Oikos News

🔒
❌ Sobre o FreshRSS
Há novos artigos disponíveis, clique para atualizar a página.
☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Virgínia Fonseca fazer post sobre as eleições e gera revolta: ‘Egocêntrica’

Por: Jovem Pan

Diferente de boa parte da classe artística, a influenciadora Virgínia Fonseca decidiu não declarar em quem irá votar no primeiro turno das eleições 2022. Na madrugada deste domingo, 2, a mulher do cantor Zé Felipe postou o seguinte nas redes sociais: “E hoje é dia de eleição!!! Vote consciente, é um direito nosso e está nas nossas mãos decidir o que vai ser melhor para nosso Brasil. Não se deixe levar pela realidade do outro! Pense na sua realidade, seus princípios e valores! É isso, vote por você, por seu filho, pela sua família, nosso bem mais precioso!!! Lembrando: o voto é secreto e vivemos em uma democracia”. A declaração da influenciadora repercutiu nas redes sociais e Virgínia foi chamada de “egocêntrica” por muitos seguidores. “Eu fui até conferir o storie da Virgínia. ‘Não se deixe levar pela realidade do outro’. Ela está lá milionária simplesmente por fazer uns vídeos mostrando o dia a dia de acordar, fazer pilates e tomar suco que outra pessoa fez pra ela. [Há] 33 milhões de pessoas passando fome”, escreveu uma pessoa no Twitter. 

“A Virgínia postou ‘não adianta pensar com a realidade do outro, pense com a sua realidade’. Pense com a realidade do outro, sim, porque o governo não é só para você que é rico e não é afetado com o preço alto, escolas públicas, saúde pública, então pense, sim, no outro na hora de votar”, comentou outra. “Virgínia basicamente disse: pense no futuro do nosso país, mas não olhe para o lado, ignore a fome, a falta de educação, a pobreza, se você não passa por isso. Uma vergonha uma pessoa com tantos seguidores dar esse tipo de posicionamento que pode influenciar [os outros] a serem ignorantes”, acrescentou um seguidor. “Nunca dei unfollow com tanta gosto igual eu dei na Virgínia hoje. Egocêntrica, é muito fácil um discurso desse quando se ganha milhões deitada na cama postando stories”, disparou mais um. Com a repercussão negativa do post, Virgínia se justificou dizendo que apenas não quis influenciar no voto de ninguém: “Quando eu falei vote de acordo com a sua realidade, seus princípios, seus valores, é o seguinte: ninguém pensa igual. Eu penso de um jeito, meu vizinho pensa de outro. Posso falar que vou votar no candidato ‘x’ porque tem pessoas passando fome e ele vai acabar com isso. Pensei em todo mundo, mas é um pensamento meu e o meu vizinho do lado pode não ter esse pensamento, por isso, ele pode votar em outro candidato”.

Eu fui até conferir o storie da Virgínia. “não se deixe levar pela realidade do OUTRO”
Ela tá lá milionária simplesmente por fazer uns vídeos mostrando o dia a dia de acorda,faz pilates,e toma suco que outra pessoa fez pra ela. 33 MILHÕES DE PESSOAS PASSANDO FOME! VAI TOMA NO CU

— Bruna, que não é Marquezine mas vota 13 (@Bruhhcastilho) October 2, 2022

A Virgínia postou “não adianta pensar com a realidade do outro pense com a sua realidade”

Pense com a realidade do outro SIM, pq o governo não é só pra vc que é rico e não é afetado com o preço alto, escolas públicas, saúde pública, então pense sim no outro na hora de votar!

— Luciana Raíssa ✨ (@LucianaRaissa_) October 2, 2022

virginia basicamente disse: pense no futuro do nosso país, mas não olhe pro lado. ignore a fome, a falta de educação, a pobreza, se você não passa por isso. uma vergonha uma pessoa com tantos seguidores dar esse tipo de posicionamento que pode influenciar a serem ignorantes.

— ‏ؘ (@purpousetour) October 2, 2022

Nunca dei unfollow com tanta gosto igual eu dei na Virgínia hoje 🤢
Egocêntrica, é muito fácil um discurso desse quando se ganha milhões deitada na cama postando storie!!!!

— olhos de cigana oblíqua e dissimulada (@Millenans_) October 2, 2022

A Virgínia falando “vote de acordo com SUA realidade” juro KKKKKKKKKKKKKKKKKKe dps tentando se explicar ô bixinha egocêntrica mds

— samyra sem i (@bookssadbabe) October 2, 2022

A Virginia é só mais uma egocêntrica no meio de vários influencers. Não me espanta ela dizer "pense com a sua realidade e não com a realidade do outro"

— Regina Treze ⭐ (@reginacasebre) October 2, 2022

essa virgínia eh uma piada kkkkkkkkkkkkk eu acho eh pouco, continuem babando o ovo dessa individualista, egocêntrica!!! “vou votar de acordo c a MINHA realidade” realidade essa q eh minoria da minoria q tiveram o privilégio, mas eh isso!!!

— madu (@dudaasilva00) October 2, 2022

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Confira o passo a passo de votação na urna para as eleições gerais deste domingo

Por: Jovem Pan

Sem poder usar o celular na cabine de votação, o eleitor pode levar uma cola de papel com os números de seus candidatos neste ano. A ordem da votação é a seguinte: deputado federal, com quatro dígitos; deputado estadual ou distrital, com cinco; senador, com três números; governador; dois dígitos; e presidente, com dois dígitos também. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a média de tempo dos eleitores para realizar a votação completa nas eleições gerais é de um minuto e 10 segundos, já computado o segundo extra que a urna eletrônica dá, a partir deste ano, para o eleitor conferir cada voto. A novidade é que, ao final, a urna mostra ao eleitor a mensagem “confira o seu voto”. Um segundo depois será possível confirmar ou corrigir. Ao escolher o candidato, digitando seu número, a foto dele aparece e, ao apertar “confirma”, a urna eletrônica já computa o voto dado. Entretanto, isso já confundiu muitos eleitores em pleitos passados, por acharem que não viram a foto dos candidatos.

O novo tempo adicional é uma oportunidade para checar a escolha antes de confirmar o voto, como explica o coordenador da seção de voto informatizado do TSE Rodrigo Coimbra: “Esse tempo obriga que o eleitor faça uma conferência da foto, do nome do candidato, do número, do partido, e, com isso, tenha segurança e confiança de que está votando no candidato certo, na escolha que ele fez, e que a urna vai salvar aquilo que ele escolheu”. Coimbra também lembra que não há limite de tempo para o eleitor, mas que, se ele ficar certo tempo sem tocar no equipamento, o mesário é acionado. “Se depois de 45 segundos, o eleitor não pressionar nenhuma tecla na urna, o mesário recebe um aviso no seu terminal, justamente para questionar se tem algum eleitor votando, se está tudo bem. E, neste momento, a obrigação do mesário é questionar o eleitor sobre possíveis dificuldades e necessidade de assistência, à distância, sem violar o sigilo da votação”, diz.

Além dos candidatos, também é possível votar na legenda, de dois dígitos, nas vagas de deputado. Para isso, é necessário apertar o botão confirma duas vezes após, uma após digitar o número do partido, e a segunda quando a urna avisar que aquele é um voto de legenda. Neste caso, também é preciso esperar um segundo extra para a conferência dos votos.

*Com informações da repórter Katiuscia Sotomayor

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Sergio Pérez dá show, vence o GP de Cingapura e adia título de Max Verstappen na Fórmula 1 

Por: Jovem Pan

Sergio Pérez, da Red Bull Racing, deu show neste domingo, 2, ao vencer o Grande Prêmio de Cingapura de Fórmula 1, em prova marcada pelos abandonos. O mexicano ficou à frente de Charles Leclerc e Carlos Sainz, da Ferrari, considerados favoritos neste final de semana. Ainda assim, apesar de cruzar a linha de chegada na frente, o piloto terminou a corrida sob investigação por duas possíveis infrações no Safety Car, o que pode mudar o pódio. Em Marina Bay, Pérez mostrou sua especialidade em circuitos de rua e fez uma corrida impecável desde a largada, quando superou o pole position Leclerc logo nos primeiros metros de pista. Depois, ele segurou os avanços do adversário durante toda a prova e abriu três segundos de folga na reta final, que acabaram sendo sete no fim. Com chances de faturar o bicampeonato, Max Verstappen decepcionou e terminou apenas no sétimo lugar. Para ficar com o título na próxima semana, no GP do Japão, ele terá de terminar a prova com sete pontos de diferença para Leclerc, atual segundo colocado na tabela de classificação.

