Oikos News

🔒
❌ Sobre o FreshRSS
Há novos artigos disponíveis, clique para atualizar a página.
☑ ☆ ✇ Brasil Sem Medo

Estante BSM #22 - Submissão

Por: Jornal Brasil Sem Medo
Stefani Onesko, Cláudia Piovezan e Paulo Briguet discutem o romance polêmico e profético de Michel Houellebecq sobre a islamização da França.
O ano é 2022 e a França possui um novo governo. Após um segundo turno acirrado, marcado por enfrentamentos sociais, as eleições presidenciais são vencidas por Mohammed Ben Abbes, candidato da chamada Fraternidade Muçulmana. Mudanças passam a ocorrer e são sentidas por todos. François, um professor universitário solitário e descrente da vida, se surpreende com as transformações e as consequências do regime islâmico. Uma decadência civilizacional e cultural resulta na submissão quase simultânea do protagonista e da própria França ao islamismo. O livro é comparado a 1984, de George Orwell, e a Admirável mundo novo, de Aldous Huxley. Submissão “é uma sátira precisa, devastadora, sobre os valores da nossa própria sociedade. É um dos livros mais impactantes da literatura atual”.
☑ ☆ ✇ Brasil Sem Medo

Estante BSM #16 - Ortodoxia

Por: Jornal Brasil Sem Medo
Stefani Onesko convida Bernardo Küster para uma conversa sobre Ortodoxia, o mais célebre livro de G. K. CHesterton e uma das mais inteligentes e bem-humoradas defesas das verdades do cristianismo.

Este livro oferece uma filosofia alternativa à tendência negativa do seu livro chamado Hereges. Muitos reclamaram que em Hereges o autor se limitou a criticar as filosofias correntes sem oferecer uma outra alternativa, este livro, então, surgiu como tentativa de responder ao desafio. Trata-se de buscar uma explicação, não quanto a possibilidade de se crer na fé cristã, mas de como o autor chegou à crença. Trata em primeiro lugar das próprias especulações solitárias e sinceras do escritor e, posteriormente, da maneira surpreendente como que todas elas foram subitamente satisfeitas pela teologia Cristã, levando à percepção, por parte do autor, de que estava diante de um credo realmente convincente.
Chesterton confessou sua atração quando jovem pelas ideias e movimentos do final do século XIX, assim como outros jovens de sua época. Como eles, tentou estar alguns minutos adiantado em suas verdades, mas viu que estava 1.800 anos atrasado. Ao proferir suas verdades, descobriu que estas verdades não eram suas. De acordo com o autor ele só conseguiu inventar uma cópia inferior das tradições já existentes da religião civilizada. Tentou realmente fundar a própria heresia, e quando tinha dado os últimos retoques a essa obra, descobriu que era a Ortodoxia.

Não deixe de conferir o lindo box com quatro obras essenciais de Chesterton publicadas pela Editora Ecclesiae, que está com super desconto na Livraria BSM.
☐ ☆ ✇ Brasil Sem Medo

Estante BSM #15 - A Revolução Dos Bichos

Por: Jornal Brasil Sem Medo
Cansados de serem explorados, os bichos da Fazenda do Solar se revoltam contra os humanos e, expulsam os proprietários, dando vida a uma nova ordem fundada sobre o progresso, a justiça e a igualdade. No entanto, uma vez instaurada a ordem, os bichos começam a se dar conta de que a igualdade prometida não vale para todos. Logo emerge entre eles uma nova classe de burocratas, os porcos, que com astúcia, ganância e prepotência se impõem sobre os demais. A tão almejada revolução degenera a cada tentativa em uma tirania sempre mais opressiva.

Não deixe de ouvir a conversa entre Stefani Onesko, Paulo Briguet e Silvio Grimaldo sobre A Revolução dos Bichos, um clássico do século XX.
☐ ☆ ✇ Brasil Sem Medo

EstanteBSM #14 - 1984

Por: Jornal Brasil Sem Medo
Em um futuro próximo, um único soberano governa o estado totalitário da Oceania: o Grande Irmão. Embora nunca tenha sido visto, ninguém escapa à vigilância asfixiante do olho que tudo vê, ao poder da Polícia do Pensamento ou às imposições do Ministério da Verdade. Nada, entretanto, é aparentemente proibido, pois vigora uma única regra: rejeitar as provas materiais que seus olhos e ouvidos oferecem.

Nesse clima de vigilância, Winston Smith, funcionário do Ministério da Verdade e encarregado de reescrever a história conforme a versão oficial do Partido, transcorre seus dias na lúgubre cidade de Londres, repleta de manifestos e fotos do Grande Irmão. A princípio um trabalhador e membro exemplar do partido, seguindo tudo à risca e sem sequer levantar uma questão, Winston vai se dando lentamente conta do universo da mentira onde vive até tomar coragem de participar da organização secreta para destruir o partido com Júlia, sua amada. Ambos lutam para manter vivo dentro de si a pequena semente de humanidade que lhes resta, mas já sabem: ninguém escapa à vigilância do Grande Irmão.
❌