🔒
Há novos artigos disponíveis, clique para atualizar a página.
✇Jovem Pan

Saiba quais os próximos passos na carreira de Gabigol após suspensão

Por: Tamyres Sbrile
O atacante Gabigol, do Flamengo, foi suspenso do futebol por dois anos por tentativa de fraude em um exame antidoping. Na última segunda-feira (25), o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) determinou a punição em um julgamento, com cinco votos a favor da sanção para o jogador e quatro contra. Gabigol é acusado de ter dificultado a realização dos processos de exame no dia 8 de abril de 2023, quando a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) fez uma operação surpresa de doping. Assim como a pena só pode valer a partir da data da coleta, a suspensão será até abril de 2025. Entretanto, caso a pena seja mantida, o atacante ficará fora dos campos por um ano. O jogador se pronunciou sobre o ocorrido e disse que vai recorrer e ainda mostrou confiança de que será inocentado “pela instância superior”. O Flamengo confia nas palavras do atleta e afirmou que auxiliará Gabigol na apresentação do recurso. Por ora, o atleta está impedido de treinar no rubro-negro e até mesmo utilizar as instalações do clube enquanto o caso não for concluído. Ele tem contrato com o Mengão até dezembro de 2024.
cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Guilherme de Carvalho Doval, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Mineira de Futebol (TJD/FMF) e sócio do escritório Almeida Advogados, explicou que não cabe mais recurso a Gabigol na Justiça em nível nacional e, portanto, os próximos passos não podem ser realizados no país. Doval ainda falou que a alternativa que o jogador tem é entrar com um recurso junto à Corte Arbitral do Esporte (CAS), que fica na Suíça. Entretanto, o atacante do Flamengo corre riscos, já que a apelação tem efeito devolutivo total. Ele pode ter a pena retirada como também ser condenado à punição máxima e ficar com quatro anos de suspensão.

Caso o jogador tenha a sentença mantida ou alguma outra penalização após análise da CAS, ele tem outra opção, sendo recorrer à justiça comum da Suíça. Entretanto, segundo Doval, essa alternativa é muito restrita e ocorreria em casos de problemas formais no processo, e não no mérito da acusação em si. O camisa 10 do Flamengo, que permanece suspenso, poderá retornar aos campos caso peça uma liminar à CAS que o permita jogar enquanto o recurso não for julgado. O caso ocorreu em abril de 2023, no CT do Flamengo, localizado no Rio de Janeiro, quando os agentes de coleta de exames antidoping denunciaram o jogador por atrapalhar a realização dos procedimentos solicitados. A acusação só foi oficializada em dezembro de 2023.

Mesmo Gabigol tento realizado o teste, os agentes relataram que houve demora para seguir as instruções durante os exames. O atacante foi condenado por violar o artigo 122 do Código Brasileiro de Antidoping, que versa sobre fraudes ou tentativas de fraude em procedimentos de controle de doping. “Essa tipificação em que ele foi julgado e condenado determina uma pena de quatro anos, que pode ser reduzida em caso de atenuantes. No caso dele, me parece que os atenuantes são o fato de que os exames realizados depois não constataram a presença de qualquer substância proibida”, explicou Doval.

Com informações do Estadão Conteúdo
✇Jovem Pan

Tailândia aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo

Por: Tamyres Sbrile

O parlamento tailandês aprovou nesta quarta-feira (27), por maioria, o projeto de lei de igualdade de casamento (ou seja, pessoas em relacionamentos homoafetivos poderão se casar). A decisão é histórica, visto que o país é um dos mais liberais da Ásia. Assim, torna-se o terceiro do continente a legalizar a união de pessoas do mesmo sexo, depois de Taiwan e Nepal. A nova lei foi aprovada na terceira e última leitura com 399 votos a favor, dez contra e duas abstenções na Câmara dos Deputados, dominada pela coligação governamental liderada pelo partido Pheu Thai. Durante o momento da discussão na sessão, alguns deputados usaram bandeiras e acessórios com as cores do arco-íris, símbolo da comunidade LGBTQIA+, e celebraram a decisão com aplausos e abraços. Entre as mudanças fundamentais da legislação está a denominação do casamento, não sendo necessário mais “um homem e uma mulher”, mas “duas pessoas”, além da transformação no estatuto jurídico de “marido e mulher” para “casal”. Outra modificação foi garantir às uniões homoafetivas os mesmos direitos dos casais heterossexuais.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Apesar de já ter sido aprovada, o texto só entrará em vigor no final do ano, visto que algumas etapas formais ainda precisam ser realizadas antes de se tornar lei, de fato, como o rei da Tailândia assinar a publicação no Diário Oficial do Estado com auxílio do respaldo final do Senado. A Tailândia é considerada o país com uma das maiores comunidades LGBTQIA+ de toda a Ásia. Todavia, ativistas ainda acreditam que as leis conservadoras tailandesas não refletem, de fato, as mudanças dentro da sociedade.

*Com informações da EFE

✇Jovem Pan

‘Pé-de-Meia’: estudantes nascidos em março e abril recebem primeira parcela de pagamento

Por: Luisa Cardoso

Nesta quarta-feira (27), os estudantes do ensino médio nascidos em março e abril recebem o valor de R$ 200. O incentivo refere-se à matrícula e será depositado até o dia 7 de abril, conforme o mês de nascimento do beneficiário. Serão contemplados alunos, dos 14 aos 24 anos, vinculados em qualquer série do ensino médio na rede pública, cuja família está inscrita no Cadastro Único (CadÚnico). As informações consolidadas precisam ser enviadas pelas escolas até o dia 8 de março. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o depósito será feito em contas digitais abertas automaticamente pela Caixa Federal Econômica em nome dos beneficiados. Caso o estudante seja menor de idade, é preciso que o responsável legal autorize o aluno a movimentar a conta. Esse consentimento poderá ser feito em uma agência bancária da Caixa ou pelo aplicativo Caixa Tem.

Programa Pé-de-Meia

Arte/Ministério da Educação

Os jovens que fazem aniversário em outros meses também receberão a primeira parcela ainda nos próximos dias, com o seguinte cronograma:

  • Março e abril: 27 de março
  • Maio e junho: 28 de março
  • Julho e agosto: 1º de abril
  • Setembro e outubro: 2 de abril
  • Novembro e dezembro: 3 de abril
cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O MEC reforça que, até o dia 14 de junho, caso ocorram correções ou atualizações de informações por parte dos sistemas de ensino e das instituições federais de ensino médio, o pagamento referente à matrícula, poderá ser realizado até primeiro de julho de 2024. Instituído pela Lei número 14.818/2024, o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade poupança, destinado a incentivar a permanência e a conclusão escolar dos jovens. Conforme o ministério, a proposta é democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os estudantes, além de promover mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social.

✇Jovem Pan

4 saladas especiais para a Páscoa

Por: EdiCase

A Páscoa é um momento de celebração, renovação e união ao redor da mesa. Logo, o que não pode faltar na data são deliciosos pratos para compartilhar com os familiares. Para abrir as comemorações, as saladas são excelentes opções. Isso porque elas são deliciosas, saudáveis e podem ser preparadas de forma simples. E o melhor: com os ingredientes típicos da comemoração.

Pensando nisso, selecionamos 4 receitas de saladas deliciosas para você aproveitar no almoço de Páscoa. Confira:

Salada de alface com camarão e abacate

Ingredientes

  • 200 g de camarão cozido e descascado
  • Polpa de 1 abacate cortada em meia-lua
  • 1 manga descascada cortada em meia-lua
  • 3 tomates cereja cortados em meia-lua
  • Suco de 1 limão
  • Folhas de 1 maço de alface roxa
  • 1 xícara de chá de folhas de agrião
  • 100 g de folhas de rúcula silvestre
  • Sal, pimenta-do-reino moída e azeite a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque os camarões e o abacate e tempere com suco de limão, sal e pimenta-do-reino. Reserve. Em uma saladeira, coloque as folhas de alface, as folhas de agrião e as folhas de rúcula silvestre. Adicione a mistura de abacate e camarão reservada, a manga e os tomates. Regue com azeite e sirva em seguida.

Salada de alface com agrião e bacalhau

Ingredientes

Salada

  • Folhas de 1 maço de alface
  • Folhas de 1 maço de agrião
  • 1 cenoura descascada e cortada em fatias
  • 300 g de bacalhau ferventado e desfiado
  • 1 tomate sem sementes e cortado em cubos
  • 50 g de lascas de queijo parmesão
  • 1 colher de sopa de gergelim torrado

Molho

  • 1/2 xícara de chá de azeite
  • 4 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
  • 1 colher de sopa de água
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

Em uma travessa, coloque as folhas de alface, o agrião, a cenoura, o bacalhau, o tomate e o queijo. Mexa bem e polvilhe com o gergelim. Reserve. Em um recipiente, coloque todos os ingredientes do molho e mexa para incorporar. Despeje a mistura sobre a salada e sirva em seguida.

Salada de feijão-branco com tomate e salsa Imagem: Oksana Mizina | Shutterstock

Salada de feijão-branco com tomate e salsa

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de feijão-branco cozido
  • 8 tomates cerejas cortados ao meio
  • 1 cebola roxa descascada e cortada em fatias
  • Folhas de 1 ramo de salsa
  • Sal e azeite a gosto

Modo de preparo

Em uma saladeira, coloque o feijão-branco, o tomate, a cebola roxa e a salsa e misture bem. Tempere com sal e regue com azeite. Sirva em seguida.