Confira o resultado do GP de Cingapura:

  • 1º – Sergio Pérez (MEX/Red Bull), em 1h02min15s238
  • 2º – Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 7s595
  • 3º – Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), a 15s305
  • 4º – Lando Norris (CAN/McLaren), a 26s133
  • 5º – Daniel Ricciardo (AUS/McLaren), a 58s282
  • 6º – Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 1min01s330
  • 7º – Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 1min03s825
  • 8º – Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin), a 1min05s032
  • 9º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 1min06s515
  • 10º – Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri), a 1min14s576
  • 11º – Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo), a 1min33s844
  • 12º – Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 1min37s610
  • 13º – Mick Schumacher (ALE/Haas), a uma volta
  • 14º – George Russell (ING/Mercedes), a duas voltas
  • Não terminaram a prova – Nicholas Latifi (CAN/Williams), Zhou Guanyu (CHN/Alfa Romeo), Fernando Alonso (ESP/Alpine), Alexander Albon (TAI/Williams), Esteban Ocon (FRA/Alpine), Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri)
☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Megaesquema de segurança é colocado em prática na eleição do Rio de Janeiro

Por: Jovem Pan

O Estado do Rio de Janeiro possui 12,8 milhões de eleitores com 16 anos ou mais aptas a votar neste domingo, 2, segundo o Tribunal Regional Eleitoral. O Estado conta com 40 mil urnas disponíveis. Um forte esquema de segurança foi montado pelas forças de segurança do Rio para o pleito, envolvendo Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e 41 mil homens da Polícia Militar. Algumas áreas específicas recebem atenção ainda mais especial, como o Complexo da Maré, na zona norte da capital fluminense, Itaguaí e São Gonçalo, na região metropolitana, e o bairro de Santa Cruz, na zona oeste do Rio, onde há forte presença de milicianos. Toda a votação será acompanhada por câmeras de um sistema eletrônico de monitoramento das forças de segurança – o Centro Integrado de Comando e Controle – que funciona na região central da capital.

*Com informações do repórter Rodrigo Viga

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Ausentes nas eleições, participantes de ‘A Fazenda 14’ terão 60 dias para regularizar situação

Por: Jovem Pan

Confinados no reality show da Record TV, os participantes de “A Fazenda 14” não conseguirão votar neste domingo, 2. Neste primeiro turno, os brasileiros escolhem cinco candidatos: presidente, governador, senador, deputado estadual e deputado federal. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores que não comparecerem às urnas possuem até 60 dias após o dia da eleição para justificar o voto. Isso pode ser feito pelo aplicativo e-Título (disponível nas plataformas Android e iOS), pelo sistema Justifica disponível nos portais da Justiça Eleitoral ou pelo formulário “Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição)”, que está disponível em PDF e, após preenchido, deverá ser entregue em qualquer cartório eleitoral ou enviado pelo correio à zona eleitoral responsável pelo título. Nas três opções, é necessário anexar uma documentação que comprove o motivo da ausência e esse requerimento será analisado pela autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. Se a justificativa for aceita, a informação é registrada no histórico do título eleitoral. Do contrário, o eleitor precisa pagar uma multa. Nas eleições de 2022, os prazos para registrar a justificativa são: até 1 de dezembro de 2022 para ausência no primeiro turno e até 9 de janeiro de 2023 para ausência no segundo turno, se houver. Como a final de “A Fazenda 14” deve acontecer na segunda quinzena de dezembro, terá candidato que perderá o prazo para justificar a ausência no primeiro turno. A Jovem Pan entrou em contato com Record para saber se os participantes receberam alguma orientação sobre o assunto, mas ainda não obteve retorno. 

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Haaland e Foden marcam hat-trick e brilham em vitória do Manchester City por 6 a 3 sobre o United

Por: Jovem Pan

O Manchester City voltou a despenhar um excelente futebol neste domingo, 2, ao golear o rival Manchester United por 6 a 3, em duelo realizado no Etihad Stadium e válido pela nona rodada do Campeonato Inglês. Os grandes destaques do clássico foram os atacantes Erling Haaland e Phil Foden, que marcaram três vezes cada e conduziram os “Citizens” ao triunfo. Do outro lado, o brasileiro Antony e o francês Antony Martial (duas vezes) diminuíram o prejuízo e fizeram com que o revés não fosse tão amargo. Com o resultado, o time de Pep Guardiola chega aos 20 pontos e assume a vice-liderança, ficando a um do Arsenal. Os Diabos Vermelhos, por sua vez, ficam estacionados nos 12 pontos, no sexto lugar da tabela de classificação. Na próxima quarta-feira, 5, o City volta a campo para medir forças com o Copenhagen (Dinamarca), pela terceira rodada da fase de grupos Liga dos Campeões. Um dia depois, o United encara o Omonia Nicosia, em jogo válido pela Liga Europa.

Embalado e contando com o apoio da torcida, o Manchester City abriu o placar aos 8 minutos, com Phil Foden aproveitando assistência de Bernardo Silva para marcar. Sem conseguir segurar o ímpeto dos adversários, o United sucumbiu à pressão e viu a desvantagem aumentar aos 34 minutos, com Haaland recebendo de Kevin De Bruyne para marcar. O massacre do time azul continuou e, apenas quatro minutos mais tarde, a história se repetiu. Kevin De Bruyne deu belo passe para Haaland se esticar e marcar o terceiro. Já aos 43 minutos foi a vez de Haaland dar assistência para o time de Pep Guardiola fazer 4 a 0 ainda no primeiro tempo. Quem finalizou o contra-ataque do gol foi Phil Foden, que marcou seu segundo gol na partida.

Na volta do intervalo, a equipe de Erik Ten Hag se organizou e conseguiu descontar aos 11 minutos com o brasileiro Antony. Recém-chegado ao clube, atacante recebeu pela direita, trouxe para o meio e finalizou de longe, acertando um chute indefensável para Ederson. A reação, no entanto, foi interrompida pouco depois, mais uma vez graças a Haaland. O norueguês recebeu cruzamento certeiro de Sergio Gómez e finalizou para estufar as redes – ele atingiu a marca de 14 gols em oito jogos com a camisa do Manchester City. A humilhação ficou ainda maior no clássico aos 28 minutos, quando Foden também anotou seu “hat-trick” com um chute certeiro, frente a frente com De Gea. A assistência no lance foi mais uma vez de Haaland. O time visitante conseguiu marcar seu segundo gol aos 38 minutos. Fred fez boa jogada e finalizou em cima de Ederson, Antony Martial pegou o rebote para diminuir para 6 a 2. No fim, Martial marcou mais uma vez nos acréscimos. O atacante francês sofreu pênalti de Cancelo e cobrou com perfeição no ângulo defendido por Ederson para decretar o 6 a 3 no placar final.

*Com informações do Estadão Conteúdo

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Saiba como funciona o modelo de voto proporcional nas eleições para deputado

Por: Jovem Pan

As regras da eleição proporcional, válida para a disputa dos cargos de deputado federal e deputado estadual, são baseadas em um cálculo. As vagas de deputados federais para cada Estado, por exemplo, são determinadas de acordo com a quantidade de habitantes. Pela Constituição Federal, o número não pode ser inferior a 8 ou superior a 70, e pode variar em cada legislatura. O cálculo começa com o chamado quociente eleitoral, definido pelo número de votos válidos dividido pelo número de cadeiras em disputa. Em entrevista à Jovem Pan News, o bacharel em Relações Internacionais e especialista em Direito Eleitoral, Matheus D’Agostino Martins, explicou o conceito: “O quociente eleitoral é o custo em votos de cada cadeira nas eleições proporcionais. É o resultado da conta do total de votos válidos dividido pela quantidade de cadeiras. Depois dessa conta, faz-se outra com o número total de votos de cada partido divididos pelo quociente eleitoral, que resulta no quociente partidário, que vai indicar quantas cadeiras cada partido tem o direito de obter com a sua votação. Somente tem direito a cadeiras, os candidatos que obtiveram individualmente pelo menos 10% do quociente eleitoral”.

“Os partidos que não tiverem candidatos o suficiente não recebem as vagas. As sobras são distribuídas da seguinte forma, somente tem direito a entrar nessa distribuição os candidatos que obtiveram pelo menos 20% do quociente eleitoral e os partidos que obtiveram pelo menos 80% do quociente eleitoral. Pega-se então a quantidade de votos de cada partido, divide-se pela quantidade de cadeiras da distribuição inicial somadas mais um, o que gera uma média. O partido que obtiver a maior média recebe a cadeira e a distribuição é feita sucessivamente entre estes partidos até que se esgotem as cadeiras”, explicou o especialista.

Neste contexto é que entram os chamados “puxadores de votos”, candidatos eleitos com uma votação tão expressiva que levam para o parlamento colegas de legenda com votações menores. Essa transferência de votos é legítima e consequência do formato de eleição proporcional. “Um dos casos mais emblemáticos foi o do Enéas, na eleição de 2002, que recebeu um pouco mais de 1,5 milhão de votos e conseguiu a eleição de outros cinco deputados, alguns com menos de 700 votos. Ou a eleição do Tiririca, que conseguiu eleger mais três deputados em sua primeira eleição. Foram feitas reformas para impedir o uso desses puxadores de votos, como por exemplo a criação de cláusulas de desempenho individuais para candidatos Ou seja, mesmo que o o partido tenha um candidato de expressão, se os outros não têm um desempenho bom eles não tem direito a essa vaga”.

