Oikos News

🔒
❌ Sobre o FreshRSS
Há novos artigos disponíveis, clique para atualizar a página.
☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Após repercussão negativa, Zema pede desculpas por fala sobre beneficiários de auxílios

Por: Jovem Pan

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) deu uma nova declaração neste sábado, 3, com a presença de chefes de outros Estados, dizendo que foi mal interpretado por sua fala anterior. Na sexta-feira, 2, Zema afirmou que nas regiões Sul e Sudeste há uma proporção muito maior de pessoas trabalhando do que vivendo de auxílio emergencial e que há um setor produtivo mais dinâmico nos sete Estados que integram as duas regiões. Zema se explicou, dizendo que sua fala concentrada que nessas regiões há geração maior de empregos e que os governadores estão concentrados nisso. Por causa dessa situação, as pessoas ficam menos dependentes de auxílios governamentais. “Quem analisar a minha fala vai ver aquilo que eu quis dizer, e se eu fui mal interpretado, peço desculpas, é que nós, governadores do Sul e do Sudeste acreditamos que o melhor programa social é a geração de emprego. Somos Estados que acreditamos nisso”, disse Zema.

*Com informações do repórter David de Tarso

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Governo ‘não está preocupado’ com impacto da reoneração do diesel no agronegócio, diz deputado

Por: Jovem Pan

O governo está estudando a possibilidade de antecipar a reoneração do diesel para conseguir baixar o preço do carro popular. A queda no preço dos automóveis foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entretanto, a fonte do dinheiro para arcar com as medidas ainda não havia sido divulgada. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, o deputado federal Giovani Cherini (PL-RS) analisou a possibilidade, dizendo que o governo federal não se importa com o impacto da medida no agronegócio, que, segundo ele, é a “única coisa que está dando certo no país”. “Você pode ver que o presidente Bolsonaro, em 2022, fez esforço sobrenatural para baixar os preços dos combustíveis. Ele fez tudo que ele pode para fazer isso. […] Em 2023, o governo do PT também fez isso e, hoje, anuncia essa questão de desonerar o óleo diesel, com o propósito de fazer com que os carros populares baixem de preço. Mas eles não estão preocupados que isso vai atingir o agronegócio, que é a única coisa que está dando certo no país. Eles pensam que é só o agronegócio será atingido, mas não. Serão atingidos todos os agricultores do Brasil, porque até os pequenos agricultores tem um caminhãozinho. Todos serão atingidos. Aqueles especialmente, caminhoneiros e agricultores, em que, em grande maioria, acabaram apoiando Bolsonaro. A gente sente um cheiro de vingança”, disse Cherini.

Em seguida, o parlamentar comentou sobre a sua visão sobre a situação política, dizendo acreditar que, para melhorar a economia do Brasil, é necessário baixar impostos. Cherini também destacou os feitos do governo de Jair Bolsonaro na área econômica. “Para estimular a economia, os impostos precisam baixar. Essa é nossa visão. Na verdade, é uma visão de que, para baixar a inflação e os juros, que eles tanto criticam, nós precisamos não produzir a inflação. Quando Bolsonaro saiu do governo, nossa inflação era menor do que os Estados Unidos e o crescimento era maior do que o da China. O Brasil está afundando justamente por essa visão equivocada de aumento de impostos”, afirmou o deputado.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Longevos e tradicionais, vinhos libaneses são um mergulho na história; conheça

Por: Esper Chacur Filho

O mercado nacional vem recepcionando vinhos de procedências não tão conhecidas do consumidor brasileiro. Importadoras, muitas vezes incentivadas pelas câmaras de comércio consulares e organizações não governamentais culturais, que surgiram em consequência de diásporas diversas, têm buscado vinhos nos países do Leste Europeu, Grécia e do LíbanoHá poucos anos, eram mínimos os rótulos de vinhos libaneses disponíveis no mercado nacional; na verdade cingia-se ao trio Musar, Ksara e Kefraya, os três originários do, incrível, Vale de Bekaa. Entretanto, há outras regiões produtoras no Líbano, que são marcantes: Mount Lebanon, Batroun (ao norte) e Jezzine (sul do Líbano). Quando olhamos para os vinhos libaneses, temos que considerar que o Líbano é um país pequeno, equivalente a um quarto do Estado brasileiro do Espírito Santo, com cerca de 10.452 km², mas é notavelmente diverso em termos de clima e relevo. Há duas cadeias de montanhas norte-sul, o Monte Líbano, no oeste, e as montanhas Anti-Líbano a leste, na fronteira com a Síria. Entre as duas cadeias de montanhas, fica o famoso vale de Bekaá, sendo verdade que esta situação topográfica favorece a diversidade de terroir entre as regiões produtoras de vinho. 

Não há dúvidas que a região do Vale de Bekaa é a mais importante das quatro regiões, e tem em Baalbek, mais especificamente no bem preservado Templo de Baco, uma prova irrefutável de sua aptidão para vinicultura e de sua importância na produção da bebida durante os tempos da dominação Romana, demonstrando que a cultura do vinho nessa terra já vem de muito tempo. As vinhas dentro do vale de Bekaa estão em um platô a 900 metros de altitude. Eles desfrutam de um microclima ideal de verões quentes, noites frias e baixa pluviometria. O platô do vale está protegido contra os ventos pelas montanhas circundantes que trazem água para as vinhas (Marcio Oliveira – Vinoticias). O estilo do vinho que é produzido no Líbano se aproxima daquele que encontramos em Bordeaux, entretanto, afora as tintas tradicionais de Bordeaux, também temos relevantes culturas de Syrah, Cinsault, Carignan, Grenache e Mourvèdre. O vinho branco libanês carrega especiais características e traços oxidativos que os tornam ímpares e de agradabilidade a toda a prova. A casta branca Obaideh foi reconhecida como 100% libanesa por meio de um teste de DNA em Montpellier, e hoje é considerada, das brancas, icônica por lá. Outras castas brancas cultivadas em solo libanês são as Chardonnay, Sauvignon Blanc, Semillon, Viognier, Muscat, Riesling e Clairette. Os vinhos do Líbano são longevos, inclusive e especialmente os brancos, gastronômicos e, em que pese a influencia francesa, guardam o terroir libanês.

Vou sugerir mais alguns vinhos do Líbano, de ótimo custo, que guardam tipicidade e bem representam o País. E começo com o de uma vinícola boutique, a primeira fundada no Norte do Líbano, em Darbechtar, região de Koura, trata-se do  Ishtar Domus, um tinto do curioso corte de 35% Cabernet Sauvignon, 25% Merlot, 25% Syrah e 15% Sangiovese, que é aveludado no paladar, com aromas florais. A Château St. Thomas, de Bekaa, está inovando positivamente e colocando no mercado vinhos de extrema qualidade, a começar pelo Clos St Thomas, Les Goumets Rouge, tinto de personalidade, gastronômico e de uma cor incrível. Da casta Obaideh, a Ishtar produz o sensacional  Ishtar Obeidy, branco, seco e de agricultura orgânica, com aromas de frutas cítricas, banana e amêndoa e que vai muito bem com sushi, peixes, frutos do mar e massas. Outro vinho branco libanês que vale a pena ser provado é o Les Bretèches Blanc, marcado por uma variedade de uvas nobres (Muscat à Petits Grains, Bourboulenc, Sauvignon Blanc, Viognier, Verdejo e Clairette) plantadas no Vale Bekaa que expressam o terroir libanês. Com um nariz de flores brancas, combina intensas notas refrescantes de frutas exóticas e cítricos no paladar. Um vinho libanês tinto com mais complexidade é o B-Qa de Marsyas Rouge, elaborado a partir de um blend das uvas Cabernet Sauvignon , Syrah , Merlot , Petit Verdot e Cabernet Franc, é um vinho caprichado, elegante e de um potencial gastronômico soberbo. O Ixsir Altitudes Red, que passa por seis meses em barril de carvalho francês, é um ótimo exemplar da região de  Batroun e prima por ser um vinho macio, agradável e acessível. Os vinhos libaneses carregam uma tradição de seis milênios, conhecê-los é mergulhar na história. Salut!

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Governo anuncia criação de grupo de trabalho para combater crimes no Vale do Javari

Às vésperas de completar 1 ano da morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, o governo anunciou a criação de um grupo de trabalho para garantir a segurança no Vale do Javari. A ideia é chamar atenção para a data e tentar demonstrar agilidade do governo para discutir o problema que é antigo na região. O grupo de trabalho vai reunir dez ministérios que trabalharão em parceria com a Funai e com o Ibama. O objetivo é propor medidas completas para combater a violência e garantir a segurança territorial dos povos indígenas da região. O governo fala na participação dos povos indígenas na discussão. A proposta é discutir a prevenção dos crimes e a expulsão dos invasores na região. A coordenação será de responsabilidade do Ministério dos Povos Originários. A Advocacia-Geral da União (AGU), Casa Civil, Ministérios da Defesa, dos Direitos Humanos, do Desenvolvimento Social, do Planejamento, da Justiça, do Meio Ambiente e da Saúde atuarão juntos. O grupo também terá representantes do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública da União, da Articulação dos Povos Indígenas e União dos Povos Indígenas do Vale do Javari. Oito pessoas são suspeitas na participação da morte de Dom e Bruno. A terra do Vale do Javari é a segunda maior do país e abriga o maior número de indígenas isolados. O TRF-1 já ouviu três dos principais acusados do assassinato. Mas não foram autorizadas testemunhas de defesa, por isso houve recurso. Após recursos, foram marcados novos depoimentos.

