%) e 2022 (30,4%).

Conforme apontam os pesquisadores do IBGE, a ampliação da idade ao se casar pode estar relacionada ao adiamento da decisão pelo casamento civil e ao aumento do número de segundos casamentos ou mais.

Divorciados ou viúvos

Comparando as últimas décadas, observa-se que a participação de registros de uniões em que ao menos um dos cônjuges era divorciado ou viúvo variou consideravelmente.

Em 2002, essa participação foi de 12,8%, em 2012 diminuiu para 1,4%, e em 2022 aumentou significativamente, alcançando 30,4% de todos os registros de casamentos civis entre pessoas de sexos diferentes.

Em 2022, considerando pelo menos um dos cônjuges como divorciado ou viúvo, as idades médias do homem e da mulher eram de 45 e 40,9 anos, respectivamente.

No mesmo ano, a pesquisa registrou 420.039 divórcios concedidos em 1ª instância ou realizados por escrituras extrajudiciais, representando um aumento de 8,6% em relação ao total contabilizado em 2021 (386.813).

Consequentemente, houve um acréscimo na taxa geral de divórcios: o número de divórcios para cada 1.000 pessoas com 20 anos ou mais de idade aumentou de 2,5‰ em 2021 para 2,8‰ em 2022.

O tempo médio de casamento também tem diminuído. Em 2010, era de cerca de 16 anos. Entretanto, em 2022, esse número caiu para 13,8 anos.

Guarda compartilhada

Observa-se um aumento significativo no percentual de divórcios judiciais entre casais com filhos menores de idade em que a sentença inclui a guarda compartilhada dos filhos.

A Lei do Divórcio (Lei nº 6.515, de 26.12.1977) já previa a guarda compartilhada de filhos menores de idade em casos de divórcio, porém, somente com a Lei nº 13.058, de 22.12.2014, essa modalidade passou a ser priorizada, mesmo na ausência de acordo entre os pais quanto à guarda dos filhos, desde que ambos estejam aptos a exercer o poder familiar. Em 2022, o percentual chegou a 38%.

Pastores ensinam a evitar o divórcio

Evitar o divórcio deve ser uma tarefa de cada cônjuge, tendo em vista as implicações que esse tipo de evento costuma produzir na esfera pessoal e familiar. Para isso, é preciso que haja um casamento forte, baseado em amor, respeito e compartilhamento de vida.

O pastor Greg Laurie deu dicas de como construir um casamento forte e evitar o divórcio durante uma pregação na Harvest Christian Fellowship, onde é o líder.

O pastor enfatizou que a prevenção de um divórcio começa conhecendo as ameaças ao relacionamento conjugal.

Segundo Greg, a grande ameaça ao casamento é o egoísmo: "Se você fosse resumir em uma palavra o que separa a maioria dos casamentos, seria esta: egoísmo”.

O pastor também citou outros componentes igualmente prejudiciais ao relacionamento conjugal, como a comunicação deficiente, adultério.

Sobre a comunicação ele diz: "Conflitos vão surgir. Então, você precisa, em primeiro lugar, aprender a ouvir.”

Sobre o adultério, Greg lembra que manter a fidelidade ao cônjuge é um dos dez mandamentos, e alerta que os casais cristãos precisam estar vigilantes porque a “tentação sexual” está “em toda parte” na cultura atual.

Para o pastor Valcelí Leite, teoterapeuta, que atua como teopsicoterapeuta com orientação a casais e famílias, abandonar o orgulho e a arrogância, ajuda a abrir espaço para o amor e a humildade, fundamentos essenciais para um casamento saudável e duradouro.

Colunista do Guiame, ele diz ainda que não se deve considerar o divórcio como uma opção. "Em vez disso, busquemos a orientação de Deus, o apoio da comunidade cristã e o compromisso mútuo de perseverar, crescer e fortalecer nosso casamento a cada dia. Com fé, amor e dedicação, podemos transformar nossos desafios em oportunidades de crescimento e fortalecimento do vínculo matrimonial, vivendo assim o propósito divino para nossas vidas conjugais."

Igreja se reúne em vigília por vítimas de ponte gigante destruída por cargueiro

27 de Março de 2024, 23:31
Por: Wil
Um grupo de cristãos resolveu se mobilizar em orações em favor das vítimas do terrível acidente ocorrido entre um navio cargueiro e uma ponte gigante dos Estados Unidos. A ocorrência foi na terça-feira (26/3) sobre o Rio Patapsco, na cidade de Baltimore, no estado de Maryland. Era início da madrugada quando um navio cargueiro repleto […]

Nicarágua substitui celebração de igrejas na Semana Santa por “procissões populares”

27 de Março de 2024, 21:17
Por: Wil
Ditaduras como a da Nicarágua, controlada por Daniel Ortega, aliado do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, costumam utilizar expressões que visam transmitir um “ar” de naturalidade ao regime, mesmo quando este proíbe celebrações históricas praticadas pelos cristãos, como é o caso da Semana Santa. De acordo com informações do portal The Christian Post, […]

Gangster aceita Jesus após ouvir testemunho de ex-criminoso em culto: ‘Ele me amou’

27 de Março de 2024, 19:55
Gangster aceita Jesus após ouvir testemunho de ex-criminoso em culto: ‘Ele me amou’

Até os seis anos de idade, Mondo De La Vega se lembra de ter vivido uma infância feliz com sua família em uma grande casa na América Central.

“Sempre tive primos com quem brincar, uma tia ou tio para me dar um abraço ou contar uma piada. Todas as noites, estávamos juntos para jantar”, contou Mondo, em entrevista à CBN News.

Seu pai, dono de uma plantação de café, era presente na vida do filho. “Ele era meu heroi, ele era tudo para mim”, disse Vega.

Até que, certa noite, a situação da família mudou completamente. Mondo viu seu pai agredir sua mãe Silvia com chutes.

Violência doméstica

“Ele pegou uma vassoura próxima e começou a bater nela repetidamente. Meu pai – meu heroi, o homem que eu idolatrava, cuja voz sempre foi uma fonte pacífica de conforto para mim – explodiu”, lembrou ele.

O menino ouviu uma frase de seu pai, que o machucou e o traumatizou. “Não os quero mais”, disse o homem, se referindo a ele e a sua irmã mais velha, Laura.