O limite dessa cláusula de barreira obriga o candidato a conseguir sozinho pelo menos 10% do quociente eleitoral para ser beneficiado pelo puxador de votos da sigla. Além disso, um candidato bem votado também pode não se eleger caso o quociente partidário seja baixo. O objetivo do processo é estimular a representatividade e garantir a participação de diferentes ideologias políticas no processo democrático. No sistema proporcional não há segundo turno, ou seja, ao fim da apuração das eleições já será conhecida a composição da Câmara Federal e das Assembleias Legislativas dos Estados brasileiros.

*Com informações da repórter Katiuscia Sotomayor

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Sete grupos internacionais observam todos os processos do sistema eleitoral brasileiro neste domingo

Por: Jovem Pan

O grupo de observadores internacionais convidado para acompanhar as eleições gerais brasileiras de 2022 está dividido em cinco subgrupos que visitam várias seções eleitorais desde as 0ito horas da manhã, quando teve início a votação no Brasil. Desde a semana passada, as missões de observação e também autoridades internacionais convidadas para acompanhar o pleito já participam de uma programação em Brasília que inclui ciclo de palestras e painéis para discussão sobre os aspectos do sistema eleitoral brasileiro. Eles também se reuniram com candidatos à Presidência da República para conhecer propostas. São sete missões internacionais com, aproximadamente, 150 pessoas. Representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA), Parlamento do Mercosul (Parlasul), a Rede Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), os institutos norte-americanos Carter Center, International Foundation for Electoral Systems, Union Interamericana de Organismos Electorales e Rede Mundial de Justiça Eleitoral.

O papel desses observadores é acompanhar várias etapas do processo eleitoral. Ainda neste ano, eles já estiveram no Brasil para acompanhar as pré-campanhas, campanhas eleitorais, testes de segurança e o funcionamento do sistema eletrônico de votação até a totalização dos votos, além do pós-pleito. Eles devem verificar aspectos de tecnologia, organização eleitoral, votação no exterior, atuação da justiça eleitoral. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o objetivo é ajudar a aprimorar o sistema e a democracia. O resultado do trabalho será a produção de relatórios técnicos independentes, com avaliação e sugestão de aprimoramentos.

É a primeira vez que o Brasil recebe tantos observadores extrangeiros. Em 2018 e 2020, a OEA já veio ao país para realizar esse trabalho e fez sugestões que foram acatadas, como a ampliação do tempo de análise do código-fonte, a criação de bases de dados específicas, como o portal TCE Mulheres, além da criação de grupos de trabalho ampliados para fortalecer a transparência do processo. O grupo acompanhou a abertura de urna, a impressão da zerésima e do boletim de urna, os testes de integridade, que seguem até 17 horas, a votação e, depois do encerramento da apuração, a apuração e a totalização dos votos no TSE, em Brasília.

*Com informações da repórter Katiuscia Sotomayor

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Em Portugal, brasileiro vota no lugar de outra pessoa; urna é inviabilizada e votação continua

Por: Jovem Pan

Na manhã deste domingo, 2, um brasileiro residente de Portugal, afirmou ter votado no lugar de outra pessoa na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, local de votação de eleitores brasileiros residentes do país. Segundo informações da Polícia Federal, o indivíduo disse ter entendido errado os comandos recebido e que votou quando, na verdade, a urna havia sido liberada para outro eleitor. A situação foi registrada junto à mesa eleitoral e a Adidância da Polícia Federal em Portugal confeccionou procedimentos que serão encaminhados ao Brasil para a abertura dos devidos procedimentos quanto ao fato. A atitude configura, em tese, infração ao Art. 309 do Código Eleitoral, que tipifica a conduta de “votar ou tentar votar mais de uma vez no lugar de outrem”, cuja pena pode chegar a três anos de reclusão. A presidência da mesa eleitoral local, em virtude do ocorrido, determinou que a urna fosse inviabilizada. Após o procedimento ser tomado, a votação continuou normalmente, por meio de cédulas impressas.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Eleições de 2022 registram recorde de candidaturas para deputado federal

Por: Jovem Pan

Nas eleições de 2022, a concorrência para a Câmara dos Deputados movimentou um número recorde de candidaturas, com 10.629 registros para disputar uma das 513 cadeiras no Congresso Nacional, em Brasília. Para o pleito deste domingo, 2, a Justiça Eleitoral considerou como aptos 9.757 dos candidatos inscritos, 872 foram considerados inabilitados, 429 renunciaram a candidatura, 434 foram indeferidos devido a irregularidades e 3 candidatos faleceram durante a campanha. Esse é o maior número de candidatos desde o início do período democrático no país. Em 2018, por exemplo, foram 8.588 inscrições para o cargo de deputado federal. Outra novidade do pleito deste ano é a mudança no perfil dos candidatos. Aumentou em 24% o número de candidatas mulheres e em 46% o número de candidatos negros, em relação à eleição passada. Também cresceu o percentual de candidatos com escolaridade de nível superior. Entre os registrados, 59% tem ensino superior completo, em 2018 eram 54%. Contudo, outras características do perfil dos candidatos se mantiveram constantes. Dos registrados, 44% tem mais de 50 anos, e 32% tem entre 41 e 50 anos. Além disso, quase 50% deles são casados.

*Com informações da repórter Iasmin Costa

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Bolsonaro vota no Rio de Janeiro e fala em ‘eleições limpas’ : ‘Que vença o melhor’

Por: Jovem Pan

O presidente Jair Bolsonaro (PL) compareceu à sua seção eleitoral na Vila Militar, Zona Oeste do Rio de Janeiro, por volta das 9h deste domingo, 2. O candidato à reeleição para presidência da República fez uma aparição rápida, cumprimentou os mesários, votou em cerca de 20 segundos na cabine eleitoral e saiu logo após dar curtas declarações aos jornalistas que acompanharam a votação e questionaram quais eram as expectativas do presidente para o pleito: “Nesses 45 dias, fui praticamente em todos os estados do Brasil. Ontem em Joinville, algo nunca visto no Brasil. Tanta gente na rua nos apoiando. Infelizmente eu não vi isso na imprensa. Mas tudo bem, faz parte da regra do jogo. O que vale é o datapovo”. Antes de deixar a seção eleitoral, Bolsonaro também foi questionado se respeitará o resultado eleitoral caso seja derrotado e falou sobre a lisura do processo eleitoral. “Eleições limpas, sem problema nenhum. Que vença o melhor”, disse o presidente.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Lula vota em São Bernardo do Campo e faz apelo por paz: ‘Não queremos mais ódio’

Por: Jovem Pan

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) votou por volta das 9h da manhã deste domingo, 2, na escola estadual João Firmino, no bairro Assunção, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, acompanhado de sua esposa, Rosângela da Silva, seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), Gleisi Hoffmann (PT), Fernando Haddad (PT) e Márcio França (PSB). Após se dirigir à urna, o candidato ao Palácio do Planalto beijou o comprovante de votação e concedeu coletiva de imprensa, na qual discursou sobre o contexto das eleições de 2022 e fez críticas a Jair Bolsonaro (PL).”Eu estou aqui, votando com reconhecimento da minha total liberdade e com a possibilidade de voltar a ser presidente da República deste país, para tentar fazer o país voltar à normalidade, para tentar fazer voltar esse país a cuidar do seu povo, para tentar fazer esse país ter emprego, salário, educação, saúde, respeito com cada ser humano. Nunca mais permitir que esse país tenha um presidente da República que trate com o desrespeito que foi tratada a pandemia da Covid-19 aqui neste país. Que nunca mais tenha um presidente que permita que morra tanta gente por falta de responsabilidade do presidente. Esse país, na verdade, precisa ser cuidado. Nós vamos ter que cuidar desse país, de cada um dos 215 milhões de habitantes como se fosse um filho, um irmão, uma mãe ou um pai, porque esse país precisa, finalmente, recuperar o direito de ser feliz.”, iniciou Lula. Na sequência, o ex-presidente fez uma apelo por paz e relembrou das eleições anteriores.

