Oikos News

🔒
❌ Sobre o FreshRSS
Há novos artigos disponíveis, clique para atualizar a página.
☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Haaland e Foden anotam hat-trick, e City vence United em derby de nove gols


Neste domingo, só se viu a cor azul no Etihad Stadium. O Manchester City bateu o rival Manchester United em derby pelo Campeonato Inglês, vencendo por 6 a 3, com boa parte do placar sendo construído ainda na primeira etapa. Na vitória, destaque para Haaland e Foden, autores de dois hat-tricks.

O primeiro tempo foi um verdadeiro baile da equipe de Pep Guardiola. Haaland e Foden marcaram cada um duas vezes para sacramentar uma atuação dominante.

Na volta do intervalo, os Red Devils descontaram com um belo gol do brasileiro Antony, mas a reação parou por aí, pois Haaland e Foden voltariam a balançar as redes. O norueguês agora dispara na liderança da Premier League, com incríveis 14 tentos em oito partidas.

O City, agora, se aproxima do topo da competição e fica a apenas um ponto do líder Arsenal. O United, por sua vez, permanece estacionado em sexto lugar, com 12 pontos.

As equipes, então, voltam suas atenções aos seus respectivos compromissos internacionais. O City recebe o Copenhague, nesta quarta-feira, em duelo pela fase de grupos da Liga dos Campeões. Já o United viaja até o Chipre para pegar o Omonia, na quinta-feira, pela Liga Europa.

Primeiro tempo


Em ampla superioridade, os donos da casa não demoraram a abrir o placar. Com apenas sete minutos, o time levou a bola de pé em pé até Bernardo Silva, que rolou para Foden começar a goleada. A equipe ainda teve oportunidades co Gundogan, que cobrou uma falta na trave, e com De Bruyne, obrigando De Gea a trabalhar.

A pressão, porém se transformou em mais um gol aos 33 minutos, quando Haaland subiu mais alto que os marcadores para colocar o cruzamento de De Bruyne no fundo das redes: 2 a 0. Três minutos depois, o norueguês aproveitou lançamento do belga para anotar o terceiro do City.

E nos últimos minutos, ainda deu tempo de mais um. Mais uma vez, de Foden, que recebeu de Haaland e ficou frente a frente com o goleiro para fazer o quarto. Antes mesmo do intervalo, já era possível ver torcedores do United deixando as arquibancadas.

Segundo tempo


O United ainda conseguiu descontar com Antony, aos 10 minutos. O brasileiro recebeu lançamento na direita, cortou para o meio e soltou uma pancada no canto de Ederson. No entanto, o imparável Haaland recebeu passe rasteiro na pequena área e voltou a marcar, aos 18.

Com 26 minutos no relógio, Foden recebeu de Haaland para também anotar seu hat-trick e sacramentar, de uma vez por todas, o triunfo. Nos últimos minutos, após boa jogada de Fred, Martial diminuiu o prejuízo em gol de cabeça. O francês ainda marcou o terceiro em cobrança de pênalti, nos acréscimos.

☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Ceni não garante permanência no São Paulo após perda do título

Antes da final da Sul-Americana, Rogério Ceni afirmou em algumas oportunidades que o resultado na decisão determinaria sua continuidade ou não à frente da equipe tricolor. Após a derrota para o Del Valle neste sábado (1), porém, o técnico deixou a possibilidade ainda em aberto.





"Isso [permanência] vamos analisar nos próximos dias, jogar o próximo jogo do Brasileiro. Vamos analisar com calma", disse.

Para o treinador, a equipe precisa se concentrar no Nacional para salvar a próxima temporada. O objetivo do clube, agora, é conquistar ao menos uma vaga na pré-Libertadores. Atualmente, o clube está na segunda metade da tabela, com 37 pontos, fora inclusive da zona de classificação para a Sul-Americana do ano que vem.

"Hoje era um dia muito importante na história do clube, poderíamos ter mudado essa década", lamentou o comandante. "Lamentamos pelo torcedor que viajou, teve dificuldades, compareceu em um número muito legal. Isso é o que mais dói", afirmou o comandante tricolor.

Já o atacante Luciano reconheceu que o Del Valle fez por merecer a conquista do título e pediu desculpas aos torcedores.



"[Temos que] reconhecer que erramos, que não fizemos o correto e perdemos o campeonato. Eles foram melhores, fizeram os dois gols nas duas chances que tiveram. Agora, é seguir para ver o que podemos fazer no [Campeonato Brasileiro]", afirmou o atacante.

Na sequência, ele se dirigiu à torcida tricolor. "Estamos todos tristes, é lamentar. Mais uma vez, pedir desculpas ao torcedor, estou mais uma vez pedindo desculpas ao torcedor. A gente queria dar o título para eles, mas não deu."

Luciano lamentou especialmente, também, porque ele poderia ter terminado a competição como o grande nome do São Paulo na competição. Com cinco gols em 12 jogos, ele foi o artilheiro do time no torneio.

Justamente na decisão, porém, ele teve uma de suas piores atuações. Todo o ataque tricolor esteve mal. Ao todo, o time teve dez finalizações, sendo apenas quatro ao alvo.


☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Briga generalizada em jogo de futebol deixa 127 mortos na Indonésia



Uma briga generalizada em um jogo de futebol na Indonésia deixou pelo menos 127 mortos neste sábado (1). O confronto entre torcedores e policiais ocorreu no Estádio Kanjuruhan, na cidade de Malang, após a vitória do Persebaya sobre o rival Arema por 3 a 2.



De acordo com autoridades locais, há cerca de 180 pessoas hospitalizadas. A federação local suspendeu jogos da liga nacional por tempo indeterminado.



A briga campal teria se iniciado após a invasão do campo por torcedores do  Arema, time derrotado. Inicialmente, eles tentaram agredir os jogadores e os árbitros.

A polícia entrou no gramado com bombas de gás lacrimogêneo, o que fez aumentar o tumulto em uma das saídas do estádio.

Na tentativa de escapar da fumaça, houve acúmulo de pessoas em um dos portões, o que gerou falta de ar, explicou o inspetor-chefe da polícia, Nico Afinta.

Segundo a polícia, 34 pessoas morreram dentro do estádio. Outros 93 óbitos foram confirmados em hospitais de  Malang.

Dentro do campo, torcedores chegaram a virar um carro da polícia de cabeça para baixo. Várias viaturas ficaram danificadas na briga campal.

A Liga 1 da Indonésia lamentou o incidente. "Estamos preocupados e lamentamos profundamente este incidente. Compartilhamos nossas condolências e esperamos que esta seja uma lição valiosa para todos nós", disse o diretor-presidente da Liga 1, Akhmad Hadian Lukita, por meio de um comunicado à imprensa.


☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

São Paulo vice da Sul-Americana: veja memes da derrota para o Del Valle



Não deu para o São Paulo. Neste sábado (1), o Tricolor foi derrotado pelo Independiente del Valle por 2 a 0 em Córdoba, na Argentina, e ficou com o vice da Copa Sul-Americana. 

Com o resultado frustrante, o São Paulo passou a ser alvo de zoeiras nas redes sociais. Veja os memes que circulam na internet.





☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Independiente del Valle derrota São Paulo e é campeão da Sul-Americana



O goleiro Rogério Ceni tem lugar de -enorme- destaque na história do São Paulo. O treinador Rogério Ceni, ainda não. Dez anos depois de ter conquistado seu último título com a camisa 01 tricolor, o da Copa Sul-Americana de 2012, ele tentou repetir o triunfo à beira do gramado. Dali viu seus jogadores perderem por 2 a 0 para o equatoriano Independiente del Valle, gols marcados por Lautaro Díaz e Faravelli.





A derrota no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba (Argentina), palco da final continental em jogo único, foi o segundo fracasso do time do Morumbi em uma disputa de troféu neste ano. Em abril, na decisão do Campeonato Paulista, a equipe abriu três gols de vantagem no duelo de ida e o venceu por 3 a 1, mas perdeu por 4 a 0 para o Palmeiras a partida de volta, na casa do rival.