*Com informações da repórter Luciana Verdolin

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Maior feira agrícola do Norte e Nordeste, Bahia Farm Show começa nesta terça-feira

Por: Jovem Pan

Começa nesta terça-feira, 6, a 17ª edição da maior feira agrícola do Norte e do Nordeste do Brasil, a Bahia Farm Show, que acontece na cidade de Luiz Eduardo Magalhães, na Bahia. A solenidade de abertura terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A cerimônia deve acontecer por volta das 9h30 e deverá ter também a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e de outras autoridades. Há poucos dias do início da feira, as máquinas estão a todo vapor, com os expositores deixando tudo pronto para os visitantes que passarão pela feira entre os dias 6 e 10 de junho. O diretor-executivo Aiba, Alan Malinski, falou sobre a estrutura da feira deste ano. “Neste ano, a feira teve uma ampliação de 17%. Ampliamos nossos pavilhões internos para conesguir absorver mais expositores, tanto que saímos de 330 expositores para mais de 415. Ampliamos a nossa praça de alimentação, com parque para crianças. O objetivo aqui é um conforto maior para o expositor e para o público que vier nos visitar”, diz Malinski, que diz ter expectativas positivas para a atual edição. “Acredtiamos que podemos chegar próximo aos números do ano passado e, até mesmo, superá-los. Estamos trabalhando fortemente para isso. Acreditamos que teremos bons números no final da feira”, concluiu. Os ingressos podem ser comprados de forma online no site oficial do evento, sendo que 20% do valor arrecadado será revertido para o Hospital do Oeste, localizado em Barreiras.

*Com informações do repórter Philipe Moreira

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

5 receitas de bombons para o Dia dos Namorados

Por: EdiCase

No Dia dos Namorados, muitos casais preferem criar momentos únicos em casa, preparando uma refeição especial ou assistindo um filminho debaixo das cobertas. Afinal, o importante é aproveitar cada instante ao lado de quem amamos. E como o amor também se expressa por meio do paladar, que tal surpreender a pessoa amada com deliciosos bombons caseiros? Confira essas 5 receitas fáceis e irresistíveis!

Bombom maciço apaixonante

Ingredientes

Para a cobertura

  • 400 g de chocolate Branco
  • Forminhas em formato de coração
  • Confeitos de açúcar a gosto para a decoração

Modo de preparo

Derreta o chocolate conforme informações na embalagem, em seguida tempere (esfrie) até chegar a 28°C. Coloque-o então nas forminhas desejadas e leve à geladeira, deixando apenas pelo tempo necessário, que é o de embaçar as forminhas. Desenforme, decore a gosto e sirva.

Bombom trufado de uvas

Ingredientes

Para a cobertura

  • 300 g de cobertura fracionada sabor chocolate branco derretida

Para o recheio trufado de uva

  • 300 g de chocolate branco
  • 4 colheres de sopa de suco concentrado de uva
  • 200 g de creme de leite

Modo de preparo

Despeje o chocolate fracionado em forminhas próprias para bombons. Em seguida, retire o excesso, batendo a lateral da forma em um refratário. Cubra com papel manteiga e leve à geladeira com a cavidade para cima. Espere as forminhas ficarem embaçadas e repita o processo, mas, desta vez, leve a forma à geladeira com a cavidade para baixo.

Em uma panela, derreta o chocolate branco e acrescente o suco concentrado. Misture bem e, aos poucos, adicione o creme de leite. Misture até obter um creme leve e brilhante. Espere esfriar e utilize como recheio das casquinhas. Cubra com o chocolate fracionado e leve à geladeira, até embaçar as forminhas. Desenforme e embale um a um.

Bombom suave de vinho branco

Ingredientes

Para a cobertura

  • 300 g de cobertura fracionada sabor chocolate branco derretida

Para o recheio trufado de vinho branco

  • 300 g de chocolate branco
  • 1/2 xícara de chá de vinho branco suave

Modo de preparo

Despeje o chocolate fracionado em forminhas próprias para bombons. Em seguida, retire o excesso, batendo a lateral da forma em um refratário. Cubra com papel manteiga e leve à geladeira com a cavidade para cima. Espere as forminhas ficarem embaçadas e repita o processo, mas, desta vez, leve a forma à geladeira com a cavidade para baixo.

Em uma panela, derreta o chocolate branco e acrescente, aos poucos, o vinho. Mexa até obter um creme liso, leve e brilhante. Espere esfriar e utilize como recheio das casquinhas. Cubra com o chocolate fracionado e leve à geladeira, até embaçar as forminhas. Desenforme e embale um a um.

Bombom ao creme trufado de café (Imagem: Reprodução Digital | EdiCase)

Bombom ao creme trufado de café

Ingredientes

Para a cobertura

  • 100 g de cobertura fracionada sabor chocolate branco derretida
  • 200 g de cobertura fracionada sabor chocolate ao leite derretida

Para o creme trufado de café

  • 1 colher de sopa de café solúvel
  • 200 g de creme de leite
  • 300 g de chocolate branco derretido
  • 4 gotas de essência de café

Modo de preparo

Misture os chocolates em um recipiente e despeje em forminhas próprias para bombons. Em seguida, retire o excesso, batendo a lateral da forma em um refratário. Cubra com papel manteiga e leve à geladeira com a cavidade para cima. Espere as forminhas ficarem embaçadas e repita o processo, mas, desta vez, leve a forma à geladeira com a cavidade para baixo.

Em uma panela, aqueça metade do creme de leite e dissolva o café solúvel. Em um recipiente, coloque o chocolate branco e adicione essa mistura de café. Acrescente o resto do creme de leite e a essência de café e mexa até obter um creme liso, leve e brilhante. Espere esfriar e utilize como recheio das casquinhas. Cubra com o chocolate fracionado e leve à geladeira, até embaçar as forminhas. Desenforme e embale um a um.

Bombom crespinho

Ingredientes

  • 400 g de chocolate ao leite derretido e temperado (frio)
  • 3 colheres de sopa de uvas-passas
  • 3 colheres de sopa de granola
  • 1 colher de castanha-do-pará picada
  • 1 pitada de canela em pó
  • Chocolate branco derretido para decorar

Modo de preparo

Em um recipiente, misture todos os ingredientes ao chocolate. Com o auxílio de duas colheres, faça os bombons em uma superfície lisa e forrada com papel-manteiga. Os bombons devem ficar em formato de cocadinhas. Decore com risquinhos de chocolate branco derretido. Sirva assim que estiverem firmes ou embale-os um a um.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Saiba como a Lei Geral de Proteção de Dados impacta o marketing da sua empresa

Por: Davis Alves

No mundo digital em que vivemos, os dados pessoais são moedas valiosas e, por isso, a sua proteção é cada vez mais relevante. Nesse sentido, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) surge como um marco regulatório no Brasil, estabelecendo diretrizes para o tratamento adequado das informações pessoais. Essa nova legislação não apenas garante mais segurança e privacidade aos indivíduos, mas também tem impactos significativos no campo do marketing. Confira a seguir 10 formas de melhorar o marketing das empresas seguindo a LGPD, fornecendo soluções para um início eficaz desse processo de adequação.

1 – Obtenção de consentimento explícito: De acordo com o Artigo 7º da LGPD, é fundamental obter o consentimento explícito dos usuários antes de coletar e utilizar seus dados pessoais para fins de marketing. Para isso, a empresa deve utilizar uma linguagem clara e objetiva, informando de forma transparente os propósitos para os quais os dados serão utilizados.

2 – Foco em dados relevantes e necessários: A LGPD estabelece que as empresas devem coletar apenas os dados estritamente necessários para alcançar os objetivos de marketing. É importante identificar quais informações são realmente relevantes para suas estratégias, evitando a coleta excessiva de dados que podem comprometer a privacidade dos indivíduos.

3 – Transparência no tratamento de dados: A lei exige que as empresas informem claramente como os dados pessoais serão tratados, garantindo que os indivíduos saibam quais informações estão sendo coletadas, como serão utilizadas e com quem serão compartilhadas. É essencial disponibilizar uma política de privacidade acessível e compreensível aos usuários.

4 – Segurança e confidencialidade: A LGPD reforça a necessidade de adotar medidas de segurança adequadas para proteger os dados pessoais contra acessos não autorizados, vazamentos ou qualquer outra forma de violação. Investir em sistemas de proteção de dados e criptografia é uma maneira eficaz de garantir a integridade e a confidencialidade das informações.

5 – Direito à exclusão e atualização de dados: De acordo com o artigo 18º da LGPD, os usuários têm o direito de solicitar a exclusão ou atualização de seus dados pessoais. Para cumprir essa exigência, as empresas devem disponibilizar meios para que os indivíduos possam exercer esses direitos facilmente, como formulários de solicitação ou um canal de atendimento dedicado.

6 – Cuidado ao utilizar dados sensíveis: A LGPD classifica certas categorias de dados, como informações de saúde, orientação sexual e convicções religiosas, como dados sensíveis. O tratamento dessas informações requer um cuidado especial e o consentimento específico do titular. É importante garantir que os dados sensíveis sejam tratados de forma segura e respeitosa.

7 – Uso de cookies e rastreamento online: A lei também aborda o uso de cookies e tecnologias de rastreamento online. É necessário obter o consentimento prévio dos usuários para coletar essas informações, bem como fornecer opções para que eles possam gerenciar suas preferências de privacidade, como a possibilidade de recusar o rastreamento ou configurar preferências de cookies.