“Nós não queremos mais ódio, discórdia, queremos um país que viva em paz, que viva em esperança, que acredite no futuro, um país que possa produzir e construir seu próprio futuro a partir da participação da sociedade brasileira. Essa é a eleição mais importante para mim. É engraçado porque eu já votei em mim em 1989, em 1994, em 1998, 2002, 2006. Fiquei sem votar em mim em 2010, 2014 e 2018. E, agora, estou voltando, outra vez, no 13. E esse 13 sou eu mesmo”, declarou. Lula também disse estar estar confiante na vitória em seu Estado natal e prometeu melhorar as condições de vida da população brasileira: “Acho que, a gente ganhando as eleições aqui e em São Paulo, eu tenho certeza que o Alckmin e eu, juntos, com o povo brasileiro, a gente vai dar conta de fazer esse país voltar a ser feliz. É tudo o que o povo deseja: voltar a ser feliz. Esse povo não quer muita coisa, ele quer trabalhar, quer morar, quer ter acesso a lazer, ter um salário, quer tomar café, almoçar e jantar e cuidar da sua família. Porque é isso que interessa, na verdade. A família vivendo em harmonia, esse país vai ser muito melhor”.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Marido de Raquel Lyra, candidata ao governo de Pernambuco, morre em Caruaru

Por: Jovem Pan

Morre o empresário Fernando Lucena, marido da ex-prefeita de Caruaru, no agreste pernambucano, Raquel Lyra (PSDB), após sofrer um mal súbito em casa na manhã deste domingo, 2. A morte foi confirmada pelo partido de Raquel e pela equipe de campanha dela. Lyra é candidata ao governo de Pernambuco e tem grandes chances de ir ao segundo turno com Marília Arraes (Solidariedade), já que está empatada em segundo lugar com Miguel Coelho (União), com 17% das intenções de voto. Marília lidera com 38% – segundo dados do último levantamento do Ipec, divulgado no sábado, 1º de outubro. A eleição para o Palácio do Campo das Princesas em 2022 deve representar uma mudança na política estadual, já que o PSB está no poder há 16 anos e, mesmo assim, não deve ir ao segundo turno. O pai de Raquel e ex-governador do Estado, João Lyra Neto (PSDB), publicou uma nota de pesar lamentando a morte de Lucena em nome de toda a família: “A família de Raquel Lyra informa, com profunda dor, que, na manhã deste domingo, 02, o empresário Fernando Lucena, marido de Raquel e pai de João e Fernando, faleceu, vítima de um mal súbito. Raquel Lyra e sua família agradecem as manifestações de solidariedade que vêm recebendo e contam com a compreensão de todos neste momento tão difícil”.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

3 receitas de esfihas simples e deliciosas

Por: EdiCase

Criada na Síria, a esfiha se popularizou no Líbano e conquistou o mundo. Conhecida por seu sabor inconfundível, ela é preparada a base de massa assada. É o salgado perfeito para servir nas festas e reuniões de família. Também pode ser combinada com diversos tipos de recheios, como carne, atum e frango. Pensando nisso, separamos 3 receitas de esfihas caseiras para você aproveitar no final de semana. Confira!

Esfiha de carne moída

Ingredientes

Massa

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 30 g de fermento biológico seco
  • 3/4 de xícara de chá de açúcar
  • 125 ml de óleo de soja
  • 500 ml de água morna
  • 1 colher de sopa sal
  • Farinha de trigo para polvilhar
  • Fubá para polvilhar
  • Óleo para untar

Recheio

  • 700 g de carne moída
  • 5 tomates picados
  • 1 cebola roxa picada
  • Suco de 2 limões​
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

Modo de preparo

Massa

Em um recipiente, coloque a água, o fermento e o açúcar, misture bem e deixe descansar por 10 minutos. Após, adicione a farinha de trigo, o óleo de soja e o sal e mexa até obter uma massa homogênea. Em seguida, polvilhe uma superfície com farinha de trigo e sove a massa até começar a desgrudar das mãos. Deixe descansar por 10 minutos.

Depois, divida a massa em duas partes iguais e modele no formato de um rolo. Com a ajuda de uma faca, corte três dedos de massa, polvilhe as mãos com fubá, faça uma bolinha com a massa e achate com os dedos, deixando as laterais altas. Repita o processo com toda a massa. Unte uma assadeira com óleo, polvilhe com fubá e disponha as esfihas. Reserve.

Dica: caso a massa não desgrude das mãos, adicione mais um pouco de farinha de trigo no momento de sovar.

Recheio

Em um recipiente, coloque a carne moída, os tomates, a cebola, o suco de limão, o sal e a pimenta-do-reino e misture bem. Com a ajuda de uma colher, coloque uma porção de recheio em cada disco de esfiha e leve ao forno preaquecido a 180°C até dourar. Sirva em seguida.

Esfiha de atum

Ingredientes

Massa

  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de sal
  • 15 g de fermento biológico
  • 1 xícara de chá de água morna
  • 1/2 xícara de chá de óleo
  • 1 gema de ovo batida
  • Óleo para untar
  • Farinha de trigo para polvilhar

Recheio

  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 cebola picada
  • 2 tomates picados
  • 1 colher de sopa de cheiro-verde picado
  • 360 g de atum ralado em óleo
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Massa

Em um recipiente, coloque a farinha de trigo, o fermento e o sal e misture bem. Adicione a água e o óleo e mexa até obter uma massa homogênea. Em seguida, com a ajuda de uma colher, pegue uma porção de massa e faça uma bolinha. Repita o processo com toda a massa e reserve.

Recheio

Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione o alho e a cebola e refogue. Junte o tomate e refogue até murchar. Acrescente o sal, a pimenta-do-reino, o cheiro-verde e o atum e misture bem. Desligue o fogo e reserve.

Montagem

Abra uma bolinha de massa com a palma da mão, coloque um pouco de recheio no centro e feche modelando no formato de um triângulo. Repita o processo com toda a massa e o recheio e reserve. Unte uma assadeira com óleo e enfarinhe com farinha de trigo, disponha as esfihas e deixe descansar por 20 minutos. Após, pincele as esfihas com a gema de ovo e leve ao forno preaquecido em temperatura média até dourar. Sirva em seguida.

Esfiha de frango (Imagem: Shutterstock

Esfiha de frango

Ingredientes

Massa

  • 25 g de fermento biológico
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • 200 ml de óleo de soja
  • 200 ml de água morna
  • 1 xícara de chá de caldo de frango​
  • 600 g de farinha de trigo
  • 1 gema de ovo batida
  • Farinha de trigo para enfarinhar

Recheio

  • 1 kg de peito de frango cozido e desfiado
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho amassado
  • Sal, pimenta-do-reino moída e salsinha picada a gosto
  • 200 g de creme de leite
  • 1 fio de óleo de soja

Montagem

  • Óleo para untar
  • Farinha de trigo para polvilhar

Modo de preparo

Massa

Em um recipiente, coloque o açúcar, o sal, o fermento e o caldo de frango e misture bem. Adicione a água, o óleo, o ovo e o trigo e misture até obter uma massa homogênea. Em seguida, polvilhe uma superfície lisa com farinha de trigo e sove a massa até começar a desgrudar das mãos. Após, com a ajuda de uma colher, pegue um pouco de massa e modele no formato de uma bolinha. Repita o processo com toda a massa e reserve.

Recheio

Em uma panela, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e refogue. Acrescente o peito de frango, o sal, a pimenta-do-reino e a salsinha e misture bem. Por último, coloque o creme de leite e mexa até incorporar com os demais ingredientes. Reserve.

Montagem

Abra uma bolinha de massa com a palma da mão, coloque um pouco de recheio no centro e feche modelando a esfiha no formato de um triângulo. Repita o processo com toda massa e recheio e reserve. Unte uma assadeira com óleo e enfarinhe com farinha de trigo, disponha as esfihas e pincele com a gema de ovo. Leve ao forno preaquecido em temperatura média até dourar. Sirva em seguida.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Gretchen usa calcinha com nome do marido ao renovar votos do 18° casamento

Por: Jovem Pan

Nesta sexta-feira, 30, Gretchen e seu marido, Esdras de Souza, renovaram os votos do casamento em uma cerimônia intimista para 120 amigos e familiares. Em uma das fotos publicada neste sábado, 1, um detalhe chamou a atenção dos fãs do casal: a calcinha de Gretchen. A rainha do rebolado optou por uma peça com o nome do marido escrito em dourado para homenageá-lo. Na foto, feita pelo fotógrafo Ermando Silva e divulgada nas redes sociais do casal, é possível ver a lingerie customizada. A ex-cantora desfilou com um vestido branco, colado e quase transparente. A celebração ocorreu em um resort de Salinópolis, cidade litorânea do Pará. A data de 30 de setembro foi escolhida para marcar os 50 anos de Esdras. Como os dois casaram durante pandemia, em outubro de 2020, a cerimônia também serviu para compensar a falta da festa de casamento no momento da união. Esse é o 18ª casamento de Gretchen, que comemorou a união nas redes sociais: “Que delícia poder viver cada segundinho ao seu lado, Esdras de Souza. Meu sorriso fica iluminado a cada olhar seu. Eu te amo infinitamente. Você traz brilho para minha vida”. Confira imagens da celebração abaixo.