Ceni, assim, continua sem taças no currículo como treinador do São Paulo. Campeão de quase tudo como atleta do clube por mais de duas décadas -foram dez troféus apenas em disputas internacionais-, ele iniciou sua nova carreira no próprio Morumbi, em 2017, porém só experimentou a glória como comandante à frente do Fortaleza e do Flamengo.

Ainda falta vencer na direção do time em que cresceu, naquele em que construiu toda a sua prolífica carreira de goleiro. Falta também reconstruir completamente os laços com aqueles que o idolatraram por décadas, uma relação estremecida especialmente em sua passagem pelo Rio de Janeiro.

Contratado pelo Flamengo no fim de 2020, o paranaense elogiou os torcedores rubro-negros, dizendo que eles estabelecem "uma atmosfera diferente". Parte dos tricolores se ressentiu ainda do fato de Rogério ter aceitado a oferta em um momento no qual a queda de Fernando Diniz parecia questão de tempo no Morumbi. Para esses torcedores, o velho herói se viu diante duas opções e escolheu a agremiação carioca -que tinha um elenco bem mais qualificado.



Por isso, em outubro do ano passado, quando a diretoria são-paulina anunciou o retorno do ex-goleiro, bastante gente torceu o nariz. Principal organizada do São Paulo, a Independente publicou manifesto fazendo uma distinção clara.

"Rogério Ceni como ex-jogador é um ídolo incontestável. Como técnico era a última opção!", dizia o texto da uniformizada, que apontava: "Ídolo é o torcedor". E carregava um tom de ameaça: "Se não vencer os gambá segunda...".

A equipe derrotou o arquirrival Corinthians naquela segunda-feira -1 a 0, gol de Calleri, importante também na campanha de 2022. O velho herói foi, pouco a pouco, minando a resistência. E esteve perto da paz no Campeonato Paulista, expectativa frustrada em uma goleada do Palmeiras na final.



A sequência da temporada teve bons e maus momentos, com o clube em claras dificuldades financeiras. O aproveitamento no Campeonato Brasileiro não é considerado satisfatório -44%, suficiente apenas para a 12ª colocação ao fim das primeiras 28 rodadas-, e a trajetória até a decisão da Sul-Americana foi acidentada.

Líder de um grupo frágil, à frente do chileno Everton, do peruano Ayacucho e do boliviano Jorge Wilstermann, o São Paulo teve facilidade também nas oitavas de final, marcando oito gols em dois jogos contra a chilena Universidad Católica. Daí em diante, foi necessário trilhar um caminho árduo diante de equipes menores do Brasil.



Nas quartas de final, após vitória por 1 a 0 no Morumbi, o time levou 2 a 1 do Ceará, em Fortaleza, e sobreviveu nos pênaltis. Também foi nos tiros da marca penal que se decidiu o confronto semifinal com o Atlético-GO, com triunfo dos donos da casa em Goiânia (3 a 1) e em São Paulo (2 a 0).

"É algo que não estava no nosso radar", disse nesta semana à Folha de S.Paulo o presidente tricolor, Julio Casares, referindo-se à possibilidade de brigar por um título em 2022. "Fazemos um trabalho de reconstrução. Queremos ter um time competitivo, mas não tínhamos uma visão de campeão, não tínhamos como fazer um supertime."

De acordo com o dirigente, a dívida da agremiação do Morumbi é atualmente de R$ 695 milhões e está "equilibrada". Ele afirmou ter reduzido o número em 5% desde que assumiu a presidência, em janeiro de 2021, e acredita em "um 2023 melhor".

Neste ano, foi como deu, e a equipe não encheu os olhos. A zona de rebaixamento esteve perto no Nacional por pontos corridos, a caminhada na Copa do Brasil se encerrou nas semifinais, em derrota para o Flamengo, e Ceni chegou a dizer que poderia sair em caso de derrota na decisão da Sul-Americana, abrindo mão da multa rescisória de seu contrato, que vai até o fim de 2023.

Casares assegurou que essa possibilidade não existe, mesmo com o fracasso em Córdoba. Segundo o dirigente, o planejamento da próxima temporada está sendo realizado em parceria com o técnico de 49 anos. Que ficou perto, mas ainda não pôde repetir sem luvas o que fez tantas vezes com elas: levantar uma taça pelo São Paulo.

Na disputa decisiva, o time encarou o Independiente del Valle, que levou a competição em 2019 e manteve um padrão de posse de bola mesmo após a saída do técnico espanhol Miguel Ángel Ramírez. A formação equatoriana hoje é dirigida pelo argentino Martín Anselmi e avançou à final derrubando seus adversários com autoridade.

Na Argentina, o time de Anselmi teve um começo de jogo muito superior ao do adversário. Manteve-se no ataque, trocou passes e abriu o placar aos 13 minutos, após corte malfeito de Diego Costa. Lautaro Díaz recebeu o passe de Favarelli, chutou de pé direito e superou o goleiro Felipe Alves.

O São Paulo tentou reagir e teve chance com Calleri, mas a melhor oportunidade até o intervalo foi do Del Valle, que parou na trave em chute de Sornoza. Houve pressão tricolor no segundo tempo. Calleri, de novo, viu-se perto do gol. Mas foram os equatorianos que conseguiram balançar a rede de novo.

Aos 22 minutos, o ex-corintiano Sornoza recebeu lançamento longo, nas costas de Diego Costa, em jornada infeliz. Achou passe inteligente para Lautaro Díaz, que foi também inteligente no toque para Faravelli, que tocou na saída de Felipe Alves. Ceni tentou alternativas, mas o triunfo do Del Valle não foi ameaçado.
Nervosos, Calleri e Diego Costa, em péssima jornada, ainda foram expulsos.

São Paulo 0 x 2 Independiente del Valle


SÃO PAULO

Felipe Alves; Igor Vinicius, Diego Costa, Léo e Reinaldo; Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Galoppo), Alisson (Igor Gomes) e Patrick (Eder); Calleri e Luciano. Técnico: Rogério Ceni

INDEPENDIENTE DEL VALLE

Ramirez; Segovia, Schunke e Carabajal; Fernandez, Pellerano, Faravelli (Ortiz), Angulo (Gaobor), Sornoza (Ayoví) e Chavez (Caicedo); Lautaro Díaz (Ortiz). Técnico: Martín Anselmi

Estádio: Mario Kempes, em Córdoba (ARG)
Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Assistentes: Alexander Guzmán (COL) e Wilmar Navarro (COL)
VAR: Julio Bascuñan (CHI)
Cartões Amarelos: Reinaldo, Diego Costa e Calleri (SP); Carabajal, Schunke, Pellerano (IND)
Cartão Vermelho: Calleri e Diego Costa (SP)
Gols: Lautaro (IND), aos 13'1ºT; Faravelli (IND), aos 23'/2ºT.

☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Lewandowski marca, Barcelona vence Mallorca e assume liderança do Espanhol

O Barcelona venceu o Mallorca por 1 a 0, na tarde deste sábado (1º), em partida válida pela sétima rodada do Campeonato Espanhol. O placar foi construído com gol de Lewandowski ainda na primeira etapa. Os catalães ainda contaram com a boa atuação de Ter Stegen para garantir a vitória.

Com esse resultado, os comandados de Xavi Hernández assumem a liderança da La Liga, com 19 pontos. Mas ainda aguardam a partida do Real Madrid -neste domingo (02) às 16h- para saber se se mantém na primeira colocação.

O Barcelona segue invicto na competição e soma sua sexta vitória consecutiva com um aproveitamento de 90%. No momento, só perde para o Real Madrid, que está com 100%.

Do outro lado, o Mallorca permanece na décima posição da tabela, somando oito pontos em sete partidas.

O Barcelona volta a campo na próxima terça-feira (04) contra a Inter de Milão, às 16h (de Brasília), pela fase de grupos da Liga dos Campeões. Pelo Espanhol, os catalães enfrentam o Celta de Vigo no domingo (09) às 16h. Já o Mallorca encara o Elche na segunda (10), às 16h.

A partida até começou equilibrada, com as duas equipes tendo oportunidades e levando perigo ao gol adversário. Aos 19 minutos, Lewandowski recebeu na frente de Ansu Fati, entrou na área, cortou a zaga e finalizou no canto esquerdo de Rajkovic, sem chance para o goleiro, a bola chegou até a bater na trave e entrar.