A violência no lar encheu o coração de Mondo de ódio e ele fez uma promessa. “Essas palavras me assombraram e torturaram durante anos, a ponto de eu dizer a mim mesmo: 'Quando eu crescer, se eu o ver novamente, vou matá-lo'”.

Temendo que o esposo lhe matasse, Silvia acabou fugindo de casa com os dois filhos. Mais tarde, a família se mudou para Los Angeles, nos Estados Unidos.

Ingressando no crime

No novo país, Mondo conheceu o mundo das gangues no condomínio onde morava e acabou ingressando no crime na adolescência, à procura de identidade e afirmação.

“Isso prometeu preencher os buracos em minha alma e, ao mesmo tempo, despejar gasolina nas brasas da raiva e do ódio que queimavam profundamente dentro de mim”, comentou ele.

Mesmo gostando da amizade e do senso de comunidade da gangue, o adolescente ainda lidava com seus traumas emocionais.

“Atrás da porta que mantivemos bem fechada, havia um menino quebrado lidando com emoções, lidando com problemas de abandono, lidando com a dor e se perguntando: 'Quem sou eu?’ Todos nós sabíamos que estávamos prejudicados”, confessou.

Após sete anos vivendo como gangster, Mondo começou a questionar seu estilo de vida. “O que costumava ser divertido não era mais divertido. A vida ficou estagnada. Nada parecia gratificante. Havia uma luta acontecendo dentro de mim”, lembrou.

Enquanto Mondo vivia no crime, sua irmã e mãe conheceram o Evangelho, aceitaram Jesus e passaram a orar pela conversão do jovem.

Até que certo dia, Laura pregou para o irmão, dizendo: “E se Deus for real? E se a oração funcionar? E se você tiver um destino diferente?”.

“As perguntas perfuraram minha alma, atrapalharam meu pensamento e entraram no meu DNA”, disse Mondo.

Amado por Deus

Então, ele aceitou ir à igreja com sua família. Lá, o jovem ouviu o testemunho de um ex-gangster transformado por Cristo e foi impactado.

“O que mais me impressionou foi quando ele falou sobre o amor que Jesus tinha por mim. Isso era algo que eu gostaria de ter compartilhado com meu pai, mas minha definição de amor foi muito corrompida pela maneira como ele tratou minha mãe, minha irmã e eu. Depois, é claro, foi ainda mais corrompido pelo que a rua me ensinou o que era o amor”, observou.

Durante o apelo, Mondo se rendeu a Jesus. “Fui ao altar e entreguei a minha vida ao Homem que me amou tanto que morreu por mim”, testemunhou.

O jovem abandonou a vida na gangue, foi discipulado e se formou em teologia e arte. O Senhor curou suas feridas emocionais e o ex-gângster perdoou o pai.

Após quase três décadas de sua conversão, Mondo continua testemunhando sobre o amor de Deus.

“Hoje em dia, quando encontro pessoas que sofrem, estão sozinhas, destroçadas e se sentem rejeitadas, entendo que preciso amá-las porque todos estamos lutando contra alguma coisa. Por causa do que passei, me lembro de nunca parar de amar as pessoas magoadas”, concluiu.

Pastor, esposa e filho são mortos por terroristas em ataque na Nigéria

27 de Março de 2024, 18:51
Pastor, esposa e filho são mortos por terroristas em ataque na Nigéria

Um pastor, sua esposa e seu filho foram mortos por terroristas, junto com outros cristãos, durante um ataque na Nigéria, neste mês.

De acordo com o Morning Star News, Abah Jacob e a família foram assassinados por radicais Fulani em uma rodovia no estado de Taraba, na cidade de Marabá, no dia 13 de março.

Ele, a esposa e o filho estavam fazendo uma visita pastoral no campo missionário de sua igreja na região. O pastor Abah liderava a Igreja Africana do Arquidiácono Kyado na Paróquia de Adi.

Um cristão local relatou que o pastor, sua esposa e filho “foram mortos a sangue frio. Outros cristãos que viajavam com eles foram mortos”.

Outras dezenas de crentes ficaram feridos no ataque islâmico e foram levados ao hospital.

Em uma entrevista coletiva no sábado (23), o reverendo Nathaniel Saawua informou que algumas das vítimas não tinham condições financeiras para pagar o atendimento médico.

“Até agora, uma pessoa morreu no hospital e algumas delas têm pouco ou nada para pagar as contas dos tratamentos que estão recebendo”, disse Saawua.

Os líderes cristãos locais pediram que que as autoridades investiguem o assassinato dos cristãos em Marabá.

Perseguição

A Nigéria ficou em 6º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2024 da Missão Portas Abertas dos lugares mais difíceis para ser cristão.

Os líderes cristãos na Nigéria acreditam que os ataques dos extremistas às comunidades cristãs no Cinturão Médio da Nigéria são inspirados pelo desejo de tomar à força as terras dos cristãos e impor o Islã.

Vídeo: mãe de santo faz ‘trabalho’ em cemitério e deixa cidadãos revoltados

27 de Março de 2024, 18:50
Por: Wil
Viralizou nas redes sociais um vídeo onde uma mãe de santo, identificada como Giulia de Oxum, aparece sendo confrontada por cidadãos durante a sua presença em um cemitério de Linha Anta, localizado no município de Içara, no Sul catarinense. De acordo com informações publicadas pelo Jornal Razão, a religiosa estaria fazendo um “trabalho” no local. […]

Lançamento da Mundo Cristão narra vida de Jesus em ordem cronológica

27 de Março de 2024, 18:48
Lançamento da Mundo Cristão narra vida de Jesus em ordem cronológica

A Editora Mundo Cristão lançou “Jesus, o livro”, que reúne os textos de Mateus, Marcos, Lucas e João para uma compreensão mais acessível e fundamentada da trajetória de Cristo.

O livro conta a história de Jesus em ordem cronológica e permite uma compreensão contínua dos eventos para os estudiosos que analisam os Evangelhos buscando entender a vida e os ensinamentos de Cristo. 

Episódios como o batismo no rio Jordão, os primeiros milagres até a morte na cruz e ressurreição, são apresentados em capítulos e relatos menores. 