Salada de grão-de-bico com bacalhau, cebola e ovo

Ingredientes

  • 350 g de grão-de-bico cozido e sem casca
  • 3 ovos cozidos descascados e cortados em quatro partes
  • 6 colheres de sopa de azeite
  • 300 g de bacalhau dessalgado em lascas
  • 1 cebola roxa descascada e fatiada
  • Suco de 1 limão
  • Sal, pimenta-do-reino moída e salsinha picada a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione o bacalhau e refogue até ficar bem macio. Desligue o fogo e transfira o peixe para um recipiente. Acrescente o grão-de-bico, os ovos, a cebola e a salsinha e misture bem. Tempere com sal, suco de limão e pimenta-do-reino e sirva em seguida.

✇Jovem Pan

Suspeitos de mandar matar Marielle, irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais distintas

Por: da Redação

O governo brasileiro deu início à transferência dos irmãos Chiquinho e Domingos Brazão para penitenciárias federais distintas. Os dois estavam detidos em Brasília desde domingo e foram levados para unidades em Campo Grande e Porto Velho, respectivamente. A estratégia do Ministério da Justiça é incentivar a colaboração dos presos com as autoridades, abrindo assim novas frentes de investigação no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL). Sem contato entre si, os irmãos enfrentam o dilema de quem irá colaborar primeiro para receber benefícios penais. Aqueles que optarem pelo silêncio podem enfrentar punições mais severas.

A prisão dos irmãos Brazão foi baseada em informações da delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, que confessou ter sido o autor dos disparos que mataram Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes em março de 2018. Segundo Lessa, os irmãos Brazão foram os mandantes do crime, enquanto o delegado Rivaldo Barbosa, da Polícia Civil, foi apontado como o homem que dificultaria a investigação. A delação também revelou a motivação por trás do assassinato de Marielle Franco. Segundo Lessa, a vereadora foi morta por defender a ocupação de terrenos por pessoas de baixa renda, o que poderia prejudicar interesses de especulação imobiliária. Os mandantes do crime buscavam a regularização de um condomínio na zona oeste do Rio de Janeiro, desrespeitando critérios legais.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Rivaldo Barbosa, delegado suspeito de envolvimento no caso, foi chefe da Polícia Civil durante as investigações do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes. Ele teria dado aval para Domingos Brazão, apontado como mandante do crime, garantindo impunidade. Barbosa também foi responsável por encaminhar informações falsas à Delegacia de Homicídios da Capital, prejudicando as investigações, além de instruir os executores sobre o que fazer para não serem pegos.

Publicada por Felipe Cerqueira

*Reportagem produzida com auxílio de IA

✇Jovem Pan

Defesa de Bolsonaro quer entregar em mãos explicações sobre estadia na Embaixada da Hungria

Por: Jovem Pan

Encerra-se nesta quarta-feira (27) as 48 horas que o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), estabeleceu à defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para explicar as imagens dele na embaixada da Hungria. Após o alinhamento da defesa de Bolsonaro, uma maneira rápida e habitual de enviar esse tipo de justificativa é inserir no sistema eletrônico do STF (Supremo Tribunal Federal). Entretanto, os advogados do ex-presidente pretendem ir até a sala do ministro para efetuar a entrega presencialmente. Além disso, desejam deixar claro que não havia nenhum planejamento de fuga de Bolsonaro nesse momento e que ele apenas atendeu a um convite da embaixada. E, ao aceitar, permaneceu por esses dias (entre 12 e 14 de março) para aprofundar sua relação com a outra nação.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A defesa de Bolsonaro ainda alega que não existia nenhuma pretensão de o ex-presidente ser o alvo de uma nova operação da Polícia Federal, já que, quatro dias antes, havia sido alvo de uma operação no Rio de Janeiro, devido ao seu passaporte ter sido retido. Um de seus advogados chegou na capital federal pela manhã e está aguardando se a resposta será aceita pelo STF. Caso não for aprovado, o envio terá que ser virtual.

*com informações do repórter Bruno Pinheiro

✇Jovem Pan

7 dicas para conquistar o primeiro emprego

Por: EdiCase

Entrar no mercado de trabalho é uma etapa importante na vida de muitos jovens, por isso, é importante uma orientação adequada. Para ajudar quem deseja se destacar na busca pelo primeiro emprego, Gabriel Gatto, consultor e especialista em RH com mais de 16 anos de experiência, compartilha sete dicas fundamentais para tornar essa fase mais fácil. Confira:

1. Conheça suas habilidades

Antes mesmo de iniciar a busca pelo primeiro emprego, é importante ter um momento de autoavaliação para entender suas reais habilidades, interesses e valores. Esses insights podem ser os primeiros passos para direcionar essa jornada.

2. Invista no Networking

Para um primeiro emprego, talvez o networking ainda não esteja tão formado, então, vale lembrar de família, amigos e até professores e especialistas mais próximos. Aos poucos, construir uma rede de networking ajudará na jornada de trabalho. “Participar de eventos, utilizar plataformas online e manter contato com profissionais da área são estratégias que podem abrir portas para grandes oportunidades”, completa Gatto. 

Um currículo atrativo deve ter clareza e objetividade, destacando habilidades relevantes Imagem: Ground Picture | Shutterstock

3. Capriche no currículo

Ter um currículo atrativo, não significa fazer um layout chamativo, mas ter um documento bem escrito, direto e adaptado para a vaga desejada. “Uma dica é destacar suas habilidades e experiências de forma clara e objetiva, além de fazer um resumo rápido sobre o que já fez em outros projetos, sejam eles acadêmicos ou até mesmo, sociais”, indica o especialista. 

4. Se prepare para as entrevistas

Uma entrevista de emprego é uma conversa mais séria sobre as expectativas das empresas e seus objetivos. Praticar essa conversa pode ajudar a construir e transmitir mais confiança ao responder às perguntas de forma coerente. Uma sugestão é fazer simulações com alguém de confiança, pode ser o pai, a mãe ou um amigo mais próximo. 

5. Demonstre proatividade

Durante a conversa ou contato, seja pelo LinkedIn ou pela troca de e-mail, mostre que está disposto a aprender e a contribuir. Envolva-se em projetos voluntários, cursos extracurriculares ou atividades que demonstrem sua iniciativa e dedicação.

6. Use as redes sociais a seu favor

É preciso ter cautela com as redes sociais, mas utilizá-las a seu favor. “Mantenha uma imagem profissional nas redes sociais, muitas empresas avaliam as redes de seus candidatos. Evite publicações controversas ou inadequadas e, se possível, se posicione no LinkedIn, siga especialistas, interaja em publicações, mas sempre, de forma consciente”, enfatiza Gabriel Gatto.

7. Tenha persistência e paciência

Uma das dicas mais importantes: não desanime, persista na jornada e tenha paciência diante de eventuais rejeições. O caminho para o primeiro emprego pode ser desafiador, mas é importante manter a perseverança e acreditar em si mesmo. 

Por Paula Oliveira

✇Jovem Pan

Abreviações digitais: aqui vai uma msg pra vcs

Por: Bia Garbato

Cada dia vejo mais pessoas abreviando as palavras nos meios digitais, principalmente nas conversas de WhatsApp, opa, no Zap. É quase um dialeto novo. O fato é que tb acontece cmg. Qdo estou com pressa, mandar uma msg resumida é msm + rápido. Às x me atrapalho? S. Mas sou contra? N. Na vdd, agiliza a vida. Não fica tão bonito, mas blz. O importante ao abreviar é fazer como minha mãe me ensinou: dizer sempre pfv e obg. Também serve pls ou tks. Mas tem x q não tem nada melhor do que mandar um pqp. Desculpa, mãe.

Vc não acha q tem palavras q não deveriam ser abreviadas? Sdds de quando escrevíamos saudades. Não é qq sigla que eu entendo. Tem x q fico boiando. Você sabia q Sla é “Sei lá” e Pdc é “Pode crer”? Nem Deus escapa: Mddc? Meu deus do céu! Plmdds? Pelo amor de Deus!!! Com ctz tem algumas abreviações que demostram a nossa idade. Att, atenciosamente? Não, virou “ah tá”. Cm, centímetros? Nada disso. Hj em dia significa “com”.

O + complexo são as risadas. Tem toda uma etiqueta. Se escrevo alguma coisa que não é pra ser levada a sério, mando um rs pra não dar confusão. Se me contam uma piada razoável, mando um hehehe pra ser simpática. Tem gente que prefere rsrsrsrs. Tem gosto p/td. Na preguiça msm, o bom é teclar uma letra só: kkkkk. Mas se a piada for muito boa, me entrego ao hahaha. E se for de cair da cadeira, ainda dou um upgrade: HAHAHAHA. Será que esta é uma boa crônica? Eu acho que txt literário tem que usar a norma culta. Sqn. Estou adorando escrever assim. Vc tbm? Tamo junto. Ops, TJ! Bj, Bjs, Bjão e Bjokas pra vcs.

✇Jovem Pan

Eliminada do ‘BBB 24’, Leidy Elin fica sabendo de fofoca por Yasmin e conta por que teve embate com Davi

Por: Jovem Pan

Leidy Elin foi a 14ª eliminada do “BBB 24”, com 88,33% dos votos, em uma disputa contra MC Bin Laden, Matteus e Davi. Após sair do confinamento, ele participou do programa “Bate-Papo BBB”, uma conversa que os eliminados têm com os apresentadores Thais Fersoza e Ed Gama. Lá, Leidy foi informada por Yasmin Brunet sobre a polêmica envolvendo Lucas Buda e sua esposa, Camila Moura. Yasmin gravou um vídeo revelando a fofoca: “Pediram para eu te contar uma novidade. Sabe quem está solteiro? O Budinha”. A carioca ficou chocada com a notícia e exclamou: “Gente, que babado”. Leidy comentou que começou a suspeitar de algo quando Buda não recebeu uma foto da esposa em uma ação de Páscoa.