Lewandowski assume a artilharia do Espanhol, somando nove gols na competição. O polonês tem mais gols que 13 das 20 equipes do torneio no momento.

Pouco depois de o Barcelona abri o placar, Ter Stegen foi fundamental para manter a vantagem catalã. Antonio Sánchez cruzou rasteiro na pequena área, Jaume Costa apareceu nas costas de Balde e deu um carrinho para mandar para o gol, mas Ter Stegen fez excelente defesa para evitar o empate.

O goleiro alemão sofreu apenas um gol no Espanhol e já soma mais de 500 minutos de baliza zero.

A segunda etapa começou com o Mallorca buscando igualar o confronto, com tentativas de Muriqi, Antonio Sánchez e Raíllo. Com dez minutos do segundo tempo, as finalizações estavam em 3 a 0 para a equipe de Javier Aguirre.

O Barcelona se manteve com a maior posse de bola, mas com passes laterais na intermediária. A equipe de Xavi Hernández aproveitou a vantagem no placar para, com tranquilidade, criar oportunidades de se infiltrar na defesa adversária.

☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Conmebol homenageará Pelé e Maradona durante o mês de outubro

A Conmebol fará diversas homenagens para Pelé e Maradona durante todo o mês de outubro. A campanha, chamada "Outubro, o mês 10", tem o objetivo de destacar e exaltar os feitos dos ex-jogadores que deram sentido à toda a mística em torno da camisa 10.
 


O mês de outubro também marca o aniversário de ambos os ex-jogadores. Pelé completará 82 anos no dia 23 deste mês, enquanto Maradona faria 61 no dia 30. Durante a campanha, a Conmebol publicará em suas redes sociais as diversas e gigantescas façanhas do brasileiro e do argentino.

Pelé é tricampeão da Copa do Mundo, venceu em 1958, 1962 e 1970, sendo o único da história do futebol a atingir tal feito. O "Rei", campeão mundial pela primeira vez quando tinha apenas 17 anos, marcando dois gols na final, terá seus números com a camisa do Santos relembrados, principalmente em 1962 e 1963, anos em que ganhou a Libertadores.

Diego Maradona, por sua vez, levou a Argentina ao título mundial em 1986, no México. Esta edição do torneio ficou muito famosa por alguns lances do argentino nas quartas de final, disputada contra a Inglaterra, quando ocorreram a tão lembrada "La Mano de Dios" e o "Gol do Século", considerado o mais bonito das história das Copas do Mundo. Pelas redes sociais, a Conmebol também compartilhará diversos dados estatísticos do ex-jogador pelo Boca Juniors, clube argentino no qual fez muito sucesso.

☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Koln vira sobre o Borussia Dortmund e volta a vencer no Campeonato Alemão


O Borussia Dortmund perdeu a oportunidade de assumir a liderança do Campeonato Alemão ao sair derrotado contra o Koln. Neste sábado, no RheinEnergieStadion, em Colônia, os donos da casa venceram por 3 a 2, de virada. Florian Kainz, Steffen Tigges e Dejan Ljubicic fizeram os gols para o Koln. Brandt e Benno Schmitz, contra, marcaram para o Borussia.

Os resultados desta rodada garantiriam a liderança ao Borussia Dortmund caso vencesse neste sábado. Como isso não aconteceu, a equipe ficou na quarta colocação, com 15 pontos. Os visitantes ainda podem perder mais duas posições se Hoffenheim e Borussia Monchengladbach vencerem.

O Koln ganhou duas posições na tabela de classificação com a vitória deste final de semana. Agora, a equipe é a sétima colocada, com 13 pontos. Até o final da rodada, porém, pode perder um lugar e terminar na oitava colocação.

Koln x Borussia Dortmund: virada na segunda etapa

O primeiro gol da partida foi dos visitantes. Brandt recebeu na entrada da área e limpou o zagueiro em direção ao gol. O meia tocou na saída do goleiro e, aos 33 minutos, abriu o placar para o Borussia Dortmund. Os donos da casa quase foram para o intervalo com dois gols de desvantagem, mas viram Marvin Schwabe parar a finalização de Malen com uma grande defesa.

O Koln voltou melhor no segundo tempo e com poucos minutos conseguiu uma virada-relâmpago. Aos 8, Linton Maina invadiu a área e cruzou rasteiro. O meia Florian Kainz estava bem posicionado e colocou no fundo das redes. Logo depois, aos 11, o atacante Steffen Tigges aproveitou uma cobrança de escanteio e, da primeira trave, cabeceou no centro do gol, 2 a 1.

A equipe de Colônia ampliou a vantagem aos 26 minutos. O meia Dejan Ljubicic dominou na entrada da área e bateu colocado, na gaveta, para fazer um golaço. O Borussia Dortmund chegou a responder aos 31, quando o lateral Tom Rothe tentou fazer um cruzamento. A bola desviou no pé de Benno Schmitz e encobriu o goleiro, gol contra do zagueiro.

☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Com dois de Firmino, Liverpool reage, mas fica no empate com o Brighton


O Liverpool reagiu, mas não conseguiu sua terceira vitória no Campeonato Inglês. A equipe de Jurgen Klopp recebeu o Brighton em Anfield na manhã deste sábado, e acabou ficando no empate em 3 a 3, mesmo após ter conseguido virar a partida quando perdia por 2 a 0.

Os donos da casa começaram mal, mas contaram com dois belos gols do brasileiro Roberto Firmino, e um contra, para alcançar a virada na etapa final. Em vacilo da defesa, porém, Trossard, autor de um hat-trick no jogo, deu um banho de água fria no Reds ao empatar o duelo nos minutos finais.

Na nona colocação da Premier League, com apenas duas vitórias em sete jogos, o Liverpool agora se concentra na Liga dos Campeões. O time recebe o Rangers nesta terça-feira, às 16 horas (de Brasília), pela terceira rodada da fase de grupos da competição.

Primeiro tempo


O primeiro tempo teve superioridade do Brighton, que encaixou a marcação e pressionou os Reds nos primeiros 25 minutos. A equipe comandada por Roberto De Zerbi abriu o placar logo aos três minutos, com gol de Trossard. Aos 16, o camisa 11 ampliou o marcador para os visitantes.

O Liverpool, por sua vez, teve muitas falhas defensivas e pouca inspiração no ataque. Ainda assim, conseguiu descontar na etapa inicial após bom passe de Salah para o gol de Firmino. Inicialmente o tento foi anulado por impedimento do egípcio, mas, após consulta do VAR, foi validado.

Segundo tempo


Com apenas oito minutos na etapa final, Firmino mandou para longe a vantagem do Brighton e empatou a partida. O brasileiro recebeu de Luis Díaz na área e demonstrou muita frieza para cortar a marcação e tirar do goleiro.

Aos 17, após cobrança de escanteio, o goleiro Robert Sánchez saiu mal e errou o soco. A bola acabou desviando no zagueiro Webster e foi parar no fundo das redes. O time de Anfield ainda contou com bela defesa de Alisson por volta dos 30 minutos, em cabeceio de Welbeck, para manter a vitória parcial.

Perto dos 40 minutos, porém, o goleiro não conseguiu evitar o empate. Trossard viu o cruzamento de Lallana passar por todo mundo e, na segunda trave, marcou seu terceiro no jogo.

Confira outros resultados do Campeonato Inglês neste sábado:


Bournemouth 0 x 0 Brentford
Crystal Palace 1 x 2 Chelsea
Fulham 1 x 4 Newcastle
Southampton 1 x 2 Everton

☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Napoli vence o Torino e dorme na liderança do Campeonato Italiano


O Napoli venceu o Torino neste sábado, por 3 a 1, e irá dormir na liderança do Campeonato Italiano. Com 20 pontos na primeira posição, a equipe agora tem três pontos de vantagem sobre a Atalanta, que só pode igualar a pontuação, mas tem chances de ultrapassar o adversário no quesito saldo de gols.

No triunfo napolitano, destaque para o volante Anguissa, que anotou dois tentos. O jogador abriu o placar logo aos seis minutos do primeiro tempo, e ampliou o marcador aos 12. Vale lembrar que o camaronês deve representar sua seleção na Copa do Mundo do Catar, sendo adversário da Seleção Brasileira no grupo G.