Cada trecho é identificado com o Evangelho de origem correspondente para facilitar a leitura e o estudo em paralelo com a Bíblia. As páginas também acompanham ilustrações das passagens descritas, que enriquecem a absorção das Escrituras. 

“Jesus, o livro” pode ser adquirido na Amazon.

Essa visão cronológica dimensiona o impacto da mensagem cristã no contexto histórico-cultural. Além disso, o formato oferece uma visão mais clara sobre quem foi Jesus, considerado a principal figura histórica da humanidade na cultura ocidental. 

O livro é essencial para os cristãos que buscam assimilar mais profundamente a figura do Salvador.

A compilação também é uma fonte importante para aqueles que querem conhecer melhor Cristo enquanto personagem histórico ou tenham curiosidade sobre como era a vida nos primórdios da cristandade. 

 

Médicos evangelizam e distribuem Bíblias a presos na África: ‘A atmosfera mudou’

27 de Março de 2024, 18:30
Médicos evangelizam e distribuem Bíblias a presos na África: ‘A atmosfera mudou’

Médicos testemunharam o poder de Deus após um trabalho de evangelização em uma prisão na África.

Está prisão contém alguns dos criminosos mais perigosos da região. Cerca de 166 presos estão destinados à execução.

Apesar das circunstâncias, os missionários e sua equipe médica não se intimidaram e ficaram entusiasmados com a oportunidade não apenas de tratar os enfermos, mas também de apresentar o Evangelho.

“Eles também devem ouvir o Evangelho da vida de nosso Senhor Jesus Cristo”, disse o líder da equipe missionária à Christian Aid Mission.

“Temos consciência de que descemos ao coração do inferno porque podíamos sentir a presença do perigo e da morte reinando ao nosso redor. Mas Deus, em toda a Sua glória, está conosco para abençoar esta oportunidade especial de salvar almas perdidas”, acrescentou.

O missionário responsável por ministrar a mensagem afirmou que os presos haviam perdido a vontade de viver. 

Enquanto ele explicava o Evangelho aos homens no local, eles começaram a chorar:

“Pela primeira vez nas suas vidas, eles ouviram a voz de Deus”, disse o líder. 

E continuou: “Todos sabiam que estavam condenados à morte por causa dos seus pecados e que não havia salvação que pudesse vir dos homens, mas de Deus”.

‘Precisamos de Deus’

À medida que o pregador falava sobre o poder de Deus, a atmosfera começou a mudar.

“Foi a primeira vez que vivemos um momento assim carregado de emoções provocadas pelo poder de Deus”, contou o líder.

“A atmosfera fúnebre de repente se dissipou por conta própria. Foi extraordinário”, acrescentou.

Quando o cristão concluiu a sua mensagem, um detento disse: 

“Agora descobri o meu verdadeiro estado e tenho todas as respostas das perguntas que me faço há anos. Depois de ouvir esta palavra, agora sei para onde estou indo”.

E continuou: “Por favor, precisamos de oração porque todos nós precisamos que Deus nos salve”.

Após o apelo, os missionários distribuíram a Palavra de Deus. Porém, as 120 Bíblias que eles levaram não foram suficientes para atender à demanda. 

“Foi maravilhoso vivenciar um momento tão glorioso na presença do Senhor”, afirmou o líder.

Frutos

Após a ministração, os presos compareceram às consultas médicas. Nesse momento, os médicos tinham a missão de levar cada homem a Jesus.

Segundo a Christian Aid Mission, alguns presos aceitaram Jesus publicamente, outros optaram por tornar a sua decisão conhecida apenas pelo médico. 

“Temos a lista de todos aqueles que decidiram entregar a vida ao Senhor. Todos eles precisam de nossas orações”, relatou o cristão.

No dia seguinte, o líder conversou com o diretor da prisão e ficou maravilhado com a ação de Deus na evangelização. 

O diretor informou que muitos presos começaram a ler as Bíblias e alguns até formaram pequenos grupos para discutir o que ouviram no dia anterior.

“Todo o estabelecimento está num estado de grande alegria. Agradecemos ao Senhor Jesus que nos abençoou”, concluiu o líder. 

‘Empoderada’? Palestrante diz que mulher sábia busca ser cheia do Espírito

27 de Março de 2024, 18:04
“Sabe qual a diferença entre a mulher sábia e a tola? A sábia é cheia do Espírito, e ela se move não pelo que os olhos dela veem, ou pelo que o coração dela sente. Ela se move pelo conhecimento da Palavra”, disse.

Os pentecostais e sua mensagem sobre Jesus Cristo, a nossa esperança!

27 de Março de 2024, 17:50
Os pentecostais e sua mensagem sobre Jesus Cristo, a nossa esperança!

O fenômeno religioso que mais chama a atenção dos pesquisadores de ciências humanas são os pentecostais, conhecidos como "o povo que dá glória a Deus." Esse grupo está presente em vários setores da sociedade, principalmente nas comunidades carentes. Na ausência do Poder Público, os pentecostais atuam nesses locais levando a mensagem de esperança para os que não têm esperança. Mas, afinal, qual é a mensagem de esperança? Baseada no quadrilátero assembleiano, que também é o fundamento da Teologia Pentecostal Global, está a famosa expressão dos pioneiros das Assembleias de Deus: “Jesus Cristo salva, cura, batiza no Espírito Santo e breve voltará.” É uma mensagem cristocêntrica, comprometida com o Solus Christus (um dos axiomas da Reforma Protestante). Segundo Fontes (2019, p. 41), “a teologia pentecostal prega e defende que só existe uma verdade absoluta que salva, liberta e transforma o ser humano: Jesus Cristo.” Os pentecostais rejeitam o relativismo, que diminui a magnitude da verdade da fé cristã.

Os pentecostais, como legítimos evangélicos, creem que o Senhor Jesus é o Salvador do mundo (João 14:6). As Escrituras são bem claras ao dizerem que o sacrifício de Cristo na cruz é a maior expressão do amor de Deus para a humanidade (João 3:16). Creem também que a expiação de Cristo é para todos por "três razões: 1) todos pecaram (Romanos 3:23); 2) a realidade do pecado é universal; 3) Deus deseja que todos sejam salvos" (FONTES, 2020, p. 95).