Camila anunciou o fim do casamento com Lucas após descobrir os flertes do professor com Pitel. A professora de história considerou a situação como traição e decidiu encerrar a relação de 15 anos enquanto o rapaz ainda estava confinado no programa. Após o término, Camila viu sua popularidade crescer nas redes sociais, acumulando mais de 2,8 milhões de seguidores no Instagram e fechando parcerias com grandes marcas. A notícia sobre o fim do casamento e os desdobramentos do relacionamento de Lucas Buda continuam repercutindo nas redes sociais.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Leidy falou também sobre o relacionamento com Davi, seu principal oponente no reality show. Ela se arrependeu de ter jogado as roupas do brother na piscina, mas disse que só fez isso porque o baiano a tirou do sério. “Não faria de novo. Que vergonha, gente”, exclamou a estudante de direito. “Lá dentro, não parecia ser assim, não. Parecia ser mais light, estou chocada. Ele conseguiu me levar ao limite.” Segundo ela, seu embate com Davi começou quando ele não prometeu imunidade a Isabelle. “Se ele faz isso com a própria amiga, imagina comigo.”

 

✇Jovem Pan

7 cuidados com o cachorro antes das primeiras vacinas 

Por: EdiCase

Antes de o filhote de cachorro ser vacinado pela primeira vez, é necessário tomar algumas precauções para minimizar as chances de ele contrair doenças contagiosas. Isso porque esses pequenos animais têm o sistema imunológico ainda em desenvolvimento e são mais vulneráveis a infecções e doenças.  

“Os imunizantes protegem os animais de diversas doenças, entre elas: cinomose, hepatite, parainfluenza canina, leptospirose canina, clamidiose, leucemia felina e diversas outras que podem debilitá-los e acabar provocando até o óbito”, alerta o veterinário da Petlove Pedro Risolia. 

Por isso, a seguir, confira 7 cuidados com o filhote de cachorro antes das primeiras vacinas!  

1. Ambiente limpo e seguro 

Garanta que o local onde o filhote passa a maior parte do tempo seja mantido limpo e livre de objetos pequenos que ele possa engolir. Isso ajuda a evitar a exposição a agentes patogênicos que podem afetar seu sistema imunológico que ainda está em desenvolvimento. 

2. Isolamento de outros animais 

Se possível, mantenha o filhote isolado de outros animais de estimação, especialmente de cães desconhecidos ou não vacinados. Dessa forma, a probabilidade de adquirir doenças contagiosas antes de ser vacinado é reduzida. 

3. Alimentação adequada 

Forneça uma dieta balanceada que atenda às necessidades nutricionais do filhote. Uma alimentação adequada ajuda a fortalecer o sistema imunológico do cachorro para melhor resistir a doenças. 

Banho regulares são importantes para evitar infecções e problemas de pele no animal Imagem: Kasefoto | Shutterstock

4. Higiene dos filhotes

Mantenha a higiene do filhote em dia, incluindo banhos regulares e cuidados com a higiene bucal. Isso ajuda a prevenir infecções e problemas de pele, que podem ser mais graves em filhotes ainda não vacinados. 

5. Visitas ao veterinário 

Agende consultas regulares com um veterinário para monitorar a saúde do cachorro e receber orientações sobre cuidados adequados. O profissional poderá sugerir medidas preventivas e tirar dúvidas sobre a saúde do animal. 

6. Socialização controlada  

Introduza o filhote a diferentes estímulos e ambientes de forma gradual e controlada, evitando locais em que há risco de exposição a doenças. Socializar o cachorro é importante para seu desenvolvimento, mas deve ser feito com cuidado antes das primeiras vacinas. 

7. Atenção aos sinais de alerta 

Por fim, informe ao veterinário se observar sintomas como falta de apetite, letargia, vômito, secreção nasal e fezes aquosas. 

✇Jovem Pan

Confira as previsões de abril para o signo de Áries

Por: EdiCase

No início do mês, a tendência será que o seu brilho pessoal esteja em alta, assim como a sua habilidade para se comunicar, absorver novas ideias, realizar mudanças de forma leve e compreender outras formas de pensar. Será um bom momento para conhecer novas pessoas e para transitar em locais que possam te ensinar algo novo.

Apesar disso, poderá se confundir e não ter muita clareza em suas ações, se atrapalhando e agindo no calor das emoções devido a fantasias e ilusões. Portanto, atente-se a essas questões, se concentre e tenha cautela. Além disso, se dedique ao desenvolvimento da espiritualidade. Assim, conseguirá ter mais clareza sobre o que ocorre em seu interior.

Ainda Neste mês, direcione o seu foco, coragem e determinação para compreender e conhecer a si. Desse modo, poderá colher bons resultados e viver um período de avanço que te levará a grandes realizações.

Período de recomeços no amor

Após uma fase de encerramentos no setor afetivo, um novo ciclo se iniciará. Você terá mais disposição para conquistar alguém e para se dedicar ao amor. Ao mesmo tempo, a tendência será que perceba a importância de se valorizar e construir um relacionamento mais sólido com a sua autoestima. No início do mês, atente-se à propensão a criar muita expectativa. Afinal, poderá se frustrar, bem como se deixar levar por ilusões e idealizações. Depois, você contará com uma dose extra e flexibilidade, o que te ajudará a se abrir para novas ideias e melhorar a sua comunicação com o outro.

O ariano terá mais energia e disposição para trabalhar em abril Imagem: N.Petrosyan | Shutterstock

Fase agitada no trabalho e nas finanças

A tendência será que tenha mais energia e disposição para batalhar por suas conquistas pessoais e por sua autonomia. Com isso, poderá se dedicar ao trabalho e às finanças. Será um bom momento para diversificar ou empreender em um projeto que já vinha planejando. Contudo, será importante que busque direcionar essa energia de forma consciente. Caso contrário, tenderá a se envolver em diversos projetos, não conseguindo colocar as suas ideias em prática. Por volta do dia 20, você entrará em uma fase importante para organizar o setor financeiro. No entanto, se prepare para possíveis reviravoltas.

Por astróloga Thaís Mariano

✇Jovem Pan

Isabela Galli fala de sua carreira e das decisões importantes que executivas têm de fazer

Por: Fabi Saad

Nossa Mulher Positiva é Isabela Galli: executiva, mãe da Luiza (sua maior inspiração), VP e Gerente Geral da Avery Dennison na América Latina. Sua trajetória na multinacional, que é líder global em ciência de materiais, teve início há 30 anos, quando ela ainda estava descobrindo seus anseios e planos para o futuro. Isabela acredita que a vida é um grande aprendizado e desde cedo compreendeu a relevância do “ouvir”, uma das principais habilidades que levam à liderança e evolução. Sua atuação na Avery Dennison carrega a forte premissa da diversidade, equidade, inclusão e práticas cada vez mais sustentáveis.

1. Como começou a sua carreira? A minha trajetória profissional teve início há 30 anos. Quando ainda estava descobrindo meus anseios e planos para o futuro, tive a chance de ingressar na Avery Dennison como estagiária, na área de qualidade e desenvolvimento de produtos. Passei pela área de assistência técnica, que me aproximou do contato com clientes. E isso me despertou a curiosidade pela área comercial. Transitei pelos departamentos de marketing, produto e desenvolvimento de mercado. Tive exemplos de líderes espetaculares que me inspiravam e guiavam por bons caminhos. Mas tenho que dizer que também aprendi com alguns a como não ser. Eu acredito que a vida é um grande aprendizado e aprendi desde cedo a importância do ouvir e levei comigo as melhores práticas. Inclusive, considero que essa seja uma das principais habilidades que nos levam à liderança e evolução, quando aprendemos a ouvir, ficamos abertos para os aprendizados e grandes insights. Depois de todo esse caminho na empresa, em janeiro de 2023, fui nomeada a nova vice-presidente e gerente geral da companhia na América Latina.

2. Como é formatado o seu modelo de negócios da Avery Dennison? Avery Dennison é uma empresa global de ciência de materiais para identificação física e digital, que fornece inúmeras soluções, incluindo materiais autoadesivos, inlays e etiquetas de identificação por radiofrequência (RFID), entre outras soluções de comunicação visual.  Os produtos da companhia são usados em diversos segmentos em todo o mundo, incluindo cuidados pessoais e domésticos, vestuário, comércio eletrônico, logística, alimentos, bebidas, varejo, produtos farmacêuticos, automotivos, entre outros para solucionar os mais desafiadores problemas que o mundo enfrenta hoje relacionados à Redução de desperdícios, gestão de mão de obra, eficiência da cadeia de suprimentos, conexão de marcas e seus consumidores e maior sustentabilidade, transparência e circularidade. A empresa está presente em mais de 50 países, empregando aproximadamente 36 mil funcionários. No Brasil, estamos presentes desde a década de 70, há exatos 50 anos, com sede na região de Vinhedo (SP). Temos 8 valores que nos guiam em todas as práticas e formas que fazemos negócios ao redor do mundo, são eles: Foco Externo, Diversidade, Sustentabilidade, Inovação, Coragem, Trabalho em equipe, Excelência e Integridade. Em meio a toda essa atuação, a Avery Dennison tem um forte compromisso de entrega de resultados consistentes ao mercado e todas as estratégias são concentradas nesse direcionamento, atreladas às ambições de inovação da companhia, que enxerga, para este caminho, a sustentabilidade e a diversidade como pilares fundamentais. Nossa jornada não é desconstruir ou mudar a rota, e sim, impulsionar a evolução contínua pela qual sempre trabalhamos

3. Qual foi o momento mais difícil da sua carreira? Um dos momentos mais difíceis foi uma tomada de decisão relacionada ao futuro da minha carreira, após um “Short Term Assignment” realizado na Europa em 2012 e se aceitaria assumir uma nova posição em uma região 5 vezes maior, se mudaria definitivamente para lá ou se retornaria à América Latina. Eu tinha minha filha naquela época com 5 anos de idade e questões familiares pesaram muito para mim naquele momento. Optei por voltar. Não me arrependo da decisão que tomei, mas tenho que dizer que foi o momento mais difícil que enfrentei sem sombra de dúvida. Em situações difíceis, sempre ponderei os pros e contras e também uma visão mais sistêmica. Naquela ocasião, não era apenas eu comigo mesma, tinha que entender as consequências das minhas escolhas para minha família também. E isso foi tão importante levar em consideração. Diria ainda que nós mulheres precisamos de uma rede de apoio para que possamos exercer bem os diferentes papéis da nossa vida como executiva, mãe, esposa, filha.