Essa mão linda já diz Td. Te amo meu amor @EsdrasdeSouzza pic.twitter.com/QFwuquVcpI

— Gretchen 🍑 (@GretchenCantora) October 1, 2022

@GretchenCantora ícone atemporal em sua renovação de votos com o Esdras #senhorasouza pic.twitter.com/d960lK2GWG

— ωαɳ∂ε૨รσɳ✨ (@aquiwanderson) October 1, 2022

Gretchen subiu ao altar novamente! A cantora e o marido decidiram renovar os votos após 2 anos juntos.

A cerimônia foi realizada em Salinas (PA). pic.twitter.com/X44CXtCibM

— PAN (@forumpandlr) October 1, 2022

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Ex-pugilista e campeão mundial Éder Jofre morre aos 86 anos

Por: Jovem Pan

O ex-pugilista Éder Jofre morreu na madrugada deste domingo, 2, na cidade de São Paulo aos 86 anos de idade. A informação foi confirmada pela família do ex-atleta nas redes sociais. Entretanto, a causa da morte não foi divulgada pelos familiares do ex-pugilista. Jofre era considerado o maior boxeador brasileiro da categoria peso-galo de todos os tempos, tendo sido campeão mundial entre 1960 e 1965. Na categoria peso-pena, conquistou o título mundial em 1973. Ele foi o primeiro brasileiro a conseguir títulos relevantes no boxe mundial e, em 2021, entrou para o Hall da Fama do Boxe da Costa Oeste dos EUA. Ao todo, disputou 81 lutas, tendo 75 vitórias – 50 por nocaute -, quatro empates e duas derrotas.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Confira qual é o perfil do eleitorado no pleito deste ano

Por: Jovem Pan

Milhões de brasileiros depositarão seu futuro nas urnas no primeiro turno desde domingo, 2, e o perfil do eleitorado mudou de 2018 para 2022. 51% dos jovens entre 16 e 17 anos tiraram o título de eleitor em 2022, mesmo não sendo obrigados a votar. Para atender a esse número recorde, foram abertos mais de 42 mil postos de votação em todo o país. Ao longo da campanha eleitoral do primeiro turno, as pesquisas indicaram um eleitor mais decidido, mesmo diante de todas as possibilidades apresentadas pelos candidatos. Em entrevista à Jovem Pan News, o cientista político Rubens Figueiredo declarou que ainda assim muita gente acaba decidindo o voto nas últimas 24h antes do pleito. Entretanto, em caso de segundo turno o cenário pode mudar: “A tendência no segundo turno é que os eleitores fiquem mais atentos. Como é uma decisão entre dois candidatos apenas, eles tendem a entender melhor o que está acontecendo, acompanhar os debates e verificar as propostas de cada candidato. O segundo turno pode ter um pouco mais de qualidade no debate entre os candidatos, mais propostas e menos xingamentos”.

Atualmente o Brasil é a quarta democracia do mundo em número de eleitores. Além disso, o resultado é divulgado no mesmo dia das eleições, o que mostra um avanço na transparência e na eficiência do sistema eleitoral brasileiro. A maioria do eleitorado é formado por mulheres, que representam 53% do total e mais de 83 milhões de leitoras. “Além das mulheres serem maioria as mulheres também tem galgado, nos últimos tempos, posições importantes na sociedade. As mulheres são um segmento importantíssimo do eleitorado e vão fazer a diferença nesta eleição”, declarou Figueiredo. Mais de 697 mil eleitores votarão de fora do Brasil, em 181 cidades estrangeiras, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral. O número representa um aumento de 39,21% em relação a 2018.

*Com informações do repórter Maicon Mendes

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

AO VIVO: ACOMPANHE EM TEMPO REAL O DIA DA ELEIÇÃO DE 2022 EM TODO O PAÍS

Por: Jovem Pan

Acontece neste domingo, 2, o primeiro turno das eleições de 2022, quando eleitores de todo o país deverão escolher seus novos representantes para cargos do Legislativo e Executivo federal e estadual. Ao todo, serão eleitos 1.035 deputados estaduais, 24 deputados distritais, 27 governadores, 27 senadores, 513 deputados federais e o novo presidente da República. Entre especialistas, a expectativa é de disputa acirrada em Estados-chaves, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais, este último com chance de reeleição para o governador Romeu Zema (Novo) em turno único. Na disputa à Presidência, por sua vez, incertezas quanto à possibilidade de eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na primeira etapa de votação ou sobre um segundo turno contra o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) também colocam dúvidas sobre o que esperar para os resultados deste domingo. A avaliação é que o cenário de vitória antecipada poderá ser definido “voto a voto”, sendo a abstenção o maior desafio dos presidenciáveis.  Confira abaixo a cobertura especial da Jovem Pan sobre as eleições 2022 pelo país:

13h20 – Eleitores reclamam de desorganização por parte do TSE no centro de São Paulo. O tribunal determinou mudança de endereço de local de votação do colégio São Luís, no centro da capital paulista, para a Faculdade das Américas, na Rua Augusta. Público e seguranças se confundiram com modificação repentina e se queixam de falta de placas e instruções.


12h40 – A candidata Soraya Thronicke (União Brasil) votou um pouco antes das 10h na Escola Municipal Professor Arassuay Gomes, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Após votar, Thronicke disse que “tudo pode acontecer”. “A pesquisa é uma foto do dia, uma foto do momento daquela determinada localidade onde as pessoas foram entrevistadas, mas a gente tem que ver o filme inteiro, não só a foto”, disse a candidata.


11h55 – O TRE-SP informou que cometeu um equívoco e que o prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, não foi preso por boca de urna, como o órgão havia informado anteriormente. Segundo a repórter Camila Yunes, da Jovem Pan, a assessoria de Zezé Gomes negou envolvimento na detenção por boca de urna. Um novo boletim deve sair por volta das 12h30.


11h51 – Candidato a vice-presidente na chapa de Lula, Geraldo Alckmin (PSB) votou no fim da manhã de domingo em sua seção eleitoral, na Zona Sul da cidade de São Paulo


11h44 – Em novo boletim, atualizado até as 10h48, o Ministério da Justiça confirmou a ocorrência de 18 casos de boca de urna e 6 casos de compra de votos/corrupção eleitoral. Outros três casos de tentativa de violar ou de violação do sigilo do voto foram registrados, todos em Sergipe.


11h38 – O candidato Fernando Haddad falou sobre a campanha, classificando-a como uma “das melhores” da história do partido. “Eu acredito que fizemos a melhor campanha de todos os tempos na nossa história. Nós conseguimos agregar muitas personalidades, gente que tem muita tradição aqui em São Paulo. São dois ex-governadores nos apoiando, o presidente da República. Acho que o nosso plano de governo dialogou com todas as regiões do Estado, não apenas com as metrópoles, mas com as cidades pequenas e médias. Estou muito satisfeito com as propostas que levamos à televisão e estão na boca do povo e na memória das pessoas”, disse o petista


11h24 – Em entrevista após votar, Ciro Gomes disse que “pretende parar” após a eleição de hoje. “Eu pretendo parar por aqui, por uma circunstância: se eu ganhar, eu troco minha reeleição pela eleição de forma que o país precisa ter que foi jogado na lata do lixo em troca de um projeto de poder para o país. E se eu não vencer, eu quero ajudar a juventude a pensar coisas sem a suspeição de uma candidatura”, explicou o pedetista.


11h14 – O candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos) votou por volta das 11h. Ele disputa o governo de São Paulo e aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto.

Tarcísio de Freitas

Candidato do Republicanos votou neste domingo, 2, em São José dos Campos | WILL DIAS/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


11h12 – Ricardo Nunes voto na zona sul de São Paulo e disse ter expectativa de que acredita que o candidato Rodrigo Garcia irá para o 2º turno da disputa pelo governo do Estado. “A expectativa da eleição primeira é que ela ocorra de forma tranquila, em paz, e que a gente tenha Rodrigo Garcia indo para o segundo turno, disputando a eleição e ganhando no segundo turno para a gente poder evitar os malefícios que o PT já fez aqui na cidade de São Paulo e a gente não quer que faça para o Estado de São Paulo”, disse Nunes.

Ricardo Nunes


11h03 – Um brasileiro cometeu um equívoco e votou na vez de outro eleitor. O caso aconteceu na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, local de votação dos eleitores brasileiros residentes em Portugal. Ele disse ter entendido errado o comando. O fato foi registrado pela mesa eleitoral que irá encaminhar o fato ao Brasil. Por causa do ocorrido, a mesa decidiu inviabilizar a urna e seguir a votação por cédulas impressas. A atitude configura infração do Código Eleitoral que tipifica a conduta de “votar ou tentar votar mais de uma vez no lugar de outrem” e pode levar à três anos de reclusão.