Essa verdade bíblica, que os pentecostais carregam com muita seriedade, é muito presente nos locais marginalizados, onde as pessoas não são contempladas pelo poder público e pela classe alta da sociedade. Os pentecostais pregam e agregam essas pessoas porque são importantes para Deus, buscando uma mudança transformadora em suas vidas. O Evangelho de Cristo é capaz de transformar vidas, proporcionando aos salvos uma nova perspectiva, como está escrito em 2 Coríntios 5:17.

Essa nova realidade é o novo nascimento. Se antes vivia no crime ou vivia na dependência das drogas, agora com Cristo não precisa ter mais essa vida, pois passou a ser um seguidor de Jesus Cristo, e Ele é o suficiente em sua vida. Se antes era ausente na família, agora será um pai presente na criação dos filhos e um ótimo companheiro para sua esposa, pois em Cristo ele foi transformado e liberto, e mostrará com atitudes que é um "filho de Deus".

Se antes ele dependia do dinheiro sujo do crime, agora, sendo um seguidor do Senhor Jesus Cristo, arrumará um emprego e ganhará o seu dinheiro de maneira justa e honesta. A mulher que era "objeto de sexualidade" para essa localidade, agora em Cristo não precisará mais da vida imoral que vivia, pois em Jesus ela aprendeu ser "uma mulher digna de respeito." Sendo agora uma seguidora do Senhor Jesus Cristo, ela será ótima mãe e sempre amará o seu esposo, porque ela aprendeu nas Escrituras. São esses e entre outros exemplos que mostram os resultados do trabalho dos pentecostais presentes nas comunidades carentes.

Por essa razão, não há justificativa para associar os pentecostais à criminalidade ou a qualquer grupo que cause prejuízos à sociedade. Aliás, o termo "narcopentecostalismo" é utilizado para especificar o Complexo de Israel, que é formado pelas comunidades cariocas Parada de Lucas, Vigário Geral, Cidade Alta, Pica-Pau e Cinco Bocas. Os pesquisadores que abordam esse tema, em nenhum momento mostram os pentecostais envolvidos na criminalidade. No entanto, infelizmente, alguns setores da sociedade fazem essa associação desonesta e injusta com os pentecostais. Enquanto isso, os pentecostais seguem pregando o Evangelho, anunciando que Jesus Cristo continua a salvar vidas. O Dr. Robert Menzies afirma que os pentecostais levam "esperança para as pessoas que vivem em meio à desesperança e desespero" (MENZIES, 2016, p.105).

Referências bibliográficas:

FONTES, Ediudson.  A Soteriologia na relação entre o Arminianismo e Pentecostalismo.  São Paulo: Editora Reflexão, 2020.

_____, Ediudson. Reforma Protestante e Pentecostalismo – A conexão dos cinco solas e a Teologia Pentecostal.

MENZIES, Robert. Pentecoste – Essa história é a nossa história. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.

 

Ediudson Fontes é Pastor auxiliar da Assembleia de Deus – Ministério Cidade Santa no RJ. Teólogo. Pós-graduação em Ciência das Religiões. Mestrado em Teologia Sistemática. Professor de Teologia, autor das obras: “Panorama da Teologia Arminiana”, “Reforma Protestante e Pentecostalismo – A Conexão dos Cinco Solas e a Teologia Pentecostal” e “A Soteriologia na relação entre Arminianismo e Pentecostalismo”, todos publicados pela Editora Reflexão. Casado com Caroline Fontes e pai de Calebe Fontes.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

 

Leia o artigo anterior: A mulher de Provérbios 31:10-31

Rachel Novaes lança single em dueto com Fernandinho

27 de Março de 2024, 17:17
Rachel Novaes lança single em dueto com Fernandinho

Rachel Novaes lançou seu novo single “Mil Motivos” em dueto com Fernandinho, na terça-feira (26).

A música faz parte do novo projeto da cantora, gravado no Estados Unidos, no final de 2023. "Como sou grata a Deus por este tempo na Flórida, eternizamos o mover do Espírito Santo entre nós. As emoções sentidas e expressas em cada semblante, sorriso, nota e oração foram especiais e muito além de tudo que imaginei", celebrou Rachel.

Composto por sete faixas, entre canções inéditas e releituras de grandes clássicos, o repertório também inclui a participação de Thamires Garcia – intérprete do hit “Aquieta Minh'alma”, do Ministério Zoe.

Ainda na infância, Rachel passou por muitos momentos difíceis, como o trágico acidente de seu pai que veio a falecer com apenas 29 anos.

Já adulta, depois de casada, ela descobriu que teria dificuldades para engravidar, porém mesmo diante das inúmeras adversidades que apareceram em seu caminho, em depoimento recente, Rachel ressaltou a importância de escolhermos a gratidão como um estilo de vida: “Se olharmos para tudo que Deus nos deu, encontraremos mais de ‘Mil Motivos’ para sermos gratos”, diz a cantora.

Já Fernandinho, dono dos hits “Todas As Coisas”, “Único” e “Galileu”, aceitou o convite para interpretar a composição escrita por ela, Marcelo Novaes e Hananiel Eduardo.

“Tive a honra de gravar essa música linda e eu espero que, como o próprio nome diz, ela motive cada um a agradecer ao Senhor Jesus por tudo o que Ele tem feito", comentou o cantor.

A cidade de Jacksonville foi a escolhida para a gravação e o set remete a um típico celeiro americano, com elementos característicos da cultura local. Este é o segundo trabalho de Rachel Novaes com a Musile Records.

“Mil Motivos” teve a produção musical assinada por Hananiel Eduardo e Direção de Vídeo por Eliel Thomaz.

O lançamento já está disponível no canal do YouTube da Musile Records e nas principais plataformas de streaming.

Assista “Mil Motivos":

Menos da metade dos cristãos frequentam regularmente a igreja, revela pesquisa

27 de Março de 2024, 17:00

Três em cada dez pessoas nos Estados Unidos frequentam regularmente serviços religiosos, o que representa um declínio em comparação com as últimas duas décadas, de acordo com uma pesquisa da Gallup.

A Gallup informou que 21% dos americanos disseram que frequentam serviços religiosos semanalmente, enquanto 9% disseram que frequentam serviços religiosos quase todas as semanas.