4. Como você consegue equilibrar sua vida pessoal x vida corporativa/empreendedora? Eu tenho alguns conceitos que acredito muito:
1. Precisamos fazer algo que amamos, isso tem a ver com propósito, inspiração, foco, dedicação, produtividade.
2. Pedir ajuda e ter uma rede de apoio. Isso é fundamental principalmente para uma mulher. Seja seu coach, mentor, chefe, terapeuta, amigo, colaborador, pai, mãe, vizinho. O importante é compartilhar suas inseguranças com pessoas que você confia, pessoas que te inspiram e que possam contribuir na sua jornada de evolução.
3. Autocuidado. Precisamos estar bem para cuidar das demais pessoas ao nosso redor, seja familiares, os nossos colaboradores e também tem a ver com a qualidade do nosso trabalho em geral. Estando bem fisicamente e emocionalmente, podemos dar o máximo de nós e apoiar os outros também a estarem na mesma condição. Para mim uma alimentação saudável, práticas de atividades físicas fazem parte da minha rotina.
4. Priorizar. Saber que teremos que fazer escolhas na vida. É impossível fazer tudo, estar em todos os lugares e agradar a todos. Então, que façamos isso da forma mais inteligente possível. Analisando os prós e contras, os impactos e tendo coragem de dizer não a algumas coisas e pessoas.

5. Qual seu maior sonho? Fazer parte da evolução de uma cultura corporativa e no mercado de forma em geral a diversidade, equidade, inclusão e mais práticas sustentáveis. Desenvolver pessoas, líderes e promover a união de forças e talentos para atingir esse objetivo. Atualmente, vivenciamos um movimento de conscientização crescente das empresas, atuantes em diversas vertentes, sobre a importância de práticas socialmente responsáveis e sustentáveis. Muitos negócios têm encontrado na colaboração e união de forças, um caminho promissor para a implementação de diferentes iniciativas que visam um bem comum: a promoção de impactos positivos, de maneira a englobar meio ambiente, sociedade, colaboradores e comunidades. Acredito que possa ajudar a concretizar esse impacto positivo na sociedade a partir do meu papel de líder.

6. Qual sua maior conquista? A minha vida toda e estar onde estou hoje, acredito ser minha maior conquista: Ser uma mulher, mãe da Luisa (que é a minha maior inspiração), e minha nomeação como vice-presidente e gerente geral da companhia na América Latina.  Minha chegada em um cargo de alta gestão de uma corporação global, demonstra, na prática, todas as ações da Avery Dennison voltadas para o desenvolvimento de pessoas, diversidade, equidade e inclusão. Tenho orgulho em dizer que temos um robusto programa de desenvolvimento de talentos e que não sou um caso isolado. Costumo dizer que somos exportadores de talentos, temos colaboradores Argentinos, Colombianos, Mexicanos, Brasileiros que estão brilhando e exercendo funções de grande importância em outras partes do mundo e liderando times de alta performance. Entre as diretrizes que guiam as temáticas de DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão) da companhia, minha nomeação assegura, além de todo seu compromisso em capacitação e aprimoramento de competências ao longo dos anos, a materialização dos planos de liderança feminina da Avery Dennison, que tem trabalhado para aumentar a representação de mulheres em posições de liderança em diversos grupos de talentos, tendo como meta que 40% dos cargos de gerente e c-levels sejam ocupados por essas profissionais até 2030.

7. Livro, filme e mulher que admira. Livro: A Cabana. Filme: O Paciente Inglês. Mulher que admira: Que pergunta difícil essa! Não tenho uma única resposta. Admiro tantas mulheres, muitas próximas a mim, que com suas habilidades de comunicação, resiliência, força, “poderes de multitarefas”, são grandes exemplos e grandes inspirações.  Das mulheres mais famosas do mundo eu admiro muito a Oprah Winfrey, porque não consigo imaginar tudo o que ela passou na vida para estar onde está, pelas conquistas e pelas vidas que ela ajudou e ainda ajuda ao longo de sua jornada. Sabemos que ser uma mulher exitosa em sua carreira requer seus esforços, dedicação e resiliência. Imaginem para uma mulher pobre, negra, com tantas dificuldades que ela teve que enfrentar na sua infância e adolescência, o tanto de força e superação ele teve que demonstrar. Tiro o chapéu para a força, inteligência e resiliência dessa mulher!

✇Jovem Pan

FGTS Futuro poderá ser utilizado para financiar imóveis próprios; entenda

Por: Jovem Pan

Famílias com renda mensal de até R$ 2640, que compõem a faixa 1 do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, vão poder usar o FGTS Futuro para amortizar parcelas da casa própria. A medida vale para as pessoas que tem contrato pelo programa e emprego formal, ou seja, com conta vinculada ao FGTS. E são os créditos futuros dessa conta que poderão ser usados no financiamento do imóvel. Caso a iniciativa seja bem-sucedida, o governo federal poderá estendê-la aos demais beneficiários do Minha Casa, Minha Vida. O objetivo é atender a todas as faixas do MCMV, cujo limite de renda familiar é de R$ 8.000. Para a medida entrar em vigor, a Caixa Econômica Federal precisa publicar as normas operacionais da modalidade. O prazo para a operação ter início é de até 90 dias.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Com o início da medida, todos os meses, o empregador poderá depositar, no FGTS, 8% do salário. Por meio do FGTS Futuro, o trabalhador usaria esse adicional de 8% para comprovar a renda. Com o Fundo de Garantia considerado dentro da renda mensal, o beneficiário poderá financiar um imóvel mais caro ou comprar o imóvel inicialmente planejado e reduzir o valor da prestação. Na prática, a Caixa Econômica Federal, agente operador do FGTS, irá repassar automaticamente os depósitos futuros do empregador no Fundo de Garantia para o banco que concedeu o financiamento habitacional. O trabalhador continuará a arcar com o valor restante da prestação. Em caso de demissão, o valor devido do FGTS Futuro será incorporado ao saldo devedor. Cerca de 31 mil famílias devem ser beneficiadas pela medida.

*Com informações do repórter Alvaro Nocera

✇Jovem Pan

Por novo centro, Nunes pretende doar terminal Princesa Isabel a Tarcísio

Por: Beatriz Manfredini

A Prefeitura de São Paulo vai enviar nesta quarta-feira (27) um projeto de lei para a Câmara de Vereadores que permite a doação do terminal Princesa Isabel, no centro da capital paulista, ao governo do Estado. O anúncio será feito em evento de Ricardo Nunes e Tarcísio de Freitas no Museu das Favelas, no qual darão o pontapé inicial para o projeto que pretende levar a sede administrativa do governo para a região de Campos Elíseos, com o objetivo de revitalizar o coração da cidade. A ideia é deixar nas mãos da gestão Tarcísio todo o complexo que envolve o terminal Princesa Isabel — local de partida e chegada de 18 linhas de ônibus que atendem o centro e demais regiões da capital.

Além disso, o governador e o prefeito também vão emitir a Declaração de Utilidade Pública (DUP) de imóveis públicos e privados que estão na área que deverá ser ocupada pelo novo centro administrativo. A medida, que já estava sendo preparada por ambos desde o fim do ano passado, tem como objetivo liberar, por meio da desapropriação, prédios e casas para que sejam usados como equipamentos públicos no projeto. O decreto deve valer pelos próximos cinco anos. Segundo fontes do Palácio dos Bandeirantes e da Prefeitura de São Paulo, as desapropriações devem acontecer em três frentes: serão pedidos, em listas diferentes, imóveis públicos, particulares e aqueles que estão com IPTU atrasado há mais de cinco anos e estão abandonados. Um exemplo do que deve ser pedido, no caso dos prédios públicos, são imóveis da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Um interlocutor que está cuidando diretamente do assunto afirma que são várias casas fechadas, no centro da cidade, que pertencem à Santa Casa e estão sem uso.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O governo de São Paulo afirma que, atualmente, as secretarias e fundações ocupam cerca de 60 edifícios espalhados pela capital. A ideia é unir todos esses prédios em um único complexo. A estimativa é que 22 mil servidores públicos atuem no novo local. Já a atual sede do governo, o Palácio dos Bandeirantes, deve ser mantida como residência oficial do governador e também como sede do Acervo Artístico-Cultural.