10h58 – Depois de votar, Simone Tebet falou à imprensa, destacando a importância da população comparecer às urnas para votar. “Hoje a democracia se fortalece, é o povo na rua, legitimamente escolhendo aquele e aquela, que tem que ser os seus candidatos que vão representá-lo, não só como candidatos e futuros presidentes da república, mas também senadores, deputados federais, deputados estaduais e governadores”, disse a candidata.


10h50 – O candidato Ciro Gomes (PDT), que aparece em terceiro nas pesquisas de intenção de voto, já chegou para votar em sua seção eleitoral em Fortaleza, capital do Ceará


10h48 – Os candidatos à presidência Felipe D’Ávila (Novo) e Leo Pericles (UP) também já votaram em suas seções eleitorais.


10h45 – O ex-presidente Michel Temer (MDB) acabou de votar em sua seção eleitoral, localizada na PUC, na Zona Oeste de São Paulo


10h43 – Eleitores usam as redes sociais para informar problemas na hora de votar. Atrasos envolvendo a biometria e filas de espera de mais de uma hora já foram registradas em cidades como Votuporanga (SP) e Cabo Frio (RJ). Relatos de mudanças de sessão eleitoral também foram registrados pelos eleitores.


10h36 – Segundo a Justiça Eleitoral, 401 urnas foram substituídas nas eleições até o momento, o que representa 0,07% do total no país. Ao todo, o Brasil conta com cerca de 452 mil urnas. Além dessas, 63 mil urnas estão disponíveis em reserva para acesso em caso de problemas ou erros. O número é considerado positivo para o TSE. Nas últimas eleições, em 2020, o percentual foi de 1,4% de urnas substituídas.


10h33 – O vice-presidente Hamilton Mourão também já foi votar. Ele compareceu à sua seção eleitoral em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul

Hamilton Mourão

Atual vice-presidente Hamilton Mourão votou no Rio Grande do Sul | MIGUEL NORONHA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


10h27 – O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, exaltou a segurança das eleições até agora, mas pediu que os eleitores votem e voltem para suas casas. “Nós já estamos há uma hora das eleições com tranquilidade, com segurança. Os eleitores e as eleitoras já estão se dirigindo tanto no Brasil quanto no exterior, desde o início da madrugada, na Nova Zelândia, Lisboa, Paris, tudo correndo com absoluta tranquilidade. E nós temos certeza que, no final do dia, nós teremos os resultados com tranquilidade, e eu peço ao eleitor que compareça, vote e volte pra casa, vá almoçar e aproveite o domingo”, afirmou Moraes.


10h17 – A candidata à presidência Simone Tebet (MDB) já votou na  Escola Estadual Lucia Martins Coelho, localizada na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul


10h15 – Candidato ao Senado do Paraná, Sergio Moro (União Brasil) votou no Clube Duque de Caxias, no bairro Bacacheri, em Curitiba. Ele aparece em segundo nas pesquisas de intenção de voto

Sergio Moro votando

Sergio Moro está disputando o cargo de Senador pelo Estado do Paraná | CASSIANO ROSÁRIO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


10h13 – Candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad chegou à sua zona eleitoral, em Moema, na Zona Sul da capital, para votar por volta das 10h10 de domingo

Fernando Haddad

Candidato do PT ao governo de São Paulo já votou na capital paulista | ANDRÉ RIBEIRO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


10h10 – O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) divulgou o primeiro boletim sobre ocorrências durante a eleição. Segundo o material, apenas 45 das 115.510 urnas eletrônicas no Estado precisaram ser substituídas, o que representa um total de 0,03%. Além disso o prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, foi preso por boca de urna e será liberado após registro do boletim de ocorrência.


10h04 – O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, votou por volta das 8h30 e fez o “L”, símbolo da campanha de Lula, ao deixar a cabine de votação. Ao falar com a imprensa, disse esperar eleições tranquilas na cidade. “A gente tem a chance de melhorar nosso país, melhorar nossa cidade e é muito importante que todo mundo vote”, completou.


10h00 – O ministério da Justiça divulgou os primeiros balanços sobre crimes e ocorrências durante a votação. Ao todo, foram registrados 275 crimes eleitorais, sendo 27 no Rio de Janeiro, Estado com maior número de ocorrências. O Maranhão registrou dois casos de boca de urna, o que corresponde a 25% dos 8 casos registrados no Brasil até o momento. O Amapá soma 19 dos 97 casos de compra de voto/corrupção eleitoral. Ao todo, 121 pessoas foram presas até o momento.


9h53 – Ao deixar o local de votação, Bolsonaro falou brevemente aos jornalistas. “Eleições limpas, sem problema nenhum. Que vença o melhor”, disse o presidente, que continuou: “Nesses 45 dias, fui praticamente em todos os Estados do Brasil. Ontem em Joinville, algo nunca visto no Brasil. Tanta gente na rua nos apoiando. Infelizmente eu não vi isso na imprensa. Mas tudo bem, faz parte da regra do jogo. O que vale é o datapovo”, completou.


9h31 – Quando foi votar em São Paulo, Rodrigo Garcia errou de seção. Ele afirmou que seu e-Título informava um número diferente do seu documento impresso.


9h27 – Em discurso após votar, Lula diz que quer fazer com que o Brasil volte à “normalidade” e afirma que o povo não quer “ódio e discórdia”, mas sim “esperança”. “Eu estou aqui, votando com reconhecimento da minha total liberdade e com a possibilidade de voltar a ser presidente da República deste país, para tentar fazer o país voltar à normalidade, para tentar fazer voltar esse país a cuidar do seu povo, para tentar fazer esse país ter emprego, salário, educação, saúde, respeito com cada ser humano. Nunca mais permitir que esse país tenha um presidente da República que trate com o desrespeito que foi tratada a pandemia da Covid-19 aqui neste país. Que nunca mais tenha um presidente que permita que morra tanta gente por falta de responsabilidade do presidente. […] Nós não queremos mais ódio, discórdia, queremos um país que viva em paz, que viva em esperança, que acredite no futuro, um país que possa produzir e construir seu próprio futuro a partir da participação da sociedade brasileira. Essa é a eleição mais importante para mim. […] Acho que, a gente ganhando as eleições aqui e em São Paulo, eu tenho certeza que o Alckmin e eu, juntos, com o povo brasileiro, a gente vai dar conta de fazer esse país voltar a ser feliz. É tudo o que o povo deseja: voltar a ser feliz”, disse o petista.


9h23 – URGENTE! Marido de Raquel Lyra, candidata ao governo de Pernambuco pelo PSDB, morreu na manhã deste domingo, 2.


9h16 – O atual governador e candidato a reeleição no Rio de Janeiro Claúdio Castro está votando neste momento na capital carioca


9h11 – Sessões eleitorais registram fila em todo o país.

Fila de votação do primeiro turno das eleições 2022, em Recife

Eleitores fazem fila para votar | MARLON COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


9h06 – Em suas redes sociais, Alexandre de Moraes voltou a desejar uma boa votação e um domingo “seguro” para os eleitores.

Eleitoras e eleitores. A Justiça eleitoral segue trabalhando para que todos tenham um Domingo tranquilo e seguro. Boa votação!!!

— Alexandre de Moraes (@alexandre) October 2, 2022


9h03 – O TSE confirmou o recebimento dos primeiros resultados das urnas nas eleições de 2022, provenientes da Nova Zelândia, onde a votação já foi encerrada. Os boletins ficarão até as 17h em Brasília, onde seguirão para a totalização.


Jair Bolsonaro

Presidente votou por volta das 9h no Rio de Janeiro. | THIAGO RIBEIRO/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO


8h55 – Jair Bolsonaro antecipou a previsão e já está votando na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Vila Militar, na zona Oeste do Rio de Janeiro.

#JPEleições | Presidente Jair Bolsonaro (PL) vota em colégio na Vila Militar, na Zona Oeste do Rio de Janeiro pic.twitter.com/Pk9MXgPGes

— Jovem Pan News (@JovemPanNews) October 2, 2022


8h49 – O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Rodrigo Garcia, está votando na capital paulista


8h45 – O ex-presidente Lula está votando em sua seção eleitoral, Escola Estadual Firmino Correia de Araújo, em São Bernardo do Campo


8h31 – Candidato do Partido Novo ao governo de São Paulo, Vinicius Poit votou agora há pouco na capital paulista


8h28 – A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) chegou ao colégio eleitoral na região da Pampulha, em Belo Horizonte, para votar. Ao lado dela, estavam apoiadores e candidatos do partido

Dilma Rousseff

Ex-presidente Dilma Rousseff votou em colégio na região da Pampulha, em Belo Horizonte | Foto: RODNEY COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


8h13 – A expectativa é de que o presidente Jair Bolsonaro chegue à Vila Militar, no Rio de Janeiro, para votar às 9h30.