8 – Compartilhamento de dados com terceiros: Ao compartilhar dados pessoais com terceiros, como parceiros de marketing ou prestadores de serviços, é necessário assegurar que essas empresas também estejam em conformidade com a LGPD. É importante estabelecer contratos ou acordos que garantam a proteção dos dados compartilhados.

9 – Treinamento e conscientização da equipe: A equipe de marketing deve ser adequadamente treinada e conscientizada sobre as responsabilidades e boas práticas relacionadas à proteção de dados. Isso inclui conhecimento sobre a LGPD, cuidados ao lidar com informações pessoais e a importância de respeitar a privacidade dos indivíduos.

10 – Auditoria e monitoramento contínuos: Por fim, as empresas devem realizar auditorias e monitoramentos regulares para garantir a conformidade com a LGPD e avaliar a eficácia das medidas implementadas. É fundamental estar sempre atualizado sobre as exigências da lei e ajustar as práticas de marketing conforme necessário.

Que as empresas estão investindo cada vez mais na venda pelo digital, não é mais novidade para ninguém. Segundo o estudo Digital AdSpend Brasil, a publicidade digital nacional movimentou R$14,7 bilhões no primeiro semestre de 2022. Isso representa um crescimento de 12% em relação ao mesmo período, em 2021 e não para por ai, segundo a NuvemShop, pequenos e médios e-commerces movimentaram cerca de R$ 703 milhões no primeiro trimestre de 2023 — um crescimento de 23% em relação ao mesmo período de 2022, ou seja, os anúncios publicitários são direcionados por dados que precisam ser extremamente cuidadosos e transparentes em seu uso para não violar os princípios da privacidade nessa forma de comunicação e venda para o público. Nos últimos anos, inclusive com o advento da pandemia e um aumento gigantesco do mundo digital, as vendas e campanhas de marketing digital expandiram muito e os números a seguir nos evidenciam com dados:

  • Crescimento do E-commerce: De acordo com a Ebit|Nielsen, o faturamento do e-commerce brasileiro foi de R$ 87,4 bilhões em 2020, um aumento de 41% em relação ao ano anterior. Este crescimento foi parcialmente impulsionado pela pandemia da Covid-19, que acelerou a digitalização do comércio.
  • Crescimento das Mídias Sociais: As plataformas de mídias sociais continuam a desempenhar um papel importante no marketing digital. De acordo com um relatório de 2020 da We Are Social e Hootsuite, 66% da população brasileira são usuários de mídias sociais, tornando o Brasil um dos países mais ativos nessas plataformas.
  • Aumento dos Investimentos em Marketing Digital: De acordo com a Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil, o investimento em publicidade digital no Brasil cresceu 12% em 2019, alcançando R$ 16,8 bilhões. A maior parte deste investimento foi destinada a publicidade em vídeo e social media.

“A modalidade digital que as empresas usam para entrar em contato com as pessoas e gerar novas vendas pode ocasionar problemas quando não aplicados os princípios da segurança dos dados ou até mesmo pela falta de transparência na coleta deles, o contato excessivo e inadequado pode acarretar em denúncias por parte do receptor da propaganda indevida”, pontua Michel Souza, formado em Marketing e especializado em Social Media e Gerenciamento de Redes Sociais.

É importante ter como exemplo países que já estão mais desenvolvidos em relação à privacidade de dados. O Regulamento Europeu de Proteção de Dados (GDPR) é aplicado nos países da Europa e tem sido muito rígido com as fiscalizações também quando se tratam de não cumprimentos no segmento de marketing e comunicação. Segundo o GDPR Enforcement Tracker, nos países europeus já foram aplicadas mais de 245 multas no setor de Mídia, Telecomunicações e Radiodifusão pela falha no tratamento de dados e se o número de multas não assusta no início, o valor delas impressiona: já são mais de 15 BILHÕES de reais (R$ 15.724.533.769,89) aplicados em multas pelo Regulamento Europeu nas empresas.

Considerando que no Brasil a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) pode aplicar seguindo a Lei brasileira até R$ 50 milhões de reais por infração, é importantíssimo estar em conformidade e sempre agindo com transparência na aplicação inclusive de estratégias de Marketing. É justamente por essas e outras questões que a LGPD exige que as empresas tenham o DPO/Encarregado de Proteção de Dados (art. 41), novo profissional responsável pelas orientações quanto as práticas necessárias para o cumprimento da LGPD. Veja aqui  quem são os Profissionais de Privacidade de Dados disponíveis em seu estado e aprovados pela Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados (ANPPD). Quer se aprofundar no assunto, tem alguma dúvida, comentário ou quer compartilhar sua experiência nesse tema? Escreva para mim no Instagram: @davisalvesphd.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

‘É a família que não tenho’, diz paciente internada em hospital público para doentes crônicos em SP

Por: Tatyane Mendes

Nas margens da represa Guarapiranga, a ex-diarista Tereza Bittencourt, 61 anos, dá passos tímidos rumo à reabilitação. Meses atrás, ela não conseguia nem levantar da cama. Hoje, já consegue passear pelos jardins do Hospital Municipal de Guarapiranga, focado no tratamento de retaguarda e longa permanência para pacientes com doenças crônicas. Internada há cerca de um ano para tratar problemas na medula e na lombar, Tereza inicialmente havia dado entrada no Hospital M’Boi Mirim, Zona Sul de São Paulo. “Fui para lá passando mal e me informaram que eu precisaria ir para um hospital de longa permanência porque o tratamento seria demorado e eles não tinham a infraestrutura adequada para me atender. Eu precisava de reabilitação. Cheguei sem conseguir andar, usando fraldas. Todos os problemas que eu tenho a nível de saúde estão sendo tratados. Tenho uma equipe muito boa cuidando de mim. Estou melhorando muito e começando a caminhar com a ajuda de uma muleta. Aqui é um lugar maravilhoso que dá toda a estrutura para desenvolver a parte de fisioterapia. Eu sei que em nenhum outro hospital eu encontraria o nível de qualidade que tenho aqui”, opina. Esta já é a segunda estadia de Tereza no hospital. Ela havia sido internada quando o espaço era utilizado como um hospital de campanha para tratar casos de Covid-19, durante a pandemia. 

Tereza Bittencourt - Hospital Municipal de Guarapiranga

Tereza com seu fisioterapeuta no jardim do hospital

Com o retorno ocasionado pelo problema na medula, ela se somou aos mais de 150 pacientes internados no Hospital Municipal de Guarapiranga, que oferece cuidados prolongados para pacientes adultos e pediátricos. Os encaminhamentos ao hospital são feitos pela rede pública de saúde, após o preenchimento de um formulário de solicitação. A instituição surgiu para amparar pessoas com condições de saúde que não precisam de tratamento médico específico, mas de cuidados e reabilitação. Tereza revela que não sabe como estaria sua vida se não tivesse sido amparada pelo hospital. Ela afirma que não tem condições de morar sozinha, por razões de saúde e financeiras, e também não possui familiares que possam auxiliá-la. “Por causa da minha profissão, desenvolvi uma série de problemas de saúde na perna e na coluna. Consegui passar em uma perícia do INSS e me deram o benefício porque não tinha mais condições de trabalhar. Eu vivo sozinha, não tenho como sobreviver e me cuidar somente com o que eu recebo. Se não estivesse aqui, não teria condições de fazer nada porque não teria cobertura financeira para todas as minhas necessidades. Não sei o que aconteceria comigo se não fosse o hospital. Eu estou me empenhando para melhorar cada vez mais. Os profissionais do hospital são a família que eu não tenho, me dando todo o amparo e carinho. Sei que não encontraria isso em nenhum outro lugar”, declara.

Localizado na Riviera paulista, o hospital utiliza a medicina integrativa para reabilitar pacientes que necessitam de cuidados prolongados e que não podem ser atendidos por unidades tradicionais de saúde. A maioria dos pacientes da instituição são pessoas acamadas com alguma lesão, principalmente com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou pós-Covid. Entre os pediátricos, as condições mais comuns são paralisia cerebral ou algum tipo de síndrome. Além da atenção médica, o trabalho também conta com atendimento social e acompanhamento psicológico. Segundo os diretores da instituição, muitas das pessoas que buscam o local não possuem família para ajudar no cuidado com a saúde e alguns nem mesmo possuíam identificação antes de chegarem ao hospital. Atualmente, o local conta com 168 pacientes em tratamento, com ocupação de cerca de 90% dos leitos.

 

 

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Hospital público oferece ‘carinho e cuidado’ a pacientes crônicos em São Paulo

Por: Tatyane Mendes

A necessidade de um espaço que recebesse pacientes crônicos que demandam tratamento de retaguarda e longa permanência fez com que o governo de São Paulo transformasse uma antiga clínica psiquiátrica em um hospital. Localizado na Riviera paulista, o Hospital Municipal de Guarapiranga utiliza a medicina integrativa para reabilitar pacientes que necessitam de cuidados prolongados e que não podem ser atendidos por unidades tradicionais de saúde. A maioria dos pacientes da instituição são pessoas acamadas com alguma lesão, principalmente com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou pós-Covid. Entre os pediátricos, as condições mais comuns são paralisia cerebral ou algum tipo de síndrome. Além da atenção médica, o trabalho também conta com atendimento social e acompanhamento psicológico. Segundo os diretores da instituição, muitas das pessoas que buscam o local não têm família para ajudar no cuidado com a saúde e alguns nem mesmo possuíam identificação antes de chegarem ao hospital. Atualmente, o local conta com 168 pacientes em tratamento, com ocupação de cerca de 90% dos leitos.