✇Jovem Pan

Câmara de São Paulo aprova reajuste de 2,16% para servidores públicos

Por: da Redação

A Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou em segunda votação o reajuste de 2,16% para os servidores públicos do município. Foram 37 votos favoráveis e 15 contrários. A medida, agora, vai à sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB), autor da proposta. O percentual oferecido pela prefeitura deixou os servidores insatisfeitos. Assim como no último dia 20, quando o texto foi aprovado em primeira discussão, houve protestos na galeria do plenário e do lado de fora da Casa. O viaduto Jacareí foi interditado, sendo ocupado por caminhões de som e manifestantes. Milton Leite, presidente da Câmara e da sessão, pediu para que a GCM (Guarda Civil Metropolitana) retirasse duas mulheres que protestavam da galeria. A sessão foi suspensa e, após conversas entre as partes, ambas continuaram na Casa. O reajuste será válido a partir do dia 1º de maio, inclusive para aposentados e pensionistas.

O impacto aos cofres públicos será de quase R$ 500 milhões, de acordo com o prefeito. A gestão Nunes defende a proposta e diz que contempla a inflação de maio de 2023 a fevereiro deste ano, de acordo com o IPC-Fipe. Vereadores de oposição dizem que o percentual oferecido é baixo, já que a prefeitura tem quase R$ 30 bilhões em caixa. A base do governo defende que a proposta está de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal e alcança a inflação no período. O percentual de 2,16% também será aplicado sobre os valores do auxílio-refeição e do vale-alimentação.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Insatisfeitos com a proposta de Nunes, parte dos professores da rede municipal entraram em greve. São cerca de 72 mil docentes e 741 mil alunos sob responsabilidade da prefeitura. A gestão municipal afirmou que a greve atingiu somente 3% de cerca de 4.000 escolas, incluindo as conveniadas. O Sinesp (Sindicato dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo) afirma que a paralisação vai continuar. Os professores da rede municipal também pede o fim do pagamento por subsídio. Uma das reivindicações da classe é a de que 39% do valor, que hoje é pago como abono complementar ao piso, seja incorporado aos salários.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

✇Jovem Pan

Pacheco diz que Senado vai avançar com projeto que regulamenta prisão preventiva

Por: Jovem Pan

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou que um projeto de lei que regulamenta a aplicação de prisões preventivas está avançando na Casa Legislativa. A proposta estabelece critérios e facilita a adoção dessa medida quando há reincidência de crimes. De acordo com Pacheco, o projeto, de autoria do ex-senador Flávio Dino e relatado por Sergio Moro (União Brasil-PR), será discutido em breve na Comissão de Constituição e Justiça. O presidente do Senado destacou a importância da proposta para o sistema de Justiça, ressaltando a colaboração de senadores de diferentes espectros políticos. “Essa habitualidade criminosa, essa soma constante de crimes, essa frequência podem ensejar pedido de prisão preventiva dessa pessoa que está se identificando que não tem condições de viver em sociedade, pelo menos naquele momento”, declarou o chefe do Congresso.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Pacheco afirmou que o projeto conta com apoio suficiente no Senado. “Há todo o ambiente para ser aprovada com apoio, inclusive, dos governadores dos Estados que estão sentindo isso.” Ele destacou a necessidade de medidas mais rígidas para casos de reincidência criminal, especialmente em situações em que a pessoa demonstra não ter condições de conviver em sociedade. O texto apresentado por Flávio Dino estabelece critérios claros para a decretação de prisão preventiva, como o uso reiterado de violência, participação em organizações criminosas e a quantidade de drogas ou armas apreendidas. Além disso, o projeto determina que a periculosidade do agente e o risco à ordem pública devem ser comprovados para a aplicação da medida.

Publicada por Felipe Cerqueira

*Reportagem produzida com auxílio de IA

✇Jovem Pan

Soja 24/25: compra de insumos está atrasada

Por: Kellen Severo

Os negócios para a safra 2024/2025 estão atrasados neste momento em relação à média histórica. As vendas de fertilizantes, sementes e defensivos estão atrasadas, principalmente porque a queda no preço dos grãos inibiu a tomada de decisão dos produtores rurais. O índice Brasil de negociação de fertilizantes para o 2º semestre de 2024 é de 20% e está abaixo da média dos últimos 3 anos. As regiões Norte, Nordeste e Sul são as mais atrasadas, com 16% e 17% das compras de adubo feitas antecipadamente. Os estados do Centro-Oeste estão mais adiantados, com 24%. Segundo a última pesquisa da StoneX Brasil, os resultados de atraso na tomada de decisão de compra indica uma mudança no perfil do produtor agrícola brasileiro, que tem comprado cada vez mais próximo do plantio.

No caso das sementes e dos defensivos agrícolas, a Agrinvest Commodities também aponta atraso. Até o dia 15 de março, 11% das compras de sementes tinham sido feitas abaixo da média que ficava ao redor de 30% dos últimos três anos-safra. Os agroquímicos também estão com lentidão nos negócios. Segundo a empresa, até o momento 7% das compras foram realizadas, contra 38% da média nacional para o período. O cenário de quebra de safra e redução de preços dos grãos ajuda a explicar a mudança no comportamento de compra dos agricultores e o atraso na tomada de decisão para o segundo semestre. A formação de carteira das empresas está mais lenta e, pelas conversas que tive com diferentes consultores de mercado, deve continuar assim, pelo menos até que se confirmem melhores oportunidades para os produtores rurais na relação entre o preço da commodity e os insumos.

 

✇Jovem Pan

BYD, chinesa fabricante de carros elétricos, teve lucro recorde em 2023

A fabricante chinesa de automóveis BYD, líder mundial no setor elétrico, registrou um lucro recorde em 2023. A empresa registrou lucro líquido de 30,04 bilhões de yuanes (4,16 bilhões de dólares ou 10,13 bilhões de reais na cotação da época), uma alta de 80,7% frente a 16,6 bilhões de yuanes em 2022, indicou o grupo em um comunicado. A BYD é o principal fabricante de carros elétricos na China e, no ano passado, se tornou líder mundial após superar o limite simbólico de cinco milhões de veículos híbridos e elétricos somados. O grupo comercializa atualmente estes dois tipos de veículos em mais de cinquenta países, incluindo na Europa.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Em dezembro, anunciou a construção de uma fábrica na Hungria. No início do mês, o grupo anunciou que vai operar no Brasil a primeira fábrica de elétricos do país. Utilizando a planta que era da Ford, na Bahia, a marca chinesa prometeu início da operação entre o fim de 2024 e o início de 2025, com capacidade produtiva de 150 mil veículos. A China, principal emissor mundial de gases de efeito estufa, quer que até 2035, a maior parte das vendas de automóveis seja de elétricos ou híbridos. O mercado chinês disparou neste setor, graças principalmente aos subsídios de compra, que terminaram no final de 2022. Para manter o ritmo, em um contexto de desaceleração econômica, dezenas de fabricantes locais travam uma guerra de preços.

✇Jovem Pan

Deputados de esquerda e direita brigam na Câmara dos Deputados após provocações sobre morte de Marielle

Por: Jovem Pan

Uma sessão na Câmara dos Deputados precisou ser encerrada após deputados de esquerda e de direita brigaram mais uma vez em razão da discussão sobre a morte da ex-vereadora do Rio Marielle Franco, assassinada em 2018. Parlamentares apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro exibiram uma foto de Domingos Brazão, auditor-fiscal do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, fazendo campanha para Dilma Rousseff, provocando o entrevero. “Tá aqui quem mantou matar Marielle”, disse Delegado Éder Mauro (PL-PA), enquanto exibia a imagem. “Vocês vão ter que arrumar outro defunto para poder atribuir a Bolsonaro. Porque esse defunto que está aí é de vocês.”

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Enquanto deputados do PSOL, partido da ex-vereadora, protestavam, Delegado Caveira (PL-PA) pegou a imagem das mãos de Éder Mauro e exibiu na cara de Tarcísio Motta (PSOL-RJ). A troca de ataques entre deputados de esquerda e direita se alongou. “Vocês vão para a cadeia”, disse Tarcísio. “Vocês comunistas que mataram Marielle”, rebateu Éder Mauro. Essa não é a primeira vez que o deputado provoca deputados do PSOL usando o nome de Marielle. Há duas semanas, na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, ele falou que Marielle “acabou”, provocando um tumulto tão grande que a sessão precisou ser também encerrada.

No domingo (24), por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal deflagrou a Operação Murder Inc, que prendeu de forma preventiva o deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), seu irmão Domingos, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), e o ex-chefe de Polícia Civil do Rio Rivaldo Barbosa. Os três são suspeitos de serem os mandantes do crime.

Nesta terça-feira, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal do Brasil (CCJ) adiou a votação sobre a chancela da Câmara à prisão do parlamentar, por um pedido de vista de deputados do Novo, do PP e do Republicanos. A votação deverá acontecer agora apenas em abril. Cabe ao colegiado e, depois, o pleno da Câmara aprovarem a detenção de Chiquinho Brazão.