8h09 – Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), 697 mil dos 4,4 milhões de brasileiros que vivem fora do Brasil estão aptos a votar. Eles só poderão votar para o cargo de presidente


8h04 – Mais de 156 milhões de brasileiros estão aptos a comparecer às urnas.


8h – Começa o primeiro turno das eleições de 2022!


7h47 – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, fez um pronunciamento à nação na noite deste sábado exaltando a “segurança e a transparência” das urnas e pedindo paz durante o pleito. Veja mais detalhes aqui.


7h39 – Em Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) manteve o favoritismo, conquistando com 56% dos votos válidos, mantendo chance de vitória no primeiro turno. Alexandre Kalil (PSD) apareceu na segunda posição, com 35% dos votos válidos. Leia mais sobre o levantamento aqui.


7h33 – No Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) apareceu com 47% dos votos válidos, com uma vantagem de 19 pontos para o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), que registrou 28% dos votos válidos. Leia mais aqui.


7h28 – O Ipec divulgado no sábado também trouxe previsões para as disputas do cargo de governador. Em São Paulo, a pesquisa apontou para o segundo turno entre Fernando Haddad (PT), que somou 41% dos votos válidos, e Tarcísio de Freitas (Republicanos), que apareceu com 31% dos votos válidos. O atual governador Rodrigo Garcia (PSDB) aparece com 22%. Veja mais sobre a pesquisa aqui.


7h22 – No último levantamento do Ipec, divulgado no sábado, 1º, Lula aparecia com 51% dos votos válidos, o que garantiria sua vitória no primeiro turno. Bolsonaro permaneceu na segunda posição da corrida presidencial, com 37% dos votos válidos. Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) apareceram empatados com 5% cada. Em seguida vinham Soraya Thronicke (União Brasil) e Luiz Felipe D’Ávila (Novo), que somaram 1% cada. Veja mais sobre a pesquisa aqui.


7h15 – Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, fez motociatas em São Paulo e em Joinville (SC) e realizou uma de suas lives diárias no começo da noite de sábado. Estavam presentes na comitiva de frente a deputada federal Carla Zambelli (PL), o candidato ao Senado Marcos Pontes (PL) e o empresário Luciano Hang, um dos maiores apoiadores de presidente. Leia mais aqui.


7h10 – Líder das pesquisas de intenção de voto para a presidência, Lula encerrou sua campanha neste sábado, 1º, com uma caminhada na Avenida Paulista ao lado de aliados, como Geraldo Alckmin, Guilherme Boulos, Márcio França e Fernando Haddad. Leia mais aqui.


7h05 – A votação começará às 8h no horário de Brasília em todo o Brasil, mesmo em Estados que seguem diferentes fusos horários. Com isso, o Acre, por exemplo, terá as urnas abertas ás 6h, enquanto Fernando de Noronha, por sua vez, iniciará a votação às 9h.


7h00 – Começa aqui a cobertura ao vivo das eleições 2022 da Jovem Pan

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Urnas eletrônicas chegam de barco a sete comunidades ribeirinhas da Amazônia

Por: Jovem Pan

Urnas eletrônicas chegaram às comunidades ribeirinhas da Amazônia no último sábado, 1º de outubro, para as eleições gerais, que ocorrem neste domingo, 2, a partir das 8 horas da manhã em todo o país, pelo horário de Brasília, e de forma simultânea. Os equipamentos foram enviados em dezenas de caixas, que viajaram de barco para sete comunidades no rio Amazonas, disse o oficial do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Erck Salles. Um número recorde de líderes indígenas, a maioria mulheres e muitos vindos da Amazônia, estão concorrendo a cargos federais neste ano. À medida que a destruição da floresta tropical, as invasões de terras indígenas e a violência contra seus povos aumentaram no últimos anos, vários desses candidatos dizem que estão entrando na briga política com um senso de urgência. O Brasil adotou as urnas eletrônicas em 1996 para acabar com a fraude generalizada envolvendo cédulas de papel. Os eleitores colocam suas escolhas em urnas eletrônicas em 477.000 urnas em todo o Brasil. Um recibo em papel do total de cada máquina é assinado pelos funcionários e exibido publicamente em cada local de votação ao final do dia. Neste ano, os eleitores decidem seus representantes para os cargos de deputados estaduais ou distritais, deputados federais, senadores, governadores e presidente da República.

*Com informações da Reuters

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Duas apostas acertam as dezenas da Mega-Sena e levam R$ 158 milhões; veja números

Por: Jovem Pan

No prêmio de maior valor já pago pela Mega-Sena, do total de R$ 317.853.788,53, duas pessoas acertaram as dezenas neste sábado, 1º. O sorteio realizado no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo, teve os números 04 – 13 – 21 – 26 – 47 – 51 escolhidos. Cada aposta vencedora ficará com R$ 158.926.894,27. A quina saiu para 814 apostas, cada uma recebeu o prêmio de R$ 33.910,24. A quadra premiou 52.760 apostas, cada uma com R$ 747,39. O próximo sorteio acontece na quarta-feia, dia 5, valendo R$ 3 milhões. Para participar é possível apostar em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal, até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Brasileirão: Em casa, Corinthians faz 2 a 0 no Cuiabá e encosta no Fluminense

Por: Jovem Pan

O Corinthians está mais próximo do Fluminense, o terceiro colocado do Campeonato Brasileiro. O Timão entrou em campo na noite deste sábado, 1º, na Neo Química Arena, e venceu o Cuiabá por 2 a 0. O resultado deixa o time em quarto com 50 pontos, apenas um ponto atrás dos cariocas, que perderam na rodada. Permanecer no G4 é o objetivo do clube para conquistar a vaga na Libertadores. Enquanto isso, o Cuiabá é o primeiro time no Z4. Dentro de campo o jogo começou dramático. Deyverson abriu o placar antes dos cinco minutos, mas a arbitragem marcou impedimento e anulou o lance. Passado o susto, o Corinthians equilibrou a partida e aos 33, Yuri Alberto abriu o placar. Nos acréscimos, Roger Guedes fez grande jogada e marcou um golaço, ampliando o marcador. No segundo tempo, o jogo ficou morno e nada aconteceu. A rodada termina apenas na segunda-feira com o jogo entre Botafogo e Palmeiras. Na terça, o Corinthians volta à campo contra o Juventude e o Cuiabá só joga na quarta-feira contra o Bragantino.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Gabriel rompe ligamentos do joelho e ficará oito meses fora do Internacional

Por: Jovem Pan

Brigando pelo título com o Palmeiras, o Internacional recebeu uma notícia ruim neste sábado, 1º, depois do jogo contra o Santos pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O volante Gabriel se lesionou no campo e precisou ser substituído no segundo tempo. O clube informou que ele rompeu o ligamento do joelho direito e precisará passar por cirurgia. O tempo de recuperação é de oito meses. “Estamos juntos neste momento difícil. Desejamos pronta recuperação para o nosso Ruf Ruf e estaremos sempre juntos, do início ao fim. O Clube do Povo aguarda prontamente o seu retorno aos gramados. Tamo junto, Gabriel!”, escreveu a equipe no Twitter. O atleta de 30 anos está no Colorado há uma temporada e fez 43 jogos, não marcando gols. O Internacional é o segundo na tabela e está sete pontos atrás do alviverde, que lidera o torneio.

O volante Gabriel sofreu um lesão no joelho direito. Estamos juntos neste momento difícil. Desejamos pronta recuperação para o nosso Ruf Ruf e estaremos sempre juntos, do início ao fim. O Clube do Povo aguarda prontamente o seu retorno aos gramados. Tamo junto, Gabriel! ❤ pic.twitter.com/wrlG3QNfYB

— Sport Club Internacional (@SCInternacional) October 2, 2022

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Confusão em jogo na Indonésia deixa 127 torcedores mortos

Por: Jovem Pan

Uma tragédia aconteceu neste sábado, 1º, na liga nacional da Indonésia. Após o jogo entre Arema FC e Persebaya Surabaya, diversos torcedores do Arema – que perdeu por 3 a 2 – invadiram o campo e entraram em confronto com a polícia e membros das Forças Armadas local, que faziam a proteção dos jogadores do Persebaya até o vestiário. Objetos foram arremessados contra os policiais, que usaram gás lacrimogêneo para tentar controlar a situação. Porém, tudo saiu do controle e a correria causou quedas e pessoas foram pisoteadas. Muitos torcedores foram socorridos e encaminhados para os hospitais da região. Ao menos 127 morreram dentro de campo, e o número ainda pode aumentar nas próximas horas. O presidente da Liga Indonésia Baru, Akhmad Hadian Lukita, lamentou o ocorrido. “Estamos preocupados e lamentamos profundamente este incidente. Compartilhamos nossas condolências e esperamos que esta seja uma lição valiosa para todos nós”, disse. Todos os jogos do restante da temporada foram suspensos e a Federação anunciou que o Arema FC não sediará mais jogos pelo resto da temporada.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Número de mortos nos EUA após passagem do Furacão Ian chega a 31