Quem também atraiu holofotes foi o o geórgio Kvaratskhelia, que balançou as redes aos 37 e alcançou cinco gols em sete jogos nesta edição do torneio, tornando-se vice-artilheiro.

O Torino até chegou a marcar na reta final da primeira etapa, mas não foi o suficiente para emplacar uma reação. Assim, o time estaciona na nona posição, com 10 pontos.

Em alta na liga nacional, o Napoli agora volta suas atenções para a Liga das Campeões. O time visita o Ajax nesta terça-feira, às 16 horas (de Brasília), pela terceira rodada da fase de grupos da competição.

☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Barça, Flamengo, Milan... dez dicas de aposta na rodada do fim de semana

As dicas de apostas da rodada estão de volta no Superesportes. Na última semana, estivemos ausentes em função dos jogos internacionais na Data Fifa. Desta vez, temos a maior parte dos investimentos nos jogos do Campeonato Brasileiro, mas também indicaremos algumas entradas em grandes ligas europeias.

Todas as dicas da rodada têm odd mínima de 1.60 e breve explicação. A sugestão é de entradas de uma unidade em cada aposta. 

Veja abaixo as dez dicas da rodada



Desempenho das últimas apostas


10 
dicas
greens
1 green pela metade
reds
1 reembolso

Total: -2,41 unidades

Desempenho geral

30 dicas
12 greens
1 green pela metade
12 reds
reds pela metade
reembolsos

Total: -3,64 unidade

☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Gabriel Jesus marca, e Arsenal derrota o Tottenham no derby de Londres


E deu Arsenal no derby do norte de Londres. Os Gunners venceram o Tottenham por 3 a 1 na manhã deste sábado, com gol de Gabriel Jesus, e garantiram a liderança do Campeonato Inglês, com 21 pontos. Agora, mesmo que o Manchester City vença o clássico contra o Manchester United, neste domingo, não alcança o time londrino na ponta da liga nacional. Os Spurs, por sua vez, perderam a invencibilidade no torneio.

O confronto foi protagonizado por altos e baixos dos brasileiros presentes nas equipes. Gabriel Jesus, que chegou ao seu quinto gol na Premier League, e Richarlison, que sofreu o pênalti que resultou no gol dos Spurs, foram os destaques.

Já Gabriel Magalhães, autor da penalidade em Richarlison, e Emerson Royal, expulso por uma entrada dura em Martinelli, não foram bem. Os outros tentos da partida foram marcados por Partey e Xhaka, a favor do Arsenal, e Harry Kane, pelo Tottenham, que estabeleceu um novo recorde na competição: 100 gols em jogos fora de casa.

As equipes agora, se preparam para seus respectivos compromissos internacionais. O Arsenal recebe o Bodo/Glimt pela Liga Europa, na próxima quinta-feira. Já o Tottenham vai até a Alemanha para encarar o Eintracht Frankfurt pela Liga dos Campeões, na terça.

Primeiro tempo


Os primeiros 45 minutos foram movimentados em um grande jogo no Emirates Stadium. O Arsenal, superior, abriu o placar aos 19 minutos em belo chute de longa distância de Partey. A equipe de Mikel Arteta ainda contou com mais posse de bola e sufocou o rival nos 25 minutos iniciais.

No entanto, por volta dos 30, Richarlison foi derrubado por Gabriel Magalhães dentro da área e o experiente árbitro Anthony Taylor não hesitou: pênalti. Na marca da cal, Harry Kane deslocou o goleiro e empatou o clássico. A partir daí, o duelo ficou equilibrado.

Segundo tempo


Não demorou muito para Gabriel Jesus desequilibrar e ir às redes na etapa final. Logo aos três minutos, o atacante aproveitou rebote de Lloris e vacilo de Cristian Romero, e empurrou para o gol.

Em um lance despretensioso aos 16 minutos, o brasileiro Emerson Royal solou seu compatriota Gabriel Martinelli e acabou expulso, dificultando a missão dos Spurs.

Os donos da casa, que não tinham nada a ver com isso, trataram de ampliar o placar. Aos 21, Martinelli tocou para Xhaka dentro da área, que ajeitou para a canhota, venceu Lloris e colocou no fundo das redes.

☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Grupo faz loucura e aposta R$ 200 mil em título do Brasil na Copa do Mundo

Um grupo de consultoria de dicas esportivas fez uma 'loucura' e apostou R$ 200 mil no título da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022, que será disputada em novembro, no Qatar. Os apostadores terão retorno bruto de R$ 1 milhão se o Brasil faturar a taça.  

Um dos três integrantes do canal Dupla Aposta pegou os colegas de surpresa ao fazer a entrada de alto risco na Bet365, principal casa de aposta atuante no país. Ele investiu 97,44% do valor total de sua banca de R$ 205.253,06. 
 
Segundo as cotações da Bet365, a Seleção Brasileira é a favorita para levantar a taça ao final do Mundial - tem odd 5.00. Ou seja, para cada R$ 1 apostado, o investidor recebe R$ 5 de retorno em caso de acerto. 
 
Atual campeã da Copa do Mundo, a França é a segunda com mais chances de título na análise da casa de aposta, com odd 7.00. Argentina (odd 8.00), Inglaterra (odd 8.00) e Espanha (odd 9.00) completam o ranking das favoritas.
 
Para os apostadores que desejam seguir os passos do canal Dupla Aposta, o mercado de apostas na opção a longo prazo encerrará no dia 20 de novembro, às 11h. Duas horas depois, Qatar e Equador farão o jogo de abertura da competição internacional, no estádio Al Bayt.

☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Bayern goleia Leverkusen e encerra jejum no Campeonato Alemão; veja gols


O Bayern de Munique encerrou seu jejum no Campeonato Alemão ao bater o Bayer Leverkusen nesta sexta-feira, pela oitava rodada. Por 4 a 0, o clube voltou a vencer após quatro partidas em branco. Jamal Musiala foi o nome da partida, com duas assistências e um. Sané e Mané marcaram os outros.


Com o resultado, o Bayern sobe a segunda colocação com agora 15 pontos, enquanto seu adversário aparece como 16º colocado, com apenas cinco somados. Aliás, o Leverkusen não vence há quatro rodadas.

Os bávaros entram em campo novamente na próxima terça-feira, 13h45 (de Brasília), contra o Viktoria Plzen, pela terceira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Já o Bayer Leverkusen encara o Porto no mesmo dia, mas às 16 horas, pelo mesmo torneio.

Aos três minutos da primeira etapa, Musiala arrancou pela direita e achou Sané dentro da área, que, entre dois marcadores, dominou e abriu o marcador para o Bayern de Munique.

Aos 17, o jovem meio-campista passou de ser o garçom e virou o autor de um dos tentos. Muller carregou pelo meio e achou o garoto infiltrado entre os zagueiros adversários para bater firme e marcar o segundo.

Aos 38, Musiala passou para Mané, que estava dentro da área. O atacante parou, dominou e bateu no canto direito do goleiro. Por fim, já no segundo tempo, Muller fechou a goleada.

☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Robinho, ex-Atlético, declara apoio a Bolsonaro nas eleições


Robinho, ex-Atlético, Santos e Seleção Brasileira, declarou apoio a Jair Bolsonaro (PL) nas eleições em postagem nas redes sociais nesta sexta-feira (30/09). O ex-atacante publicou uma foto com a camisa da Seleção Brasileira fazendo o número 22 com as mãos. 
 
 

Na legenda, Robinho escreveu '22' e adicionou o emoji da bandeira do Brasil. 

Os comentários da conta de Robinho estão desativados desde quando o ex-atleta anunciou a aposentadoria.

Condenado em 19 de janeiro deste ano pelo estupro coletivo de uma jovem albanesa dentro de um clube noturno de Milão, o atacante pediu para deixarem-no em paz, no anúncio feito em julho, e bloqueou a função de comentários no Instagram.

"Não quero dar nenhuma entrevista. Se puder deixar eu e minha família em paz, fico agradecido", disse Robinho em entrevista ao Uol

O caso de estupro


Segundo o depoimento da vítima e a reconstrução dos fatos, a jovem de 22 anos estava na mesma boate que Robinho e um grupo de amigos, em janeiro de 2013, mas só se juntou a eles após a esposa do jogador voltar para casa. Eles então teriam oferecido bebida à vítima até "deixá-la inconsciente e incapaz de se opor".