*Com informações do Estadão Conteúdo

✇Jovem Pan

Dorival Jr. elogia bom início da seleção: ‘Resposta além do que imaginávamos’

Por: Jovem Pan

Os resultados conquistado pelo Brasil nos dois últimos amistosos na Europa, que marcou o início da era Dorival Júnior à frente da Seleção Brasileira, rendeu elogios do treinador, que se disse surpreso com esse bom começo. Foi uma vitória de 1 a 0 contra a Inglaterra, e um empate em 3 a 3 diante da Espanha. “Sempre imaginei que uma equipe tem de ter equilíbrio de jovialidade com experiência. E tudo aconteceu no mesmo momento. Tivemos selecionáveis que não puderam vir, nos reunidos há 9 dias e acredito que pelo pouco tempo, as respostas foram muito mais positivas que negativas”, afirmou Dorival Júnior, lembrando das trocas e dos desfalques.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

“Dois adversários duríssimos, complicados, que fatalmente estarão em fases decisivas da próxima Copa do Mundo, e se Deus quiser o Brasil também, e tivemos uma experiência muito importante para esse primeiro contato. Esse elenco jovem deu resposta além do que imaginávamos”. A seleção de Dorival tinha um pouco de desconfiança com os resultados por causa da convocação com muitas novidades e trocas de peças experientes por lesão, casos de Casemiro, Ederson e Martinelli.  Além de vibrar com o resultado, Dorival Júnior elogiou Endrick, contudo voltou a pregar cautela com o jovem atacante de apenas 17 anos para não queimar etapas e não jogar um peso desnecessário em suas costas.

“Acho que é um garoto que promete muito, que vem em uma crescente há algum tempo, foi o protagonista dos momentos finais do Campeonato Brasileiro do ano passado, fazendo partidas decisivas e brilhantes”, elogiou. “Temos de tomar cuidados suficientes para que tenhamos os grandes e que ele siga decisivo como vem sendo. Tem uma característica única de estar a todo momento com bom chute pela posição e sua mobilidade. E pela própria sensibilidade de área que possui. Se completar a formação tende a se tornar um jogador diferenciado”.  O amistoso entre Espanha e Brasil foi uma campanha contra o racismo. Durante entrevista, Dorival não deixou de voltar a defender Vinícius Júnior, pelos insultos que tem sofrido em solo espanhol, e se mostrou preocupado com o psicológico de sua estrela e quer mais carinho para o ponta do Real Madrid seguir brilhando nos gramados.

“Sobre o racismo tudo ficou comprovado hoje (o jogador foi aplaudido). A gente pede é que as autoridades tenham uma atitude mais direta, que o Ministério Público espanhol possa atuar rapidamente quando os fatos acontecerem. Racismo não cabe a lugar nenhum, em situação nenhuma. Vinícius vem tendo um ano complicado por todas essas agressões criminosas que vem sofrendo”, disse o técnico, indignado. “Espero que ele continue trabalhando e melhorando no seu clube a sua capacidade de se encontrar em curtos espaços, na velocidade e na execução de momentos inesperados, talvez o ponto mais positivo de sua carreira. Espero que não perca isso, o improviso, a busca por soluções rápidas que encontra caminhos para definições de resultados”.

*Com informações do Estadão Conteúdo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

✇Jovem Pan

EUA suspendem buscas por desaparecidos após queda de ponte: ‘Não acreditamos que haja sobreviventes’

Por: Jovem Pan

A guarda-costeira dos Estados Unidos suspendeu na noite desta terça-feira (26) as buscas pelos desaparecidos após a queda de uma ponte em na cidade americana de Baltimore. “Com base na duração das buscas […], na temperatura da água neste momento, não acreditamos que vamos encontrar essas pessoas com vida”, declarou o vice-almirante Shannon Gilreath em entrevista coletiva. Ao menos seis pessoas seguiam desaparecidas. Mergulhadores procuram sobreviventes na água, mas a baixa temperatura complica os esforços de resgate e reduz as chances de se encontrar sobreviventes. Ao redor da imensa estrutura metálica retorcida, drones, helicópteros e mergulhadores procuram as vítimas, entre as quais poderia haver funcionários da ponte.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O presidente Joe Biden classificou o ocorrido de “terrível acidente” e prometeu reconstruir a ponte o quanto antes, mas isto “levará um tempo”. Os serviços de emergência que vasculharam o local encontraram indícios da presença de vários veículos submersos na água, disse o chefe dos bombeiros de Baltimore, James Wallace Wallace, sem especificar quantos seriam. O governador de Maryland declarou estado de emergência. O tráfego marítimo foi suspenso “até segundo aviso”, mas “o porto segue aberto para a passagem de caminhões”, disse aos jornalistas o secretário de Transporte de Maryland, Paul Wiedefeld. Este é o principal porto da costa leste dos Estados Unidos, que Biden quer reabrir rápido.

A embarcação emitiu um pedido de socorro que permitiu parar o trânsito e salvar vidas, declarou o governador do estado de Maryland, Wes Moore. “São heróis”, acrescentou. De acordo com imagens registradas por câmeras de segurança, um navio cargueiro colidiu com um pilar da ponte Francis Scott Key, fazendo com que grande parte da estrutura de aço caísse no rio Patapsco. As gravações mostram luzes, aparentemente de veículos, na ponte antes de ela se deformar e desabar por seções, por volta de 1h30 locais (2h30 no horário de Brasília). E várias pequenas explosões também foram observadas após o rápido colapso.

PONTE DOS EUA

A ponte, de quatro pistas e 2,6 quilômetros de comprimento, atravessa o rio Patapsco, ao sudoeste de Baltimore, uma cidade industrial e portuária na costa atlântica dos Estados Unidos. Foi inaugurada em 1977 e por ela circulam mais de 11 milhões de veículos por ano, cerca de 31 mil por dia. Leva o nome de Francis Scott Key, autor da letra do hino americano. O site de tráfego marítimo MarineTraffic diz que um navio porta-contêineres com bandeira da Singapura chamado “Dali” parou sob a ponte. Os registros mostram que o navio se dirigia de Baltimore para Colombo, no Sri Lanka. A investigação deverá determinar como a colisão de apenas um barco pôde destruir vários arcos da ponte metálica.

*Com informações da AFP

✇Jovem Pan

Opositor de Maduro, Manuel Rosales anuncia candidatura à presidência da Venezuela

Por: Jovem Pan

O governador do estado venezuelano de Zulia, Manuel Rosales, apresentou a sua candidatura às eleições presidenciais depois de ter retirado o seu apoio à candidata unitária da oposição Corina Yoris, cuja candidatura não pôde ser registrada. Em sua primeira aparição pública após seu registro, Rosales indicou terça-feira (26) que não foi uma decisão fácil. “Ontem à noite até os últimos minutos estávamos insistindo na possibilidade de registrar a candidatura que havia sido escolhida anteriormente (a de Yoris) e não foi possível fazê-lo”, disse Rosales em entrevista coletiva. O anúncio do registro de Rosales ocorreu depois de a Plataforma Democrática Unitária (PUD), principal bloco de oposição, ter denunciado na manhã de terça-feira que as autoridades eleitorais não permitiram o registro da candidatura de Yoris.

Omar Barboza, secretário executivo do PUD – que desde 2021, com o apoio de Washington, mantém conversações com representantes do governo de Nicolás Maduro – indicou que desde quinta-feira, quando foi aberto o processo de registro de candidatos, “não permitiram o acesso ao sistema de aplicação.” O período de inscrição terminou no dia 25 de março à meia-noite. Nos últimos dias, o PUD denunciou que o site do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) – encarregado de organizar as eleições de 28 de julho – manteve bloqueado o acesso ao sistema de nomeação eletrônica para os representantes das organizações políticas Mesa de la Unidade Democrática (MUD) e Un Nuevo Tiempo (UNT), os únicos autorizados pela autoridade eleitoral a registrar candidatos para a oposição.

A eleita nas primárias de outubro com mais de 90% dos votos foi a ex-deputada María Corina Machado, inabilitada para exercer cargos públicos por 15 anos pela Controladoria-Geral da República, controlada pelo governo. Na sexta-feira, assolada pela desqualificação e prisão de membros da sua equipa de campanha, Machado nomeou Yoris, uma acadêmica de 80 anos e professora universitária, como sua substituta.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
*Com informações do Estadão Conteúdo
✇Jovem Pan

Polônia, Ucrânia e Geórgia garantem as três últimas vagas da Eurocopa

Por: Jovem Pan

Ucrânia, Polônia e Geórgia venceram seus jogos nesta terça-feira (26) e garantiram as três últimas vagas para a Eurocopa, que seja disputada entre junho e julho deste ano. A Geórgia vai disputar a Eurocopa pela primeira vez desde a sua independência, em 1990. Ela se classificou ao vencer a Grécia nos pênaltis por 4 a 2 depois de uma empate no tempo normal. A vitória coloca a seleção georgiana no Grupo F, junto com Portugal, Turquia e República Tcheca. No outro jogo, a Ucrânia derrotou a Islândia por 2 a 1 na partida da repescagem, transferida para Wroclaw, na Polônia, devido à guerra.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

 

Os ucranianos garantiram assim sua quarta participação no torneio continental, onde jogarão no grupo E ao lado de Bélgica, Eslováquia e Romênia. A vitória ucraniana foi comemorada em grande estilo nas arquibancadas do estádio de Wrocław, onde estavam 40 mil torcedores, numa cidade do sudoeste da Polônia que tem uma comunidade de 250 mil ucranianos, muitos deles deslocados pela guerra e pela invasão do seu país desde 2022 pelo exército russo. “Quando os ucranianos enfrentam dificuldades e não se rendem, e continuam lutando, os ucranianos certamente vencem”, escreveu o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na rede social X, pouco depois da classificação.

“Num momento em que o inimigo tenta nos destruir, provamos todos os dias que nós, ucranianos, existimos e continuaremos a existir. A Ucrânia existe e existirá! Obrigado pela vitória! Glória à Ucrânia!”, continuou. Fechando as equipes classificadas, a Polônia, do astro Robert Lewandowski, ficou com a última vaga. A seleção venceu o País de Gales nos pênaltis por 5 a 4, após o empate em 0 a 0 nos 120 minutos. Os poloneses carimbam assim o passaporte para a Alemanha (onde o torneio será disputado de 14 de junho a 14 de julho), e farão parte do grupo D, juntamente com França, Holanda e Áustria.