Em contraste, 11% dos entrevistados relataram frequentar cerca de uma vez por mês, 25% relataram frequentar “raramente”, enquanto 31% disseram que “nunca” vão a serviços religiosos.

Isto representa um declínio em relação a uma década atrás, quando a Gallup descobriu que 38% dos americanos frequentavam semanalmente ou quase semanalmente, e em relação a duas décadas atrás, quando 42% dos americanos relataram frequentar semanalmente ou quase semanalmente.

Para a sua pesquisa, a Gallup baseou-se em dados agregados de pesquisas realizadas por telefone em 2021, 2022 e 2023, com amostras anteriores recolhidas de pesquisas realizadas em 2000-2003 e 2011-2013, respetivamente.

A Gallup descobriu que os mórmons eram os mais propensos a relatar que iam aos seus cultos regularmente, com 67% dizendo que compareciam semanalmente ou quase semanalmente. Os protestantes vêm em seguida com 44%, seguidos pelos muçulmanos (38%), católicos (33%), cristãos ortodoxos (26%), judeus (22%), budistas (14%) e hindus (13%).

O relatório também descobriu que os católicos experimentaram a queda mais acentuada na frequência em comparação com duas décadas atrás, passando de 45% de frequência regular em 2000-2003 para 33% em 2021-2023.

Ao longo dos últimos anos, muito se tem falado sobre o aumento da população sem filiação religiosa nos Estados Unidos, também conhecida como “nones”, especialmente entre as gerações mais jovens.

Em janeiro de 2023, por exemplo, o Survey on American Life (SAL), um projeto do American Enterprise Institute, divulgou um relatório que concluiu que a frequência à igreja ainda não tinha recuperado do que era antes dos confinamentos da COVID-19.

Embora o número de americanos que participaram nos cultos tenha aumentado de 13% no Verão de 2020 para 27% na Primavera de 2022, este número ainda estava abaixo dos níveis pré-pandemia.

Além disso, de acordo com o SAL, 33% dos americanos relataram em 2022 que nunca frequentavam serviços religiosos, um aumento em relação aos 25% que diziam o mesmo antes da pandemia.

As maiores quedas na frequência foram observadas entre adultos com menos de 50 anos, católicos hispânicos, protestantes negros e protestantes brancos da linha principal, de acordo com o estudo de 2023.

Em dezembro de 2022, contudo, a Gallup divulgou uma análise indicando que o crescimento de americanos não afiliados religiosamente abrandando, tendo efetivamente “estabilizado” desde 2017.

Folha Gospel com informações de The Christian Post

The post Menos da metade dos cristãos frequentam regularmente a igreja, revela pesquisa first appeared on Folha Gospel.

Desvendando os princípios teoterapêuticos rumo ao autoconhecimento e à vitória espiritual

27 de Março de 2024, 16:17
Desvendando os princípios teoterapêuticos rumo ao autoconhecimento e à vitória espiritual

Num mundo complexo e cheio de desafios, é essencial compreender as dinâmicas espirituais que permeiam nossa existência. A Bíblia nos apresenta narrativas poderosas que ilustram as batalhas travadas entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas.

Quero novamente falar de Gênesis, onde no capitulo 3 encontramos o relato da tentação de Eva no jardim do Éden, uma história que ressoa com lições profundas sobre a natureza humana e a estratégia do adversário. Essa é uma continuação de meu artigo anterior complementando a ideia proposta.

O diabo, descrito como o mais astuto dos animais selvagens, personifica a astúcia e a sedução que podem nos levar ao desvio do caminho da verdade e da retidão. Sua abordagem sutil e manipuladora, exemplificada na interação com Eva, revela os sete passos de sua ação contra a humanidade, os quais merecem ser compreendidos e resistidos, logicamente não quero esgotar os argumentos, faze-los como únicos.

O primeiro passo é sutil: a serpente lembra o fruto proibido, semear a dúvida é o seu objetivo primordial.

Veja que através da manipulação da verdade, ele induz a desconfiança na Palavra de Deus e na sua promessa de vida e liberdade. A mulher, por sua vez, replica, mas o debate com o caluniador é inevitável. Ela precisa reafirmar a verdade e resistir à tentação de distorcê-la.

No segundo passo, vemos a mulher omitindo parte da Palavra de Deus, uma estratégia que a deixa vulnerável à manipulação do adversário. A serpente aproveita-se dessa brecha para acusar o Criador de egoísmo e inveja, distorcendo a imagem do Pai celestial diante da sua criação.

Precisamos estar muito bem pautados na verdade da Palavra de Deus e não tirar nossos olhos dela.

A terceira etapa revela a crença nas mentiras do tentador. Ao desviar o olhar da verdade, a mulher cai na armadilha da falsidade e da ilusão.

Sendo este é um alerta para nós, seres humanos, limitados e frágeis, sobre a importância de discernir entre o que é verdadeiro e o que é falso, entre o que é luz e o que é trevas.

A quarta fase é marcada pela acusação direta contra Deus e a oferta de uma falsa promessa de conhecimento. A serpente lança a semente da arrogância e da desobediência, levando a humanidade à ilusão de que pode ser como Deus, conhecedora do bem e do mal.

Quantas vezes vemos pessoas ao nosso redor fazendo isso? Seriam esses enviados para tentar nos desmantelar?

O quinto passo revela a vulnerabilidade da mulher à sedução do pecado. Ao acreditar nas mentiras do adversário, ela cede à tentação e desobedece à ordem divina.

Momento de fraqueza e queda ressalta a importância da vigilância espiritual e da resistência firme contra as artimanhas do maligno.

No sexto estágio, a transgressão se consuma. A mulher, seduzida e enganada, parte para a ação e, ao provar do fruto proibido, desencadeia uma série de eventos que mudaria o curso da história humana para sempre. O pecado entra no mundo através da desobediência e da rebelião contra Deus.

Por causa de um só, trazemos todos os traumas de gerações.

Por fim, no sétimo passo, a mulher torna-se a tentadora. Ela compartilha o fruto proibido com seu marido, arrastando-o para a mesma queda que ela experimentou.

Este momento é um lembrete da influência que exercemos sobre aqueles ao nosso redor e da responsabilidade que temos em conduzi-los para a verdade e a retidão.