O trabalho começou em 2020. O espaço onde a unidade se encontra foi construído originalmente para atuar como clínica psiquiátrica, sob a responsabilidade do grupo católico Irmãs Hospitaleiras. As freiras administraram o local de 1969 até 2016, atendendo pacientes em estado grave. Contudo, há cerca de sete anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) decidiu oferecer outro tipo de assistência a pacientes psiquiátricos, o que fez com que o hospital das Irmãs Hospitaleiras ficasse com poucos recursos para manter a operação e teve sua atuação limitada. Isso levou ao fechamento da instituição em 2016 e o espaço foi disponibilizado para aluguel. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que um contrato entre a prefeitura de São Paulo com a gestão do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), via licitação pública, iniciou uma nova operação em junho de 2020. “A partir de então, a SMS adequou os serviços de saúde oferecidos no local de acordo com as principais demandas e necessidades da população da região: primeiro como hospital exclusivo para o tratamento de pacientes com Covid-19 e, em seguida, como instituição de longa permanência e hospital de retaguarda, com 106 leitos disponíveis para esse fim”, explicou o órgão, em nota.

Durante a pandemia da Covid-19, foram estruturados leitos para atender a demanda de cuidados que a doença exigia. No auge de internações da doença, em junho de 2021, o estabelecimento contava com 259 leitos, o que configurou o Hospital Municipal de Guarapiranga como a segunda maior instituição pública de saúde do país em número de unidades focadas em terapia intensiva. Após a pandemia, o projeto inicial foi retomado com foco em cuidados prolongados e clínica médica. Atualmente, o hospital conta com 186 leitos divididos entre clínica médica, UTI, cuidados prolongados para pacientes adultos e cuidados prolongados pediátricos. Os pacientes são encaminhados ao hospital pela rede pública de saúde após preencherem um formulário de solicitação.

Hospital Municipal de Guarapiranga

23 colaboradores do Hospital Municipal de Guarapiranga foram reconhecidos pela excelência nos atendimentos prestados aos pacientes e familiares | Arquivo pessoal/Reprodução

“Hoje, existe uma grande quantidade de pacientes que têm essa necessidade e que estão internados em unidades de alta complexidade. Por exemplo, um paciente em um leito em um hospital cirúrgico ocupa uma vaga de outra pessoa com uma patologia aguda a ser atendida. Ao trazer ele para cá, a rede de saúde ganha com o leito que é disponibilizado. E aqui temos um centro especializado para reabilitação e cuidados. Os pacientes que recebemos não precisam de tratamento médico específico, eles precisam de cuidados, humanização e atenção para que consigam se reabilitar e voltar à sociedade de forma segura”, esclarece o diretor técnico do hospital, Victor Panont. Para isso, o estabelecimento conta com uma grande equipe multidisciplinar que inclui fisioterapeutas, psicólogas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogas, entre outras especialidades. De acordo com Victor, essa atenção especializada faz com que os pacientes tenham uma recuperação mais rápida. “O que a maioria deles precisa é carinho e cuidado”, complementa.

Diretora geral do estabelecimento, Simone Araújo também observa que muitos dos pacientes possuem uma deficiência social que vai além da necessidade de convívio com outras pessoas. “Recentemente, nossa equipe de trabalho social conseguiu emitir mais de 20 carteiras de identidade. Os pacientes chegam aqui sem identificação. Muitos deles não têm família, então eles se tornam realmente moradores do hospital. Então, nosso trabalho passa por uma inserção social, reabilitação motora em muitos casos, representação psicológica e outras necessidades. Queremos de fato dar um conforto para esse paciente, dando suporte não apenas médico, mas emocional também para que eles possam ter qualidade de vida enquanto estão aqui”, afirma.

Tereza Bittencourt - Hospital Municipal de Guarapiranga

A paciente Tereza Bittencourt com seu fisioterapeuta no jardim do hospital | Arquivo Pessoal/Reprodução

A Irmã Cecília Baltazar, que fazia parte da gestão anterior do local, afirma que a mudança de foco do local, de clínica psiquiátrica para cuidado de pacientes de longa permanência, foi positiva. Ela avalia que o espaço está sendo utilizado para atender os doentes que mais necessitam. “Eu visitei o hospital outro dia e fiquei muito feliz de ver crianças com deficiência e velhinhos em fase quase terminal que estão sendo atendidos com dignidade. Eu acho que é muito bom que nossa estrutura esteja servindo para esse tipo de paciente. Está bem adaptado e os profissionais são muito atenciosos. Está cumprindo um objetivo importante para a sociedade”, compartilha. 

Para Simone Araújo, não é possível trabalhar com saúde sem se envolver emocionalmente com os pacientes. A diretora afirma que, quando os profissionais são capazes de gerar uma conexão emocional e ter empatia, conseguem oferecer um cuidado melhor. “A dor não é só física, mas também emocional. Muitos estão aqui sozinhos, sem família. Mostrar que você está disposto a dar sua atenção, que está ali, é um exemplo a ser seguido, avalia. Victor complementa que, nos hospitais, muitas vezes os profissionais não conseguem ter o tempo ou espaço para ter esse olhar. “Aqui conseguimos ver o quanto os pacientes precisam dessa parte de qualidade de vida. A gente vê que a recuperação é muito mais rápida, as famílias se sentem mais acolhidas e para a gente não tem preço ver a evolução”, complementa.

 

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Light tem até esta segunda-feira para apresentar pedido de renovação da concessão

Por: Jovem Pan

A Light, distribuidora de energia que atende a cidade do Rio de Janeiro e mais de 30 municípios no Estado, tem até esta segunda-feira, 5, para apresentar à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e ao Ministério de Minas e Energia o pedido de renovação da concessão. A concessão vence em 2026, mas o rito legal prevê que o pedido pela renovação deve ser apresentado anos antes do vencimento. A Light quer antecipar a renovação, o que seria importante dentro do processo envolvendo a recuperação judicial da companhia. No mês passado, através de sua holding, foi feito um pedido de recuperação judicial à Justiça do Rio de Janeiro, que acabou sendo acolhido. Apesar disso, segundo a Aneel, a Light vem cumprindo com todos os compromissos setoriais e regulatórios, sem motivos para se pensar em intervenção. A companhia também solicitou à Aneel um reajuste extraordinário entre 5% e 10% na conta de energia elétrica.

 

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Presidente da França confirma encontro com Lula em Paris

Por: Jovem Pan

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está se preparando para um novo roteiro internacional. Isso porque o presidente da França, Emmanuel Macron, confirmou através das redes sociais uma viagem de Lula à Paris entre os dias 22 e 23 de junho. Os dois participarão de uma reunião de cúpula por um novo pacto mundial, como explicou o francês. Segundo Macron, mundo precisa de uma economia verde, que não deixe ninguém para trás. O francês disse ainda que, juntos, os países poderão criar um novo pacto financeiro. Existe a possibilidade de Lula estender sua viagem pela Europa e visitar o Vaticano. Por enquanto, ainda não há confirmação de encontre com o Papa. Enquanto não embarca para a Europa, o presidente participará nesta segunda-feira, 5, de solenidade em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, no Palácio do Planalto, em Brasília. A cerimônia deverá reunir embaixadores dos países que fazem doações para o Fundo Amazônia e governadores dos Estados da Amazônia Legal. Na terça-feira, 6, Lula deverá visitar uma feira de tecnologia agrícola na Bahia. No Congresso, a expectativa é de que a pauta seja bem esvaziada por conta do feriado de Corpus Christi. Entretanto, na terça-feira, a CPMI dos atos de 8 de Janeiro deve se reunir para apresentar o plano de trabalho.

*Com informações da repórter Luciana Verdolin

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

De cafajeste a príncipe: Bruno Montaleone explora diferentes facetas e revela desejo profissional

Por: William Amorim

Depois de explorar um lado sensual em “Verdades Secretas” e encarar um galã teen em “De Volta aos 15”, Bruno Montaleone vive um personagem de caráter duvidoso em “Amor Perfeito”, novela que ocupa a faixa das 18h na Globo. Na trama, o ator dá vida a Ivan, um mulherengo salva-vidas que se interessa por uma jovem que é apaixonada pelo seu irmão. “Esse triângulo amoroso vive uma situação inusitada porque, além de tudo, envolve dois irmãos. Eu não me imagino na vida real disputando a atenção de uma moça com o meu irmão. Às vezes, eu me surpreendo com a cara de pau e a canalhice do Ivan, mas ver a repercussão e como o público está o recepcionando me faz acreditar que estou seguindo um bom caminho”, comentou o artista em entrevista à Jovem Pan.

Antes de aceitar um trabalho, Bruno busca saber de quem é o texto que vai interpretar e como é a história que vai ajudar a contar. Ele chegou a ser convidado para participar da novela “Além da Ilusão”, que antecedeu “Amor Perfeito”, mas recusou o convite e explicou que, nesse caso, o problema não foi a trama protagonizada por Larissa Manoela e Rafa Vitti. “Depois de ‘Verdades Secretas’, achei prudente, naquela ocasião pontual, ter um espaço um pouco maior entre um trabalho e o outro, não tinha a ver com a novela em específico, que era ótima. Como não tinham sido iniciadas as gravações, perguntei à Globo se seria viável para eles, a emissora foi super compreensiva e disse que não haveria qualquer problema”, contou. 