De acordo com o Ministério Público de Milão, o grupo levou a jovem para um camarim e, se aproveitando de seu estado de embriaguez, mantiveram "múltiplas e consecutivas relações sexuais com elas".

Outros quatro envolvidos no crime não foram rastreados pela Justiça da Itália e não puderam ser processados. Robinho foi condenado em janeiro de 2022, na última instância, a nove anos de prisão.

Mesmo sem a publicação das motivações, o Ministério Público de Milão encaminhou, no dia 15 de fevereiro, o pedido de prisão internacional dos dois condenados - Robinho e o amigo Falco - para o Ministério da Justiça da Itália que, por sua vez, já fez o pedido formal ao Brasil no dia seguinte.

No entanto, o Brasil não extradita seus cidadãos por crimes cometidos em outras nações. Com isso, a chance dos dois cumprirem a pena na Itália é mínima e só poderá ocorrer se ambos viajarem para países que tenham acordos de extradição com Roma - caso de cerca de 70 nações no mundo, incluindo os todos os 27 Estados-membros da União Europeia, Argentina, Austrália, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido. 

☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

São Paulo x Del Valle: onde assistir à final da Sul-Americana


São Paulo e Independiente del Valle se enfrentarão neste sábado (1/10), às 17h, no Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina. A final da Copa Sul-Americana será transmitida na TV e na internet com exclusividade no serviço de streaming Conmebol TV.
 
 

A partida também terá transmissão em tempo real no Superesportes

Campanha do São Paulo 


Líder do Grupo D com 18 pontos - enfrentou Everton, Ayacucho e Jorge Wilstermann, o Tricolor se classificou às oitavas de final com a segunda melhor campanha geral da Sul-Americana. Nessa fase, eliminaram a Universidad Católica. 

Já nas quartas, o São Paulo eliminou o Ceará nos pênaltis. O time paulista voltou a enfrentar um adversário brasileiro logo na etapa seguinte. Eles eliminaram o Atlético Goianiense nas semifinais, também nos pênaltis.
 
 

☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Renato Gaúcho declara voto em Bolsonaro: 'Para o Brasil não cair no abismo'


Técnico do Grêmio, Renato Gaúcho reiterou seu apoio a Jair Messias Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de domingo (2). O comandante declarou votar no político de direita com o intuito de não deixar o Brasil "cair no abismo, como países vizinhos".


"Venho aqui, mais uma vez, reiterar meu apoio ao presidente Bolsonaro. Não podemos deixar que o Brasil caia no abismo, como os nossos países vizinhos. Então, no próximo domingo, tem que ser 22. Tem que ser Bolsonaro, para que nosso país continue em boas mãos. Deus, pátria e família", disse Renato Gaúcho.

Outra figura do futebol que declarou apoio a Bolsonaro foi o atacante Neymar, da Seleção Brasileira e do Paris Saint-Germain. O craque publicou vídeo nas redes socias, nessa quinta-feira (29), em que dança música que pede voto ao atual presidente.

Em contrapartida, o comentarista e ex-jogador Casagrande declarou votar em Lula (PT). Além disso, o ídolo do Corinthians disse que não torcerá mais para a Seleção Brasileira enquanto Neymar estiver em campo. 
 
 

☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Estrutura de estádio do Colo-Colo desaba sobre torcedores durante treino


Uma estrutura metálica do estádio Monumental, do Colo-Colo, caiu sobre torcedores do clube chileno durante treino aberto do time realizado nesta sexta-feira, em Santiago. 



Segundo a imprensa local, há oito feridos e duas pessoas com fraturas.

A estrutura desabou depois que alguns torcedores do clube chileno subiram sobre as placas de publicidade do 'setor Cordilheira' do Estádio Monumental David Arellano.

Os suportes metálicos ficaram tombados parcialmente sobre uma grande quantidade de torcedores, mas não caíram totalmente. Isso evitou uma tragédia no estádio do Colo-Colo.

Pessoas que tinham escalado as placas de publicidade despencaram na arquibancada sobre outros torcedores.



O clube decidiu abrir o treino para os torcedores como forma de motivar o time para o clássico de domingo, às 15h, contra a Universidad Católica, pelo Campeonato Chileno.

O Cacique, como é conhecido o Colo-Colo, lidera o campeonato nacional com 54 pontos e é seguido pelo Deportes Curicó, com 43.

☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Casimiro diz ter se decepcionado com Neymar: 'Bolsonaro é um lixo humano'


Fã e amigo de Neymar, o streamer Casimiro Miguel revelou ter ficado triste com o fato do craque apoiar Jair Messias Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de domingo (2). Durante live nessa quinta-feira (29), o comunicador reiterou seu pensamento contra o político e o chamou de 'lixo humano'.


 
 

"Vi o Vasco e voltei para casa. Nesse meio tempo, descobri que o Neymar dançou um jingle do Bolsonaro. Pô, fiquei triste, decepcionado. O Neymar não morreu para mim. Assim como meu pai votou no Bolsonaro e não morreu. Assim como meu tio votou nele e eu fui na casa do meu tio", disse Casimiro em live na Twitch.

"Esse cara que votou no Bolsonaro, ele quer mudar. Na minha opinião, ele não fez a decisão correta, mas alguma coisa mexeu com esse cara e mais milhões. Cada um tem seu direito. Eu só quero que você entenda que hoje não está legal. Para o Neymar vai estar maneiro sempre. Para mim também (que tem boa condição financeira). Se o padre Kelmon for o presidente, para o Neymar vai estar tudo bem. Mas dá uma olhada para o seu lado, a situação do outro. Ver além do que te cerca", completou.

Desde que começou a fazer lives com frequência, em 2020, Casimiro deixa claro sua insatisfação com o governo do atual presidente da república, Jair Messias Bolsonaro. O streamer revelou, inclusive, que não votará no atual chefe de estado. As eleições presidenciais ocorrerão neste domingo (2) e no dia 30, caso haja segundo turno.

"Sou um cara abertamente progressista. Sou um cara que fala abertamente que o Bolsonaro é um lixo humano. Mas as pessoas querem o tweet, para ter o retweet delas. 'Pô, em quem o Casimiro vai votar?'. E não vai ter isso. Desculpa, você não vai ter isso. Eu me posicionei na última eleição. Votei no Ciro Gomes, apesar de ter me decepcionado com ele durante nesta campanha", disse Cazé.

"Então, se te conforta, eu não vou votar no Bolsonaro. Se você ver o meu conteúdo, vai ver que eu não tenho nada a ver com ele. E têm pessoas no chat que vão votar no Bolsonaro. Beleza, vai e faz. Agora, não entra nessa ideia de: 'E o teu ídolo, Neymar, que dançou para o Bolsonaro. E agora, o que você vai fazer?'. Vou fazer nada, irmão", finalizou.

Casimiro foi criticado por parte do público por não falar abertamente em qual candidato votará. O streamer não acredita que sua influência contribuirá ou alterará as pesquisas eleitorais. Atualmente, a maioria dos dados divulgados mostram uma superioridade de Lula (PT) em relação aos outros candidatos.
 
 
 

Neymar 

 
Craque da Seleção Brasileira e do Paris Saint-Germain, Neymar declarou apoio a Jair Messias Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de domingo (2). O atacante publicou vídeo nas redes socias, nessa quinta-feira (29), em que dança música que pede voto ao atual presidente.
 
Já conhecido por fazer coreografias após marcar gols, Neymar dançou a seguinte música: "Vota, vota e confirma. Vinte e dois é Bolsonaro". O vídeo foi publicado no TikTok e está privado de comentários do público. Apenas usuários que o atacante segue poderão interagir com a postagem. 
 
 
 

Quem é Casimiro? 

 
Casimiro Miguel, de 28 anos, que trabalha no canal TNT Sports Brasil, ganhou popularidade nos últimos meses ao fazer lives irreverentes sobre futebol e temas variados. O streamer foi eleito no dia 16 de dezembro a Personalidade do Ano no Prêmio eSports Brasil 2021.

☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Em nota, Pumas pede desculpa a Daniel Alves por "mal-entendido" sobre lesão

 
Após ter anunciado que Daniel Alves havia sofrido uma lesão no ligamento do joelho direito, ser desmentido pelo lateral e apagar a publicação, o Pumas, do México, emitiu um novo comunicado sobre o caso na madrugada desta sexta-feira (30/9). Desta vez, o clube pediu desculpas ao jogador e afirmou que tudo não passou de um "mal-entendido".
 
 

"Para esclarecer o mal-entendido sobre a lesão de nosso jogador Dani Alves, o clube Universidad Nacional informa: o jogador recebeu uma pancada no joelho no fim do treinamento e, por precaução, não viajou para enfrentar o F.C. Juárez. A lesão requer tratamento básico e repouso. Devido a uma falta de comunicação e a viagem da equipe à Cidade Juárez, foi publicado uma informação errada. Por este erro, pedimos desculpas a Dani Alves", disse o time em nota oficial.
 
 

Na quinta, a falsa informação divulgada pela equipe causou uma reação imediata em Daniel Alves, que foi às redes sociais para negar a contusão. O veterano frisou que havia sofrido apenas uma pancada de seu companheiro e não viajou para a próxima partida, contra o Juárez, por precaução.
 


Copa do Mundo do Catar


Com 39 anos, a presença de Daniel Alves na Copa do Mundo do Catar é dúvida. Após deixar o São Paulo, em setembro de 2021, o lateral ficou sem clube por cerca de dois meses, até retornar ao Barcelona, em novembro. Sete meses depois, saiu do clube catalão e optou por se juntar ao Pumas com o objetivo de seguir em forma para poder disputar o Mundial.

No entanto, na última convocação para a disputa de amistosos da Seleção Brasileira, o técnico Tite não chamou o atleta. O treinador preferiu convocar apenas Danilo, da Juventus, para a posição. Assim, caso fosse necessário, os zagueiros Éder Militão, do Real Madrid, ou Ibañez, da Roma, seriam improvisados no setor.

☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Lendas de Atlético x Borussia na Arena MRV? Dedê revela possibilidade


Ex-jogador de Atlético e Borussia Dortmund, Dedê revelou que trabalha nos bastidores para que ocorra um jogo entre as lendas dos clubes na Arena MRV, em 2023. 


 
Em participação no Por Onde Anda?, do Superesportes, ex-lateral-esquerdo disse que está conversando com Sérgio Araújo para organizar a partida. O ex-atacante alvinegro é o atual presidente do Galo Máster.
 
"Ano que vem, se Deus quiser, talvez uma pequena possibilidade. Falei com o Sérgio Araújo, que também é ídolo do Atlético, de levar o time de lendas do Borussia para jogar contra as lendas do Atlético no estádio", explicou Dedê.
 
No entanto, o jogo não irá ocorrer na inauguração da Arena, no dia 25 de março de 2023, visto que já existem eventos marcados para esta data. "Há essa possibilidade, estamos conversando com o pessoal. Não na inauguração, mas há essa possibilidade", completou.
 
Para que o jogo aconteça, ainda é necessário que o Atlético acerte um patrocínio para o time Máster. Caso isso ocorra, Sérgio Araújo pretende chamar os seguintes nomes para a partida: Marques, Moacir, Valdir Todinho, Paulo Isidoro, Luizinho, Paulo Roberto Prestes, Milagres, Alcir, Bruno, Léo de Deus, Wellington Amorim, Adriano, Araújo e Gedeon.

No entanto, a assessoria de comunicação da Arena MRV informou que ainda não há nada sobre isso, e que os únicos eventos programados são os da inauguração do estádio
 

Dedê e a relação com Atlético e Borussia

 
Dedê foi revelado pelo Atlético e atuou em 92 partidas pelo clube mineiro entre 1996 e 1998. Ele levantou as taças da Copa Conmebol e da Copa Centenário de Belo Horizonte, ambas em 1997.
 
Ainda em entrevista ao Superesportes, o ex-atleta - declaradamente atleticano -  mostrou ansiedade para ir à Arena MRV, principalmente com o pai e irmãos.

"Em questão de conhecer o estádio do Atlético, não me importo muito em ir na inauguração, que todo mundo quer ir. Eu me importo de ir com meu pai, meus irmãos, em jogo tranquilo, entrar lá", disse.
 
O ex-lateral deixou o Galo para acertar com o Borussia em julho de 1998. Na Alemanha, se tornou um dos maiores ídolos da história do time e ajudou nas conquistas de dois Campeonatos Alemães (2002 e 2011). 
 

☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Amigo de Götze e Lewa, Dedê viu surgir grandes astros no Dortmund

O ex-lateral-esquerdo Dedê acompanhou o surgimento de craques do futebol mundial. Ele defendeu o Borussia Dortmund, da Alemanha, por 13 anos e viu de perto o início promissor de jogadores como Hummels, Schmelzer e Sahin, mas principalmente outros dois, que viraram amigos do mineiro: Mario Götze e Robert Lewandowski.

Em entrevista ao podcast Por Onde Anda?, do Superesportes, Dedê comentou a amizade com os dois astros do futebol mundial. O ex-atleticano se lembra com carinho especialmente de Götze.

"Eles me chamavam de vovô. O Mario Götze é um irmão. Lembro quando ele era 'molecão'. Tinha um Golf e vinha aqui no fim de semana, aí eu trocava o carro com ele. Ele não podia comprar um carro mais avançado, tinha esse respeito. Aí ele ficava o fim de semana com meu carro, um esportivo, mais caro. Eu falava: 'se você der uma caneta no treino, você vai lá em casa e eu troco o carro com você'", disse Dedê. 


Algumas semanas antes de Dedê deixar o Dortmund, em 2011, Götze fez questão de homenagear o amigo. Ao marcar um gol na goleada por 4 a 1 sobre o Hannover, em 2 de abril, o alemão levantou a camisa e mostrou o número e o nome do então lateral-esquerdo.

"Lembro o Götze, um molecão com 18 anos. O Tinga falava que seria um moleque do caramba. Não esqueço, o Tinga falava isso. E eu falava 'ele é bom, mas no Brasil você vê uns caras mais...'. Ele fez um gol em uma partida em casa e levanta a camisa. Embaixo estava a minha camisa, com meu número e meu nome. Eu estava me aquecendo, não enxergava do outro lado do campo. Aquele gesto marcou na Alemanha. Ele correu de um lado para o outro. Todo mundo sabia, menos eu. Todo mundo me batendo na cabeça. Ele me deu um abraço, todo mundo me abraçou. A gente se fala direto", completou.

7 a 1 para a Alemanha


Dedê relembrou também a conversa que teve com o amigo logo após o 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil, no Mineirão, pela semifinal da Copa do Mundo de 2014. O ex-lateral diz ainda que fez questão de parabenizar Götze após marcar o gol do título na prorrogação contra a Argentina, no Maracanã.

"Brinquei com eles antes do jogo em BH. Fui lá zoar e falei que eles iriam tomar um sacode. Quando acabou o jogo, não acreditei. Pô, 7? Foi um dia atípico. Tudo dava certo para a Alemanha. Encontrei o Gotze, e ele colocou a mão na boca, zoando. Depois eles viajaram, fizeram a final e ele marcou o gol do título. Liguei para ele uns três dias depois, e ele dizia que a ficha não tinha caído. Ele ia na minha casa, a gente tinha uma intimidade anormal. Liguei para ele e falei: 'Você conseguiu'".


Lewandowski


Robert Lewandowski era outro amigo de Dedê no Dortmund. Apesar de terem trabalhado juntos por pouco tempo, os dois construíram uma grande relação, especialmente pelo brasileiro ser um dos líderes da equipe. 

O ex-lateral relembrou um caso em que deu uma dura no atacante polonês em um treino. 