*Com informações da AFP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

✇Jovem Pan

Lira diz que prisão de Chiquinho Brazão é caso ‘sensível’; análise pode ficar para abril

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), indicou nesta terça-feira (26) que não pretende acelerar a tramitação da análise pela Casa da ordem de prisão do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ). Lira afirmou que o caso é “sensível” e “complexo”. A votação pode ficar para a segunda semana de abril, após ter sido adiada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) por um pedido de vistas de deputados do Novo, PP e Republicanos. Brazão é suspeito de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018. “É um caso difícil, sensível para todos nós. Todos tratam esse assunto com o máximo cuidado, pela repercussão que sempre teve. É complexo, é grande”, disse Lira, durante pronunciamento na Câmara. Lira afirmou que o adiamento da análise da prisão não causará nenhum prejuízo para o processo contra Brazão porque o deputado continuará preso até que a Câmara tome uma decisão em plenário.

A presidente da CCJ, Caroline de Toni (PL-SC), afirmou hoje que Lira poderia levar o caso diretamente para o plenário caso a comissão demorasse para analisar a prisão. O presidente da Casa declarou, contudo, que a análise ocorrerá em “rito regimental” e “no processo normal”, que prevê votação primeiro no colegiado. Com o pedido de vistas, a CCJ fica impedida de analisar o caso antes das próximas duas sessões do plenário da Casa. Esse prazo passa a contar a partir desta quarta-feira (27). A expectativa, contudo, é que não haja sessão no plenário na quinta-feira, 28, nem na semana que vem. Os deputados devem tirar alguns dias de folga para se dedicar à filiação de vereadores na etapa final da janela partidária. Com isso, a prisão de Brazão pode ser analisada somente na segunda semana de abril. “Houve um pedido de vistas, que compreende duas sessões. Portanto, não há nenhum prejuízo para o processo, investigação ou qualquer tipo de coisa, porque todo o tempo que transcorrer é em desfavor do réu, do parlamentar, que continuará preso até que o plenário da Câmara se posicione em votação aberta”, declarou Lira.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Ao pedir vistas hoje na CCJ, Gilson Marques disse que não se deve ter pressa na análise do caso. “Precisamos ter pressa contra os vagabundos e corruptos que estão soltos. O deputado está preso, qual é a pressa?”, afirmou. Ele foi acompanhado no pedido de adiamento por outros deputados, como Fausto Pinato (PP-SP), Roberto Duarte (Republicanos-AC). A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) rebateu. “São seis anos esperando por justiça e vocês passando pano para miliciano”, declarou a psolista. “As milícias só existem porque têm tentáculos no Legislativo, no Executivo e no Judiciário”, emendou a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS). As duas parlamentares são do mesmo partido do qual fazia parte Marielle

Chiquinho Brazão foi detido preventivamente pela Polícia Federal por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A Câmara tem a prerrogativa de decidir se mantém ou não a prisão. A defesa de Brazão se manifestou durante a reunião da CCJ e criticou a prisão preventiva. “É uma prisão preventiva decretada ao arrepio da Constituição Federal”, disse o advogado do parlamentar, Cleber Lopes.

Por videoconferência a partir do presídio da Papuda em Brasília, Brazão disse que tinha um “ótimo relacionamento” com Marielle na Câmara Municipal da capital fluminense. Ele foi chamado de assassino por deputados do PSOL após concluir o pronunciamento durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. O relator da prisão, Darci de Matos (PSD-SC), apresentou nesta terça-feira parecer favorável à manutenção da ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). “Acho que não terá tantas dificuldades no plenário para buscar os 257 votos”, disse o deputado, em referência ao número mínimo de votos para a aprovação de seu relatório, que precisa do apoio da maioria absoluta dos deputados.

*Com informações do Estadão Conteúdo

✇Jovem Pan

Lula e Macron anunciam programa que pretende investir R$ 5 bilhões na Amazônia

Por: Jovem Pan

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta terça-feira (26), juntamente com Emmanuel Macron, presidente da França, um plano que busca arrecadar mais de R$ 5 bilhões para investir em projetos de economia sustentável na Amazônia Legal e na Guiana Francesa. O anúncio ocorreu no início de uma visita de três dias do presidente francês ao Brasil, que, em um gesto simbólico, se encontrou com Lula em Belém, capital do Pará, que sediará a COP30 contra a mudança climática em 2025. Os dois presidentes subiram em uma embarcação que os levou até a ilha do Combu para uma visita a uma microempresa de produção sustentável de cacau, um exemplo de bioeconomia.

Segundo o plano de ação anunciado nesta terça, França e Brasil pretendem arrecadar “1 bilhão de euros [R$ 5,38 bilhões] de investimento público e privado nos próximos quatro anos”. A ideia é combinar a “conservação e gestão sustentável das florestas” com a “valorização econômica” de seus territórios, colocando os “povos indígenas e as comunidades locais no centro das decisões”, acrescenta o documento. Lula fez da luta contra o desmatamento na Amazônia uma prioridade de seu terceiro mandato. O desmatamento caiu pela metade em 2023 em relação ao ano anterior. A maior floresta tropical do planeta desempenha um papel-chave na luta contra as mudanças climáticas, ao absorver emissões de dióxido de carbono. O Brasil detém 60% da floresta amazônica, que também se estende por Colômbia, Equador, Bolívia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

Além disso, o plano propõe o desenvolvimento de um “mercado de carbono que remunere os países florestais que investem na recuperação dos sumidouros naturais”, os ecossistemas que capturam grandes volumes de emissões de carbono. Em Belém, Macron também vai condecorar o cacique Raoni com a Legião de Honra, a mais alta distinção francesa. O líder kayapó se tornou uma das personalidades mais emblemáticas em defesa da preservação da Amazônia.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Virando a página 

Esta é a primeira viagem oficial em 11 anos de um presidente francês ao Brasil. Os dois líderes relançam as relações bilaterais, depois dos anos de tensão entre os governos de Macron e do ex-presidente de extrema direita Jair Bolsonaro (2019-2022). A França, a sétima maior economia do mundo, e o Brasil, a nona, são considerados atores-chave em um cenário internacional marcado pela rivalidade entre a China e os Estados Unidos.

Paris vê Brasília como uma ponte com as “grandes economias emergentes”, cujas vozes os brasileiros tentam convergir em sua atual presidência do G20 das economias avançadas e do grupo Brics+.

Submarinos e Ucrânia

Em matéria de defesa, França e Brasil cooperam na fabricação de quatro submarinos de propulsão clássica e o terceiro deles, chamado ‘Tonelero’, será inaugurado na quarta-feira pelos dois líderes na base naval de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro. O acordo, confiado ao Naval Group, prevê também a construção de um quinto submarino, de propulsão nuclear, que vai integrar a frota brasileira, mas até o momento sem prever a transferência de tecnologia francesa referente ao reator.

Outros assuntos serão mais complexos, Macron também insistirá que a guerra na Ucrânia seja discutida este ano no G20. Mas Lula, que causou desconforto ao defender uma política de não isolamento da Rússia, tem sido evasivo até agora. Lula e Macron concluirão esta visita com um encontro na quinta-feira no Palácio do Planalto, em Brasília.

 

Confira post do governo brasileiro

Compromisso com os povos indígenas 🏹✊

Presidente Lula encerrou sua fala na Ilha do Combú (PA) para o presidente francês, Emmanuel Macron, reforçando que a diversidade e a riqueza da Amazônia serão, necessariamente, usufruídas pelas comunidades tradicionais.

📲 DIGITAL/PR pic.twitter.com/p8tKRNYVEP

— Governo do Brasil (@govbr) March 26, 2024

 

*Com informações da AFP

✇Jovem Pan

Em jogo de três pênaltis e seis gols, Brasil arranca empate com a Espanha

Por: Sarah América

Foi um jogo pegado, com um final agitado e gol no último minuto, mas a Seleção Brasileira buscou e conseguiu um empate com a Espanha. 3 a 3, esse foi placar final do amistoso entre as duas seleções, disputado nesta terça-feira (26), em Madri. O Brasil começou mal, e precisou lutar para conseguir equilibrar a partida e chegar ao empate. Foram três pênaltis, dois para os espanhóis, e um para o Brasil, em um jogo marcado por polêmicas da arbitragem que não teve o VAR para auxiliar. Assim como no jogo contra a Inglaterra, Endrick, que entrou no segundo tempo, mexeu no time e o deixou mais ofensivo, dando chances para o Brasil melhorar na partida. O amistoso entre as seleções tinha como lema “Uma só pele, Uma só identidade”, uma campanha contra o racismo, após os constatantes insultos que Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid, tem enfrentado na Espanha.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

No primeiro tempo, só deu Espanha. Até os 16 minutos, o Brasil não tinha conseguido passar do meio de campo e aceitava a pressão espanhola, principalmente pelas pontas, com destaque para o jovem Lamine Yamal, que deu trabalho para a defesa brasileira. De tanto pressionar, a Espanha conseguiu encontrar o caminho para o gol aos 12 minutos, após João Gomes derrubar Yamal dentro da área e o árbitro marcar pênalti, primeiro lance polêmico do jogo. Rodri foi para bola e marcou. O lance balançou o Brasil, mas ainda era a Espanha que dominava o jogo e criava as jogadas. A seleção tinha dificuldades de criar e não conseguia ir para o ataque.

