Oikos News

🔒
❌ Sobre o FreshRSS
Há novos artigos disponíveis, clique para atualizar a página.
☐ ☆ ✇ news.com.au — Australia’s leading news site | Finance

9yo boy lands $5m deal at Woolies, Coles

The idea from a then nine-year-old to get some pocket money has exploded into a multimillion dollar business with his products now stocked in major grocery chains.
☐ ☆ ✇ news.com.au — Australia’s leading news site | Finance

Popular product pulled from shelves

One of Australia’s favourite chips has been pulled from the shelves in two states over contamination concerns.
☐ ☆ ✇ news.com.au — Australia’s leading news site | Finance

What happened to Melissa Caddick?

The disapearance of fraudster Melissa Caddick has captured the imagination of the nation. But what really happened to the missing woman?
☐ ☆ ✇ news.com.au — Australia’s leading news site | Finance

Bizarre push for Australia’s $5 note change

Two Australians are calling for the country’s lowest value note to feature an Aussie icon as debate ignites over who could replace the late Queen.
☐ ☆ ✇ news.com.au — Australia’s leading news site | Finance

‘Years to recover’: What’s next for Optus

Optus is staring down the barrel of an eye-watering bill and years of damage after a major cyber attack. One thing will determine if the telco makes it through the storm.
☐ ☆ ✇ news.com.au — Australia’s leading news site | Finance

‘Foolish’: Locals rally around 12yo business owner

A 12-year-old boy who has had his snack stall shut down by the local council has been hit with a wave of support from high places.
☐ ☆ ✇ news.com.au — Australia’s leading news site | Finance

Aussie coin worth more than $44k

A rare Australian coin will go to auction today, with the price already sitting above $44,000.
☐ ☆ ✇ InvestNews

Eleições e cenário externo: Em quais ações investir em outubro?

Por: Erica Martin

O mês de outubro promete ser movimentado, além das eleições, o mercado segue atento ao cenário global, com risco de recessão e elevação de taxas de juros por países como os Estados Unidos.

Mas em quais ações investir no mês? Será que as eleições deste domingo (02) mudam o cenário esperado para os ativos?

No programa deste domingo, os analistas José Falcão e Murilo Breder, da NuInvest, mencionam pontos de atenção para o investidor neste momento.

Eles comentam também sobre as ações recomendadas pela corretora em outubro, com as saídas da mineradora de ouro Aura Minerals (AURA33) e da fabricante de ferroligas Ferbasa (FESA4) da lista de indicações de small caps. Em compensação, o papel da varejista de joias Vivara (VIVA3) passou a compor a lista de recomendações para outubro.

A dupla explica ainda que a partir deste mês, a corretora irá apresentar as ações recomendadas em um ranking, sem divisão por peso. Os analistas orientam aos investidores que os ativos escolhidos tenham percentuais iguais, de no máximo 12,5% cada. 

Para o mês de outubro, a ação da empresa de energia Alupar (ALUP3) ocupa a primeira posição do ranking de dividendos, enquanto a Vivara lidera as indicações de small caps.

☐ ☆ ✇ InvestNews

Como consultar a zona eleitoral? Tire essa e outras dúvidas das eleições 2022

Por: Sidney Goncalves

Nas eleições 2022, os eleitores vão às urnas escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. O primeiro turno será neste domingo (2) e o segundo, se houver, no dia 30 do mesmo mês. Mais de 150 milhões de eleitores já podem verificar o local de votação. 

Há várias formas de consulta. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que o cidadão use o aplicativo e-Título (que pode ser baixado gratuitamente pelo Google Play ou pela Apple Store) para localizar a zona eleitoral e sanar dúvidas, além de acessar informações cadastradas na Justiça Eleitoral. Para efetuar o cadastro, o usuário deve informar o nome completo, data de nascimento, número do CPF ou do título de eleitor e nome dos pais.

A Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores baixem o “aplicativo antecipadamente para evitar eventuais filas virtuais nos dias que antecedem a data da votação e que podem comprometer a qualidade da conexão em virtude da grande quantidade de acessos simultâneos”.