"Lewandowski chegou no meu último ano. Foi o ano em que mais me lesionei. Ele era reserva do Lucas Barrios. A gente jogava no sábado e no domingo treinava quem não jogou. A gente treinava quatro contra quatro, o grupo era pequeno. Eu não gostava de treinar no time dele de jeito nenhum. Jogava três contra três, e ele não voltava. Mas, quando a bola caía no pé dele, era anormal. Mas até cair no pé dele, tinha que tomar a bola. Você tomava gol, era campo reduzido. Eu chamava atenção dele, me respeitava muito, era um cara do bem. Ele falava 'Leo, eu gosto de fazer gol cara, sou brasileiro, gosto de fazer gol. Atacante tem que fazer gol'. Eu dava uma dura nele para o Klopp ver que eu estava chamando atenção."

Dedê afirmou que via muito potencial em Lewa, mas não acreditava que o polonês alcançaria o patamar atual. O polonês foi eleito o melhor jogador do mundo nas últimas duas temporadas.

"Não imaginava que seria isso tudo, vou ser bem honesto. Mas era um cara frio para raciocinar, para fazer gol... Quando chegou no Borussia já dava para ver", concluiu.

Por Onde Anda? 

 
O Por Onde Anda? é um quadro quinzenal publicado no Superesportes e no YouTube do Portal UAI. Nele, são entrevistados ex-jogadores e ex-técnicos de América, Atlético e Cruzeiro que estão aposentados ou em mercados alternativos do mundo da bola. 

Revelado pelo Atlético, Dedê disputou 92 jogos e marcou três gols com a camisa alvinegra entre 1996 e 1998. Na entrevista, ele ainda contou histórias com ídolos do Galo, explicou por que não voltou a defender o alvinegro, além de bastidores pelo Dortmund e a idolatria na Alemanha. Veja, no vídeo abaixo, a conversa na íntegra:

☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Bayern e Roma se classificam à fase de grupos da Liga dos Campeões Feminina


O Bayern de Munique e a Roma conseguiram nesta quinta-feira as duas últimas vagas na fase de grupos da Liga dos Campeões feminina.

Depois de vencer o jogo de ida por 1 a 0 na Espanha, o time alemão despachou a Real Sociedad com mais uma vitória, jogando em casa, por 3 a 1.

As italianas também conseguiram a vaga com duas vitórias, sobre o Sparta Praga: por 2 a 1 no primeiro jogo na República Tcheca e uma goleada por 4 a 1 em Roma nesta quinta.

Na quarta-feira, grandes como Real Madrid, Paris Saint-Germain e Juventus já tinham garantido seus passaportes para a fase de grupos do torneio continental.

Diretamente classificados, sem a necessidade de participar das eliminatórias prévias, já estavam outros quatro clubes: Lyon (atual campeão), Barcelona, Wolfsburg e Chelsea.

☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Técnico do Tottenham, Antonio Conte critica rumores que o ligam à Juventus


O técnico do Tottenham, Antonio Conte, considerou "desrespeitosos" os recentes rumores que o apontam como um possível nome para assumir a Juventus caso o atual comandante da equipe italiana, Massimiliano Allegri, seja demitido.

"Acho que é desrespeitoso com o técnico da Juventus e desrespeitoso para mim, como treinador do Tottenham", afirmou Conte às vésperas do clássico contra o Arsenal, no próximo sábado, pelo Campeonato Inglês.

Embora tenha uma relação de vitórias com a Juve, tanto como jogador quanto como treinador, o italiano está focado em seu atual time.

Sob o seu comando, o Tottenham está invicto na Premier League e é o terceiro na classificação, apenas um ponto atrás do líder Arsenal, e está de volta à Liga dos Campeões.

RACISMO

Conte também comentou o incidente racista envolvendo o atacante dos Spurs, Richarlison, que teve uma banana arremessada das arquibancadas em sua direção durante a vitória do Brasil por 5 a 1 sobre a Tunísia, no último amistoso antes da Copa do Mundo.

"O que aconteceu é inacreditável. Assistir a este tipo de situação em 2022 é uma vergonha para todos", enfatizou.

☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Maiores salários da Premier League têm brasileiro no top 10 e CR7 em 1º


Nesta semana, o site inglês "Capology" divulgou uma listagem com os salários de todos os jogadores presentes na Premier League. Entre os dez primeiros, estão alguns nomes de destaque como Cristiano Ronaldo, Mohamed Salah, Erling Haaland e o brasileiro Casemiro. 


Vale lembrar que a moeda utilizada na terra da Rainha é a libra esterlina.

Quem lidera o Top-10 é Cristiano Ronaldo. O camisa 7 do Manchester United recebe 515 mil libras esterlinas (cerca de R$ 3 milhões na cotação atual) por semana -forma que os clubes pagam seus atletas na Inglaterra. São 144 milhões de reais na somatória anual e quase R$ 12 milhões por mês.


Em segundo e terceiro lugar estão dois jogadores do Manchester City. O meia belga Kevin de Bruyne recebe a quantia de 400 mil libras (R$ 2.3 milhões) por semana, e quem completa o "pódio" é a nova contratação do clube, o atacante Erling Haaland, que fatura 375 mil libras (R$ 2.2 milhões) semanais.

O brasileiro mais bem colocado é o Casemiro, que ocupa a nona colocação. Recém-contratado pelo Manchester United junto ao Real Madrid, o meio-campista recebe o salário semanal de 300 mil libras esterlinas, aproximadamente 1 milhão e 700 reais conforme atual cotação.

Apenas mais um brasileiro aparece no Top-20: o atacante Gabriel Jesus, do Arsenal. Na 13ª colocação, o ex-Palmeiras lucra £ 265 mil (1.5 milhões de reais) por semana.

CONFIRA O RANKING COMPLETO:

 

Valores convertidos para reais 


1 - Cristiano Ronaldo [atacante, Portugal e Manchester United]
R$ 12 milhões por mês

2 - Kevin de Bruyne [meia, Bélgica e Manchester City]
R$ 9,2 milhões por mês

3 - Erling Haaland [atacante, Noruega e Manchester City]
R$ 8,8 milhões por mês

4 - David de Gea [goleiro, Espanha e Manchester United]
R$ 8,8 milhões por mês

5 - Mohamed Salah [atacante, Egito e Liverpool]
R$ 8,1 milhões por mês

6 - Jadon Sancho [atacante, Inglaterra e Manchester United]
R$ 8,1 milhões por mês

7 - Raphael Varane [zagueiro, França e Manchester United]
R$ 8 milhões por mês

8 - Raheem Sterling [atacante, Inglaterra e Chelsea]
R$ 7,6 milhões por mês

9 - Casemiro [volante, Brasil e Manchester United]
R$ 6,9 milhões por mês

10 - Jack Grealish [meia, Inglaterra e Manchester City]
R$ 6,9 milhões por mês

11 - Kalidou Koulibaly [zagueiro, Senegal e Chelsea]
R$ 6,8 milhões por mês

12 - N'golo Kanté [volante, França e Chelsea]
R$ 6,7 milhões por mês

13 - Gabriel Jesus [atacante, Brasil e Arsenal]
R$ 6,1 milhões por mês

14 - Anthony Martial [atacante, França e Manchester United]
R$ 5,6 milhões por mês

15 - Reece James [lateral, Inglaterra e Chelsea]
R$ 5,6 milhões por mês

16 - John Stones [zagueiro, Inglaterra e Manchester City]
R$ 5,6 milhões por mês

17 - Bruno Fernandes [meia, Portugal e Manchester United]
R$ 5,5 milhões por mês

18 - Virgil van Dijk [zagueiro, Holanda e Liverpool]
R$ 5,2 milhões por mês

19 - Rodri [volante, Espanha e Manchester City]
R$ 5,2 milhões por mês

20 - Harry Kane [atacante, Inglaterra e Tottenham]
R$ 4,8 milhões por mês

☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Neymar publica vídeo e declara apoio a Bolsonaro nas eleições


Craque da Seleção Brasileira e do Paris Saint-Germain, Neymar declarou apoio a Jair Messias Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de domingo (2). O atacante publicou vídeo nas redes socias, nesta quinta-feira (29), em que dança música que pede voto ao atual presidente.
 
 

Já conhecido por fazer coreografias após marcar gols, Neymar dançou a seguinte música: "Vota, vota e confirma. Vinte e dois é Bolsonaro". O vídeo foi publicado no TikTok e está privado de comentários do público. Apenas usuários que o atacante segue poderão interagir com a postagem.

