🔒
Há novos artigos disponíveis, clique para atualizar a página.
✇Jovem Pan

Ex-diretora de RH do Airbnb conta como ‘abraçou’ o coaching: ‘Tem sido uma jornada gratificante’

Por: Fabi Saad

Nossa Mulher Positiva é Milena Brentan, empreendedora, especialista em desenvolvimento de lideranças e mentora de RH e Cultura. Anteriormente à frente do RH na Airbnb para América Latina e sócia da VOX, (VC de Impacto), Milena agora desponta no preparo de lideranças através da consultoria MB People, aplicando estratégias profundas e, ao mesmo tempo, pragmáticas para desenvolver líderes em contextos de alta velocidade e complexidade.

1.Como começou a sua carreira? Comecei minha jornada profissional equilibrando os mundos da psicologia clínica e do RH, mas não demorou muito para que o universo de RH e cultura organizacional capturasse totalmente minha atenção. Durante 20 anos, trabalhei nessa área, vivenciando uma variedade incrível de culturas empresariais e modelos de negócio, o que me proporcionou uma riqueza de vivências. Uma das etapas mais marcantes dessa jornada foi no Airbnb, na qual tive a chance de liderar a área de Pessoas e Cultura para a América Latina, da fase de startup até o IPO. Essa experiência foi um verdadeiro divisor de águas em termos de maturidade profissional, de complexidade cultural e de entrada na nova economia. E foi justamente esta experiência que me preparou para o mundo do investimento de impacto. Me encantei pela ideia de que o setor financeiro pode fazer a diferença positiva no mundo, o que me levou a atuar como diretora de RH e sócia operadora da Vox Capital, a primeira VC de investimento de impacto no Brasil e uma das pioneiras do mundo. Esse período foi cheio de aprendizado sobre o universo empreendedor tanto como sócia, quanto na perspectiva de Venture Capital. Mas quanto mais tempo passava, mais envolvida com o negócio e menos com desenvolvimento humano. Com o tempo senti falta de estar mais próxima do desenvolvimento de liderança. Então, em 2022, decidi colocar toda minha energia na minha consultoria, que eu já tinha aberto em 2020, mas até então só estava me dedicando parcialmente. Agora, com toda esta bagagem, através da MB People, ajudo líderes e empresas a expandirem consciência e conhecimento, crescerem e evoluírem junto com o negócio, através de soluções pragmáticas e, ao mesmo tempo, relevantes de desenvolvimento humano.

2.Como é formatado o modelo de negócios da MB People? O modelo de negócios da MB People é estruturado em torno de três pilares principais: coaching executivo, mentoria de RH e cultura, e consultoria de desenvolvimento de liderança e cultura organizacional. No coaching executivo, desenvolvi um método que trabalha os pontos fortes do cliente (como expressá-los de maneira consciente) na forma de lidar com suas questões. Para isso, uni referências de escolas renomadas internacionalmente em coaching executivo como Co-Acting Coaching (CA/USA), Gallup (USA) e Ecosocial (BRA). As mentorias de RH e cultura focam em apoiar lideranças a alinhar práticas de gestão de pessoas com os valores e objetivos organizacionais. Aqui tanto lideranças juniores de RH quanto lideranças seniores de negócio são meus clientes. Apoiamos com knowhow e insights para resolução de questões de negócio, transferindo conhecimento e apoiando no desenvolvimento desta liderança de uma forma bastante customizada. Por fim, as consultorias visam desenvolver lideranças e fortalecer a cultura organizacional através de uma perspectiva prática e objetiva adquirida através da experiência corporativa e do empreendedorismo.

3. Qual foi o momento mais difícil da sua carreira? Acho que foi me assumir como coach em um momento que é preciso explicar tão bem o que esta palavra significa de verdade (risos). Se a transição de carreira já não é fácil, imagina como coach (risos)? Após muita reflexão, resolvi, sim, abraçar esta palavra, mostrar a minha credibilidade e do meu método, além dos benefícios do desenvolvimento de liderança em sua essência. Tem sido uma jornada muito gratificante.

4. Como você consegue equilibrar sua vida pessoal x vida corporativa/empreendedora? Esporte me ajuda muito com minha concentração e saúde geral, incluindo a mental. Além disso, manter a agenda bem atualizada, fazer uma boa gestão de prioridades (o que inclui decidir quais pratos caem em qual momento, além de dizer “não”). Também fiquei em paz quando assumi para mim e para os meus filhos que o meu trabalho é mais do que uma fonte de renda, é uma forma de eu expressar minha autenticidade e contribuir para um mundo melhor através da contribuição na expansão de consciência e conhecimento de lideranças das empresas. Assim eles entendem que são importantes, mas que o meu trabalho também tem um lugar. Isso me trouxe uma paz de espírito muito grande, especialmente em épocas que a consultoria me demanda muito.

5. Qual seu maior sonho? Presenciar um momento no qual as pessoas realmente valorizem o autoconhecimento e o investimento em expandir a sua consciência. Se toda liderança fizer este caminho, acredito que os ambientes de trabalho seriam muito mais amigáveis e menos causadores de doenças. Então trabalho arduamente para fazer a minha parte e a cada liderança que vejo transformada, é uma pequena grande conquista rumo a este sonho.

6. Qual sua maior conquista? Conciliar minha vida corporativa, familiar e social. Me sinto muito privilegiada por ter uma família que me ensinou desde cedo a importância da dedicação, da disciplina e do foco. E de contar com um marido e parceiro que me apoia no meu trabalho, que me incentiva a ser minha melhor versão, que compartilha o cuidado com os nossos filhos. E uma rede de pessoas sensacionais que me nutrem tanto de conhecimento, trocas quanto de amizades.

7. Livro, filme e mulher que admira. Livro: “Everyday Blessings”, de Myla e Jon Kabat-Zinn, explora a prática de mindfulness na parentalidade, incentivando os pais e cuidadores a cultivarem presença e conexão profunda com seus filhos no dia a dia. Acho que precisamos muito reforçar esta prática em tempos de hiperconexão e em mídias sociais. Filme: “Lendas da Vida” é um filme sobre a redescoberta de um golfista traumatizado, Junuh (Matt Damon), guiado pelo sábio caddie Vance (Will Smith), simbolizando a jornada de autoconhecimento e a essência do desenvolvimento humano. Mulher: Michelle Obama. Acho ela admirável por sua dedicação ao empoderamento de jovens e mulheres através de iniciativas educacionais e de saúde. Sua autenticidade, inteligência e capacidade de abordar questões sociais com empatia e pragmatismo. Também destacam sua influência como uma líder global inspiradora. Além disso, sua habilidade em equilibrar papéis de mãe, esposa e profissional com graça e determinação serve de exemplo para muitas pessoas.

  • Não há mais artigos
❌