Os cidadãos podem consultar a zona eleitoral pelo Tira-Dúvidas Eleitoral via WhatsApp, no número (61) 9637-1078. O sistema pelo aplicativo de mensagens é automatizado pelo TSE com as principais dúvidas sobre o dia da eleição. Entre elas: local de votação, cargos em disputa, data e hora de votação, como justificar a ausência na votação entre outros.

Aplicativo e-Título (Foto: Divulgação/TSE)

Além do e-Título e do WhatsApp, o eleitor pode usar os sites oficiais do TSE e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado (veja os contatos de cada um). Nessas páginas, o cidadão pode buscar o local de votação pelo nome do eleitor ou pelo número do título eleitoral. O eleitor também pode sanar dúvidas pelo telefone 148.

Em São Paulo, por exemplo, a Justiça Eleitoral remanejou os locais de votação de cerca de 50 mil eleitores da região de Rio Pequeno (374ª zona eleitoral), na zona oeste da capital paulista, e de cerca de 25 mil de Campo Limpo (328ª zona eleitoral), na zona sul da cidade. Confira aqui as mudanças

Na eleição deste ano houve uma mudança no horário de votação. A Justiça Eleitoral determinou que todos os estados devem seguir o horário de Brasília (das 8h às 17h), independentemente do fuso. A regra não se aplica ao voto no exterior. Com a aprovação da norma pelo TSE, Amazonas, Rondônia, Roraima, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e parte do Pará votam das 7h às 16h no horário local; Acre, das 6h às 15h no horário local e Fernando de Noronha, das 9h às 18h no horário local.

Quem não votou nas eleições municipais de 2020 e não apresentou justificativa ou não pagou a multa à Justiça Eleitoral pode votar nas eleições deste ano. Contudo, o eleitor com débitos pendentes com a Justiça Eleitoral anterior a 2020 e que não tenha regularizado sua situação eleitoral no prazo não poderá votar neste ano. 

Em 2021, o TSE suspendeu as sanções em decorrência da pandemia de covid-19 após recorde de abstenção no primeiro turno: 23,14% (2020) ante 17,58% (2016) e 16,41% (2012). No segundo turno, 29,5% dos eleitores habilitados optaram por não comparecer às urnas.

O cientista político e professor da Universidade de São Paulo (USP) José Álvaro Moisés afirma que a taxa de abstinência tem crescido nas últimas décadas, mas que esse número afeta pouco os resultados gerais das eleições. “O voto é a expressão da soberania dos eleitores, das pessoas comuns, e é o principal instrumento para que elas influenciem os rumos da política que tanto afeta as suas vidas. É um direito fundamental, sem o qual não existe democracia.”

Como consultar o local de votação do voto em trânsito?

O voto em trânsito é um serviço oferecido pela Justiça Eleitoral que permite ao cidadão votar fora do domicílio eleitoral nas capitais e nos municípios com mais de 100 mil eleitores. O prazo para habilitar o serviço terminou em 18 de agosto. 

O TSE recebeu 332.548 requerimentos para voto em trânsito no primeiro turno das eleições deste ano – um aumento de 278% em relação às eleições de 2018. Para um eventual segundo turno, 314.804 pessoas realizaram o pedido – um acréscimo de 277% ante o mesmo período. 

Para saber o local de onde votar em trânsito, o eleitor deve acessar o site do TSE, clicar em “Eleições 2022” e, na sequência, em “Consulta aos Locais de Votação para o Voto Trânsito – Pessoas Ausentes do seu Domicílio Eleitoral) e em “Acessar a Consulta”

O TSE reforça que quem estiver dentro do estado do domicílio, mas fora da cidade de onde mora, pode votar para todos os cinco cargos em disputa. Se o eleitor estiver fora do seu estado de origem, ele só poderá votar para presidente.

Quem está no exterior não pode votar em trânsito. A exceção é se o cidadão estiver em território nacional. Neste caso, ele poderá votar apenas para o chefe do Executivo nacional.

Quais documentos devo levar no dia da votação?