Príncipe da Disney

Se na TV o artista encarna um cafajeste, nos cinemas ele será o primeiro brasileiro a viver um príncipe em uma produção da Disney. Bruno foi escalado para ser Ian na adaptação de “Perdida”, best-seller de Carina Rissi. No longa, que estreia dia 13 de julho nas telonas, o ator faz par romântico com Giovanna Grigio, intérprete da protagonista que por acidente viaja no tempo e vai parar em outra época. Desde que soube que interpretaria um jovem do século 19, o ator mergulhou nessa saga de sucesso: “Li os livros com atenção maior aos que remetiam ao presente passado de Ian, fui para a fazenda entender como funcionava a manutenção e os afazeres diários de um criador de cavalos. Utilizei as minhas habilidades de um montador de cavalo e digamos que esse é o lado mecânico. Moldar a personalidade do Ian foi o mais difícil. É tanta gente com tanta expectativa… e confesso que essa pressão foi sentida, mas fiz minha parte de detetive e busquei entender o que os fãs achavam mais importante para essa adaptação”. 

Novos desafios

Mesmo emendando trabalhos, o ator de 26 anos não quer cair em uma zona de conforto e confessou que tem o desejo de se arriscar em alguma produção que possa explorar sua habilidade musical. “Comecei a tocar aos oito anos, mas sempre levei mais como um hobby, nunca tive uma banda ou algo do tipo. Mas a minha conexão com a música sempre foi muito forte. Ao mesmo tempo, me sinto ainda muito autocrítico nesta minha vertente músico, sou exigente comigo mesmo. Na carreira de ator, estudei muito até que me sentisse verdadeiramente pronto”, falou. “Futuramente tenho vontade de fazer qualquer coisa que envolva música, mas é algo ainda a ser amadurecido. Eu acredito que essas duas artes se encontrarão naturalmente no meu caminho.” Além de “Amor Perfeito” e “Perdida”, Bruno também estará na segunda temporada de “De Volta aos 15” e no filme da Netflix “O Lado Bom de Ser Traída”.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Eletrobras lançará programa de descarbonização em julho

Por: Jovem Pan

A Eletrobras vai lançar em julho de 2023 um programa com uma política de descarbonização. O anúncio foi feito pelo presidente da companhia, Wilson Ferreira Júnior. Desde que assumiu o comando da Eletrobras, ele tem dito que a empresa será protagonista na geração de energia sustentável no Brasil. O programa de política zero de carbono será lançado no dia 12 de julho na B3, em São Paulo. No encontro com os investidores, chamado de Eletrobras Day, serão detalhados os pontos do programa de política zero de carbono. Alguns contratos que estão vencendo e são considerados poluentes serão passados para frente. Segundo o presidente, projetos muito poluentes são limitadores mundo afora e muitos investidores se veem impedidos de comprar ações e investirem em empresas pela grande emissão de CO2. A privatização da Eletrobras está comemorando um ano neste mês.

*Com informações do repórter Rodrigo Viga

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Governo estuda antecipar reoneração do diesel para bancar carro popular mais barato

Por: Jovem Pan

Mesmo com sinais de alerta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pressionou o Ministério da Fazenda para encontrar uma solução e garantir o desconto no preço dos carros populares. O anúncio já foi feito, mas ainda não havia sido confirmado de onde o dinheiro iria sair para bancar o gasto extra. A alternativa encontrada seria antecipar a reoneração do preço do óleo diesel. No início do ano, o governo acabou com a desoneração dos combustíveis, mantendo o benefício apenas por 60 dias para gasolina e etanol e prometendo manter a desoneração para o diesel e para o gás de cozinha até o fim do ano. Setores que usam o diesel em larga escala já começam a se preocupar. A medida já está sendo vista com descontentamento, por exemplo, pelos caminhoneiros. Wallace “Chorão” Landim, um dos líderes da categoria, aponta os riscos para a categoria. “A gente vai acompanhar para ver como vai ficar. Tem a questão da MP, que tem a validade até dezembro de 2023. Com essa volta de imposto, o governo vai arrecadar R$ 6 bilhões. Isso é muito preocupante porque o diesel é o que mais afeta a inflação do país”, diz Wallace. Com a decisão de reonerar o diesel, a ideia seria voltar com o imposto gradativamente. O governo justifica e fala que necessário incentivar a transição energética, com a renovação da frota para caminhões e ônibus elétricos ou a gás.

*Com informações da repórter Luciana Verdolin

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Diretor da CIA fez viagem ‘secreta’ à China em maio, diz imprensa americana

Por: Jovem Pan

O diretor da CIA, William Burns, fez uma viagem secreta à China em maio, a primeira ao país asiático desde que assumiu o cargo. As informações foram divulgadas pela imprensa americana nesta sexta-feira, 2. Segundo um funcionário do governo dos Estados Unidos ouvido pela NBC News, Burns foi a Pequim para reunir-se com autoridades chinesas, com o objetivo de “enfatizar a importância de manter abertas as linhas de comunicação e os canais de inteligência”. Outro funcionário disse à CNN que a viagem não era uma missão diplomática, mas sim relacionada a contatos de inteligência. A visita coincidiu com os contatos das autoridades dos países para diminuir as tensões nas últimas semanas, especialmente após um suposto balão espião chinês ter sido detectado cruzando o continente americano no final de janeiro.

Na última semana, Wang Wentao, ministro do Comércio da China, reuniu-se com Gina Raimondo, secretária do Comércio dos EUA, e com a representante comercial Katherine Tai em Washington e Detroit, respectivamente. Em maio, houve outro encontro entre autoridades do país, com o assessor de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, reunindo-se com o diplomata-chefe da China, Wang Yi, em Viena, como um sinal de aproximação. Mesmo com as tentativas, o Pentágono confirmou que a China rejeitou uma proposta dos EUA de realizar um encontro presencial entre Lloyd Austin, secretário de Defesa dos EUA, e Li Shangfu, ministro chinês na mesma área, durante um fórum em Singapura.  Um dia depois, o Departamento de Defesa americano alegou que, no final de maio, um caça chinês realizou manobras “desnecessárias” e “agressivas” para interceptar uma aeronave de reconhecimento dos EUA no Mar do Sul da China

*Com informações da EFE

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Após ‘tratoraço’ e recados da Câmara, Senado terá a missão de frear ‘pautas-problemas’ e reverter derrotas de Lula

Por: Caroline Hardt

Após uma semana de intensas negociações, vitórias e derrotas do Palácio do Planalto no Congresso Nacional, líderes do governo começam as articulações para aprovação de matérias-chaves no Senado Federal. Como o site da Jovem Pan mostrou, a recente aprovação do Marco Temporal de Demarcação das Terras Indígenas entre os deputados representou mais um revés do governo Lula 3 junto com Legislativo, especialmente por ter acontecido com o aval de partidos que compõem a base de Lula. Dos 283 deputados que votaram pela aprovação do texto, 98 deles são de legendas que possuem cargos de primeiro escalão do governo. No MDB, dos 30 votos disponíveis, 22 foram a favor do projeto. No PSD, 25 votaram sim, oito votaram não e uma abstenção foi registrada. No União Brasil, maior margem de votos com 50, só dois seguiram as orientações do governo. Já no PSB somente três foram a favor e 12 votaram com o governo. Na Casa Alta, entretanto, o cenário começa a se mostrar mais favorável, inclusive com chances de reverter derrotas já consolidadas na Câmara dos Deputados, já que, nas contas de aliados de Lula, o governo tem cerca de 50 votos – este número, inclusive, tranquiliza Lula em relação à aprovação do nome do advogado Cristiano Zanin, indicado pelo presidente ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Diferente da Câmara, chefiada pelo presidente Arthur Lira (PP-AL), onde as tramitações aconteceram “a toque de caixa”, no Senado as expectativas são mais favoráveis, especialmente pela existência de uma base governista mais consolidada e, ao mesmo tempo, uma oposição “menos articulada”. Parlamentares ouvidos pelo site da Jovem Pan ponderam que a tramitação das matérias deve seguir um ritmo menos acelerado. Também não está no radar dos senadores, ao menos por ora, avançar com nenhuma pauta-bomba. Neste sentido, uma das matérias a ser incluída na pauta do Senado nas próximas semanas é o novo arcabouço fiscal, aprovado na Câmara com maioria expressiva. As expectativas são positivas para o texto e o entendimento é que há espaço, inclusive, para reverter mudanças feitas pelo relator Cláudio Cajado (PP-BA) a contragosto do governo. Entre elas, a inclusão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) nos limites do marco fiscal. “As informações que chegam é que irão reverter sim. E fazendo isso, volta para a Câmara e tem grandes chances de passar também”, disse um parlamentar envolvido nas negociações. O fato de o senador Omar Aziz (PSD-AM), aliado de Lula, ter sido escolhido para relatar a matéria também anima o Planalto.