A Teoterapia nos oferece um caminho de esperança e restauração. Ela nos ensina que, através do poder da fé e da comunhão com Deus, podemos vencer os ataques mentais e espirituais que enfrentamos. Ao nos aprofundarmos na Palavra de Deus e na compreensão dos seus princípios, somos capacitados a resistir às artimanhas do inimigo e a viver uma vida de vitória e plenitude.

Neste mundo de desafios e provações, lembremo-nos sempre das palavras do apóstolo Paulo em Romanos 5:12: "Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram." Mas também nos alegremos na promessa de Romanos 5:15: "Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre muitos."

Que possamos, portanto, permanecer firmes na fé, conscientes das armadilhas do inimigo, mas confiantes na vitória que temos em Cristo Jesus. Que possamos ser luzes neste mundo de trevas, testemunhas do amor e da verdade de Deus, e instrumentos de transformação e esperança para aqueles que nos cercam.

**Texto baseado em um dos capítulos do livro Sobre Elas, de minha autoria.

Néia Leite (@PastoraNeiaLeite) é pastora, atuou como esteticista e professora de ginástica localizada. Seu chamado para o aconselhamento e cura interior de mulheres tornou-se uma referência. Além de sua formação acadêmica em Ciências Contábeis, Educação Física e pós-graduação em Teopsicoterapia, está concluindo MBA em Teoterapia e Competência Emocional. Autora dos livros "Vencendo o Mal com a Palavra de Deus" e "Sobre Elas", e idealizadora do Planner Teoterapêutico. Atualmente, trabalha profissionalmente no atendimento individual teoterapêutico e lidera quatro grupos de Teoterapia para mulheres. Casada com o Pastor Valcelí Leite, é mãe de Vitória e Melina, e recentemente se tornou avó de Isaque.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

 

Leia o artigo anterior: Iluminando o caminho da presença divina

Professora denuncia desenho voltado para alunos que faz apologia à agenda LGBT+

27 de Março de 2024, 15:45
Por: Wil
A doutrinação ideológica nas salas de aula é uma realidade que tem causado preocupação em muitas famílias, mas também entre os bons profissionais da educação. A professora cristã Verônica Rodrigues, por exemplo, voltou a fazer uma grave denúncia sobre a existência de uma material voltado para alunos que faz apologia à agenda LGBT+. A denúncia […]
Antes de ontemGospel

Feiticeiro se rende a Cristo após ter visão de demônios sendo derrotados

27 de Março de 2024, 15:28
Feiticeiro se rende a Cristo após ter visão de demônios sendo derrotados

Enquanto evangelizavam em uma comunidade no Paquistão, missionários da “Unknown Nations” encontraram um feiticeiro que, apesar de tentar prejudicar os cristãos no local, se rendeu a Cristo.

“Essas favelas são lugares onde as pessoas vivem em meio ao lixo. Estes são grupos que, em sua maioria, nunca ouviram o Evangelho e são controlados por feiticeiros”, afirmou Greg Kelley, da Unknown Nations ao Mission Network News.

O tráfico e o sacrifício humano também fazem parte da realidade do país: “Quando a Bíblia diz que a nossa batalha não é contra a carne e sangue, mas contra os principados, isso é uma afirmação literal das Escrituras, e isso é uma atividade ativa no Paquistão”, informou Greg. 

Conforme os cristão avançavam na evangelização local, o feiticeiro convocou dois demônios para prejudicá-los. No entanto, as coisas não saíram como ele esperava. 

Tempo depois, após ter uma experiência com Deus, ele testemunhou para os missionários: “Eu os vi queimar”.

O homem perguntou o que os crentes haviam feito para que isso acontecesse, e eles disseram: 

“Senhor, não fizemos nada. Mas a razão pela qual esses demônios foram queimados é por causa de Jesus e do poder de Deus”. 

“Então, compartilhamos o Evangelho com ele, e esse cara entregou sua vida a Jesus”, relembrou Greg. 

Libertação

Depois de se entregar a Cristo, o feiticeiro abandonou a bruxaria e começou a aprender a Palavra de Deus. Ele foi discipulado por líderes cristãos locais parceiros da missão Unknown Nations, que estão na região para colher mais frutos como este.

A conversão do feiticeiro irritou as pessoas que ele liderava enquanto realizava rituais demoníacos. Segundo a missão, esses moradores passaram a persegui-lo por sua fé. 

“Ele está em perigo. Quero dizer, esses lugares são muito obscuros. Em qualquer lugar onde há sacrifícios humanos, o desrespeito pela vida humana é inimaginável”, explicou Greg.

O cristão pediu orações pelo novo convertido e destacou que intercede para que “as armadilhas de sua antiga vida não tenham nenhum poder sobre ele”.

“Ore para que ele continue mantendo seu coração aberto ao Senhor. Para que ele tenha a coragem de se afastar desses relacionamentos antigos e ruins e entrar em seus novos e saudáveis ​​relacionamentos”, concluiu Greg.

 

Pesquisa: Mais da metade dos americanos raramente vão à igreja

27 de Março de 2024, 15:28
Pesquisa: Mais da metade dos americanos raramente vão à igreja

Uma nova pesquisa da Gallup, divulgada na segunda-feira (25), mostrou que a maioria dos americanos raramente ou nunca vão à igreja ou a outros locais de culto.

Mais da metade dos americanos (56%) afirmaram que raramente ou nunca participam das celebrações de sua fé.

O número dos que não vão à igreja é maior que a taxa daqueles que frequentam cultos semanalmente ou mensalmente (30%).

O estudo entrevistou fieis de diferentes religiões sobre a frequência aos serviços religiosos, nos Estados Unidos.

Entre os americanos que não seguem nenhuma religião, 95% respondeu que raramente ou nunca frequentam a igreja.

Mais da metade dos judeus, budistas, hindus e cristãos ortodoxos disseram o mesmo, que raramente comparecem.

No grupo dos religiosos mais ativos, os santos dos últimos dias (67%) são os que mais vão à igreja semanalmente, seguidos pelos protestantes (44%), muçulmanos (38%) e católicos (33%).

De acordo com os dados do estudo, a porcentagem de americanos que nunca frequentam a igreja mais do que duplicou desde o início da década de 1990. Já o número daqueles que raramente frequentam se manteve o mesmo.