A apresentação do título eleitoral no dia do pleito não é obrigatória. O TSE afirma que o eleitor pode votar apenas com um documento de identificação oficial com foto. Entre os documentos aceitos estão: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Posso ser impedido de votar por não ter feito a biometria?

Não. O TSE afirma que o cadastro biométrico (coleta de digitais) dos eleitores está suspenso desde 2020 em todo o Brasil em decorrência da pandemia de covid-19. Todas as pessoas que estiverem com o título regular poderão votar normalmente, mesmo que não tenham biometria coletada pela Justiça Eleitoral. 

“Nenhuma eleitora ou eleitor que não realizou o cadastramento será proibido de votar. A ausência da biometria não impede, por si só, o exercício do voto”, diz o TSE. O órgão afirma ainda que eleitores que realizaram a biometria poderão usar as digitais para identificação no dia da eleição, além de utilizar o aplicativo e-Título.

Qual a ordem de votação?

De acordo com o TSE, o primeiro cargo a ser preenchido na urna é o de deputado federal (com quatro dígitos), seguido por candidato a deputado estadual ou distrital (com cinco dígitos), senador (com três dígitos), governador (dois dígitos) e, por último, presidente da República (com dois dígitos).

☐ ☆ ✇ InvestNews

CDI ou poupança: quanto rende R$ 1 mil em 1 mês, 1 ano e 5 anos

Por: Sidney Goncalves

Considerada um investimento seguro, a poupança ou caderneta de poupança é a aplicação financeira mais usada por brasileiros há mais de 160 anos. Mas, mesmo isenta de impostos e taxas administrativas, ela não tem uma das rentabilidades mais atrativas do mercado. Nesse cenário, especialistas ouvidos pelo InvestNews afirmam que uma opção mais vantajosa é aplicar em ativos cujo indexador seja atrelado ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI). 

O rendimento real acumulado pela aplicação na poupança registra desempenho anual negativo desde 2020, um mês depois de a Selic atingir o nível mais baixo da história, em agosto de 2020 (2% ao ano), e com a escalada da inflação. Enquanto isso, aplicações atreladas ao CDI têm apresentado retornos melhores. Veja abaixo:

Quanto rende R$ 1 mil no CDI por mês e em um ano?

A pedido do InvestNews, Bruno Piacentini, analista da Eu me Banco, simulou cenários de investimento de R$ 1 mil em CDI por mês, em um ano e em cinco anos. Para esta simulação, foi considerado uma aplicação em um CDB pós-fixado que remunera 100% do CDI. Em um ano, o dinheiro investido em CDB chega a R$ 1.108,99 e, na poupança, a R$ 1.083,13.

“Considerando o CDI atual, de 13,65% ao ano, há uma equivalência de 1,07% ao mês e a utilização de juros compostos, ou seja, juros sobre juros. Já a poupança está remunerando 0,5% + TR ao mês e para a TR vamos considerar a média do mês de setembro (0,1669%), sendo assim, a poupança remunera ao mês 0,6677%”, explica Piacentini sobre os critérios adotados para os cálculos.

CDB pós-fixado a 100% do CDI

Poupança

Portanto, se o investidor aplicar R$ 1 mil em um CDB que remunera 100% do CDI, a rentabilidade será de R$ 1.008,29 em um mês, já considerado o IR. Já na poupança, a quantia será de R$ 1.006,68. Em um ano, o dinheiro investido em CDB chega a R$ 1.108,99 e, na poupança, a R$ 1.083,13.

“Cabe lembrar que a poupança tem uma particularidade em sua rentabilidade. É necessário manter o capital aplicado durante todo o mês para receber a rentabilidade, o que chamamos de data de aniversário. Se tirar o dinheiro antes de completar o mês, não receberá a remuneração, apenas o principal”, diz Piacentini.

Quanto rende R$ 1 mil no CDI em 5 anos?