A oportunidade só surgiu após uma jogada de Rodrygo e Vinícius. O camisa 10 do Brasil puxou um lance pela esquerda e saiu driblando todo mundo até chegar na área. Ele encontrou seu companheiro de Real Madrid, que chutou em cima do goleiro. A jogada ajeitou a seleção, que conseguiu equilibrar o jogo, mas ainda sofria pelas laterais, sendo assim que, aos 36 minutos, Dani Olmo fez o segundo para a Espanha, complicando a vida do Brasil na partida. O jogo se encaminhava para o intervalo e a seleção só tinha chutado uma vez ao gol.

Rodri

Rodrigo Hernández marca duas vezes de pênalti em jogo contra o Brasil │EFE/Kiko Huesca

Atrás no placar, restou ao Brasil sair para o jogo. E foi assim que aos 39, em uma saída errada da Espanha, Rodrygo recuperou a bola e chutou de cobertura, marcando para o Brasil. O gol brasileiro deixou o jogo mais animado, e logo no lance seguinte, Bento fez uma bela defesa no chute de Rodri, evitando o terceiro gol espanhol. Sem acréscimos, o árbitro encerrou a partida e o Brasil foi para o intervalo atrás no placar.

Na volta para a segunda etapa, Dorival fez quatro alterações. Tirou Bruno Guimarães, Raphinha, Danilo e João Gomes, e colocou André, Endrick, Yan Couto e Andreas Pereira. As mudanças surtiram efeito logo de cara. O Brasil voltou melhor, estava mais ofensivo e levava mais perigo para os espanhóis. Teve uma boa chance com Vini Júnior, com uma assistência de Endrick, mas não conseguiu marcar. Contudo, no lance seguinte, em uma cobrança de escanteio, a bola sobrou livre para a joia palmeirense, que não desperdiçou e empatou o jogo para a seleção. A partir daí, foi jogo de igual para igual, com as duas equipes querendo o gol e sonhando com a vitória.

A Espanha parou nas mãos de Bento, que não dava chance para eles marcarem mais uma vez. O Brasil criava e se aproximava da área, mas não conseguia finalizar. Na reta final do jogo, o árbitro marcou mais um pênalti para os espanhóis, lance que gerou irritação dos brasileiros, e gerou a segunda polêmica da partida. Rodri cobrou mais uma vez e marcou o terceiro da Espanha, voltando a colocar a equipe da casa à frente do placar. Aos 46, o Brasil teve uma bela chance de empatar com Paquetá, mas o jogador parou nas mãos do goleiro espanhol Unai Simón. No minuto final dos acréscimos, o juiz deu um pênalti para o Brasil. Carvajal derrubou Galeno dentro da área. Paquetá assumiu a responsabilidade. Foi para bola e estufou a rede espanhola, empatando o jogo mais uma vez. Sem tempo para mais nada, o árbitro encerou a partida. O resultado deixa a seleção brasileira com saldo positivo na Era Dorival Júnior, foi uma vitória e um empate.

✇Jovem Pan

Eduardo Paes lidera pesquisa de intenções de voto para prefeitura do Rio de Janeiro

Por: Heverton Nascimento

O pré-candidato Eduardo Paes (PSD) lidera a pesquisa estimulada para a prefeitura do Rio de Janeiro realizada pelo RealTime BigData, divulgada nesta terça-feira (26). Paes aparece com 40% das intenções de voto em pesquisa estimulada, em que os nomes dos pré-candidatos são apresentados. Alexandre Ramagem (PL) é o segundo colocado nas intenções de voto, com 13%, seguido por Tarcísio Motta (PSOL), escolhido por 9%. Martha Rocha (PDT) aparece na quarta posição, com 8% das intenções de voto, seguida por Otoni de Paula (MDB), escolhido por 6% dos entrevistados. Rodrigo Amorim (União) tem 4% e Pedro Duarte (Novo), 2%, empatado com Cyro Garcia (PSTU), que também aparecem com 2% das intenções de voto. Marcelo Queiroz (PP) tem 1% das intenções e Dani Balbi (PC do B) aparece com 0%. Brancos e nulos somam 7%.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A RealTime ouviu 1000 pessoas, entre 22 e 23 de março e também apresentou três possibilidades de segundo turno na disputa pela prefeitura carioca. Eduardo Paes foi escolhido por 55% dos eleitores contra Alexandre Ramagem, que teve 29% das intenções. No segundo cenário, Paes tem 64% contra Tarcísio Motta, que fica com 20%. Por fim, Paes foi escolhido por 58% dos entrevistados numa possível disputa contra Martha Rocha, que fica com 27%.

✇Jovem Pan

Sam Smith faz pit stop em lanchonete na Paulista e vai para after no centro de SP após show no Lollapalooza

Por: Jovem Pan

Sam Smith surpreendeu os fãs e movimentou a internet ao ser flagrado no ‘Méqui 1000’, unidade comemorativa do McDonald´s, localizado na Avenida Paulista, após fazer show no Lollapalooza e ir para um ‘after’ no centro de São Paulo. Um dos internautas que gravou o registro, disse que fez a gravação por volta das três e meia da manhã. O cantor foi a uma balada realizada no terraço do histórico Edifício Martinelli, que completa 100 anos em 2024, e enfrentou fila para entrar no evento. SZA e Omar Apollo, que estavam presentes nos palcos do festival, também foram vistos no local. Smith, grande nome do pop britânico, esteve entre as principais atrações do festival, que aconteceu entre os dias 22 e 24 de março no Autódromo de Interlagos.

Sam Smith chegando a festa pós Lollapalooza que rolou no Ed. Martinelli em São Paulo, com SZA, Omar Apollo e outros. pic.twitter.com/jjJHREehKy

— Sam Smith Brasil ⚓ (@SSMITHBRASIL) March 26, 2024

Daí vc pensa Sam Smith tá hospedado no Hilton, depois do show deve jantar no Paris 6, ter um after daqueles, com menu do Alex Atala e tals… mano kakaakakakakak simplesmente o cara saiu de Londres pra vim comer no @McDonalds_BR depois do festival, eu to em choque LKKKKKKKK pic.twitter.com/qEY3KTZOXV

— João Marcos Manvailer (@joao_manvailer) March 25, 2024

 

 

 

 

✇Jovem Pan

Venezuela repudia declaração do Itamaraty sobre as eleições no país

Por: Jovem Pan

A equipe do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, rebateu as críticas do Itamaraty que afirmou, nesta terça-feira (26), acompanhar com “preocupação” o processo eleitoral no país após impedir o registro da opositora Corina Yoris para disputar a eleição. Por outro lado, o regime chavista agradeceu nominalmente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela “solidariedade”. Em nota, o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, repudiou a declaração do Itamaraty sobre as eleições e disse que o comunicado parecia “ter sido ditado pelo Departamento de Estado dos EUA, onde são emitidos comentários carregados de profundo desconhecimento e ignorância sobre a realidade política na Venezuela”.

O texto segue dizendo que a Venezuela não emite o que chamou de juízo de valor sobre os processos políticos e jurídicos que ocorrem no Brasil. “Em consequência, tem moral para exigir o mais estrito respeito ao princípio de não interferência em assuntos internos”, afirma. Por fim, a chancelaria cita nominalmente o petista. “O governo bolivariano agradece as manifestações de solidariedade do presidente Lula da Silva, que de maneira direta e sem ambiguidades condenou o bloqueio criminoso e as sanções impostas de forma ilegal pelo governo dos Estados Unidos”, diz o texto. A nota emitida horas antes pelo Itamaraty expressava preocupação com as eleições na Venezuela e apontava que o impedimento para o registro da oposição é incompatível com o Acordos de Barbados, referindo-se ao compromisso que Nicolás Maduro assumiu de abrir caminho para uma votação livre e justa.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O texto, contudo, reiterava o repúdio às sanções, seguindo a tradição da diplomacia brasileira, que se opõe aos embargos unilaterais. “O Brasil reitera seu repúdio a quaisquer tipos de sanção que, além de ilegais, apenas contribuem para isolar a Venezuela e aumentar o sofrimento do seu povo.” Essa foi a primeira crítica direta que o Itamaraty fez sob Lula ao regime da Venezuela. O presidente chegou a criar atritos com vizinhos sul-americanos à esquerda e a direita no esforço para reabilitar Nicolás Maduro, recebido com pompas de chefe de Estado ano passado em Brasília.

Na ocasião anunciada por Lula como “o começo da volta de Maduro”, o petista criticou as sanções dos Estados Unidos e disse que a Venezuela precisava divulgar a sua própria “narrativa”, sem citar as denúncias de violações dos direitos humanos por Caracas. Mais recentemente, o brasileiro foi duramente criticado pelo líder opositora venezuelana María Corina Machado, que está impedida de ocupar cargos públicos por 15 anos. Ao lembrar que foi impedido de concorrer em 2018, quando cumpria pena em processos no âmbito da Lava Jato, ele disse que “ao invés de ficar chorando”, indicou outro candidato em referência a Fernando Haddad.

A oposição da Venezuela indicou a homônima Corina Yoris para enfrentar Maduro. Mesmo sem ter qualquer impedimento, no entanto, ela denunciou que não conseguiu acessar o sistema do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela dentro do prazo para inscrição, que se encerrou nesta madrugada. Maduro, por outro lado, oficializou a candidatura à reeleição cercado por militantes, sem empecilhos.

O Planalto estava irritado com a posição chavista, mas avaliou inicialmente que era preciso esperar o desenrolar. Agora, Lula avalia uma crítica pública a Maduro, apesar do potencial estremecimento na relação com o aliado histórico. O assunto foi discutido hoje com o assessor para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

*Com informações do Estadão Conteúdo

❌