Uma pesquisa da Gallup, feita em 1992, apontou que a taxa das pessoas que frequentavam o local de culto semanalmente (34%) era maior do que a do grupo que nunca frequentava (14%). 

Razões para o declínio da frequência

O editor sênior da Gallup, Jeffrey Jones, explicou os fatores que explicam a queda no número de frequentadores.

Ele citou a mudança de comportamento das novas gerações, em que os mais jovens estão menos propensos a se identificar com alguma religião ou terem sido criados em alguma fé.

“Se você foi criado em uma religião e se afastou, você pode voltar a ela. Os mais jovens, muitas vezes, não foram criados em nenhuma religião. Então eles não têm nada para voltar”, observou Jeffrey.

O declínio da fé também é percebida nas demais gerações, com os americanos se identificando como cristãos cada vez menos, levando a uma menor frequência nas igrejas.

Outro fator que contribuiu para o declínio da participação nos cultos, segundo Jeffrey, é a perda de fé nas instituições religiosas por parte dos americanos.

Pastor diz que Teologia da Substituição é heresia: ‘Israel aponta para o fim dos tempos’

27 de Março de 2024, 14:01
Pastor diz que Teologia da Substituição é heresia: ‘Israel aponta para o fim dos tempos’

Conforme o pastor Jack Hibbs, da igreja “Calvary Chapel Chino Hills”, na Califórnia (EUA), a Teologia da Substituição é uma heresia e Israel, na verdade, continua sendo um “pré-requisito” para o fim dos tempos.

A Teologia da Substituição, conforme explica o colunista do Guiame, Getúlio Cidade, afirma que o povo de Israel foi rejeitado por Deus ao não receber Jesus como Messias e tê-lo assassinado. 

“Tal rejeição teria anulado a aliança mosaica feita no Sinai e, logo, Israel teria deixado de ser o povo eleito, tendo sido substituído pela Igreja cristã com quem Deus fizera uma nova aliança, a partir do sacrifício de Cristo. Essa doutrina antijudaica alega que todas as promessas feitas a Israel desde a aliança abraâmica teriam sido transferidas para a Igreja”, explicou. 

Durante uma das pregações do pastor Hibbs, na série intitulada “Epicentro de Israel”, ele destaca o moderno Estado através das lentes da profecia bíblica.

Falsa doutrina

“Existem pastores e professores bíblicos dizendo que Israel não importa mais [para Deus] porque eles não acreditam em Jesus e que isso é a prova de que estão perdidos para sempre”, disse Hibbs.

“Amigos, isso é uma doutrina falsa. Qualquer ministério, qualquer pastor, qualquer grupo que diga que 'Israel como nação ou o povo judeu não importa', isso é uma doutrina herética, pura e simples. E você precisa ficar longe disso”, alertou.

Hibbs apontou para Jeremias 31, onde Deus promete “fazer uma nova aliança com o povo de Israel e com o povo de Judá”, onde Ele seria o Deus deles, e eles seriam o seu povo.

O pastor ressalta que Deus cumpre suas promessas e que se move, mesmo que lentamente aos nossos olhos, mas sempre com muita eficácia.

‘Cristo está voltando para Israel’

Hibbs continuou dizendo que “ninguém escapa da questão de Israel” e que ela permanecerá relevante para o plano de Deus porque a condição de Estado de Israel é um pré-requisito para a Segunda Vinda de Jesus.

“Em outras palavras, a Bíblia diz que Cristo está voltando para Israel. Logo, se você não acredita em Deus, então destrua a nação de Israel. Só assim você pode provar que a Bíblia está errada”, continuou.

“Se não existe Israel, então a Bíblia está errada. É bem simples. E se você acredita na Bíblia, mas não quer ter nada a ver com Israel, se você destruir Israel, então o Messias não poderá voltar para Israel”, acrescentou. 

Ideais antissemitas do Hamas

Segundo o pastor Hibbs, Jesus voltará a Jerusalém e “Israel não é motivo de riso”, e sua importância será cada vez mais evidente. 

“Israel é fundamental para a compreensão do fim dos tempos. O Deus da Bíblia prometeu que os judeus exilados voltariam para casa e que as cidades seriam habitadas e as ruínas reconstruídas”, destacou. 

“O mundo não é, mas Deus é por Israel e Ele vai cumprir Suas promessas. O mundo fará de tudo para impedir isso”, disse Hibbs ao acrescentar que Israel vai ganhar e o mundo vai perder.

Em outra pregação, o pastor explicou que o grupo terrorista Hamas está transformando os palestinos em “instrumentos de guerra” contra Israel devido aos ideais antissemitas.

“O Hamas é responsável pelo que está acontecendo em Israel neste momento. Você precisa se lembrar disso em tudo o que está acontecendo. Que Deus traga salvação, esperança e paz ao povo palestino que não quer nada com esta atividade terrorista. Tragicamente, eles estão sendo usados ​​como peões e instrumentos de guerra”, concluiu. 

Cristãos fazem vigília de oração pelas vítimas do desabamento de ponte nos EUA

27 de Março de 2024, 13:32
Cristãos fazem vigília de oração pelas vítimas do desabamento de ponte nos EUA

Após a queda da ponte Francis Scott Key que foi atingida por um navio cargueiro na última terça-feira (26) em Baltimore, no estado de Maryland, Estados Unidos, cristãos se reuniram para orar pelas vítimas do incidente.

Líderes e membros da Igreja Mount Olive, em Turner Station, organizaram uma vigília de oração.

“Uma coisa que sei sobre nós em Baltimore, seja na cidade de Baltimore ou no condado de Baltimore, sempre que há uma tragédia, nos reunimos”, declarou o prefeito de Baltimore, Brandon Scott.

A Turner Station está localizada próximo a histórica ponte Francis Scott Key, que permaneceu por 47 anos na região.

“É de partir o coração. É catastrófico e algo que pensávamos que nunca aconteceria em nossa vida”, disse Gloria Nelson, da Turner Station Conservation Teams.

Pouco tempo depois da tragédia, os cristãos da igreja organizaram uma vigília de oração para homenagear os trabalhadores da construção civil que estavam no local quando a ponte desabou.