À Jovem Pan News, a presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, deputada Tábata Amaral (PSB-SP), também afirmou que o grupo não vai desistir do tema e, no Senado, a inclusão há de ser revertida. “Não vamos arredar o pé. A perspectiva é mais positiva, os senadores que fazem parte da nossa frente parlamentar já falaram que lá o Fundeb sai do teto. Estamos prontos para mais uma vez defender o nosso Fundeb, defender a educação”, afirmou. A avaliação é que, ao limitar os gastos com mudança no arcabouço fiscal, a educação perderá espaço orçamentário. Em entendimento semelhante, o senador Flávio Arns (PSB-PR), atual presidente da Comissão de Educação da Casa Alta, também antecipou que os senadores “não irão admitir retrocessos na educação”. “O novo arcabouço fiscal é necessário, mas somos contra submeter o Fundeb às amarras da nova âncora orçamentária. Hoje, o Fundeb fica fora do teto de gastos e queremos que continue assim”, escreveu em seu perfil no Twitter. Já a senadora Dorinha Seabra (União Brasil-TO) foi além e cobrou que o Senado “se coloque em seu lugar de respeito” e assuma o protagonismo dos debates no Congresso Nacional, sem açodamentos, especialmente no que diz respeito ao tema. “A Câmara tem demorado na discussão de todas as medidas, define o formato e aqui nos cabe seguir ou arriscar fazer a alteração e o texto ter que voltar para a Câmara. Esse é o exemplo da medida provisória. Nós vamos ter que votar açodadamente, sem chance de debate, sem chance de discussão. Se nós nos recusarmos a modificar, para não ter que voltar para a Câmara, nós estaremos abrindo mão do nosso papel”, defendeu em pronunciamento no plenário.

A tramitação do Marco Temporal de Demarcação das Terras Indígenas também deve ser diferente entre os senadores. A matéria, que estabelece que apenas as terras já ocupadas por povos indígenas em 5 de outubro de 1988, quando foi promulgada a Constituição Federal, poderão ter a demarcação reivindicada, é alvo de críticas de lideranças indígenas e defensores dos povos originários, que falam em “genocídio legislado” e prometem frear a matéria no Senado. Segundo o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), o governo vai “esgotar o debate” em relação ao tema. “No Senado, não teremos atropelo! O tema será tratado com a prudência necessária e com o devido respeito”, afirmou o parlamentar. Entre outros senadores, há aqueles que garantem que o placar estará “mais apertado”, por se tratar de um tema de interesse da bancada do agronegócio, mas admitem que o Palácio do Planalto deve contar com um grande aliado: Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado Federal. “O Planalto está articulando forte. Abriu o cofre e os cargos, enquanto a oposição está totalmente desarticulada. Pacheco vai enrolar muito essa tramitação, há chances de não ser aprovado”, admitiu o senador Carlos Viana (Podemos-MG) em conversa com a reportagem.

Neste contexto, sob a ótica do Palácio do Planalto, o Senado Federal encabeça a função de frear o avanço de pautas-problemas e, em último caso, até mesmo de reverter aprovações contrárias aos projetos do governo. Em contrapartida, para que a dinâmica funcione, caberá ao governo tomar frente das articulações e mostrar aos senadores a importância de pautas prioritárias, como o arcabouço. “Estamos falando de boas perspectivas para a economia e novas formas de fazer investimentos e cuidar da parcela da população que mais precisa e que é mais sacrificada, ou seja, a mais pobre”, afirmou o senador Fabiano Contarato (PT-ES) ao site da Jovem Pan. Líder do PT na Casa, Contarato frisa que o ritmo no Senado será diferente do adotado entre os deputados. “Cada projeto vai ser estudado e analisado de acordo com a importância e com o prazo que cada pauta demanda. O Senado tem, constitucionalmente, a função de revisão para avaliar as matérias com ponderação e diálogo, e tem cumprido seu papel”, completa. Por sua vez, quanto à aprovação específica do Marco Temporal, Contarato diz que o resultado entre os deputados foi o “derradeiro gesto de crueldade colonialista” contra os povos indígenas e promete lutar de todas as formas para evitar que o texto seja aprovado entre os senadores. “E teremos apoio dos pares”, finaliza.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

‘Homem-Aranha: Através do Aranhaverso’ chega aos cinemas

Por: Jovem Pan

Finalmente o filme “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, um dos lançamentos mais aguardados de 2023, chegou aos cinemas. Sequência de “Homem Aranha no Aranhaverso”, de 2019, a nova produção traz Miles Morales agora mais maduro e seguro de si. Desta vez, o herói vai enfrentar novos desafios e unir forças com a Mulher-Aranha e mais 300 pessoas-aranhas de diversas dimensões. Confira todos os detalhes desse super lançamento com apresentação da Kamila Pavão. O Drops+ vai ao ar toda sexta-feira, às 18h. Confira nas nossas redes sociais!

Assista ao programa Drops+ desta semana

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Lana Del Rey guia público apaixonado em show de sucessos no coração de São Paulo

Por: Vitória Antunes

O show da cantora Lana del Rey embalou o centro histórico de São Paulo na noite deste sábado, 3. Dona de grandes hits do pop alternativo, a americana foi a principal artista a se apresentar no Palco Centro do Festival Mita, que acontece neste final de semana, no Vale do Anhangabaú. Ao todo, foram cerca de 1h30 de show, que começou após 40 minutos de atraso. Ela passou por sua discografia desde os primeiros discos da carreira até os lançamentos mais recentes. Entre os grandes destaques da seleção, estão ‘Born To Die’, ‘Summertime Sadness’, ‘Young and Beautiful’, ‘Ride’ e ‘Pretty When You Cry’. Seus dois álbuns mais novos, “Blue Banisters” e “Did you know that there’s a tunnel under Ocean Blvd” também apareceram na setlist, com breves passagens. Lana Del Rey e o mundo eram outros desde sua última vinda ao Brasil, em 2018. Nesse intervalo, a cantora lançou quatro álbuns, o planeta sobreviveu a uma pandemia e sua base de fãs se reinventou. Hoje, ela coleciona sucessos virais para jovens do TikTok e mantém fielmente a base de fãs que a conheceu no início da década passada. A consagração da cantora foi um reflexo do comportamento do público e da ambientação do seu palco no centro histórico de São Paulo.

Longe dos palcos há quatro anos, ela escolheu o Brasil para fazer o seu retorno, onde também escolheu se reinventar em um cenário com espelhos, fendas, penteadeiras, plantas e dançarinas. Cada metro quadrado do palco parecia não ser o suficiente para Lana, que enlouqueceu o público nos quatro cantos do Vale do Anhangabaú. A artista esbanjou simpatia quando desceu para a plateia, tirou fotos e deu abraços e beijos nos fãs. Como uma extensão de sua conexão com o público, Del Rey levou ao palco uma tiara de flores que recebeu de um fã. Mais que um simples presente, o objeto é emblemático para o que foi o nascimento de sua carreira com o público brasileiro, o qual a cantora agradeceu pela década de apoio. A paixão de todos por sua música ainda rendeu aparições exclusivas na setlist, como as músicas ‘Cinnamon Girl’ e ‘Get Free’, que não fizeram parte da seleção de canções do seu show no Rio de Janeiro.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

UE diz que tomará ‘medidas firmes’ se Sérvia e Kosovo não restabelecerem a calma

Por: Jovem Pan

O alto representante das Relações Exteriores da União Europeia, Josep Borrell, pediu neste sábado, 3, a Sérvia e Kosovo que restaurem a “calma” na região após os episódios de violência dos últimos dias e advertiu que a UE está “disposta a aplicar medidas firmes” em caso contrário. “A violência poderia ter sido evitada e deve ser evitada no futuro (…). A União Europeia está pronta para aplicar medidas firmes”, disse Borrell em um comunicado no qual condenou “nos termos mais veementes os atos violentos contra os cidadãos, as tropas da missão KFOR, forças de ordem e meios de comunicação no norte de Kosovo”. A tensão eclodiu na semana passada no norte de Kosovo, quando manifestantes sérvios kosovares tentaram impedir a tomada de posse dos prefeitos kosovares albaneses eleitos em abril, em uma eleição boicotada pela minoria sérvia, com uma participação de apenas 3%. Na última segunda-feira aumentou a escalada nos municípios de Zvecan e Leposavic com violentos confrontos entre manifestantes sérvios kosovares e soldados da KFOR – missão da Otan destacada em Kosovo – que deixaram mais de 80 feridos, 30 deles soldados.

Após os incidentes, a Aliança Atlântica decidiu enviar mais 700 soldados para a área. “A União Europeia apoia fortemente a missão KFOR da Otan e a missão EULEX da UE em cumprimento de seus respectivos mandatos”, acrescentou Borrell, que avisou que “se as tensões não forem reduzidas, haverá consequências negativas”. A UE instou “tanto Kosovo como a Sérvia que tomem medidas imediatas e incondicionais para reduzir a escalada” da violência e para que “deixem de usar uma retórica divisiva e abster-se de qualquer outra ação descoordenada”, disse Borrell. Borrell pediu a Kosovo que “suspenda imediatamente as operações policiais nas proximidades de prédios municipais no norte de Kosovo”. “Os prefeitos deverão desempenhar temporariamente suas funções em instalações diferentes dos edifícios municipais. As eleições antecipadas devem ser anunciadas o mais rapidamente possível nos quatro municípios e organizadas de forma totalmente inclusiva”, disse o alto representante, que espera que “os sérvios kosovares participem nestas eleições”.