Nessa quarta-feira (28), o presidente visitou o Instituto Neymar Jr., em Praia Grande, e o atacante da Seleção Brasileira agradeceu, em vídeo, a presença do político. O atleta revelou que gostaria de ter participado do encontro e desejou que a visita fosse proveitosa.

Na gravação, Neymar prometeu que estará presente para receber o presidente em uma próxima visita. O jogador não compareceu porque jogou os dois últimos amistosos da Seleção Brasileira antes da Copa do Catar. O Brasil enfrentou a Gana e a Tunísia na última semana.

"Fala Presidente Bolsonaro, Tarcísio, Michelle. Estou passando para agradecer a visita ilustre de vocês. Queria muito estar junto, mas infelizmente estou longe. Na próxima vez estarei junto", disse Neymar.

O jogador também falou sobre o orgulho que sente do projeto: "Espero que vocês aproveitem essa visita no Instituto, que é o maior gol que eu já fiz na vida. Estou muito feliz que vocês estão aí", finalizou.
 
 
 

Relação com a política


Em outros momentos, Neymar já se encontrou com Bolsonaro, mas nunca havia declarado abertamente apoio ao político. O jogador também já interagiu com o candidato a deputado federal Nikolas Ferreira, que é associado ao atual presidente da república.

Em contrapartida à postura do atleta, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) opta por não se vincular politicamente com nenhum candidato. Em entrevista ao Superesportes, Tite, técnico da seleção, afirmou que não se encontrará com o presidente caso conquiste o título da Copa do Mundo.

"Eu, particularmente, (não vou a Brasília) nem na ida, nem na volta, nem ganhando e nem perdendo. A mesma resposta que dei há cinco anos. Algumas coisas a gente reformula, reformata, não temos a mesma opinião o tempo todo. Mas essa permanece inalterada", afirmou o treinador.

O primeiro turno da eleição presidencial tem data marcada para 2 de outubro. Já o segundo turno, caso necessário, será no dia 30 do mesmo mês. A abertura da Copa do Mundo, entretanto, será apenas em 20 de novembro. Durante o torneio, a população brasileira já terá votado em qual candidato assumirá a presidência do país nos próximos anos.
 
 
 

☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Marrocos pede que Adidas retire novas camisas da seleção da Argélia


O Ministério da Cultura do Marrocos solicitou à marca esportiva Adidas que retire sua nova coleção de camisas da seleção de futebol da Argélia, alegando que no desenho houve uma apropriação de símbolos do "patrimônio cultural marroquino", confirmou nesta quinta-feira à AFP o advogado da pasta, Mourad Elajouti.


"Trata-se de um roubo de motivos inspirados no azulejo marroquino (cerâmica característica da arte decorativa do Marrocos), que aparecem nas camisas esportivas da Argélia, o que forçou o Ministério a atuar com urgência", explicou Elajouti.

Em um e-mail enviado ao CEO da Adidas, Kasper Rorsted, do qual a AFP obteve uma cópia, o advogado marroquino denuncia uma "apropriação cultural e uma tentativa de roubar uma forma de patrimônio cultural marroquino para utilizá-lo fora de contexto".

A polêmica acontece em meio ao clima de tensão permanente entre os países vizinhos do norte da África. A Argélia rompeu suas relações diplomáticas com o Marrocos em agosto de 2021, acusando Rabat de "atos hostis". A decisão foi considerada então "completamente injustificada" pelo governo marroquino.

"O Ministério da Cultura do Marrocos se reserva ao direito de utilizar todas as vias de recursos judiciais possíveis nos tribunais alemães (país da sede da Adidas) e internacionais", advertiu o advogado.

No dia 23 de setembro, a Adidas apresentou no Twitter os uniformes da seleção da Argélia para a temporada 2022/2023, "inspirados pela cultura e a história". O novo desenho, segundo a empresa, teve sua inspiração no Palácio do Mexuar, localizado na cidade de Temclen, no noroeste da Argélia.

☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Justin Bieber pode mudar local de jogos finais da Liga das Nações

 

O cantor canadense Justin Bieber pode dificultar a vida da Uefa para definição do local onde será disputada a Final Four, reta final da Liga das Nações reunindo Espanha, Itália, Holanda e Croácia. Com uma série de shows, de 11 a 14 de junho, na Ziggo Dome, vizinho à Amsterdam Arena, as partidas terão que ser realocadas para outro estádio.

Segundo o jornal espanhol "As", a realização dos eventos na mesma cidade e simultaneamente é considerada inviável, devido a questões de segurança.

 

As finais do torneio entre as seleções europeias serão entre 14 e 18 de junho, e a Holanda foi a sede escolhida por ter vencido o Grupo 4 da Liga das Nações – em que estavam os quatro países candidatos a sediar a Final Four.

Agora, a Federação Holandesa ofereceu as cidades de Rotterdam e Enschede, visto que Eindhoven, cidade do PSV, também receberá shows no mesmo período.


A capacidade oferecida pelos estádios cogitados pela Federação Holandesa, no entanto, desagrada os padrões da Uefa. Contar com apenas cerca de 30 mil espectadores no estádio do Twente, De Grolsch Veste, por exemplo, não era o desejável pelo Comitê Executivo, que ainda não decidiu onde sediar os jogos decisivos da competição.

Ligação de Justin Bieber com o futebol


Justin Bieber é um dos famosos conhecidos por adorar o esporte mais popular do mundo. Com 27 anos, ele costuma jogar quando pode e já foi visto brincando com os amigos na igreja Churchome, em Los Angeles. O músico já teve inclusive, interação com craques brasileiros.



Em maio deste ano, ele assistiu a uma live do meia do Flamengo, Diego Ribas, com a presença do camisa 10 da Seleção Brasileira, Neymar. Na transmissão ao vivo com mais de 60 mil espectadores, a voz de canções como "Hold On" e "Sorry" não deixou de acompanhar os jogadores do rubro-negro e do PSG.

Além disso, em 2017, durante show da sua turnê "Purpose", no Allianz Parque, em São Paulo, Justin Bieber vestiu a camisa do Palmeiras ao subir ao palco.

Em novembro de 2016, ele visitou um treino do Barcelona, quando o trio Neymar, Messi e Luis Suárez ainda atuava junto. Na ocasião, o cantor tirou diversas fotos com o brasileiro – com quem já assistiu até a um jogo da Seleção Brasileira, durante a Copa América.

☐ ☆ ✇ Futebol Internacional

Vacina contra COVID-19 não será obrigatória para visitantes na Copa


 
Turistas que forem à Copa do Mundo do Catar não precisarão estar obrigatoriamente vacinados contra a COVID-19, nem serão submetidos a quarentena. Eles deverão apresentar um teste negativo ao chegar ao país, anunciaram o governo e o Comitê Supremo de Organização nesta quinta-feira (29/9).



"As pessoas que chegam ao Catar não precisam fazer quarentena, independente de seu estado de vacinação ou seu país de origem", afirmam os organizadores. 

No balcão de check-in do seu aeroporto de partida, todos os visitantes com mais de seis anos de idade devem apresentar um teste com resultado negativo com menos de 48 horas da hora da partida se for um teste de PCR e menos de 24 horas se for um teste de antígeno.

Não será necessário fazer outro teste na chegada.

O uso da máscara será obrigatório nos transportes públicos e nos estabelecimentos de saúde.

Quem testar positivo durante a competição, deverá se isolar durante cinco dias e depois usar máscara durante outros cinco dias.

Os visitantes de mais de 18 anos também deverão baixar o aplicativo de rastreamento Ehteraz, necessário para entrar em lugares públicos fechados.

Mais informações sobre o uso do Ehteraz durante o torneio, especialmente nos estádios, "serão comunicadas no momento oportuno", disseram os organizadores à AFP. 

Atendimento gratuito de saúde


Eles também especificam que "os cuidados de saúde de emergência serão gratuitos nos hospitais públicos para os portadores do cartão Hayya", que cumpre a função de visto para o Catar e de acesso aos estádios. 

Todos os hospitais, centros médicos, clínicas e farmácias privadas ou públicas do país estarão abertos para os visitantes. 

A Copa do Mundo do Catar será entre os dias 20 de novembro a 18 de dezembro.

❌