“Como comunidade de fé, queríamos nos unir para apoiar não apenas as vítimas deste desastre, mas também a comunidade em geral, apenas para garantir que, no final do dia, eles estivessem cobertos de oração”, afirmou o pastor Rashard Singletary.

A vigília também homenageou os socorristas que trabalharam na busca pelos operários da construção.

“Oração pelos incríveis socorristas que, sem hesitação, entraram em ação”, contou o executivo do condado de Baltimore, Johnny Olszewski. 

E continuou: “Nossos bombeiros, nossos departamentos de polícia, nossa guarda costeira. Obrigado aos socorristas por serem servos de Deus”.

Veja o momento em que uma ponte em Baltimore (EUA) desaba. Ela foi atingida por um navio cargueiro pic.twitter.com/4D9zMk3qZ5

— BBC News Brasil (@bbcbrasil) March 26, 2024

Relembre o caso

Segundo a BBC News, muitos veículos atravessavam a Ponte Francis Scott Key, com aproximadamente 3 km de extensão, quando ela desabou. 

Cerca de seis pessoas — que trabalhavam na  construção civil — desapareceram e já são consideradas mortas pela Guarda Costeira dos EUA. 

Ao longo do dia, foram realizadas buscas por meio de barcos e helicópteros. No entanto, no início da noite, a Guarda Costeira americana cancelou a operação de busca e informou que os indícios apontam que não há sobreviventes.

O contra-almirante Shannon Gilreath, da Guarda Costeira americana, explicou que os desaparecidos são considerados mortos devido ao tempo de desaparecimento e da alta temperatura da água, já que a principal suspeita é de que eles caíram no rio após a colisão do navio

O portal “The Baltimore Banner” relatou que os homens supostamente mortos são de El Salvador, Guatemala, Honduras e México, e atualmente vivem em Dundalk e Highlandtown. Eles têm entre 30 e 40 anos, esposas e filhos. 

De acordo com as autoridades, o desabamento da ponte foi declarado como um incidente com vítimas em massa e não descartaram a possibilidade de haver mais vítimas.

O prefeito de Baltimore, Brandon Scott, descreveu o incidente como uma "tragédia impensável", e informou que o foco agora deve estar na "preservação da vida".

O governador de Maryland, Wes Moore, declarou estado de emergência no Estado.

Desdobramento

De acordo com a BBC News, o navio "Dali", com bandeira de Cingapura, tem 300 metros de comprimento e estava a caminho de Colombo, no Sri Lanka.

A companhia de navegação responsável pelo navio, Synergy Marine Group, informou que a causa do incidente ainda não foi determinada. 

Não há indicação de que a colisão tenha sido intencional ou que esteja relacionada a algum ato de terrorismo. Porém, de acordo com as autoridades, ainda é muito cedo para determinar a causa.

Todos os 22 tripulantes do navio, incluindo os dois pilotos que estavam a bordo, foram localizados e não há relatos de feridos entre eles.

Primo Rico diz que pessoas se converteram ao contar histórias da Bíblia em seu canal

27 de Março de 2024, 13:31
Por: Wil
O influenciador e empreendedor conhecido como “Primo Rico”, apelido que tornou Thiago Nigro conhecido nas redes por ensinar como fazer investimentos financeiros, agora dedica parte da sua vida para transmitir a outras pessoas o que vem aprendendo em sua jornada de fé cristã. Convertido, ele disse que chegou a pensar em abandonar sua vida profissional […]

Repressão da fé cristã: Nicarágua volta a proibir procissões da Semana Santa

27 de Março de 2024, 13:24
Repressão da fé cristã: Nicarágua volta a proibir procissões da Semana Santa

O governo comunista de Daniel Ortega proibiu a Igreja Católica de realizar procissões da Semana Santa pelo segundo ano consecutivo, na Nicarágua.

É tradição os cristãos católicos se reunirem para celebrar nas ruas de todo o país, antes da Páscoa. Mas, o governo limitou as comemorações apenas dentro das igrejas.

Em entrevista à TV estatal em fevereiro, a vice-presidente Rosario Murillo, esposa do ditador Ortega, anunciou que o Instituto de Turismo promoveria “procissões populares” para pregar a ideologia comunista durante a Semana Santa, substituindo as procissões religiosas.

A ativista Martha Patricia Molina criticou a repressão da fé cristã pelo governo. “[Uma] ditadura criminosa que nem mesmo durante a Quaresma cessa o seu ódio contra a Igreja Católica”, denunciou ela, em entrevista à Gaceta de la Iberosfera.

Molina, outro ativista de direitos humanos que fugiu para os Estados Unidos, destacou os riscos que os cristãos enfrentam na Nicarágua.

“Se é perigoso rezar o terço na rua, é excessivamente perigoso denunciar ataques. Muitos padres acreditam que se fizerem denúncias haverá mais represálias contra as comunidades. Nós, como leigos, gostaríamos que eles falassem, mas as únicas alternativas são o cemitério, a prisão ou o exílio”, afirmou.

Em setembro de 2022, a polícia nicaraguense também proibiu os evangélicos de celebrar o Dia da Bíblia nas ruas.

Aumento da perseguição na Nicarágua

Desde 2018, o regime autoritário de Daniel Ortega tem reprimido o cristianismo no país latinoamericano, expulsando ou prendendo líderes cristãos, e fechando ONGs e missões ligadas a igrejas católicas e evangélicas.

Segundo a Missão Portas Abertas, os cristãos que se posicionam contra injustiça e violações dos direitos humanos cometidas pelo governo, se tornam inimigos do Estado e passam a sofrer intimidação, assédio, monitoramento, prisões e ataques.

Os seguidores de Jesus enfrentam perseguição do governo, partidos políticos e grupos paramilitares. Além disso, sofrem pressão ideológica.

Em 2023, o governo fechou, confiscou e destruiu 347 edifícios cristãos e prendeu 38 crentes, conforme a Portas Abertas.

Atualmente, a Nicarágua mantém 100 pastores presos, de acordo com o missionário do  ministério Mountain Gateway, John Britton Hancock.

A hostilidade manifesta do governo em relação aos cristãos resultou em um salto da Nicarágua da 50ª posição no ano anterior para o 30º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2023 da Portas Abertas.

❌