O analista da Eu me Banco explica que, quanto maior o prazo e os aportes, maior será a diferença entre a aplicação atrelada ao CDI e a poupança. Nesse cenário, mantendo as taxas constantes para ambos, confira a rentabilidade de R$ 1 mil em cinco anos:

CDB pós-fixado a 100% do CDI

Valor aplicadoR$ 1.000,00
Juros13,65% ao ano
Rentabilidade brutaR$ 1.896,04
Rentabilidade líquidaR$ 1.761,63

Poupança

Valor aplicadoR$ 1.000,00
Juros8,31% ao ano
Rentabilidade líquidaR$ 1.490,54

O que é o CDI

Monitorado pelo Banco Central, o CDI está relacionado a empréstimos diários para garantir o saldo positivo dos caixas dos bancos. Nessa operação, a taxa de juros cobrada é chamada de CDI ou taxa DI, calculada diariamente a partir das taxas médias dos empréstimos pela Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privado (Cetip), operada pela B3.

“Essa taxa é a mais utilizada como benchmark (referência) dos ativos de renda fixa e, por isso, tem um impacto muito importante no portfólio do investidor. Não há como aplicar no CDI, mas sim, em ativos financeiros que remuneram um percentual específico desta taxa”, afirma Piacentini.

“Podemos entender o CDI como os juros de operações entre os bancos. Historicamente é quase um irmão gêmeo da Selic e costuma rodar a taxa muito similar. No entanto, o CDI remunera operações de Certificado de Depósito Bancário (CDB), LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), enquanto a Selic remunera os títulos públicos, como Tesouro Selic (LFT)”, acrescenta Paulo Cunha, CEO da iHUB Investimentos.

O que rende mais: CDI ou poupança?

“Considerando o mesmo risco de aplicações, há alternativas que rendem mais, tem a mesma liquidez e possuem o mesmo risco”, alerta Cunha sobre diversificar os investimentos da poupança. “Nos últimos 12 meses, a inflação tem superado os 6% que a poupança oferece. Portanto, a rentabilidade real está negativa.”

Entre agosto de 2021 e de 2022, a poupança rentabilizou 6,2% ao investidor e, no mesmo período, a inflação foi de 9,67%, explica Piacentini. “A rentabilidade real (ganho menos a inflação do período) da poupança está negativa. Apesar de a inflação ter uma projeção de baixa nos próximos períodos, segundo o boletim Focus, do Banco Central, vale lembrar que existem aplicações seguras com rentabilidades melhores que a poupança, assim como os ativos atrelados ao CDI.”

Levantamento da TC/Economatica, feito a pedido do InvestNews, compara o retorno nominal mensal e anual em um intervalo de 12 meses da poupança (agosto de 2021 a agosto de 2022) em relação ao CDI e ao índice oficial de inflação do Brasil, o IPCA. Nesse período, a rentabilidade real da poupança ficou negativa em 1,85%. Já a rentabilidade da poupança em agosto deste foi de 1,11%. 

Rentabilidade anual da poupança, descontada a inflação
Rentabilidade anual da poupança, descontada a inflação

O fraco desempenho da poupança está relacionado a vários fatores, entre eles à Taxa Referencial (TR), indexador usado para cálculo de remuneração, à inflação e à Selic. Portanto, a rentabilidade também depende do nível da taxa básica de juros. 

Calculada pelo Banco Central a partir das taxas de títulos públicos prefixados do Tesouro Nacional, as Letras do Tesouro Nacional (LTNs) mais um redutor (definido pelo BC), a TR é uma taxa de juros básica usada nas correções da caderneta de poupança, no FGTS, nos títulos de capitalização e nos financiamentos imobiliários. 

Com a criação do Plano Real, em 1994, a TR foi substituída pela Selic para controlar o IPCA. O valor atual da TR, referente ao mês de agosto de 2022, é de 0,24%. No acumulado de 12 meses é de 0,98%, e de 0,94% no acumulado do ano (até agosto). No site do Banco Central o investidor pode consultar a taxa de remuneração da poupança

É importante destacar que desde 2012 a poupança tem uma regra de remuneração atrelada à Selic. Quando a taxa básica de juros está acima de 8,5% ao ano, a rentabilidade é de 0,5% ao mês mais a variação da TR para depósitos efetuados a partir de 4 de maio de 2012. Se for igual ou menor a 8,5%, a poupança pagará 70% da Selic. Depósitos anteriores a 4 de maio de 2012 mantêm a rentabilidade de 0,5% ao mês mais a variação da TR. 