Por: Jovem Pan

Os Estados Unidos seguem procurando sobreviventes na Flórida da passagem do Furacão Ian, que arrasou o Estado nos últimos dias. Os levantamentos também estão sendo feitos na Carolina do Sul, onde Ian chegou como uma tempestade tropical. A tendência é que a tempestade enfraqueça neste domingo à medida que se move para o Atlântico. Pelo menos 31 mortes foram confirmadas pelas autoridades, sendo 27 apenas na Flórida. A estimativa é que quase todos foram mortos por afogamento. Um casal de idosos faleceu depois que sua casa ficou sem energia e o oxigênio acabou. Segundo a Guarda Nacional, mais de mil pessoas foram resgatadas de áreas alagadas neste sábado, 1º, no sudoeste do Estado. Na Carolina do Norte, na manhã deste sábado eram mais de 280 mil pessoas sem energia. Esse foi o furacão mais letal que já atingiu os Estados Unidos.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Moraes exalta ‘segurança e transparência’ das urnas e pede paz nas eleições: ‘Democracia é construção coletiva’

Por: Jovem Pan

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, fez um pronunciamento à nação na noite deste sábado, 1, véspera de eleição, em cadeia nacional de rádio e televisão. Em sua fala, de aproximadamente cinco minutos, o magistrado exaltou a “segurança e transparência” das urnas eletrônicas e pediu paz durante o pleito deste domingo, 2. Moraes ainda reafirmou a confiança no sistema eleitoral, em meio aos ataques à higidez dos dispositivos. O ministro começou destacando a importância da democracia. “A democracia é uma construção coletiva daqueles que acreditam na liberdade, na paz, no desenvolvimento e na dignidade da pessoa humana. No pleno emprego, no fim da fome, na redução de desigualdades, na prevalência da educação e na garantia da saúde de todos os brasileiros e brasileiras”, disse. Em seguida, afirmou que a Justiça Eleitoral irá garantir a segurança dos eleitores durante o pleito, citando a proibição do uso do celular na cabine de votação, com intuito de garantir o sigilo do voto, e a proibição do uso de armas em um raio de 100 metros de todas as seções eleitorais. “Além de todas as medidas de segurança pública organizadas, não serão permitidos celulares nas cabines eleitorais, que deverão ser colocados em bandejas próprias, assim como fazemos em aeroportos e bancos”, explicou. “Está proibido o porte de armas em um raio de 100 metros de todas as seções eleitorais, bem como o transporte e a posse de armas pelos colecionadores, caçadores e atiradores”, seguiu. Moraes destacou, ainda, o papel da Justiça Eleitoral de “instrumento constitucional para o exercício seguro e transparente das escolhas democráticas realizadas pelas brasileiras e brasileiros”. Por fim, o presidente do TSE reforçou a confiança no sistema eleitoral brasileiro, ao ressaltar que o país é o único que apura e divulga o resultado das eleições no mesmo dia, com agilidade e transparência, que tem sido alvo de constantes críticas. “Graças a tecnologia avançada, confiável, segura e auditável de nossas urnas eletrônicas. Isso sempre foi e continuará sendo motivo de orgulho nacional”, finalizou. O primeiro turno das eleições acontece das 8h às 17h deste domingo.

 

 

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Confira como foi a transmissão da Jovem Pan do jogo entre Corinthians e Cuiabá

Por: Jovem Pan

O jogo entre Corinthians e Cuiabá, válido pelo Campeonato Brasileiro, acontece neste sábado, 1º. A Jovem Pan apresenta todas as emoções do duelo ao vivo às 21h (de Brasília). Além de transmitir a partida em AM 620, a JP traz a narração de Fausto Favara, comentários de Vampeta e reportagem de Caíque Silva no YouTube.    

Assista à transmissão abaixo:  

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Viih Tube reaparece nas redes sociais e justifica ausência: “Caçando coisinhas de neném”

Por: Jovem Pan

A ex-BBB e influenciadora digital Viih Tube reapareceu no Instagram neste sábado, 1, e justificou sua ausência das redes. A jovem de 22 anos está grávida de Eliezer, que participou da última edição do reality show. “Estou um pouco sumidinha daqui porque só vivo isso, gente. Só vivo caçando coisinha de neném, pensando em chá revelação, pensando em tudo. Fico esquecendo de postar as coisas aqui, só consigo pensar no neném”, disse. A futura mamãe fez um novo ultrassom neste sábado e também citou alguns sintomas que vem sentindo na gestação, mencionando o qual vem mais incomodando. “Acho que todo sintoma faz eu sentir meu corpo mudando para virar casa para o meu nenê. Eu estou tão feliz que acabo que nem ligo para nenhum. Mas se fosse falar um que incomoda mais seria: fazer xixi toda hora (literalmente), e um sono incalculável”, confessou a influenciadora.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Biden troca parentes de Maduro por americanos detidos na Venezuela

Por: Jovem Pan

O presidente americano, Joe Biden, libertou dois sobrinhos da esposa de seu contraparte venezuelano, Nicolás Maduro, condenados por tráfico de drogas nos Estados Unidos, em troca da libertação de sete americanos detidos na Venezuela, informaram neste sábado, 1, fontes governamentais dos dois países.  Biden tomou uma “decisão dolorosa para oferecer algo que os venezuelanos buscavam ativamente”, ressaltou. “Hoje, depois de anos detidos injustamente na Venezuela, trazemos para casa Jorge Toledo, Tomeu Vadell, Alirio Zambrano, José Luis Zambrano, José Pereira, Matthew Heath e Osman Khan”, afirmou o líder norte-americano em nota. A libertação dos chamados “narcosobrinhos”, condenados em Nova York a 18 anos de prisão em 2017 por tentar traficar 800 quilos de cocaína para os Estados Unidos, foi “fundamental para garantir a libertação” dos sete americanos, acrescentou o funcionário. Os primeiros cinco detidos citados pelo presidente americano são ex-diretores da petroleira Citgo – quatro americanos nascidos na Venezuela e um venezuelano com residência permanente nos Estados Unidos -, acusados de corrupção no país caribenho e condenados a penas de 8 a 13 anos de prisão.

Matthew Heath é um ex-marine e estava detido há dois anos, acusado de terrorismo. Osmar Khan é um dos três americanos detidos este ano na fronteira com a Colômbia e cujas identidades não tinham sido reveladas por fontes governamentais. Pouco depois do anúncio de Biden, o governo Maduro publicou uma nota. “Produto de diversas conversas realizadas desde 5 de março passado com representantes do governo dos Estados Unidos, conseguiu-se a libertação de dois jovens venezuelanos presos injustamente nesse país”, afirmou, sem revelar seus nomes. Também confirmou a soltura de um “grupo de americanos” detidos na Venezuela “por razões humanitárias”. Desde sua detenção, em 2017, a situação dos presos americanos sofreu os altos e baixos das relações entre Caracas e Washington. A Venezuela acusa os Estados Unidos de quererem atentar contra instalações básicas e depor Maduro, a quem Washington não reconhece como presidente por considerar que sua reeleição em 2018 foi fraudulenta. Ao contrário, considera presidente interino do país o líder opositor Juan Guaidó.

*Com informações da AFP

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Lewandowski decide e Barcelona derrota o Mallorca pelo Espanhol

Por: Jovem Pan

O polonês Robert Lewandowski anotou o único da vitória do Barcelona sobre o Mallorca, fora de casa, por 1 a 0, pelo Campeonato Espanhol. A partida foi disputada neste sábado, pela sétima rodada da competição nacional. O triunfo coloca os catalães na liderança provisória da competição, com 19 pontos. Agora, a equipe seca o Real Madrid, que enfrenta o Osasuna, neste domingo, 2. Se vencer, o time Merengue retoma a liderança. O Mallorca é o décimo, com oito pontos. O Barça volta a campo na terça-feira, 4, contra a Inter de Milão, pela Liga dos Campeões. Pelo Espanhol, o próximo compromisso é no próximo domingo, contra o Celta de Vigo, no Camp Nou. O time da Catalunha teve mais posse de bola que os mandantes: 72%. Mesmo assim, o Barça finalizou menos que os donos da casa. Porém, aos 19 minutos da primeira etapa, o artilheiro polonês recebeu um pelo passe de Ansu Fati, puxou para a direita e acertou uma bela finalização, marcando o único gol da partida. Agora, o polonês tem 12 gols no ano, sendo nove na competição nacional, na qual ele é artilheiro. Em uma tarde não tão inspirada, o Barcelona ainda contou com Ter Stegen, que fez pelo menos três defesas importantes, garantindo o triunfo dos catalães.

❌