O chefe da diplomacia europeia também transferiu para Belgrado “a preocupação com o estado de alerta máximo das Forças Armadas da Sérvia”. “A União Europeia espera que tanto Kosovo quanto a Sérvia ajam de maneira responsável e participem de imediato do diálogo facilitado pela UE para encontrar uma solução sustentável para a situação no norte de Kosovo”, acrescentou. Borrell, que há algum tempo trabalha intensamente para um entendimento entre Sérvia e Kosovo que devolva a tranquilidade à região, se reuniu nesta semana, separadamente, com o primeiro-ministro kosovar, Albin Kurti, e com o presidente sérvio, Aleksandar Vucic. França e Alemanha pediram ao lado kosovar que realize novas eleições “sem demora” e aos sérvios kosovares que participem das eleições, enquanto os Estados Unidos advertiram que os distúrbios “dificultam” o caminho desses países em sua integração transatlântica. “A calma precisa ser restaurada com urgência”, acrescentou Borrell na nota.

*Com informações da EFE

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Campeonato Brasileiro: Santos e Internacional empatam por 1 a 1 na Vila Belmiro

Por: Jovem Pan

Vindo de derrotas no meio da semana, Santos e Internacional se enfrentaram na noite deste sábado, 3, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro e empataram por 1 a 1 na Vila Belmiro. O primeiro tempo foi bastante agitado. Logo no primeiro minuto, Luiz Adriano abriu o placar para o Colorado. Não demorou muito e aos 12 minutos, Lucas Lima fez um belo gol de falta. Depois de um começo fulminante, o jogo diminuiu o ritmo. No segundo tempo, o Santos teve oportunidades de virar, mas perdia chances. Do outro lado, o Inter também perdia gols, sendo assim, a partida terminou em 1 a 1. O resultado deixa o Peixe em 12º com 12 pontos e o Internacional em 13º com 11 pontos. O Santos deve ter o retorno de Marcos Leonardo, que estava na seleção brasileira sub-20 no Mundial e foi eliminado neste sábado. Na terça, a equipe recebe o Newell’s Old Boys pela Sul-Americana. Já o Internacional enfrenta o Nacional, fora de casa, pela Libertadores na quarta.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

STF homologa por unanimidade acordo entre governo e estados sobre compensação de perdas com ICMS

Por: Jovem Pan

Por meio de plenário virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) homologou por unanimidade o acordo de compensação firmado entre o governo federal e os estados sobre a perda de arrecadação com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Nele, o governo entregará R$ 26,9 bilhões para a compensação de perdas de arrecadação com a mudança nas alíquotas (inicialmente a proposta era de R$ 45 bilhões). O único ministro que apresentou ressalvas quanto foi o ministro André Mendonça, mas não foi contrário. Pelo cronograma, essas compensações serão diluídas ao longo dos próximos anos, até 2026. Cerca de R$ 9 bilhões já foram pagos por meio de liminares concedidas pelo STF aos estados devedores da União. Em dezembro será paga a primeira “parcela”. No acordo também está previsto apoio da União junto ao STF nos temas gasolina, encargos na conta de energia elétrica e Difal do ICMS.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Após classificação na Copa do Brasil, Corinthians perde para o América-MG no Brasileiro

Por: Jovem Pan

Com apenas três mudanças do jogo decisivo contra o Galo e sem Renato Augusto, o Corinthians jogou contra o América-MG neste sábado, 3, e perdeu por 1 a 0 pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo no Independência começou com bola na trave para o Timão, de Roger Guedes, e quase não teve emoções além disso. No segundo tempo, Aos 24 minutos, o VAR acionou o juiz para verificar uma bola na mão dentro da área do zagueiro corintiano Caetano. Daronco confirmou a infração. Danilo Avelar foi para a cobrança e converteu. Mais tarde aos 42 minutos, Renato Marques bateu com desvio e ampliou para 2 a 0. Na sequência, o juiz marcou pênalti para o Corinthians. Fábio Santos foi para a cobrança, mas chutou para fora. O resultado deixa o Corinthians em 15º na tabela, enquanto o América-MG ainda está na zona de rebaixamento. No meio da semana, o Corinthians volta a campo para enfrentar o Independiente del Valle na Libertadores. O time precisa vencer para seguir na competição. O Coelho joga contra o Millonarios na Copa Sul-Americana.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Dias Toffoli será relator do pedido para suspender cassação do mandato de Dallagnol

Por: Jovem Pan

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), será o relator do pedido para suspender a cassação do mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR). A defesa do parlamentar pede que a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não tenha efeito até que não haja mais possibilidade de recursos no caso. A Corte Eleitoral anulou o registro de candidatura do ex-procurador. Desta forma, Dallagnol perdeu o mandato na Câmara dos Deputados. O pedido da defesa do ex-procurador foi apresentado na quinta-feira, 1º. Nele, os advogados argumentaram que Dallagnol corre “risco iminente de ser retirado de seu posto como deputado federal, com lastro em veredito judicial” que, segundo eles, “é questionável em diferentes frentes e pode vir a ser revertido” por meio de recursos no próprio TSE e no Supremo. Como mostrou o site da Jovem Pan, o TSE cassou o mandato de Dallagnol após os ministros entenderem que a saída dele do cargo de ex-procurador da República ocorreu de maneira irregular. Isso porque ele era alvo de 15 procedimentos administrativos do Conselho Nacional do Ministério Público que poderiam lhe render processo administrativo disciplinar (PAD) e torná-lo inelegível. Por ter antecipado sua saída do cargo público, o TSE enxergou uma manobra para fraudar a lei. Além do voto do ministro relator Benedito Gonçalves, acompanharam o entendimento o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e os ministros Carlos Horbach, Nunes Marques, Sérgio Banhos, Raul Araújo e Cármen Lúcia. Com base na Lei da Ficha Limpa, a decisão colegiada também o torna inelegível por oito anos.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Confira como foi a transmissão da Jovem Pan do jogo entre Santos e Internacional

Por: Jovem Pan

O jogo entre Santos e Internacional, válido pelo Campeonato Brasileiro, acontece neste sábado, 3. A Jovem Pan apresenta todas as emoções do duelo ao vivo às 21h (de Brasília). Além de transmitir a partida em AM 620 e FM 100,9, a JP traz a narração de Fausto Favara, comentários de Fábio Piperno e reportagem de Guilherme Silva no YouTube.    

Assista à transmissão abaixo:  

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Biden sanciona lei que suspende teto da dívida dos EUA

Por: Jovem Pan

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou neste sábado, 3, a lei que suspende o teto de US$ 31,4 trilhões para a dívida do governo norte-americano, evitando o que teria sido o primeiro calote da história do país. Nessa semana, o Congresso aprovou a “Lei de Responsabilidade Fiscal de 2023”, que suspende o teto da dívida pública americana até janeiro de 2025 e fixa determinados objetivos orçamentários. Sem esta legislação, aprovada na quinta-feira pelo Senado, de maioria democrata, e na quarta-feira pela Câmara dos Representantes, de maioria republicana, a maior economia do mundo corria o risco de não poder honrar com seus compromissos a partir de segunda-feira, 5. “Nada teria sido mais irresponsável nem mais catastrófico”, afirmou Biden em seu discurso na sexta-feira, 2. “Encontrar um consenso para além das diferenças partidárias é difícil. A unidade é difícil, mas nunca devemos deixar de tentar”, acrescentou o presidente, repetindo a mensagem de reconciliação que marcou o início de seu mandato e que agora é o lema de sua campanha para 2024.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Derrotada na Câmara, bancada da Educação quer retirar custos educacionais do limite de gastos no Senado

Por: Caroline Hardt

A bancada e a Frente Parlamentar Mista da Educação articulam um plano para retirar os gastos educacionais do limite de gastos do marco fiscal. No dia 24 de maio, o plenário da Câmara dos Deputados votou pela aprovação do texto-base do novo arcabouço fiscal, que cria novas regras fiscais ao país. O placar foi de 372 votos favoráveis, 108 contrários e uma abstenção. Apesar do resultado positivo, a manutenção do trecho que inclui o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) do limite de gastos da União desagrada parlamentares, que pretendem levar a reivindicação ao Senado Federal, onde a matéria poderá sofrer alterações. Para a deputada Tabata Amaral (PSB), presidente da Parlamentar Mista da Educação, na Casa Alta há chances reais de reverter a mudança nos gastos educacionais, considerada essencial para evitar prejuízos reais ao ensino brasileiro: “Não vamos arredar o pé”, iniciou a parlamentar, em entrevista à Jovem Pan News. “Seguiremos trabalhando no Senado. No Senado a perspectiva é mais positiva, os senadores que fazem parte da nossa frente parlamentar já falaram que lá o Fundeb sai do teto”, afirmou. O fato de o senador Omar Aziz (PSD-AM), aliado de Lula, ter sido escolhido para relatar a matéria no Senado também é visto como um trunfo.

Como o site da Jovem Pan antecipou, o texto do relator Cláudio Cajado (PP-BA) chegou a receber emendas – como a apresentada pelo deputado Idilvan Alencar (PDT-CE) – pedindo para que o Fundeb volte a constar na lista de exceções do limite de gastos da União. O entendimento é que, ao limitar os gastos com mudança no arcabouço fiscal, a educação perderá espaço orçamentário. Entretanto, Cajado optou por manter a limitação e rejeitou as emendas protocoladas, sob o argumento de que não haverá prejuízo para o pagamento do piso salarial da enfermagem, para o Fundeb e tampouco para o Fundo Constitucional do Distrito Federal. O argumento do parlamentar do PP não convenceu uma ala do Congresso, que promete trabalhar para reverter o cenário. Mais do que isso, uma nota técnica elaborada pela consultoria da Câmara, obtida pelo site da Jovem Pan, aponta retrocessos para o setor, com consequências para a manutenção da qualidade do ensino, bem como para atingir as metas previstas no Plano Nacional da Educação. “A inclusão da complementação da União dentre as despesas limitadas pelo arcabouço fiscal obrigará a redução de outras despesas, inclusive em programas educacionais, como os da merenda e do transporte escolar, além do livro didático”, diz o texto.