Em setembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a Selic em 13,75% ao ano e encerrou o maior ciclo de alta de juros desde janeiro de 2021 para conter o avanço da inflação, que apresentou deflação em julho e agosto e deve ter o mesmo resultado em setembro.

Com isso, o CDI deve permanecer estável até o fim deste ano, na esteira da expectativa da Selic e da inflação para o fim de 2022 e início de 2023. O valor da taxa CDI acumulada em 2022 até agora é de 13,65% ao ano.

“O CDI é historicamente 0,1 ponto percentual abaixo da taxa Selic. Mesmo considerando que a poupança é isenta de Imposto de Renda para o investidor pessoa física, os ativos atrelados ao CDI são mais atrativos”, afirma Piacentini.

Entre os ativos cuja remuneração é um percentual da taxa DI estão: Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), Letra de Câmbio (LC), Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), Debêntures e Fundos DI. 

O fator IR

A isenção de Imposto de Renda é considerada por muitos investidores como uma vantagem da poupança em relação a aplicações em CDB, por exemplo. Mas especialistas apontam que, mesmo sem imposto, a poupança perde em retorno.

O analista da Eu me Banco destaca que, nos últimos 12 meses, a rentabilidade da poupança foi de 7,02% e a do CDI, de 10,75%. “O CDI está bem à frente da poupança. Uma aplicação atrelada ao CDI tem o IR, e a poupança, não. Mas, ainda assim, a aplicação atrelada ao CDI ganha, mesmo considerando a maior alíquota de Imposto de Renda (22,5%).”

Alguns investimentos em renda fixa, como o CDB, por exemplo, segue a tributação regressiva do Imposto de Renda (IR). Quanto menor o tempo, maior a alíquota a ser paga pelo investidor: 22,5% (até seis meses), 20% (de seis meses a um ano), 17,5% (de um ano a dois anos) e de 15% (acima de dois anos). 

Piacentini ressalta que há outros investimentos em renda fixa que são isentos de Imposto de Renda, como LCIs/LCAs e CRIs/CRAs.

“Independentemente do cenário e das oscilações econômicas e políticas, há aplicações melhores que a poupança. Um CDB, por exemplo, pode ter remuneração pós-fixada atrelada ao CDI. Há aplicações de CDBs que remuneram 90% do CDI, 100% do CDI, 150% do CDI e até mesmo 200%. Essa diferença de rentabilidade se deve ao risco do emissor envolvido na negociação. Ainda assim, as diferentes possibilidades de rentabilidade de ativos atrelados ao CDI são mais vantajosos que as aplicações em poupança”, acrescenta.

Para Paulo Cunha, CEO da iHUB Investimentos, qualquer investimento que “renda 90% do CDI (ou mais) ou 7,5% ao ano prefixado (ou mais)” são opções de aplicação cuja rentabilidade será superior à poupança. 

Simulação de investimentos

Para simular seu investimento, o InvestNews disponibiliza ferramenta em que é possível comparar o retorno da poupança com outras aplicações de renda fixa, como LCI, LCA, CDB, Tesouro IPCA+, Tesouro Selic e Tesouro prefixado. Veja aqui o simulador de investimentos.

☐ ☆ ✇ Clarin.com - Economía

Euro hoy: a cuánto cotiza este domingo 02 de octubre

Por: Clarin.com
Mirá la cotización minuto a minuto para la compra y venta del euro oficial y del euro blue. Dólar blue hoy: a cuánto cotiza este domingo 2 de octubre

☐ ☆ ✇ Clarin.com - Economía

Dólar blue hoy: a cuánto cotiza este domingo 02 de octubre

Por: Clarin.com
Mirá la cotización minuto a minuto para la compra y venta del dólar blue hoy. Dólar blue hoy: a cuánto cotiza este domingo 2 de octubre

❌