A movimentação para mudar o texto ganhou um caráter suprapartidário e engloba parlamentares de diferentes correntes do Senado. À Jovem Pan, o senador Carlos Viana (Podemos-MG) reconheceu que haverá “muita pressão” para retirar o Fundeb do limite de gastos. Também à reportagem, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) prometeu tentar “preservar ao máximo as garantias de financiamento para a educação”. “No Senado, minha preocupação é com alguns colegas da oposição, que não são contra o governo Lula, são contra o Brasil. Para eles, quanto pior, melhor”, acrescenta o líder do PSB. Em linhas gerais, a bancada da Educação defende que os recursos empenhados na educação devem ser tratados como investimentos, não como gastos.

“O Brasil nunca vai ser um país justo, desenvolvido, se a gente não encarar educação com prioridade. E eu trago isso porque, sim, o arcabouço fiscal proposta pelo governo é muito importante. No entanto, a nossa bancada da educação foi surpreendida por um novo substitutivo do texto em que a complementação da União, ou seja, o Fundeb, foi incluído no limite de gastos e isso o risco para a educação. Isso nos pega de surpresa e é um ataque”, afirma Tábata Amaral em mensagem encaminhada à reportagem. “Toda vez que se pode tirar recurso da educação, se tira. Seja no contexto de arranjo fiscal, de corte de gastos. Já vimos inúmeras manobras para que se possa tirar da educação”, acrescentou. Entre os parlamentares, o termômetro é de placar “acirrado”, mas com chances de reverter o trecho. Ao site da Jovem Pan, o deputado federal Marco Feliciano (PL-SP), ponderou que os senadores devem aprovar a retirada do Fundeb dos limites de gastos, com os deputados chancelando a mudança em seguida, encerrando o assunto. “Já havia um sentimento para tal mudança na Câmara, mas faltou a iniciativa”, ponderou.

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Pitty encerra show no João Rock com um minuto de aplausos para Rita Lee; assista

Por: Jovem Pan

Neste sábado, 3, Pitty se apresentou no festival João Rock, em Ribeirão Preto (SP), para apresentar show da sua nova turnê em comemoração aos 20 anos do lançamento de Admirável Chip Novo, seu primeiro álbum de estúdio, e prestou uma homenagem a Rita Lee, falecida no dia 8 de maio. A cantora era muito fã da líder dos Mutantes e disse que a artista foi a “melhor pessoa que já passou por esse universo”. Ela performou ‘Ovelha Negra’ no encerramento de seu show e a plateia interagiu, cantando em coro a música. Ao final, Pitty pediu um minuto de barulho para Rita Lee e finalizou com lágrimas nos olhos.

Assista à homenagem abaixo:

Rita Lee eterna! ❤ Homenagem muito merecida da @Pitty com "Ovelha Negra" ✨#PittyNoMultishow #JoãoRockNoMultishow pic.twitter.com/V27YMXFZQO

— Multishow (@multishow) June 3, 2023

O final com a @Pitty e a plateia cantando Rita Lee foi simplesmente perfeito 🥺#PittyNoMultishow #JoãoRockNoMultishow pic.twitter.com/XfeeAutW4I

— Multishow (@multishow) June 3, 2023

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Erdogan inicia 3º mandato como presidente da Turquia e pede reconciliação

Por: Jovem Pan

Recep Tayyip Erdogan, no poder há 20 anos, iniciou neste sábado, 3, o terceiro mandato como presidente da Turquia e pediu a reconciliação de seu polarizado país. O chefe de Estado, de 69 anos e reeleito em 28 de maio com 52% dos votos, prestou juramento para um novo mandato de cinco anos e prometeu assumir “o dever com imparcialidade” diante dos 600 deputados eleitos em 14 de maio. À noite, Erdogan ofereceu um jantar de gala para os cerca de 80 chefes de Estado e de governo estrangeiros que participaram da posse. Também anunciou a formação de seu novo governo, profundamente reformulado e com mudanças à frente das pastas de Defesa, Relações Exteriores e Economia. O novo gabinete se reunirá pela primeira vez na terça-feira, 6. Usando um tom conciliador, e discursando de seu gigantesco palácio presidencial nos arredores da capital, Ancara, Erdogan convocou seus detratores a “encontrar uma maneira de fazer a paz”. “Vamos deixar de lado os ressentimentos e a raiva deste período eleitoral”, disse o presidente, que derrotou seu rival Kemal Kiliçdaroglu no segundo turno. O líder conservador pediu “aos partidos” e também “aos jornalistas, escritores, sociedade e artistas para se reconciliarem com a vontade nacional”, sem mencionar as dezenas de milhares de representantes de todas essas categorias que encontram-se atrás das grades.

Os deputados da oposição permaneceram sentados quando a assembleia se levantou após o juramento e o discurso do presidente. Sob uma forte chuva, Erdogan se dirigiu do Parlamento ao mausoléu de Mustafa Kemal Atatürk, o fundador da Turquia moderna, onde se comprometeu a “levar as vítimas do terremoto de volta para suas casas o mais rápido possível”. Pelo menos 50.000 pessoas morreram no terremoto de 6 de fevereiro, deixando milhões de pessoas desabrigadas no sul do país, das quais 3 milhões foram deslocadas. Após a posse, Erdogan retornou ao suntuoso palácio presidencial que mandou construir, onde cerca de 80 líderes estrangeiros o aguardavam, incluindo o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg. A Turquia é um dos 31 Estados membros da aliança militar liderada pelos Estados Unidos e mantém o veto à adesão da Suécia, alegando que o país oferece refúgio a ativistas de oposição que Ancara considera “terroristas”. Stoltenberg quer que a Turquia abra mão do veto antes da cúpula que a organização realizará em Vilna, na Lituânia, em julho.

Também compareceram às cerimônias o primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, e o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, além dos primeiros-ministros da Hungria, Viktor Orban (também contrário à entrada da Suécia na Otan) e do Catar, Mohammed bin Abderrahman al Thani, que foram os primeiros a felicitar Erdogan por sua vitória nas urnas. Armênia e Turquia nunca estabeleceram oficialmente relações diplomáticas e a fronteira comum está fechada desde os anos 1990, mas em 2022 foram registrados os primeiros passos para uma aproximação, apesar do apoio de Ancara ao Azerbaijão na disputa territorial entre Yerevan e Baku pela região de Nagorno Karabakh. A presença de vários chefes de Estado africanos – do Congo, Senegal, Ruanda, Somália, África do Sul e Argélia – demonstra os resultados da diplomacia ativa de Ancara no continente. A todos eles, Erdogan prometeu “mais iniciativas para apresentar soluções às crises globais”. Após o jantar, Erdogan anunciou a composição e seu novo governo.

Conforme esperado, o cargo de Ministro da Economia, um dos mais importantes no atual contexto de crise e inflação (acima de 40%), foi concedido a um especialista renomado, Mehmet Simsek, ex-Ministro das Finanças (2009-2015) e ex-banqueiro da Merrill Lynch. Simsek, de 56 anos, terá a tarefa de fornecer ortodoxia financeira para recuperar a confiança dos investidores. Os principais ministérios também foram renovados. Hakan Fidan, ex-chefe dos serviços secretos, assume o cargo de Ministro das Relações Exteriores em substituição a Mevlut Cavusoglu. E no Ministério da Defesa, Yasar Güler, Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, sucede Hulusi Akar. Apenas dois ministros, os de Saúde e Cultura, mantêm seus cargos.

*Com informações da AFP

☐ ☆ ✇ Jovem Pan

Estado de saúde de Roberto Jefferson piora após desmaio na cela e ‘possível traumatismo craniano’

Por: Jovem Pan

O estado de saúde de Roberto Jefferson “se agravou” após o ex-deputado federal desmaiar na cela da prisão na sexta-feira, 2, e estar com possível “traumatismo craniano”. A informação foi divulgada neste sábado, 3, pela assessoria do presidente de honra do PTB. “O quadro de Roberto Jefferson se agravou. Ele desmaiou. Pode estar com traumatismo craniano. Está extremamente desorientado e muito mal. Esse é o estado atual de saúde dele. E o laudo da Seap é claro no sentido de que a perda de peso pode sim ser decorrente de um retorno do câncer. Enfim, este é o cenário”, diz a nota enviada pela equipe do ex-deputado ao site da Jovem Pan. Roberto Jefferson está preso desde outubro do ano passado e aguarda autorização judicial para fazer exames fora da prisão. De acordo com o laudo médico enviado pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-deputado tem quadro depressivo, não tem se alimentado e perdeu 16,5 quilos em sete meses. A orientação é que ele passe por avaliação tomográfica do crânio, devido a possível traumatismo craniano. O laudo foi enviado pela Seap também nesta sexta-feira, após ordem do ministro Alexandre de Moraes para que o órgão informasse o estado de saúde de Roberto Jefferson, que está preso no Complexo de Gericinó, em Bangu. O STF aguarda manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR). Desde o início do ano, Jefferson tem relatado a médicos e advogados que está deprimido e subnutrido.

 

❌